Ser ou não ser – Sim, sim; não, não

Vejo-te cavalheiro cristão (dizes que o és), beijando uma imagem, mascando entre dentes uma oração vocal, clamando contra os que atacam a Igreja de Deus, e até frequentando os santos Sacramentos. Mas não te vejo fazer um sacrifício, nem prescindir de certas conversas mundanas (podia, com razão, aplicar-lhes outro qualificativo), nem ser generoso com os inferiores. – Nem na Igreja de Cristo! – Nem suportar uma fraqueza do teu irmão, nem abater a tua soberba pelo bem comum, nem desfazer-te do teu forte invólucro de egoísmo, nem… tantas coisas mais! Vejo-te… Não te vejo. E dizes que és um cavalheiro cristão? – Que pobre conceito fazes de Cristo!"
São Josemaría Escrivá de Balaguer(‘Caminho’, pt. 683)


CERTO HOMEM estava indeciso sobre tornar-se ou não cristão. Um dia, sonhou e viu-se equilibrado em cima de um muro. Ao seu lado direito havia um anjo, e, ao seu lado esquerdo, um demônio. O homem queria saltar para o lado do anjo, luminoso e belo, de quem emanava uma aura de amor profundo. Sabia, porém, que se o fizesse precisaria abrir mão de uma série de pequenos prazeres, de certos vícios aos quais estava muito apegado. Olhava então, pensativo, para o lado do demônio, sabendo que se optasse pelo seu lado poderia continuar desfrutando de todos os seus “pecados de estimação”. Entendia, porém, que saltar para esse lado significava por em risco sua alma.

O anjo, vendo a hesitação do homem, instava e lhe pedia a todo instante: “Vem para este lado, o lado de Nosso Senhor, da Santíssima Virgem, dos santos e anjos de Deus! Ganharás a felicidade eterna! Vem, as alegrias do mundo são passageiras, não valem a pena! Vem! Vem!”, e não parava de insistir. Já o demônio se mantinha calado, apenas rondava, ostentando uma expressão satisfeita; – intrigado, o homem lhe perguntou: “Por que não me convidas também a decidir pelo teu lado, como o anjo”? Para a sua surpresa, o demônio respondeu: “Porque já estás do meu lado! O muro é meu.”...

____
Editorial da revista "O Fiel Católico" nº10
www.ofielcatolico.com.br

2 comentários:

  1. Simples e objetivo. Que o teu sim seja sim, e o teu não seja não.

    ResponderExcluir
  2. A mais pura verdade muitas vezes estamos em cima dos muros da vida e não vemos boa reflexão

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir