Os dogmas da Igreja e os do espiritismo

UM LEITOR, identificado como "Paulo", enviou-nos, no post "Quem foi Chico Xavier?" a mensagem que publicamos abaixo:

Acho que o principal beneficio do espiritismo é que não nos são impostos Dogmas . O Espiritismo diz que :'Não há salvação , fora da caridade', não temos a necessidade de atacar nossos irmãos que pensam diferente. O tempo que é perdido por muitos tentando desmascarar crenças contrárias as suas , é um pecado , pois poderia ser empregado de maneira mais útil e edificante.




Prezado Paulo, agradecemos pelo interesse em compartilhar conosco a sua opinião, e pela confiança depositada em nosso modesto apostolado. Você nos dá a oportunidade de esclarecer dúvidas que certamente são as mesmas de muitas outras pessoas. Vejamos...

Em primeiro lugar, o seu comentário deixa claro que você não compreende o significado da palavra "dogma". Permita-me esclarecê-lo: dogma, para o cristão (e não só para ele), é um princípio de fé, que é aceito por todos aqueles que aderem à Igreja de Cristo. O Catecismo o define perfeitamente, nos seguintes termos:

Os dogmas são luzes no caminho de nossa fé, que o iluminam e tornam seguro. Na verdade, se nossa vida for reta, nossa inteligência e nosso coração estarão abertos para acolher a luz dos dogmas da fé. (CIC§89)

Se você prefere uma definição desvinculada da doutrina da Igreja (creio que sim), o dicionário Aurélio define dogma da seguinte maneira: "Ponto fundamental de doutrina religiosa ou filosófica, apresentado como certo". Muito simples. O primeiro dos 43 dogmas da Igreja, por exemplo, afirma simplesmente que Deus existe. Ora, se você não crê em Deus, não pode ser considerado cristão, para começar! Imagine alguém dizendo: "Não acredito em Deus mas sou cristão, porque faço caridade!"...

Consegue entender para que servem os dogmas, e porque eles são realmente necessários? É para preservar a coerência e a legitimidade da fé que eles existem. Ora, desde o início do cristianismo, já nos seus primeiríssimos tempos, surgiram doutrinas estranhas no seio da Igreja, com a difusão de ideias contrárias àquilo que o Senhor disse, fez e ensinou, como por exemplo o gnosticismo, o arianismo, o macedonismo, o monofisismo, o monocletismo, etc. Infelizmente, assim permanece até hoje, sendo a maior heresia dos nossos tempos (segundo o Papa Bento XVI a maior heresia que já existiu) a chamada "'teologia' da libertação", que não renega um, mas praticamente todos os dogmas da fé.

Assim, para que a pureza da fé fosse preservada – para salvaguardar a autêntica doutrina da Igreja – fez-se necessário definir e determinar, simplesmente, o que é cristianismo e o que não é. A este conjunto de verdades chamamos "dogmas".


† † †

Esclarecido este primeiro ponto essencial, observando o seu comentário, a segunda evidência que se impõe, e que você não percebe, é que (atenção) toda religião e/ou filosofia espiritualista/religiosa organizada tem os seus próprios dogmas; inclusive o seu espiritismo! Não? Vejamos...

Existe espírita que não crê em reencarnação? Não. Quem não crê em reencarnação não é espírita, porque a reencarnação é, sim, um princípio fundamental da doutrina espírita. Em outras palavras, é um fundamento do espiritismo, dado como certo, e somente depois de aceitá-lo é que alguém pode ser considerado espírita. Fato 1.

O mesmo podemos dizer da crença na "evolução do espírito" através de uma sucessão de reencarnações, da mediunidade, da psicografia, dos planos espirituais superiores e inferiores, dos "espíritos de luz" e dos "espíritos obsessores", etc, etc. Tudo isso, para o espírita, é princípio de fé; ou seja, tudo isso é, – sim senhor, – dogma espírita. Se alguém se declarar espírita e afirmar que não existe mediunidade, por exemplo, estará na realidade "inventando" uma nova seita, diferente do espiritismo realmente existente. Fato 2.

Então, quando você diz que o benefício do espiritismo é não ter dogmas, você está, – digo com todo o respeito que lhe devo, – falando uma grande bobagem. Ocorre que toda religião tem os seus próprios dogmas, mesmo que não os chame com esse nome. Ponto.

Finalizando este assunto, hoje até alguns dos maiores homens de ciência do mundo reconhecem que também a ciência tem os seus próprios dogmas, sem os quais o estudo da física e da astronomia, por exemplo, se tornariam impossíveis. A ideia de que “cientista não têm fé” é completamente falsa. Em alguns casos, certas teorias científicas são recheadas de dogmas, precisando até do que chamam de um “salto de fé”. Isso não significa algum problema com a ciência, e sim que a ciência depende de seres humanos, depende da mente humana para ser compreendida, e a mente humana depende de certos processos para funcionar bem. Os teóricos do Multiverso, por exemplo, surgem com explicações cada vez mais infundadas para justificar a sua na teoria. Da mesma maneira, o polêmico Richard Dawkins age unicamente movido pela em sua própria ideia do "gene egoísta" e na "memética". E isso é natural; afinal, ele é humano. O método científico não depende da fé; o cientista, sim.

Passando ao outro assunto da sua mensagem, não, a Igreja não "impõe", como você diz, os seus dogmas, para absolutamente ninguém, até porque ela não tem esse poder. Ninguém é obrigado a ser católico; o indivíduo escolhe entre aderir ou não à fé, e nem poderia ser diferente. A Igreja é uma casa de portas abertas, que acolhe quem entra por ela. Agora, para entrar e integrar essa Igreja é preciso crer no que ela crê, compartilhar da fé que ela preserva há dois mil anos. Eu não posso entrar e querer mudar tudo conforme a minha vontade, os meus "achismos", as minhas interpretações particulares. Mais uma vez, muito simples.

Por fim, não estamos naquele artigo ou aqui tentando "desmascarar uma crença", como você diz. Muito simplesmente apresentamos uma coletânea de provas concretas que demonstram um outro lado (geralmente desconhecido do grande público) do Sr. Francisco Cândido Xavier, que com o passar do tempo foi sendo mitificado na imaginação popular, tornando-se um personagem fictício, com intenso apoio da mídia. Isto não é "tempo perdido" – trata-se de esclarecer a verdade, e conhecer a verdade é um benefício imenso para o ser humano. Esta sim, é a verdadeira e possível "evolução do espírito". Em última análise, buscar a Verdade é buscar Deus, e encontrar a Verdade é encontrar Deus. Jesus Cristo diz, nas Sagradas Escrituras: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8,32).

É este nosso papel e nosso dever enquanto cristãos. Esclarecer, na medida das nossas possibilidades, a verdade, iluminar o caminho, dissipar as dúvidas, esclarecer àqueles que andam perdidos, iludidos por charlatães e falsos profetas, errando em doutrinas falsas... Isto não é pecado, ao contrário, é útil e edificante para todos. Mais do que isso, é necessário.

Que a Luz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo o ilumine
ofielcatolico.com.br

8 comentários:

  1. “O Espiritismo diz que: 'Não há salvação, fora da caridade', não temos a necessidade de atacar nossos irmãos que pensam diferente”
    Ora, caro Paulo, este slogan por si já é um ataque, uma afronta ao Dogma da Santa Igreja de Jesus Cristo: “Fora da Igreja, não há Salvação”. E “Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome (JESUS CRISTO) foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos dos Apóstolos 4, 12).
    É por esta e muitas outras passagens Bíblicas, caro Paulo, que a Santa Igreja de Jesus Cristo condena veemente a seita espiritista.
    “Tornei-me, acaso, vosso inimigo, porque vos disse a verdade?” (Gal 4, 16)
    Magnânimo Henrique Sebastião, meus parabéns pela bela resposta, que Deus nosso bondoso Pai, vos abençoe e abençoe a todos seguidores desse Apostolado!

    Pax et bonum!

    ResponderExcluir
  2. Como eu gosto da simplicidade de suas explicações!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo ótimo texto. deus o ajude a ser cada vez mais iluminada para ensinar a verdade sobre a santa Igreja de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Realmente essa foi uma daquelas que tiram todas as dúvidas e eu só vejo aqui no fiel católico.!

    ResponderExcluir
  5. "O Espiritismo diz que: 'Não há salvação, fora da caridade',"

    E isso não é um dogma? Pode-se ser espírita sem crer nisso?

    ResponderExcluir
  6. É admirável a sua paciência Henrique Sebastião para tratar e responder as perguntas mesmo se tratando de um erro tão grotesco como destas pessoas que acreditam em reencarnação. Gostaria de fazer um breve comentário:
    Deus é religião! E sendo Ele único, na Terra existe apenas uma religião verdadeira, a Católica, fundada por Ele através de Pedro Apostolo. Quem não tem esta certeza em seu coração, está no erro, é corrupção.
    Quem procura a evocação de espíritos, só encontra os inimigos de Deus, os Anjos caídos, os demônios, que são de fato os reais responsáveis pelas mentiras e heresias.
    " Minha filha, repita o que digo. Um erro que tem entristecido o meu coração e a do Meu Filho. Você tem apenas um corpo, no momento da concepção o espírito da vida é colocado pelo Criador, Nosso Pai, no corpo carregado no ventre da mulher, no momento da criação. O espírito quando o corpo morre, volta para o Pai. Ele não entra em nenhum outro corpo"(Nossa Senhora a Verônica Lueken)
    " O espírito não transmigra, a não ser do Criador para o ser e do ser para o Criador, ao qual ele se apresenta depois da vida, para receber julgamento de vida ou de morte. Esta é a verdade. E para onde for mandado. lá fica para sempre."(O Evangelho como me foi Revelado-Maria Valtorta)
    Se Jesus e Maria Santíssima que já estão no mundo espiritual estão dizendo que não existe reencarnação, nada mais é preciso dizer sobre este assunto.
    Que Deus te abençoe pela sua paciência Henrique Sebastião.
    Antonio Carlos.

    ResponderExcluir
  7. Henrique, parabéns pelo artigo e pela iniciativa, sempre importante, de mostrar como o espiritismo é tão diferente da verdade de Cristo quanto a escuridão é da luz.
    Também admirável é a refutação de Richard Dawkins, um dos chamados cavaleiros do ateísmo, que raivosamente luta contra o Cristianismo e debocha de fé.

    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei da explicação e reconheço o quanto são importantes os dogmas, para a caminhada de fé do povo de Deus.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir