19 de março | Solenidade de São José: introdução à vida do Santo e ladainha

O nome de São José é alegria do Céu, esperança da Terra e terror do Inferno.
    (Berlioux)

AOS 19 DE MARÇO COMEMORAMOS a Festa de São José, Castíssimo Esposo de Nossa Senhora e o pai "adotivo" de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Igreja nunca separa José de Maria e de Jesus: o Evangelho desta data aproxima os seus três Nomes sagrados.

    São José é o modelo perfeito do varão justo e nobre, cuja alma se eleva a Deus – forte e poderosa como o Cedro do Líbano. Igualmente é ele fiel e humilde no desempenho da tão delicada, bela e incomensurável incumbência de velar pela Sagrada Família de Nazaré.

    São José tornou-se o exemplo vivo das virtudes da família e das modestas tarefas quotidianas, o guarda das almas castas e o protetor dos lares cristãos. Tanto quanto é possível a uma criatura humana, ele recebeu tais dons, juntamente com o mais que sublime encargo de ser esposo da Santíssima Virgem e o pai terreno do próprio Verbo de Deus encarnado.

    Homem justo, temente a Deus, José aceitou dedicar sua vida pela salvação da humanidade, como protetor do Redentor da humanidade. Nobre carpinteiro (Mt 13,55), José viveu dignamente na simplicidade de uma vida modesta e pobre, como percebemos pela passagem do Evangelho em que leva Jesus Menino ao Templo para ser circuncidado, e Maria para o ritual da purificação, e oferece como sacrifício um singelo par de rolas, algo que era permitido apenas àqueles que não tinham condições de comprar um cordeiro (Lc 2,24).

    Embora materialmente pobre, José era de linhagem real, da descendência do Rei Davi (Mt 1,1-16 e Lc 3,23-28). Alma pura e compassiva, mas viril; pai de família protetor e justo; homem de Fé, obediente, um amigo dos anjos que lhe falavam em sonhos. Quando lhe foi revelado em sonho o Mistério sobre a Criança que Maria trazia no ventre, imediatamente e sem questionar a tomou como esposa. Quando um anjo lhe apareceu novamente para avisá-lo do perigo que sua Sagrada Família corria, imediatamente deixou tudo o que possuía, bem como parentes e amigos, e partiu para um país estranho, onde permaneceu, aguardando pacientemente até que novamente o anjo do Senhor, no devido tempo, o instruiu a retornar (Mt 2,13-23).

    Quando Jesus ficou no Templo, perdido dele e da mãe, José procurou-o com grande ansiedade, até encontrá-lo ao fim de três dias (Lc 2,48). Tratava Jesus com zelo e amorosamente, como seu próprio filho, e assim os habitantes de Nazaré repetiam constantemente em relação a Jesus: "Não é este o filho de José?" (Lc 4,22). E o Livro Sagrado diz que Jesus, o próprio Deus feito homem, o respeitava tanto que "lhe era sujeito" (Lc 2,49-51) – isto é, obedecia como um filho a seu pai legítimo. Quanta beleza nesta vida e neste modelo de homem!

    Ao fim de sua jornada neste mundo, José teve a mais bela e abençoada das mortes, amparado por Nosso Senhor Jesus, de um lado, e por Maria Santíssima de outro. Quem poderia querer mais? Por isso mesmo, São José é invocado em casos de doença, junto aos agonizantes, mas também em casos de problemas familiares, além de, claro, na luta pela castidade e contra os pecados da impureza. De fato, aos outros Santos Deus concedeu o poder de proteger numa necessidade especial; mas a São José, como atesta a experiência, concedeu o ser protetor em todas as necessidades.

    Até Nossa Senhora, durante uma aparição, revelou a Santa Gertrudes, a Grande, a glória de São José. Nas palavras da Santa: 

Eu vi o céu aberto e São José assentado em um trono magnífico. Senti-me maravilhosamente tocada quando, a cada vez que seu nome era mencionado, todos os Santos se inclinavam profundamente a ele, mostrando, pela serenidade e doçura de seus olhares, que se alegravam com ele por sua elevada dignidade.[1]

    Na ladainha em sua honra é invocado como "Terror dos demônios". Sim, sem dúvida ele faz tremer o diabo. A intercessão de São José é, pois, eficaz em qualquer situação, como disse Santa Tereza D' Ávila:

Tomei por advogado e senhor ao glorioso São José e encomendei-me muito a ele... Causa espanto as grandes mercês que Deus me fez por meio desse bem aventurado Santo, dos perigos que me livrou tanto do corpo como da alma. A outros santos parece que o Senhor lhes deu graças para socorrer em determinada necessidade. Mas deste glorioso santo tenho experiência que socorre em todas... Só peço, por amor de Deus, que o prove quem em mim não acreditar e verá por experiência o grande bem que é encomendar-se a este glorioso patriarca e lhe ter devoção.” (Vida, cap. 6n.6-8)


Ladainha em Honra de São José por uma Boa Morte

Senhor, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho de Deus e Redentor do mundo, tende piedade de nós.

Espírito Santo, Deus, tende piedade de nós.

Jesus, que pela nossa salvação vos dignastes morrer na cruz, tende piedade de nós.

São José, que morrestes no mais perfeito Amor de Deus, rogai por nós.

São José, que vivestes como se cada dia fosse o derradeiro da vossa vida, rogai por nós.

São José, que compreendestes tão bem a verdade de que Deus nos concedeu o tempo, unicamente, para tratarmos da salvação da nossa alma, rogai por nós.

São José, que considerastes este mundo como uma sombra passageira, rogai por nós.

São José, que nunca vos afeiçoastes àquilo que um dia há de acabar, rogai por nós.

São José, que na vida nada desejastes, a não ser a eternidade feliz, rogai por nós.

São José, que na hora da vossa morte fostes assistido pelo Salvador e pela sua dulcíssima Mãe, rogai por nós.

São José, que nas vossas agonias fostes confortado pelas bênçãos do Redentor, rogai por nós.

São José, que nos vossos últimos instantes fostes consolado pelas orações da Mãe da misericórdia, rogai por nós.

São José, que a vossa morte pronunciastes, tão suavemente, os nomes de Jesus e Maria, rogai por nós.

São José, que oferecestes os vossos últimos momentos para alcançar uma boa morte aos vossos devotos, rogai por nós.

São José, que morrestes, suavemente, entre os braços de Jesus e Maria, rogai por nós.

São José, que Deus escolheu como protetor dos agonizantes, rogai por nós.

São José, que acudis em suas agonias aos que vos honram durante a vida, rogai por nós.

São José, que jamais permites uma morte má, entre os vossos fiéis devotos, rogai por nós.

Pela vossa morte felicíssima, rogai por nós.

Quando a doença nos abater, rogai por nós.

Quando chegarem os nossos derradeiros instantes, rogai por nós.

Quando nossos olhos, obscurecidos pela aproximação da morte, nada mais enxergarem deste mundo sensível, rogai por nós.

Quando os nossos ouvidos se fecharem às palavras dos homens, rogai por nós.

Quando o nosso coração pulsar pela última vez, rogai por nós.

Quando dermos o último suspiro, rogai por nós.

Quando nossa alma comparecer ao tribunal de Deus, rogai por nós.

Se for condenada ao Purgatório, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós Senhor.

São José, patrono da boa morte, rogai por nós.

Para que sejamos dignos de morrer nos vossos braços.

Oremos:

Ó, querido São José, socorrei-nos em todos os dias da nossa vida, especialmente nos seus últimos momentos. Disponde, então, das nossas almas para que recebam os santos Sacramentos com grande fé, com viva esperança e ardente caridade. Com a vossa poderosa intercessão, afastai de nós os assaltos do demônio Fazei que morramos para juntamente convosco ir adorar a Jesus e bendizer Maria, por todos os séculos. Amém!
www.ofielcatolico.com.br

________
[1] Apud PONECHEM, Joseph. Beholding St. Joseph: Appearances and Apparitions Over the Centuries, disp. em: 
https://ncregister.com/features/beholding-st-joseph-appearances-and-apparitions-over-the-centuries
Acesso 18/3/2022.

7 comentários:

  1. Viva a São José!
    Viva a Nossa Senhora!
    Viva a Nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Queridos irmãos e irmãs fieis católicos!
    Neste dia, compartilho com todos o Terço Glorioso de São José.
    Oferecimento do Terço
    “Ofereço este Terço em louvor e glória de Jesus, Maria e José, para que sejam a minha luz, meus guias, proteção, amparo e fortaleza em todos os meus trabalhos, alegrias, agonias e tribulações. Pelo nome de Jesus e pela glória de Maria, imploro de vós, ó glorioso São José, que alcanceis a graça que desejo (pede-se a graça). advogai a minha causa, falai em meu favor, no Céu e na Terra, alegrai a minha alma, para honra e glória de Jesus e Maria. Amém!”

    Como rezar o Terço:
    O processo é o mesmo de como reza o terço mariano. Contempla-se cada mistério. Nas contas grandes reza-se o Pai-Nosso. Nas contas pequenas a oração “Salve, São José”. No intervalo entre um mistério e outro reza-se o Glória ao Pai, seguido da Invocação a São José. No final do terço reza-se a oração “Salve, Glorioso São José”.

    Mistérios de Deus na vida e missão de São José
    1º Mistério: contemplamos a aparição do anjo do Senhor, em sonhos, a São José (Mt 1, 18-25)
    2º Mistério: contemplamos São José no presépio com o recém nascido e Maria (Lc 2, 1-16)
    3º Mistério: contemplamos a fuga para o Egito (Mt 2, 13-15)
    4º Mistério: contemplamos a apresentação de Jesus no Templo (Lc 2, 22-39)
    5º Mistério: contemplamos o reencontro de José e Maria com Jesus, no templo (Lc 2, 41-51)

    Orações:
    Salve, José

    “Salve, José, agraciado por Deus, o Senhor é convosco. Bendito sois vós entre os homens e bendito é o fruto do vosso piedoso coração, Jesus.
    São José, pai adotivo de Jesus, olhai e cuidai de nós, agora e na hora de nossa morte santa. Amém”

    Invocação a São José:
    “Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações o anjo não vos valeu? Valei-me São José.”

    Oração de agradecimento a São José
    “Graças vos damos, glorioso São José, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar, vos saudamos com a oração Salve, Glorioso São José:
    ‘Ó Glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável. (faz-se o pedido). Ó pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança. Que ninguém possa, jamais, dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que a vossa bondade é igual ao vosso poder. São José, a quem Deus confiou o cuidado da família de Nazaré, sede o pai e protetor da nossa e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor a Jesus e Maria. São José da Esperança, rogai por nós que recorremos a vós.”

    Bênção de São José:
    “São José, em nome da Santíssima Trindade, abençoai-nos e defendei-nos. Ide à nossa frente para nos guiar, atrás de nós para nos proteger e ao nosso lado para nos amparar. Com a vossa súplica, ajudai-nos a sermos perseverantes na fé e no compromisso com o Evangelho, fazendo sempre o bem, para assim alcançarmos, com a graça de Deus, a glória eterna. Amém!”

    São José, rogai por nós e valei-nos!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza São José é um grande santo, nos ama muito e esta no Céu pedindo a Deus por nós.

    ResponderExcluir
  4. São José modelo de esposo e pai, Varão escolhido por Deus a dedo, para cuidar de sua família celeste aqui na terra. São José homem castro que na sua santidade foi compreendendo os desígnios de Deus para sua grande missão aqui na terra. Por isso eu vos digo: MEU GLORIOSO SÃO JOSÉ ,NAS VOSSAS MAIORES AFLIÇÕES E TRIBULAÇÕES,O ANJO NÃO VOS VALEU? VALEI-ME,SÃO JOSÉ. SÃO JOSÉ VALEI-ME.

    ResponderExcluir
  5. A paz de Jesus Cristo.

    Hoje tive a grande alegria, grande bênção, de participar de Santa Missa no Convento do Carmo, na cidade onde vivo. Uma Missa maravilhosa em homenagem ao querido São José, exemplo de homem casto, pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Um grande exemplo para nós, de dedicação, entrega e proteção de sua Santa Família. Rogai por nós, São José!

    Salve Maria.

    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Imagina a intimidade que José tinha com Jesus? Não dá nem pra imaginar, só Nossa Senhora que tinha mais intimidade! Que maravilhoso santo!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir