Como o fiel católico aproveita bem o 'Feriadão' da Semana Santa

QUE BOM SERIA se os cristãos católicos entendessem que a Semana Santa, em especial a Sexta-feira da Paixão e o santo Sábado de Aleluia, seguidos pelo Domingo da Ressurreição, não são apenas mais uma oportunidade para o lazer, nem para reuniões festivas com muita comilança e bebedeira!..

    Deveríamos todos saber muito bem que a Sexta-feira Santa não é, de modo algum, um dia para laudos banquetes à base de bacalhoada e bebidas alcoólicas (sobre o grave pecado de se preparar churrascadas nesse dia, nem deveria ser preciso tecer qualquer comentário). Não estamos vivendo agora, simplesmente, mais um "feriadão": para os verdadeiros cristãos, não é assim, nem nunca foi.

    Se a mídia secular e materialista entende assim esses dias, paciência. Cada um só pode dar daquilo que possui; trata-se, evidentemente, de uma outra visão, um olhar desprovido de qualquer preocupação com a transcendência. Já para nós, católicos, este é nosso "outono santo", o tempo mais sublime e mais sagrado, que nos foi dado para celebrar a Páscoa definitiva que Deus preparou e consumou, em nosso amado Cristo, Jesus, para toda a humanidade.

    Trata-se de preparação para a Páscoa e a Festa da Páscoa! Esperamos para celebrar Jesus que vence a morte e nos dá a prova definitiva de que Deus não desiste de nós. Com a vitória sobre a morte, fruto do pecado, temos garantida a mesma Vitória, se ouvirmos a santa Palavra e nos mantivermos no Caminho e na Comunhão.

    A Semana Santa é assim, um período maravilhoso, de graça indescritível e bênçãos de valor espiritual inestimável. Sete dias de profundíssimo recolhimento, oração, meditação, contemplação. Primeiro, jejum, abstinência e penitência; depois, uma indizível e santa alegria!

    Mergulhamos fundo no Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Não transformemos, por piedade, não transformemos essas celebrações tão sagradas e tão cheias de inefáveis significados em toscas encenações teatrais dos episódios bíblicos, que no mais das vezes, apesar da boa vontade dos grupos de jovens, acabam por se converter em bizarras comédias! Se o fizermos, estaremos nos expondo ao risco de olhar a Maravilha infinita da nossa Fé como mero acontecimento histórico, distante e sem nenhuma ligação com o aqui-agora das nossas vidas. É aqui, é hoje que acontece a nossa salvação!



    Celebremos, então, a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo com fervor, com piedade, com o sincero desejo de renovação da fé, com pura ânsia de transformar o meio em que estamos inseridos. Deixemos que dentro de nós, em nossos lares, em nossas comunidades, em nossa Igreja, este tão falado Jesus ressuscite e seja Presença viva e transformadora dos corações, das estruturas, mentais, físicas, espirituais. Não somos seguidores do Livro pelo Livro, como não somos adoradores de um Deus morto. O Filho de Deus, que das Alturas veio ser Deus Conosco, continua conosco, dentro de nós e no meio de nós, ressuscitado, na história de nossa vida e na História da humanidade.

    Por tudo isso, insistimos, a Semana Santa não é mais um "feriadão". É infinitamente mais. É, sim o grande retiro espiritual do povo de Deus. Entramos com Jesus em Jerusalém, com nossos ramos, no domingo que passou; sentemo-nos com Ele na Ceia da Quinta-feira Santa para receber o preciosíssimo Dom da Eucaristia; contemplemos, na Sexta-feira de sua Paixão, Jesus manso e humilde de coração erguido entre o Céu e a Terra, consumando sua maior prova de Amor por nós; Vigiemos na noite do Sábado Santo, com a celebração da Luz e a recordação da História da Salvação. E na manhã luminosa do Domingo, o Dia do Senhor, com as mulheres e os Apóstolos, constatamos que o sepulcro santo está vazio e que o Senhor verdadeiramente ressuscitou, está vivo entre nós! É quando voltaremos a entoar o Aleluia!

Por Henrique Sebastião




COMPARTILHE EM SUAS REDES!

11 comentários:

  1. Que todos possam refletir bastante nessa Sexta-Feira Santa sobre a Morte de Nosso Senhor por nós pecadores, por sua infinita Misericórdia. E que tenhamos uma boa Páscoa, celebrando Sua gloriosa Ressureição! A paz de NSJC!

    ResponderExcluir
  2. Sexta-feira Santa é dia de recolhimento, penitência e oração. Pela penitência nos associamos ao sofrimento de Cristo na cruz pela nossa salvação.

    ResponderExcluir
  3. Alguém pode me explicar como funciona o jejum da semana santa? é verdade que não devemos comer carne segundas. quartas e sextas? Luis Carlos

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente aqui na rua onde moro o que predomina é a bebedeira, as músicas erotizadas super vulgares, os palavrões de todos os tipos! E quando eu e minha família vamos nos ritos da semana santa somos vistos praticamente como os " estranhos no ninho"!!! Mais louvado seja o nome de Nosso Senhor e salvador Jesus Cristo pois ele mesmo nos alertou sobre isso. Ótima Páscoa a todos.

    ResponderExcluir
  5. Excelente mensagem que nos chama a conversão. Que o bom Deus nos ilumine.

    ResponderExcluir
  6. O FIEL CATÓLICO é uma bênção nas nossas vidas.
    Por isso ajudo e divulgo.
    Abraço fraterno do Urbano Medeiros e família - MG

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!




    Ainda bem que nem todos entendem que esse feriado é motivo pra bebedeira churrasco. Na nossa comunidade nós franciscanos guardamos estes dias com muito respeito.

    Paz e bem.

    ResponderExcluir
  8. O mundo ta cheio de maldade, confesso que as vezes me esforço para entende o sacrifício de Jesus por essa humanidade. Preciso renovar minha fé.

    ResponderExcluir
  9. A paz de Cristo. Belo texto, muito bem escrito. É bom lembrar aos católicos que Semana Santa não é feriado comum, onde se pode viajar, beber, comer, esquecer das Santas Missas. Estes próximos três dias são importantíssimos para todos nós! Oremos! Salve Maria! Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  10. Boa e santa noite a todos! é preciso compreender uma realidade em nossas vidas : estamos no mundo, mas não pertencemos a ele. Por isso somos diferentes aos olhos do mundo.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir