:: Contato

Deixe sua mensagem no espaço para comentários logo abaixo
ofielcatolico.blogspot.com

95 comentários:

  1. marcos jose gonçalves8 de março de 2017 às 15:54

    Olá amigos Boa tarde! Amados me aponte na Biblia Sagrada, onde fala claramente ou diz que um sacerdote não tem direito de realizar matrimônio e tem que ser conservar no celibato, leio a Biblia Sagrada frequentemente..tenho projeto de até no final do ano concluir a leitura do livro sagrado completo para entender bem o evangelho de cristo, mas antes já lia a sempre quero agora ler esse livro fantastico inteiro..mas até hj não encontrei em nenhum lugar nas escrituras sagradas sobre essa proibição tenham um bom dia Marcos muito grato da resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, amado Marcos, que tal você mostrar, primeiro, onde está escrito na Bíblia que a própria Bíblia é a única regra de fé e de prática dos cristãos?

      Sobre o celibato sacerdotal, se quiser entender você poderá ler os estudos abaixo, que tem inclusive farta indicação de textos bíblicos:

      http://www.ofielcatolico.com.br/2016/01/o-celibato-sacerdotal-por-que-se-s.html

      http://www.ofielcatolico.com.br/2006/01/o-celibato-sacerdotal-sua-historia-e.html

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  2. Meu nome é Fátima. Sou católica , graças a Deus! Ultimamente, ando intrigada com o fato de a Igreja ter sido omissa quanto à falsa irmã Lúcia.
    Podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Será que vocês sabem como solicitar uma comunidade em um bairro? Pretendo mudar mas olhei aos arredores e não encontrei nenhuma perto. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  4. PAZ E BEM!
    Partindo do princípio de que o demônio se utiliza da própria mídia televisiva para nos atacar, é correto afirmar que DEUS também faz uso da tecnologia multimídia para nos abençoar?
    EXEMPLIFICANDO: Estou assistindo a uma Missa transmitida pela TV. Nos momentos finais, o padre roga pela intercessão de JESUS para que DEUS-PAI abençoe todos o objetos de cunho devocional, a água e demais coisas apresentadas pelas pessoas. IMEDIATAMENTE, EM CASA, APRESENTO O QUE DESEJO SER ABENÇOADO.
    Então, eu pergunto: A BÊNÇÃO DO CRIADOR AGE SOBRE O QUE EU APRESENTO TAMBÉM?

    ResponderExcluir
  5. Salve Maria seu Henrique , eu me chamo Luís , estou no primeiro ano de crisma , e sou jovem , gostaria de saber caso o senhor poça me responder , quais as principais diferenças entre a missa comum e a missa tridentina , o senhor poderia me explicar ? Gostaria de dizer que gostei bastante do site e agradeceria em receber sua resposta , sobre está minha duvida . Grato e fique com o amor de Deus . Salve Maria !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.ofielcatolico.com.br/search?q=missa+tridentina

      Excluir
  6. Bom dia irmãos, a Paz Cristo.

    Preciso da ajuda de vocês: recebi uma mensagem de uma sobrinha perguntando se eu aceitaria receber os Arcanjos em minha casa, porém após receber o texto, fiquei com muita dúvida, pois nunca vi esse tipo de corrente ligada à nossa Igreja e por ser um texto longo irei tentar digitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo JValdir, optamos em não publicar o texto, para que este nosso espaço não venha a ser inadvertidamente utilizado para dar publicidade a esse tipo de desonestidade.

      Sobre a perniciosa "Corrente dos Arcanjos" já falamos por aqui, no artigo que você pode ler no endereço mais abaixo:

      http://www.ofielcatolico.com.br/2001/01/a-corrente-dos-arcanjos-autentica.html

      Um abraço fraterno e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  7. Pode me passar um orçamento: quero todas as versões impressas já feitas e também uma assinatura de pelo menos um ano.

    ResponderExcluir
  8. O Bispo da Cidade de Caicó, RN, Dom Antonio, na Missa de encerramento da festa da Padroeira, diz que o homossexualismo é dom de Deus .
    https://www.youtube.com/watch?v=cTQqX73xMbk

    ResponderExcluir
  9. URBANO MEDEIROS, pensador católico e artista precisa de mais espaços na mídia da Igreja !!!

    ResponderExcluir
  10. Quero estudar o Catecismo e Bíblia online. Como fazer? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima Maci, não tenho como não lhe indicar a assinatura da nossa revista digital, que é produzida pela nossa fraternidade e traz artigos bastante esclarecedores sobre os temas mais complexos e/ou difíceis da fé cristã e católica, incluindo Sagradas Escrituras e o Catecismo. Existem outros cursos que infelizmente não posso abalizar, por motivos diversos.

      Estamos desenvolvendo também um grande Manual Bíblico Católico, com as grandes questões da fé solucionadas com base totalmente bíblica, e que por certo será uma obra de grande importância para o nosso público. Este projeto já é antigo, mas devido a falta de recursos, deve demorar ainda um bom tempo. Também assinando nossa revista, você nos ajuda a acelerar a publicação desta obra.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. https://images.app.goo.gl/k9xwhso8DZoAKtpi8 (MaedoCeu.net.br)

      Excluir
  11. Bom dia.
    Meu nome é Patrícia, gostaria de saber se é correto que um cristão católico procure por benzedeiras para cura de doenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que não, Patrícia. As tais "benzeduras" não passam de prática de magia, que é condenada pela Igreja, nas Sagradas Escrituras, no Magistério da Igreja, no Catecismo.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. Henrique, eu fico pensando, mesmo aquelas senhoras do interior, que vão a missa todos os domingos, que rezam o terço diariamente, e são tratadas como benzedeiras, ou seja, que quando vão pessoas até elas, elas rezam, fazem orações sobre aquelas pessoas, e depois, receitam algum chá caseiro para cura de alguma doença, como devemos tratar estas senhoras?, pois são muitas por este Brasil afora, e você sabe muito bem disto, mas diante do que a Igreja ensina, como devemos nos colocar diante destas simpáticas senhoras, que aprenderam de seus antepassados certas orações e remédios caseiros, para se não curar, pelo menos aliviar as dores de muitas pessoas, que sem recurso em procurar um médico, vão a estas senhoras para buscar algum alívio espiritual (por meio das orações por elas proferidas) e corporal (por meio dos remédios caseiros por elas feito).

      Sidnei.

      Excluir
    3. Aqui é uma questão de bom senso, não é?

      O mesmo vale para a resposta que dei para a Patrícia. Alguma coisa errada em permitir que uma outra pessoa – católica – reze por você? Não, ao contrário, isso é até recomendável. Algum problema em tomar um chá recomendado para tratar determinada enfermidade? Também não.

      Agora, sabemos que existem outros tipos de benzedeiras por aí, que usam amuletos, recomendam "simpatias" e têm orações estranhas à tradição da Igreja, e muitas vezes misturam espiritismo com elementos católicos. A estas não é lícito que o católico recorra em situação nenhuma.

      Infelizmente é uma característica muito própria da cultura brasileira não se conformar com a doutrina da Igreja como ela é. Estamos constantemente querendo "inovar" tudo, sempre pensamos em mudar alguma coisa, acrescentar um detalhe aqui, eliminar uma outra coisinha ali...

      O brasileiro é inventivo por natureza, e também é muito crédulo, haja vista que por aqui até pessoas supostamente esclarecidas acreditam no Chico Xavier, mesmo contra tantas evidências de charlatanismo e distúrbios mentais.

      Esta receita –, "inventividade" + credulidade –, cria o ambiente perfeito para a proliferação do sincretismo, desgraçadamente tão comum em nossa realidade.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  12. Em referência ao perdão conforme entendido pela doutrina católica e exposto no artigo sobre o perdão exposto em vosso site perguntei o seguinte: "Olá irmão brasilreal....estou passando por isso na minha própria pele e muito angustiado. Entrei aqui e encontrei sua pergunta e foi como um alento. Sempre fui perdoador, nunca me precipitei sem analisar ao fundo um determimada situação e em muitas dessas situações fui sumariamente aviltado, ridicularizado, ofendido, humilhado...por pessoas de minha maior consideração que sequer demonstram arrependimento por seus atos...quando questionados a respeito do que fizeram fingem que não foi nada, fazem pouco caso do sofrimento de um inocente e não hesitam em fazê-lo sofrer novamente. Portanto pergunto: nessas situações como que ficamos? Não temos o direito de lutar pelo que é justo e condenar as injustiças e, em casos graves, quem as dissemina? Muito confuso com essas questões e dilemas. Espero que ofielcatolico nos responda...

    Em Cristo para todo o sempre!"

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde

    " O discípulo fiel percorre a trilha do Mestre."
    (Bittencourt Sampaio)


    Antônio Rêgo
    Tecnólogo em logística
    Técnico em Eletrotécnica
    Salvador - Bahia - Brasil

    ResponderExcluir
  14. Caríssimos irmãos do apostolado "O fiel católico" paz e bem!
    Antes de tudo peço a Deus que vos abençoe e continue tornando frutífero vosso trabalho de esclarecer as almas sedentas de conhecimento e esclarecimento.
    Algum tempo venho lendo os seus artigos e eles têm me ajudado muito ,graças a Deus.
    Pois bem meus irmãos, gostaria então de dá uma sugestão para um futuro novo post de vocês, se possível que os irmãos fizessem um comentário sobre o " ESCOLA SEM PARTIDO" .
    Esse projeto de lei está tramitando na câmara dos deputados e sendo discutido em algumas câmaras municipais e assembléias legislativas.
    O PL que trata do "Escola sem partido " é o N° 7180/14 ou 867/15 e o ante projeto pode ser consultado no site do movimento escola sem partido ( Escolasempartido.org).
    Nós católicos devemos apoiar esse movimento? Acredito que algumas pessoas como eu fazem essa pergunta e outras até mesmo não conhecem esse projeto de lei.
    Desde já agradeço a vocês e peço perdão se houver algum erro ortográfico nesse texto.
    Que a Santíssima Virgem continue a interceder por vocês,amém

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, uma amiga minha que se classifica como ateia está associando a decisão do presidente americano Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel como profecias que estariam se cumprindo,se baseia nos textos de Ezequiel 11:17

    Portanto, diga: “Assim diz o Soberano Senhor: Eu os ajuntarei dentre as nações e os trarei de volta das terras para onde vocês foram espalhados, e lhes devolverei a terra de Israel”.

    E Jeremias 31:38-40

    “Estão chegando os dias”, declara o Senhor, “em que esta cidade será reconstruída para o Senhor, desde a torre de Hananeel até à porta da Esquina. A corda de medir será estendida diretamente até a colina de Garebe, indo na direção de Goa. Todo o vale, onde cadáveres e cinzas são jogados, e todos os terraços que dão para o vale do Cedrom a leste, até a esquina da porta dos Cavalos, serão consagrados ao Senhor. A cidade nunca mais será arrasada ou destruída”.

    Isaías 11:11,12

    Naquele dia o Senhor estenderá o braço pela segunda vez para reivindicar o remanescente do seu povo que for deixado na Assíria, no Egito, em Patros, na Etiópia, em Elão, em Sinear, em Hamate e nas ilhas do mar. Ele erguerá uma bandeira para as nações a fim de reunir os exilados de Israel; ajuntará o povo disperso de Judá desde os quatro cantos da terra.

    Peço a ajude de vocês para nos ajudar elucidar tais passagens bíblicas pois,essa minha amiga na verdade é apostata embora afirme que não mais acredita na bíblia me pediu auxílio para maior compreensão,vejo nesse ato dela uma luz no final do túnel.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber historicamente sobre a guarda do sábado mudado pela igreja católica , tida pelos judeus messiânicos e adventistas como uma transgressão gravíssima , uma afronta aos dez mandamentos perpétuos de D'US.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tratamos longamente deste tema por aqui, anônimo, mais de uma vez. Por favor, acesse o endereço abaixo:

      http://www.ofielcatolico.com.br/2007/03/cristaos-devem-guardar-o-sabado-ou-o.html

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  17. ola.estou pesquisando sobre pecados capitais e encontrei neste site,ótimo estudo destes pecados mas só encontrei estudos detalhados dos pecados soberba ou orgulho,avareza,inveja e ira ficou faltando luxúria, gula e preguiça se puderem fazer publicação destes últimos três pecados agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série sobre os pecados capitais foram migrados do antigo blog 'Voz da Igreja', e estes dois últimos realmente ficaram faltando, Carlos Antonio. Já estamos tratando de completar a série, com a publicação do Pecado da luxúria. Os da gula e da preguiça estão programados para breve:

      http://www.ofielcatolico.com.br/2008/02/o-pecado-da-luxuria.html

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  18. Henrique Sebastião, gosto muito do seu trabalho e o acho de extrema importância para a comunidade católica e pessoas que tenham dúvidas sobre a nossa fé, boa parte de minhas dúvidas são tiradas desse site.
    Bom, que você me tirasse a dúvida sobre o por que do missal de Paulo VI receber tantas críticas, onde pessoas falam que a "missa nova" é cheia de falhas e protestantizada, ficaria muito grato se me sanasse essa dúvida, que a paz de nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Maria esteja contigo, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelas palavras de incentivo.

      O assunto é bastante complexo, cheio de meandros e questões difíceis, Eduardo. É um tema importantíssimo que já consta em nossa pauta de artigos futuros, mas deve demorar um pouco a sair, porque requer muito estudo e pesquisa. Sei que nossos amigo, o padre Paulo Ricardo, publicou alguma coisa a respeito no site dele, vale a pena uma pesquisa.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção Henrique, grande abraço e que Deus lhe abençoe.

      Excluir
  19. Boa tarde!
    Gostaria que vocês esclarecesse uma dúvida minha.
    A bíblia diz em 2 Timóteo 3:16 que a ESCRITURA E INSPIRADA por DEUS, isso não seria o bastante para rejeitar-mos a TRADIÇÃO,já esta vem dos homens,APOSTOLOS,PAIS DA IGREJA,ETC? Deus abençoe vocês em Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário, isso fortalece a TRADIÇÃO já que DEUS escolheu a SANTA IGREJA para definir o que realmente era INSPIRADO por ELE, ou seja, não se pode reconhecer a autenticidade das SAGRADAS ESCRITURAS sem reconhecer a autoridade da SANTA IGREJA CATÓLICA.
      Paz e bem.

      Excluir
  20. Herinque, um bom dia.
    Meu nome é Marcela, gosto muito de acompanhar este site pois me traz muito conhecimento e me faz crescer na fé católica. Sempre que posso compartilho as postagens nas redes sociais, principalmente o Whatsapp. Bom, eu gostaria de sugeri, observando que desta forma poderiam alcançar um número maior de leitores e futuros assinantes, que este apostolado enviasse as postagens por lista de transmissão pelo Whatsapp para as pessoas. Vejo uma tendência grande nesta forma de divulgação, pois no whatsapp as coisas se propagam muito mais rápido que no Facebook. Seria mais um recurso que favoreceria a continuação deste importante apostolado. Paz de Cristo.
    Posso detalhar/esclarecer melhor como se executaria esta sugestão, se preferirem.

    ResponderExcluir
  21. Pergunto: Cristo foi para o deserto e fez jejum. Há diferença entre jejum num deserto como Cristo e jejum fora de um deserto?

    ResponderExcluir
  22. No post:Por que criticam tanto o comunismo, se o liberalismo, a maçonaria e outras doutrinas também são condenadas pela Igreja?. A imagem que aparece é a montagem de duas fotos distintas que envolve a Marcha pelas Mulheres, que quando vi fiquei horrorizado, e pesquisei, mas isso não diminui em nada o que foi dito, concordo, é que eu não entendi se o post pretendia ou não passar a imagem como uma imagem, mais é sim uma explicação do que prega a marcha pelas mulheres que estava abaixo, que Nossa Senhora interceda pela Igreja.

    Henrique

    ResponderExcluir
  23. Boa noite,Fiel Católico! Que saudade da leitura e aprendizado que esse belo e produtivo site proporciona,fiquei ausente um tempo,até pq,não tenho mais face,por motivos diversos e vocês não tem Instagram! Meu contato hj,é justamente pedir pra vocês,colocarem Instagram,por favor🙏 Paz e Bem,Danielle França.

    ResponderExcluir
  24. ola caros irmãos seu site produz grande frutos e combate heresias marxismo. comunismo, protestantismo, muito bom
    eu me apresento sou Joel nogueira 38 anos tenho depressão bipolar estou encostado há 3 anos e 6 meses no INSS nunca terminei estudos sempre amei minha religião católica apostólica romana pretendo fazer Teologia a distancia mas vai demorar um pouco financeiro, mas eu tenho blog na WordPress www.vamosoarpelobrasil.com.br e não tenho essa faculdade, sabedoria de falar sobre Igreja eu vim aqui pedir humildemente na paz do Senhor Jesus se me autoriza copiar os temas relacionado a Igreja. Santos Teologia claro citando a fonte desejo muito evangelizar contribuir com evangelização se quiser me ajudar, meu blog esta fraco de informações peço- vos gentilmente se possível eu possa adquirir os assuntos do site o fiel católico o meu muito obrigado e estou aguardando respostas.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite!
    Esta semana assisti ao filme Paulo apóstolo de Cristo, e gostaria de saber se ele está de acordo com a fé católica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E porque não estaria?. Já que muito do que São Paulo ensinou a Igreja Católica segue a risca, haja vista, que São Paulo como apóstolo, foi um dos primeiros bispos da Igreja e a Igreja aceitou sem titubear suas cartas entre os escritos sagrados, quando a Igreja fechou o cânon das Sagradas Escrituras.

      Sidnei

      Excluir
    2. Eu não assisti e não conheço o filme em questão (só de ouvir falar). Se algum dos leitores puder responder ao Acacio, fico grato.

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    3. Texto do Pe. Augusto Bezerra:
      https://padreaugustobezerra.com/2018/05/04/paulo-apostolo-de-cristo-sua-missao-e-ver-esse-filme-e-fica-de-boa-nao-ha-heresias/

      Comentário do Cris Macabeus:
      https://www.youtube.com/watch?v=0Pgg6iT8C7g&t=342s

      Paz e Bem!

      Excluir
    4. Obrigado Augusto! Eu também recomendo o filme, desperta o interesse pelas sagradas escrituras e como foram escritas e o momento dos Cristãos.

      Excluir
  26. Olá, sou católica e mãe de 3 filhos. Gostaria de uma matéria, orientando à respeito da influencia dos desenhos, filmes e séries sobre as crianças, adolescentes, jovens... O que já se sabe que deve evitar...
    E tbm sobre símbolos (satânicos, nova era, iluminat...), e a explicação sobre esses citados.

    Desde já agradeço! Deus abençõe e continue iluminando.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia. Eu me chamo Wellington e antes de mais nada, quero dizer que estava procurando assuntos sobre o dízimo e deparei-me com este site. Li o artigo e o considerei muito bom. Entretanto, lendo os comentários vi uma resposta dada pelo "Fiel Católico" que dizia o seguinte a respeito da Biblia: "a Bíblia cristã foi escrita pela Igreja, na pessoa dos Apóstolos;

    Foi zelosamente preservada pela Igreja, na época das terríveis perseguições, que tantos mártires fizeram;

    Foi traduzida pela Igreja;

    Foi canonizada pela Igreja, isto é, foi a Igreja que canonizou a Bíblia, definindo quais livros foram inspirados pelo Espírito Santo e deveriam ser considerados Escritura Sagrada, e quais eram apócrifos, ou seja, não inspirados."

    Enfim, não quero, de maneira alguma criar um debate sobre isso, mas quero, sinceramente, ter certeza que foi mesmo a Igreja Católica a responsável que nos entregou a Bíblia tal qual a temos hoje. Isso para mim é de suma importância para que eu tome minha decisão. Desde já, muitíssimo obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi bem a sua dúvida, Wellington. Sim, todas as afirmações desse trecho que você cita são verdadeiras, são fatos históricos.

      Obviamente, quando me refiro à produção da Bíblia pelos Apóstolos, é no sentido do Novo Testamento, que é a consumação, o fundamento e o desfecho de toda a Bíblia cristã. Se observássemos apenas o Antigo Testamento, estaríamos seguindo o judaísmo e não o cristianismo.

      Para dissipar qualquer dúvida, é só pensar em qual é a única Igreja que possui uma história de 2 mil anos e que foi fundada diretamente por Nosso Senhor Jesus Cristo. Essa Igreja é a Católica (universal), por isso mesmo Apostólica e, só muito depois, denominada "Romana", quando sua sede primacial estabeleceu-se em Roma.

      Até mesmo as igrejas protestantes históricas reconhecem esses fatos, tentando argumentar que a mesma Igreja se corrompeu no tempo de Constantino (o que é um completo absurdo, pois Cristo mesmo prometeu que as portas do Inferno não triunfariam sobre sua Igreja, e que estaria com ela todos os dias, até o fim do mundo).

      Sugiro as aulas do padre Paulo Ricardo sobre esse tema, endereço abaixo:

      https://padrepauloricardo.org/aulas/a-palavra-se-fez-carne-nao-livro

      Sugiro ainda a leitura dos artigos e estudos do nosso "Índice de respostas católicas a acusações protestantes e 'evangélicas'", para auxiliar na dissipação de outras eventuais dúvidas:

      http://www.ofielcatolico.com.br/2000/01/indice-de-respostas-catolicas-para.html

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. Aqui está a sequência do curso do padre que citei, Wellington, que esclarece ainda melhor a questão:

      https://padrepauloricardo.org/aulas/crer-na-igreja-para-amar-as-escrituras

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    3. Caro Henrique, muito obrigado pelas informações. Com certeza tenho dúvidas, mas essa que pontuei (a Bíblia nos foi entregue pela igreja católica) é a principal e a mais importante para mim. Por que? Porque se o Novo Testamento foi reconhecido como canônico pela Igreja Católica e nos foi dado por ela, logo, é compreensível a Igreja ter a palavra final no ensino de suas doutrinas. Afinal, foi ela a organizadora e a guardiã dos livros que compõem o NT. Mas como ficam algumas doutrinas ensinadas pela Igreja Católica e que aparentemente não encontram respaldo no NT? Para isso, vou estudar o curso do padre que você me indicou e espero sim sanar minhas dúvidas. Mais uma vez muito obrigado. Muito obrigado mesmo! Wellington.

      Excluir
  28. Bom dia, sou assinante e gostaria que me incluíssem no acesso exclusivo para assinantes para que eu possa fazer download das revistas mensais.
    Grato.
    Mario Yamamoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Mario, enviamos um convite para o seu e-mail (gmail) para acesso à nossa plataforma de assinantes exclusiva do Blogger.

      Qualquer dificuldade ou dúvida, por favor avise. Estamos à disposição.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  29. pás de Cristo.
    Gostaria de pedir a ajuda de vocês para divulgar meu canal.
    Fui protestante por 32 anos Deus me trouxe de volta a casa do pai.
    Deus me deu um canal no YouTube
    O nome do meu canal é : Encontro com Deus.
    Este é o link do canal : https://www.youtube.com/channel/UCmynJclyoO_tUDabeJaaGTw.
    Por favor me ajudem aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, irmãos do apostolado vocês poderiam me tirar uma dúvida sobre o qual é o nome de Deus ,se é javé ou Jeova.
    E também se vocês têm conhecimento sobre uma suposta carta aberta que os as adventistas dos EUA enviaram ao papa Francisco pendindo para ele provar na bíblia onde está a guarda do sábado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta para a sua primeira pergunta não é tão simples, anônimo. Na edição n.23 de nossa revista publicamos um estudo específico sobre o tema. Desse texto, reproduzo abaixo um trecho para ajudá-lo a compreender:

      ***

      "O Tetragrawma YHVH, ou latinizado JHVH, refere-se ao Nome do "Deus de Israel", formado pelas letras (consoantes) Yod (ou Yud), Hêh, Vav e Hêi e escrito da direita para esquerda, ou seja, HVHY.

      YaHVeH (comumente traduzido em português para 'Javé'), ou YeHoVaH (traduzido em português para 'Jeová'), são transliterações possíveis nas línguas portuguesa e espanhola, mas a maioria dos eruditos prefere o uso mais primitivo das quatro consoantes "YHVH", malgrado muitos favoreçam como mais correta a forma "Javé" (ou Yahvéh; JaHWeH), ainda que existam aqueles que entendam que a pronúncia "Jeová" (ou YeHoVaH; JeHoVaH) seja correta, além de ser esta a pronúncia mais popular do Nome de Deus em certos idiomas.

      Na segunda metade do primeiro milênio na nossa era, os escribas conhecidos como massoretas introduziram um sistema de sinais vocálicos para representar as vogais ausentes no texto consonantal hebraico. Em vez de inserir os sinais vocálicos corretos de YHWH, adicionaram outros sinais para lembrar ao leitor que ele devia dizer "Adonai" ou "Elohím", evitanto o Nome sagrado.

      O Códice de Leningrado, do 11.º Século dC, tem no Tetragrama YHWH sinais vocálicos para rezar Yehvíh, Yehváh e Yehováh. A edição de Ginsburg do texto massorético tem sinais vocálicos para que se reze Yehovah (Gn 3,14). Já os hebraístas, em geral, são a favor de Yahveh como pronúncia mais provável. Salientam que a forma abreviada do nome é Yah (Jah na forma latinizada; Jahveh/Javé), como no Salmo 88,8 e na expressão HaeluYah ('Aleluia', que significa 'Louvai a Yah!). A partir daí, peritos argumentam que, se o Nome de Deus fosse "Jeová", não se diria "Aleluia" ('Hallelu+Yah'), e sim "Aleluieo" ('Hallelu+Yeho', como 'Glória a Yehowah'/'Jeová').

      Também as formas Yehóh, Yoh, Yah e Yáhu, encontradas na grafia hebraica dos nomes Jeosafá, Josafá, Sefatias e outros, podem todas ser derivadas de Yahweh. As transliterações gregas feitas pelos primitivos escritores cristãos indicam direção similar. Ainda assim, em sentido contrário, os nomes próprios de certos personagens bíblicos podem fornecer indícios da antiga pronúncia do Nome de Deus que levam alguns eruditos a concordarem que a pronúncia “Jeová” seja correta. De fato, de modo algum há unanimidade sobre o assunto.

      ***

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. Sobre a segunda pergunta, nunca ouvi falar dessa carta. Cheira a puro boato.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  31. Muito obrigado Herinque Sebastião,sua resposta me ajudou muito.
    Que Deus continue abençoando você e os que fazem o apostolado.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite caros irmãos do site O Fiel Católico,
    A procura do livro “Lógica Socrática” de Peter Kreeft (Socratic Logic), encontrei um excelente vídeo do autor, onde narra como se tornou católico, publicado por Tradutor Católico:

    https://www.youtube.com/watch?v=ettJat4_YDA

    Caso ainda não tenha sido publicado por esse site.

    A Paz de Cristo!

    Não é necessária a publicação deste contato indicação.

    ResponderExcluir
  33. Ola amados recentemente, confessei ao padre o pecado contra castidade, que era pensamentos impuros e atos impuros com meu corpo,mas quando eu praticava esses pecados,eram com homens no meu pensamento,como se os homens me dessem prazer nesses atos,apesar de eu não me considerar homossexual.Assim como a igreja, também não sou a favor dos homossexuais, mas não consigo explicar o porquê de quando eu praticava aqueles atos e pensamentos indecentes eram com homens, me deixava levar pelo prazer com homens no pensamento e na prática dos atos. Quando eu estava normal sem praticar esses atos, via o quanto pesava na consciência e no coração e sempre me decepsionava comigo mesmo e via o quanto precisava de conversão. Então finalmente confessei, fiz uma bom exame de consciência, e confessei, foi difícil mas consegui. Mas quando eu confessei ao padre, disse que ao padre que tinha pensamentos impuros e atos impuros com meu corpo, mas eu não disse a parte dos homens,mas também não escondi essa parte dos homens intencionalmente, não deixei de falar de propósito,apesar de que quando confessei os pecados falei lembrado na minha cabeça de tudo que fiz. Mas então eu devia ter detalhado essa parte do pecado? Devo confessar novamente? Fiz uma boa confissão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que nos diz o nosso CIC, nos seus parágrafos 1455 e 1456, a respeito:

      A CONFISSÃO DOS PECADOS
      A confissão dos pecados (acusação), mesmo do ponto de vista simplesmente humano, nos liberta e facilita nossa reconciliação com os outros. Pela acusação, o homem encara de frente os pecados dos quais se tornou culpado: assume a responsabilidade deles e, assim, abre-se de novo a Deus e à comunhão da Igreja, a fim de tomar possível um futuro novo (Parag 1455)
      A declaração dos pecados ao sacerdote constitui uma parte essencial do sacramento da penitência: “Os penitentes devem, na confissão, enumerar todos os pecados mortais de que têm consciência depois de examinar-se seriamente, mesmo que esses pecados sejam muito secretos e tenham sido cometidos somente contra os dois últimos preceitos do decálogo (Cf Ex 20,17; Mt 5,28.), pois, às vezes, esses pecados ferem gravemente a alma e são mais prejudiciais do que os outros que foram cometidos à vista e conhecimento de todos” (Parag1456)
      Quando os cristãos se esforçam para confessar todos os pecados que lhes vêm à memória, não se pode duvidar que tenham o intuito de apresentá-los todos ao perdão da misericórdia divina. Os que agem de outra forma, tentando ocultar conscientemente alguns pecados, não colocam diante da bondade divina nada que ela possa perdoar por intermédio do sacerdote. Pois, “se o doente tem vergonha de mostrar sua ferida ao médico, a medicina não pode curar aquilo que ignora”.

      Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!

      Excluir
  34. Uma dúvida sobre a confissão: preciso confessar o teor de pensamentos impuros (graves)? Se sim, e esqueci de confessá-lo, preciso repetir a confissão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa especificar em detalhes as imagens que você visualiza nos seus pensamentos impuros, Leonardo. Basta confessar que pecou consentindo nesses pensamentos, e se há alguma gravidade que vai especificamente contra um Mandamento de Deus ou da Igreja. Por exemplo, se os seus pensamentos envolvem alguma mulher casada, além de pecar pela impureza você está cobiçando a mulher do próximo, ou se existem fantasias homossexuais, isso também configura um outro tipo de pecado que vai além do simples consentimento nos pensamentos.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  35. Meu nome é Dirceu Damico, moro em Penápolis-SP.
    Tenho a seguinte dúvida: Os evangelistas escreveram o que viram e ouviram de Nosso Senhor Jesus Cristo. No entanto, também escreveram o que não viram e nem ouviram, como por exemplo: A oração que Jesus fez no horto das Oliveira, quando de sua agonia; O interrogatório de Jesus perante Pôncio Pilatos, etc. Como se explica o fato deles escreverem essas coisas como acontecidas - da maneiras em que foram relatadas -, se eles não viram, não ouviram e não havia quem tenha presenciado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria, Dirceu!

      A resposta para a sua pergunta pode ter mais de uma resposta, desde a inspiração divina (supranatural) desses detalhes no próprio ato da redação dos Evangelhos até a altíssima probabilidade de essas revelações terem sido confidenciadas diretamente por Nosso Senhor, que apareceu aos evangelistas depois de ressuscitado. Certamente, Mestre e Apóstolos conversaram sobre muitas coisas nesses encontros, inclusive estas.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  36. Sou muçulmano, mas não sei por que Jesus e Maria sempre estiveram em minha mente.minha mente está muito confusa
    Não sei em que acreditar.Estou ficando louco.Eu sempre desenho Jesus e Maria.não sei porque o que devo fazer?Eu apreciaria se você responder...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sua mensagem me chamou atenção. Eu vou te responder apenas como cristã, movida pela minha fé. Para mim, Jesus sempre foi um grande amigo e NELE eu confio 100% porque sinto sua presença no meu coração, na minha mente e na minha vida. Eu nasci em família católica, recebi o batismo e fiz o catecismo para receber minha primeira comunhão bem direitinho. Frequentava à missa todas semana... Conheci a história e a obra de Jesus, mas, ainda assim, eu também me sentia confusa. Então comecei a conversar com Jesus nos meus pensamentos, ou até em voz alta quando estava sozinha em algum lugar tranquilo. Faço minhas reflexões e perguntas simples e diretas. As orações repetitivas são muito mecânicas e dispersivas para mim. Se eu não conseguir me concentrar no que dizem, se tornam vazias para mim, que dirá para falar com Deus. Por isso, criei com o Divino, um canal de comunicação só nosso. Acredito que cada pessoa tem o poder de construir suas próprias conexões espiritais com a Santíssima Trindade, com Maria e com os santos e anjos para realmente poder CRER. Só assim vai conseguir compreender as respostas que vierem DELES na forma de acontecimentos e sinais na sua vida. Você não está ficando louco. Jesus e Maria estão te inspirando, te chamando, tocando seu coração e sua mente para que os conheça melhor, para que aprenda como é ser cristão, e descubra que "amar ao próximo como a ti mesmo" é maravilhoso. Tente! O meu ponto de partida, foi questionar o Mistério da Concepção de Jesus. Somente acreditando na forma Divina como Jesus foi concebido e na sua Ressurreição (de verdade mesmo), consegui me sentir verdadeiramente cristã, e entendi como é bom fazer o que Jesus quer. Tenho minhas limitações é claro, que são desafios a vencer todos os dias, mas eu sei que estou no caminho certo, porque JESUS sempre me responde, sempre... já fez muitos milagres na minha vida, já salvou minha vida tantas vezes... e já me castigou também. Se achegue a Jesus. Fale com Ele... Tente perceber a energia que você libera na sua oração e vai descobrir um canal de comunicação só de vocês. Espero ter ajudado. Paz de Cristo!

      Excluir
    2. Recomendo acessar e ler esses artigos relacionados sobre os muçulmanos convertidos que vão lhe auxiliar sobre a Santa Igreja Católica, que é o Corpo de Cristo, a única Igreja de 2020 anos fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 16,18-19), que tem a Sucessão Apostólica, sendo 266 Papas em sua História, de São Pedro até o Papa Francisco. Foi esta Igreja que canonizou a Bíblia. Portanto, não se deixe enganar por opiniões diversas contra a Santa Igreja, que te espera de braços abertos.

      https://padrepauloricardo.org/blog/ex-clerigo-muculmano-foi-o-corao-que-me-converteu-ao-cristianismo

      http://www.apologistascatolicos.com.br/index.php/apologetica/islamismo/512-a-farsa-maometana-entendendo-o-isla

      https://www.abim.inf.br/admiravel-conversao-de-um-jovem-muculmano/

      https://www.veritatis.com.br/ilyas-khan-um-mulcumano-convertido-a-fe-catolica/amp/

      https://tradutorescristaos.blogspot.com/2016/12/sou-muculmano-mas-eis-aqui-porque.html#!/2016/12/sou-muculmano-mas-eis-aqui-porque.html

      Excluir
  37. Bom dia! Tenho que fazer um trabalho de filosofia para a escola e gostaria de responder conforme ensina a Igreja. A pergunta da professora é: É legítimo matar um psicopata que tortura moral e psicologicamente seus filhos menores?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  38. Por favor, qual é a diferença entre a "Indulgência Plenária" que o Papa quer dar ao mundo no dia 27 de março e a "Extrema Unção"??????

    ResponderExcluir
  39. São coisas totalmente diferentes. Há muito a dizer, mas resumindo ao máximo, indulgência é a absolvição das penas temporais, concedida pela Igreja aos fiéis em casos específicos. A Extrema-unção é um sacramento dado aos fiéis gravemente enfermos.

    A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
    Apostolado Fiel Católico

    ResponderExcluir
  40. Olá. Vocês são sedevacantistas?

    ResponderExcluir

  41. SEGUE DOCUMENTO OFICIAL DO VATICANO (EM LATIM COMO É DE PRAXE) A RESPEITO DO ESTADO CLERICAL DO EX...PADRE RODRIGO MARIA

    Prot. N. 2018 4392/S
    D.nus Jean Rogers R o d r ig o d e S o u s a , presbyter Dioecesis Urbis Orientalis,
    humiliter petit dispensationem a sacro coelibatu et ab omnibus oneribus sacrae
    Ordinationi conexis.
    SS.mus D. N. FRANCISCUS PP.,
    die 02 mensis Ianuarii anni 2019
    habita relatione de casu a Congregatione pro Clericis, precibus annuit iuxta sequentes
    rationes:
    1. Dispensationis rescriptum, a competenti Ordinario oratori quamprimum
    notificandum ad normam n. 2:
    amissionem status clericalis. Nunquam oratori fa s est duo illa elementa seiungere, seti
    prius accipere et alterum recusare;
    c) Si vero orator est religiosus, rescriptum concedit etiam dispensationem
    a votis;
    d) Idemque insuper secumfert, quatenus opus sit, absolutionem a censuris.
    2. Notificatio dispensationis fieri potest vel personaliter vel ab ipso Ordinario
    (raccomandata, certificada, Ordinarius unum
    exemplar restituere debet rite ab oratore subsignatum ad fidem receptionis rescripti
    dispensationis ac simul acceptationis eiusdem praeceptorum.
    3. Notitia concessionis dispensationis adnotetur in libris baptizatorum paroeciae
    oratoris.
    4. Quod attinet ad celebrationem canonici matrimonii, applicandae sunt normae
    quae in Codice Iuris Canonici statuuntur. Ordinarius vero curet ut res caute peragantur
    sine pompa vel exteriore apparatu.
    5. Auctoritas ecclesiastica, cui pertinet Rescriptum oratori rite notificare, hunc
    enixe hortetur, ut vitam Populi Dei, ratione congruenti cum nova eius vivendi condicione,
    autem eidem notum faciat ea quae sequuntur:a) Sacerdos dispensatus eo ipso amittit iura statui clericali propria,
    dignitates et officia ecclesiastica; ceteris obligationibus cum statu clericali conexis non
    amplius adstringitur;
    b) exclusus manet ab exercitio sacri ministerii, iis exceptis de quibus in
    directivum in ambitii pastorali neve munere administrator is paroecialis fungi;
    c) item nullum munus absolvere potest in Seminariis et in Institutis
    aequiparatis. In aliis Institutis studiorum gradus superioris, quocumque modo
    dependentibus ab Auctoritate ecclesiastica, munere directivo fun gi nequit;
    d) in Institutis studiorum gradus superioris ab Auctoritate ecclesiastica
    dependentibus necne, nullam disciplinam proprie theologicam vel cum ipsa intime
    conexam tradere potest ;
    e) in Institutis autem studiorum gradus inferioris dependentibus ab
    Auctoritate ecclesiastica munere directivo vel officio docendi disciplinam proprie
    theologicam fun gi nequit. Eadem lege tenetur sacerdos dispensatus in tradenda
    Religione in Institutis eiusdem generis non dependentibus ab Auctoritate ecclesiastica;
    f) per se presbyter a sacro coelibcitu dispensatus et a fortiori matrimonio
    iunctus, abesse debet a locis in quibus eius antecedens conditio nota est nec ubique fungi
    potest servitio lectoris et acolyti aut distributionis eucharistiae communionis.
    6. Ordinarius dioecesis domicilii vel commorationis Oratoris, pro suo prudenti
    iudicio et propria onerata conscientia, auditis quibus interest et circumstantiis bene
    perpensis, dispensare potest ab aliquibus immo ab omnibus clausulis rescripti quae supra
    sub litteris e, f, apponuntur.
    7. Pro regula habeatur ut hae dispensationes, nonnisi transacto aliquo temporis
    spatio a notificatione amissionis status clericalis, elargiantur ac scripto consignentur.
    8. Denique oratori aliquod opus pietatis vel caritatis imponatur.
    9. Tempore autem opportuno Ordinarius competens breviter ad Congregationem
    de peracta notificatione referat, et si qua tandem fidelium admiratio adsit, prudenti
    explicatione provideat.
    Contrariis quibuscumque minime obstantibus.
    Ex Aedibus Congregationis, die 03 mensis Ianuarii anni 2019.
    Beniamino Card. Stella
    Praefectus
    Archiep. tit. Rotensis a Secretis
    Dies notificationis:
    Subsignatio Oratoris in signum acceptionis Subsignatio Ordinarii

    ResponderExcluir
  42. Bom dia! Tudo bem? Salve Maria
    Me chamo Almir e iniciei um apostolado por meio de blog https://amiroliveira.com/ e gostaria que desse uma olhada nos conteúdos, se poder ajudar agradeço que Cisto seja Louvado e Venha o seu reino!

    ResponderExcluir
  43. Sugiro-lhe fazer um comentario acerca das vacinas,, como sabe, são feitas, talvez todas de linhagens de fetos abortados aos 03 meses para se obter o material adequado e sugirioa ler e depois ouvir o áudio dele de apenas 6,61': Arcebispo Carlo Viganó: A vacinação é o “batismo satânico” marca quem a recebe com o “sinal da besta”.
    https://www.rainhamaria.com.br/Pagina/27106/Arcebispo-Carlo-Vigan-A-A-vacina-C-eo-o-o-batismo-sat-onico-marca-quem-a-recebe-com-o-sinal-da-besta

    ResponderExcluir
  44. Olá, tem como me enviar por e-mail o texto "decreto contra o comunismo explicado"? Muito obrigado. gera.ipanema1@gmail.com - Geraldo Oliveira, Ipanema Mg.

    ResponderExcluir
  45. Bom dia!
    Parabéns para a Drª Carla Dorgam pela sua oportuna, objetiva, técnica e intimorata manifestação

    ResponderExcluir
  46. A cada dia surgem novos "doutores" da intenert que tudo sabem e de tudo entendem sem apresentarem provas, e no caso dos assuntos católicos, não apresentam a base doutrinaria na qual sustentam suas ideias. Padre Oliveira, padre estigmatizado da Polônia etc... tudo não passa de pessoas inescrupulosas atrás dos likers e seguidores, se esquecem, porem, que esses seguidores são como as virgens imprudentes da escritura, imprudentes e a procura sensações e não da boa doutrina. Até mesmos bons católicos se iludem com um líder direitista, o considerando o salvador do Brasil, a ele atribuem qualidades que não tem e virtudes ainda mais duvidosas, a única certeza é de que se cumpre o diz a escritura: -Deus quando vai punir a humanidade começa por cega-la. Um líder adultero, deputados infantis e esquerdistas furibundos, todos farinha do mesmo saco. Tudo que está claro nesse molóque de ateus e negadores da verdadeira doutrina é que não querem ver os alertas dados por Deus através da Santíssima Virgem e atenderem aos seus pedidos feitos em Fátima em 1917, última aparição reconhecida mundialmente pela Igreja. Porque não querem? Porque exige mudança de vida, sacrifícios, Penitencia e oração.

    ResponderExcluir
  47. Ja mandei 2 mails, mas ninguém me responde! Quero comprar umas imagens em alta resolução. Como procedo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo, somos poucos e temos muitas obrigações, motivo pelo qual a sua mensagem pode ter passado desapercebida; peço perdão pelo inconveniente. Por gentileza, pedimos que se identifique e disponibilize um meio de contato para que possamos retornar. Pode enviar para ofielcatolico@gmail.com

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir
  48. Olá... Parabéns pelo apostolado. Minha dúvida refere-se ao catecismo para os pequeninos na seção sobre Jesus Cristo. O Catecismo define: 58. Onde está Jesus Cristo?
    R - Jesus Cristo como Deus está em toda parte como Homem-Deus está no céu e na
    Hóstia Consagrada.
    Como Jesus Cristo como Deus está em toda parte? Isso não pode causar o entendimento de imanência de Deus. Sendo que ele é transcendente à toda matéria criada?

    ResponderExcluir
  49. Tenho uma rádio espiritualista, gostaria de ter autorização para tocar, essas musicas, caso não puder irei entender. Abraço

    ResponderExcluir
  50. Pessoal muito boa noite!!
    Peço desculpas por estar enviando esse e-mail nesse horário em plena sexta-feira mas as vezes algo nos impele a fazer as coisas e não sabemos bem explicar o porque.
    Pois bem, gostaria de lhes perguntar sobre o momento da consagração. Estou adquirindo o hábito de rezar/orar sempre com os olhos fechados (inclusive durante a santa missa) pois me ajuda imensamente a mergulhar e me sentir conectado com o mundo espiritual e nosso Senhor (uma vez ouvi que ao fecharmos os olhos do corpo abrimos os olhos da alma.. confesso que estou acreditando muito nisso nos últimos tempos).. rsrs
    Como dizia, sempre ouvi que no momento da consagração o correto seria fitarmos a sagrada eucaristia nas mãos do sacerdote enquanto ele recita os versos para a transubstanciação, como leigo, tenho dúvidas sobre se há uma forma de se portar nesse momento (além de estarmos ajoelhados e em profundo respeito e adoração), se o fato de fechar os olhos seria uma forma de desrespeito ou de não adoração com nosso Senhor.

    Muito obrigado pela atenção, tenho lido bastante postagens de vocês e vocês tem me ajudando imensamente nesse meu retorno ao corpo místico de nosso Senhor !
    Que nosso Senhor os abençoe imensamente e a paz de nossa mãezinha !!

    Ciro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Ciro, não se preocupe em mandar comentários a qualquer hora de qualquer dia. Respondo quando posso, inclusive às vezes demoro um pouco. Bem, não há nenhum problema em se fechar os olhos durante a Consagração; aliás, sim, isso pode ajudar a elevação da alma nesse momento tão sagrado. Nosso Senhor está oculto sob as aparências do pão e do vinho nesse momento, logo não há muito o que se ver com nossos olhos físicos, mas pelos olhos da alma, estes sim, são capazes de contemplar ali, sempre tão desconcertamtemente humilde, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o Criador de todas as coisas e Salvador do mundo, assim como compôs Santo Tomás de modo tão sublime:

      "Na cruz, estava oculta somente a vossa Divindade,
      Mas aqui, oculta-se também a vossa Humanidade.
      Eu, contudo, crendo e professando ambas,
      Peço aquilo que pediu o ladrão arrependido.

      Não vejo, como Tomé, as vossas chagas;
      Entretanto, vos confesso meu Senhor e meu Deus.
      Fazei que eu sempre creia mais em Vós,
      Em vós esperar e vos amar.

      Ó, memorial da morte do Senhor!
      Pão Vivo que dá vida aos homens!
      Fazei que minha alma viva de Vós
      E que a ela seja sempre doce este saber.

      Ó Jesus, que velado agora vejo,
      Peço que se realize aquilo que tanto desejo:
      Que eu veja claramente vossa Face revelada;
      Que eu seja feliz contemplando a vossa Glória.
      Amém."

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir
  51. Boa noite! Gostaria de saber se o católico pode ir a culto protestante. Eu era católica de IBGE e comecei a ir, por visita, à igreja protestante de meu namorado e decidi estudar a fé católica - e me apaixonei. Confessei-me depois de quase 10 anos e continuo a estudar e rezar sempre. Ele me ajudou muito porque admira a Igreja Católica e reconhece muitas doutrinas. Não me afastarei novamente da minha fé, não farei parte nem crerei nas seitas. Poderia um católico ir a um culto protestante e levar esse protestante à missa com o intuito de convertê-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De maneira nenhuma um católico pode frequentar os cultos protestantes, por diversas razões, entre elas o de se expor à ocasião de pecado e de por em risco a própria fé (por mais que se pense o contrário).

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir
  52. Oi, vocês conhecem algum canal pra estudo bíblico católico, sem ser o canal do Pe. Juarez de Castro? No momento, estou com problema pra entender à luz da verdade Is 45, 7 e Pv 16, 4, que, à primeira vista, levam a entender absurdamente que Deus é autor do mal, como creem os calvinistas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário da Bíblia de Navarra sobre Is 45, 6-7 (Está em espanhol, mas pode jogar no tradutor se tiver dificuldade para entender):

      Es posible que estos versículos tuvieran en el momento de su redacción una intención apologética frente al dualismo, arraigado entre los persas y pueblos limítrofes, que proponía dos principios contrapuestos: el bien y el mal; esta circunstancia explicaría el énfasis con que se recuerda que el Señor es el Único Dios, creador de todas las cosas, de la luz y las tinieblas. En ese horizonte de polémica es como el texto puede atribuir también a Dios la paz (el bien) y el mal, acción esta última que está en contradicción con la bondad absoluta de Dios. De todos modos, como el v. 7 ha podido causar extrañeza a lectores cristianos, no fue pasado por alto a lo largo de la exégesis. Ya Orígenes le dio la siguiente explicación: «El mal, si alguno lo entiende en el verdadero sentido del término, no lo ha creado Dios (…). Si, en cambio, se habla del mal —que puede ser llamado así sólo impropiamente— entendiendo los males corporales y exteriores, admitimos que tal vez Dios los ha creado con el fin de convertir a alguien por medio de ellos. ¿Y qué tiene de extraño esta doctrina? Nosotros también, aunque abusivamente, llamamos males a las penas infligidas por los padres, por los maestros y por los pedagogos a sus discípulos y a las que los médicos someten a los enfermos para curarlos en las operaciones y cauterios; y decimos que hacen males los padres a los hijos, lo mismo que los maestros, los pedagogos, sin que les echemos la culpa, incluso cuando pinchan o cortan (…). En este sentido es como explicamos el pasaje: Yo, el que obra la paz y crea el mal (Is 45,7)» (Contra Celsum, 6,55-56). Por su parte, San Gregorio Magno comenta: «Autor de la paz, creador de la desgracia, porque precisamente entonces se nos devuelve la paz con Dios, cuando las cosas creadas, que son buenas en sí, pero que no siempre son rectamente deseadas, se nos convierten en calamidades y causa de desgracia. Por el pecado perdemos la unión con Dios; es justo, por tanto, que volvamos a la paz con él a través de las calamidades; de este modo, cuando cualquier cosa creada, buena en sí misma, se nos convierte en causa de sufrimiento, ello nos sirve de corrección, para que volvamos humildemente al autor de la paz» (Moralia in Iob 3,9,15).

      Infelizmente minha versão dessa Bíblia não tem comentário referente à Pv 16,4. A Bíblia de Navarra é uma das melhores bíblias de estudo católico que existem, em português só editaram o Novo Testamento.

      Excluir
  53. Boa tarde. Se eu fizesse um juramento com 14 anos de casar com minha primeira namorada, mas depois de adulto ela rompe comigo, eu tenho de deixar minha noiva, implorar a essa ex namorada pra casar comigo pra cumprir o juramento? Não tinha discernimento de hoje adulto e não pensei na possibilidade de término.Eu não casaria por vontade própria então o casamento seria nulo e eu poderia casar de novo? Se eu pedisse a nulidade estaria profanando o sacramento do matrimônio? Na bíblia fala no antigo testamento que todo juramento deve ser cumprido mas e se essa ex namorada tivesse partido dessa vida pra outra a muitos anos? O papa pode desligar o juramento? Eu peço ajuda a vocês meus irmãos. Tentei buscar a resposta na tradição em tomas de Aquino mas não entendi quando ele fala que o pai pode anular o juramento da filha e o marido anular o da mulher. Pode Deus anular minha promessa, ou devo casar com um sim na língua e "não" no coração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria, meu caro. Se o motivo de quebrar o voto feito escapa à sua vontade, então não há culpa da sua parte. De todo modo, um sacerdote pode liberá-lo de uma promessa (mal) feita a Deus, especialmente uma como esta, dada a sua imaturidade na época.

      Sobre a nulidade matrimonial, já postamos um artigo a esse respeito, com todas as principais dúvidas esclarecidas, para o qual deixo o link mais abaixo. Seja como for, sobre essa questão somente o tribunal eclesiástico é que pode decidir, conforme as particularidades de cada caso.

      Nulidade matrimonial: quando um casamento é inválido perante a Igreja?

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir
    2. Ter que "implorar para casar com a ex"? Você ainda tem dúvida sobre isso ser algo inadequado?
      Converse com um bom padre e peça pra ele te livrar dessa "promessa sem jeito".

      Excluir
  54. Bom dia, boa tarde ou boa noite! Qual a diferença entre o "Curso Livre de Teologia da Frat. Laical São Próspero", e a "Formação Integral pela FLSP"? Muito obrigado! Deus vos abençoe, vossos trabalhos são ótimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria, Emerson. Não há diferença entre essas duas: a mudança do nome tem a ver somente com o tempo do lançamento desse projeto. Inicialmente, era para ser um curso livre de Teologia, mas devido a uma série de dificuldades precisou ser reduzido e se tornou um curso de Sagradas Escrituras. Depois disso, superadas as dificuldades e aparadas as arestas iniciais, a mesma iniciativa evoluiu para uma Formação Integral realmente, que abrange as 4 disciplinas fundamentais da Teologia católica: Apologética, Sagradas Escrituras, História da Igreja e Ascética e Mística.

      Em outras palavras, a Formação Integral é a evolução do curso inicial e é completa, como o próprio nome diz. Para se inscrever, basta acessar OFielCatolico.com (sem o 'br' no final).

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir
  55. Boa tarde a todos! Esse texto https://www.ofielcatolico.com.br/2008/02/o-pecado-da-luxuria.html é de grande valia. E é de fevereiro de 2008, seria bom se voltassem a abordar esse tema! Realmente só o sustento em Jesus Cristo é capaz de nos conduzir em paz pelo caminho em direção a Vida Eterna.
    Também gostaria de deixar uma sugestão para abordagem em alguma postagem futura: e quando a prática da masturbação não tem vínculo com o consumo de material pornográfico ou com a associação ao pensamento em outras pessoas? Nesse contexto, a prática seria um método de alívio. Como seria possível analisar isso à luz das Sagradas Escrituras, considerando que não há tratativa a esse respeito?
    Novamente, gostaria de parabenizar pelo conteúdo da postagem.
    Que Deus os abençoe a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À luz daquilo que ensina a Igreja de Cristo (Escrituras, Tradição e Magistério), a masturbação é sempre um pecado. Se não há uso da pornografia ou do pensamento em pecados passados, ou ainda em pessoas específicas, a prática se tornaria um pecado venial – que como todo e qualquer pecado deve ser evitado a todo custo, porque levam aos pecados mais graves. Em todo caso, é preciso reconhecer que é muito difícil que alguém se masturbe sem pensar em nada ilícito. Afinal, não somos capazes de fazer uso desse "método de alívio" à maneira de máquinas que não têm sentimentos, certo?

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir
  56. Acho que estou prestes a perder minha fé. Onde encontro a FSSPX na minha região? Moro em Cuiabá-MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca a sua Fé, estamos sendo postos à prova, e fomos avisados de que estes dias chegariam, desde Cristo mesmo até muitos Santos místicos. Confie em Deus, espere n'Ele e Ele tudo fará.
      O endereço da FSSPX solicitado é este:

      Capela São Pedro de Alcântara
      Rua Itajubá - Q4 - C5 - CPA II – Cuiabá - MT
      Telefone: +55 (11) 4301-8939
      Email: contato@fsspx.com.br
      Site: www.fsspx.com.br

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir
  57. Boa tarde.

    Como noticiado no site abaixo, foi suspensa a missa em latim que acontecia na Paróquia São Filipe Neri, no bairro do São Lucas. Muito triste, pois era uma missa muito bela e cujo público apenas aumentava mais. Fiquei muito abalado com essa notícia, quando soube, pois era frequentador dessa missa e ela me ajudou muito, por assim dizer, durante o período da pandemia e estava me fazendo evoluir e desejar crescer cada vez mais na fé e nos sacramentos, além de ser bem perto de casa (rs). Agora estou frequentando outro local onde há missa tridentina, um pouco mais longe.

    Não sei se é o espaço adequado, mas só quis desabafar mesmo nessa incrível plataforma católica que tanto admiro. Que Deus possa tocar no coração do bispo, para que a missa tradicional nessa paróquia volte logo.

    https://www.montfort.org.br/

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir