Exemplos próprios para excitar os fiéis de todos os estados e condições a assistir todos os dias à Santa Missa (Excelências da Santa Missa – XVI)


Ler o primeiro capítulo

Por S. Leonardo de Porto-Maurício, da Ordem dos Frades Menores

S. Leonardo de
Porto-Maurício
AQUELES QUE NÃO têm gosto para assistir à Santa Missa invocam inúmeros pretextos para escusar sua tibieza. Podeis vê-los absolvidos por seus negócios, Cheios de solicitude e zelo pelo progresso de seus miseráveis interesses. Para isso toda fadiga é leve e não há dificuldade que os retenha. Ao contrário, para assistir à Santa Missa, que é o mais importante dos tesouros, ei-los cheios de frieza e preguiça, invocando centenas de escusas frívolas: seus inúmeros cuidados, sua saúde delicada, os embaraços da família, a falta de tempo, o excesso de ocupações. Em suma, se a Santa Madre Igreja não os obrigasse, sob pena de pecado, a assistir à Santa Missa ao menos aos domingos e dias santificados, sabe DEUS se visitariam jamais uma igreja ou dobrariam o joelho ante um Altar.

    Ó vergonha, ó profunda miséria de nossos tempos infelizes, que estamos longe do fervor dos primeiros cristãos, os quais, como já disse, assistiam todos os dias à Santa Missa e recebiam o Pão dos Anjos.

    No entanto não lhes faltavam afazeres, cuidados, ocupações. Mas a própria Santa Missa era para eles um auxílio para bem dirigir seus negócios e interesses espirituais e temporais. Mundo obcecado! Quando abrirás os olhos para reconhecer tão palpável ilusão? Vamos! Despertemos todos! E que nossa devoção preferida, a mais amada, seja assistir diariamente à Santa Missa e nela comungar, pelo menos espiritualmente.

    Para alcançar tão santo resultado, não sei de meio mais eficaz que o exemplo, pois é uma máxima indiscutível que todos "vivimus ab exemplo": isto é, que tudo que vemos feito por nossos semelhantes se nos torna acessível e fácil.

    Não poderás fazer, dizia a si próprio Santo Agostinho, o que fazem estes e aqueles? Tu non poteris qudo isti et istae? Apresentarei, portanto, alguns exemplos interessantes de pessoas diversas, e por este meio espero convencer a todos.

    ** Ler o capítulo seguinte


___
Fonte:
MAURÍCIO, Leonardo de Porto. As Excelências da Santa Missa, conforme a ed. romana de 1737 dedicada a S.S. o Papa Clemente XII, pp. 54-55.
www.ofielcatolico.com.br

3 comentários:

  1. A S.Missa é a fonte de todas as graças que necessitamos sejam espirituais que temporai. Tem um valor incalculavel..........

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Estou lendo aqui no site o livro: As excelências da santa missa, como faço para adquirir o livro físico?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Salve Maria! Boa Noite acabei de ler o conteúdo até agora exposto e, aproveito para fazer a mesma pergunta acima, como faço para adquirir o livro?
    Grata,
    CéliaMaria

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir