185 igrejas destruídas e 200 mil pessoas postas em fuga



ESSE É O RESULTADO das violências perpetradas nos últimos dois meses pelo grupo Boko Haram, na Diocese de Maiduguri, nordeste da Nigéria. O território da Diocese se estende pelos Estados de Borno, Yobe e uma parte de Adamawa, região que tem sofrido com os atentados do grupo há alguns anos. Os ataques se intensificaram a partir de meados de 2013 e nos últimos dois meses 11 cidades caíram sob o punho de ferro do grupo, que pretende impor à força um novo califado islâmico, exatamente como o grupo Estado Islâmico, no Iraque.

O Padre Gideon Obasogie, diretor de comunicações sociais da Diocese, afirmou que, 30 dias atrás, as comunidades católicas de Gulak, Shuwa, Michika, Bazza e outras foram saqueadas em cruéis ataques do grupo.




"Gwosa e Magadali estão sob o controle despótico e tirânico dos terroristas há 60 dias", afirmou o padre. Ele destacou, também, as más condições em que são obrigados a viver os refugiados, em estruturas improvisadas, recebidos em casas de parentes ou amigos, – às vezes em grupos de até 60 ou 70 pessoas.

Os refugiados pensam naqueles que não conseguiram fugir: principalmente idosos e doentes, mas também jovens. As mulheres são vítimas de violência sexual e aumenta a prática de decapitação de reféns pelos terroristas.

____
Fontes:
• Agência ANSA Brasil, disponível em:
http://ansabrasil.com.br/brasil/noticias/mundo/noticias/2014/10/07/Quase-200-mil-nigerianos-fugiram-do-Boko-Haram_8099364.html
Acesso 20/10/014
• Agência Ecclesia, disponível em:
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/internacional/nigeria-sacerdotes-entre-os-190-mil-deslocados-fogem-do-grupo-boko-haram/
Acesso 20/10/014
• Seção "Pelo Mundo" do Semanário "O São Paulo", órgão da Arquidiocese de São Paulo, ed. 3023, 15 a 21 de outubro/014, p. 9
ofielcatolico.com.br

4 comentários:

  1. Nem sei o que dizer...
    Apenas orar a Deus para que esse tempo de dores seja abreviado.

    ResponderExcluir
  2. É simplesmente assustador. De novo os muçulmanos, ou maometanos perseguindo e matando cristãos. Parte da casa de Nossa Senhora que estava em Nazaré precisou ser translada pelos anjos de Deus até Loreto-Itália, para se preservar da destruição, do ódio destes seguidores de Alá.
    E a Pátria amada Brasil está acolhendo refugiados destes países que estão em guerra, entre eles muitos muçulmanos.
    Que Deus nos proteja.
    Antonio.

    ResponderExcluir
  3. Esta é uma prova cabal de como é difícil ser cristão católico nestas áreas conturbadas e dominadas pelos grupos terroristas islâmicos.
    Desde os primórdios da Santa Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo, sofremos fulminantes ataques provenientes do Império Romano, das cruzadas, do calvinismo, do anglicanismo e outros grupos que não pouparam vidas humanas cristãs católicas. Foi assim e sempre será até o Fim dos Tempos.
    E aqui no Brasil não é diferente. Quantos Templos Católicos já foram invadidos por vândalos evangélicos, que entram quebram e roubam nossas relíquias e imagens sacras?
    O que mais me doe é ver a nossa “presidenta” ocupar por três vezes na abertura da ONU, a tribuna, e sair em defesa destes terroristas e criminosos islâmicos, no momento em que todos os países (de vergonha) estão unidos em torno do aniquilamento destes grupos assassinos. Ou será que estes grupos estão em falta no planalto central do nosso amado Brasil?
    Que Deus tenha misericórdia do Brasil no próximo domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nossa presianta, desculpe, presidenta, sai em defesa destes desgraçados, e ainda é capaz de vencer as eleições no próximo domingo dia 26/10/2014, bem se vê que para este povo o que vale a pena mesmo é pão e circo, porque não enxergam um palmo na frente dos olhos, nem das besteiras que esta infeliz diz e faz, o que importa é ter o que comer, o que vestir o que se divertir, se tem gente morrendo lá na África ou na Asia mesmo sendo nossos irmãos na fé, isto não interessa, se o PT apoia o aborto e o casamento gay, isto não interessa, o que interessa é termos uma vida confortável mesmo que o diabo reine neste país. Quanto a abrigar refugiados destes países, sou a favor, desde que comesse pelos nossos irmãos cristãos, os quais são os que estão sendo perseguidos, e não pelos perseguidores muçulmanos.

      Anonimo Sidnei.

      Excluir

** Assine a revista O Fiel Católico digital e receba nossas novas edições mensais em seu e-mail por uma colaboração mensal de apenas R$7,00. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!


AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Receba O Fiel Católico em seu e-mail