O uso do incenso na Igreja Católica


RECEBEMOS DA LEITORA Raíssa de Alcântara a seguinte mensagem:

(...)Estou noiva de uma pessoa que cresceu em meio as tradições evangélicas e tem sido difícil fazê-lo entender as tradições católicas. Apesar de sempre irmos à missa e participarmos de grupos na igreja, ainda assim ele se encontra com muitas dúvidas. E pelo blog consigo mostrá-lo, com base na Bíblia que é o que mais pesa pra ele, e tenho conseguido fazer com que ele entenda muitas coisas. E graças a Deus já consegui até que ele se interessasse em fazer catequese para entender melhor e posteriormente receber os sacramentos. (...) Minha dúvida é com relação a Santa Missa. Qual é o significado do incenso na celebração? Aqui na minha paróquia eles utilizam, mas ainda não sei o porque e o que representa. Desde já agradeço muito por tudo. E peço a Deus que continue iluminando seus dons e que muitos possam partilhar desse conhecimento e despertar o discernimento.

Caríssima Raíssa, em primeiro lugar, muito obrigado pelas palavras de incentivo. Sentimo-nos um pouco realizados em Cristo quando sabemos que o nosso trabalho é útil para pessoas como você e para o seu noivo, que está agora interessado em aprender sobre o verdadeiro catolicismo. Deus os abençoe abundantemente!

Como você bem deve saber, essa questão do incenso é uma entre muitas outras semelhantes. Muitos dos líderes das novas e novíssimas seitas neopentecostais, ditas "evangélicas", para a nossa tristeza são pródigos em elaborar todo tipo de barreira contra a primeira e única Igreja instituída diretamente por Nosso Senhor Jesus Cristo. Qualquer detalhe é pretexto para atacar os católicos, e nada escapa às suas construções caluniosas.

Além das famigeradas questões das imagens, do culto aos santos e uma série de outras que já esclarecemos por aqui (veja nesta lista as repostas para essas e outras acusações protestantes/'evangélicas'), novos questionamentos não param de surgir a todo instante. Um desses está relacionado ao uso do incenso, que na boca de alguns teria algo a ver com "paganismo", "idolatria" ou coisa que o valha. Deixando de lado as malucas teorias da conspiração, ou, ainda melhor, lançando-as no lixo, que é o seu devido lugar, procuraremos esclarecer o verdadeiro significado do incenso na liturgia católica, sua origem e finalidades.

Creio que boa parte de nós saiba que o incenso usado na Celebração Eucarística é composto de grãos, de cor amarelo-acastanhada, e que é feito de resinas aromáticas. Nem todos saberão que, normalmente, esta resina provém de árvores da família das bosuélias (boswellias), originárias do Oriente.

O celebrante coloca-se em pé, dois coroinhas ou acólitos se aproximam; um traz o turíbulo, onde estão as brasas e o outro traz a naveta, onde está o incenso. Normalmente, o celebrante deposita três colheres de incenso sobre as brasas. Em seguida, toma o turíbulo com a mão esquerda e com a mão direita faz o movimento de incensação. Mas, qual é o simbolismo do incenso?

A incensação, desde a mais longínqua antiguidade, exprime reverência e oblação, adoração e honra, como ficou registrado nas Sagradas Escrituras:

Suba minha prece como incenso em vossa Presença, minhas mãos erguidas como oferta vespertina.
(Sl 140,2)
Outro anjo veio postar-se junto ao Altar, com um turíbulo de ouro. Deram-lhe uma grande quantidade de incenso para que o oferecesse com as orações de todos os Santos, sobre o Altar de ouro que está diante do Trono.
(Ap 8,3)
Escolhi-os entre todas as tribos de Israel para serem meus sacerdotes, subirem ao meu Altar, queimarem o incenso e se vestirem diante de Mim.
(lSm 2,28)

Para quem aceitou e assumiu como princípio a ideia equivocada de que o cristão só pode aceitar aquilo que esteja escrito literalmente na sagrada Bíblia, aí acima está a tão solicitada "prova bíblica" de que o incenso sempre foi usado no culto a Deus. Mas há ainda muito mais. O Livro do Êxodo descreve o uso do Incenso no Antigo Testamento e como entrava na composição dos perfumes usados no culto, segundo a orientação divina:

O SENHOR disse a Moisés: 'Escolhe ingredientes, bálsamo, unha aromática, gálbano, diversos ingredientes e incenso puro em partes iguais. Farás com esta mistura um perfume composto segundo a arte de perfumista; misturado, será coisa pura e santa. Reduzi-lo-ás a um pó fino e colocá-lo-ás diante do testemunho na tenda da reunião, onde Me encontrarei contigo. Este perfume será para vós uma coisa santíssima. Não fareis para vosso uso outro perfume com a mesma composição. Considerá-lo-ás coisa sagrada, reservada ao SENHOR. Quem dela fizer uma imitação para aspirar o aroma, será excluído do seu povo.
(Ex 3,34-38)


Nas descrições bíblicas, vemos como desde sempre a Liturgia sagrada
fez uso do incenso: nesta ilustração do 'Santo dos santos', vemos o
candelabro de ouro, a altar com pães e o incenso, – elementos
ainda hoje presentes na liturgia católica

O uso do incenso é apresentado também nos Livros dos Provérbios e do Cântico dos Cânticos:

O perfume e o incenso alegram o coração.
(Pr 27,9)

Que é isto que sobe do deserto como uma coluna de fumo, como aroma de mirra e de incenso?
(Ct3,6)

Antes que refresque o dia e desapareçam as sombras, irei ao monte da mirra e ao outeiro do incenso.
(Ct 4,6)

É necessário lembrar e deixar claro que o uso do incenso na liturgia da Igreja Católica nada tem a ver com os "defumadores" usados nos cultos ditos afro-brasileiros, e nem com as varetas usadas nas religiões asiáticas e orientais no geral. Para nós, católicos, o uso do incenso é o mesmíssimo que os antigos sacerdotes em Jerusalém faziam diante da tenda da antiga Aliança, no lugar chamado Santo dos santos, onde se encontrava o altar do incenso. Também a primeira página da história da Nova Aliança foi escrita enquanto Zacarias – pai de São João Batista – oferece sacrifício de incenso no Santuário do Templo (Lc 1,9).

Interessa notar que o uso litúrgico do incenso é compartilhado com as igrejas ortodoxas e também com algumas comunidades protestantes históricas. É uma riqueza litúrgica, no início das Missas solenes, quando se rodeia o Altar onde se oferecerá o Sacrifício incruento, – renovação do Sacrifício no Calvário, do Corpo e Sangue do Cordeiro de Deus, – incensando-o. É glorificação e honra ao Rei e Senhor, pois o Altar da igreja representa Cristo.

Já no Ato Penitencial o incenso se destina a purificar, limpar, expiar os pecados.

No Evangelho que vai ser lido o incenso é respeito e veneração ao Livro Sagrado, outra homenagem ao Cristo que nos fala.

Note-se que a incensação, em nossas celebrações, é feita também aos ministros e à assembleia, como um gesto de reverência, porque formam um só Corpo com Cristo. 

Quando se incensa as oferendas do pão e do vinho, o Altar, o celebrante e outros sacerdotes presentes e/ou o povo de Deus, meditamos dentro de nós: "Eleve-se Senhor, minha oração como este incenso à vossa presença,e desça sobre nós a Vossa Misericórdia".

Quando no momento da consagração se incensa o Corpo e Sangue do Senhor, elevados para adoração dos fiéis, recordamos a Epifania:

Ao entrar na casa viram o Menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o homenagearam. Em seguida, abriram seus cofres e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra.
(Mt 2,11)

Não haveria, aliás, melhor maneira de encerrar este artigo do que lembrando que o incenso estava justamente entre os primeiros presentes que Nosso Senhor recebeu ao nascer. Vemos no Evangelho como esse mesmo material, que segundo alguns "pastores" seria "símbolo de paganismo" foi dado ao pequenino Jesus – e exatamente aquele por meio do qual a Sagrada Escritura identifica esse Menino como Deus.

** Assine a revista O FIEL CATÓLICO e tenha acesso a muito mais!

____
Fonte:
• Cap. 'Incensação' do Secretariado Nacional de Liturgia, disp. em:
http://www.liturgia.pt/documentos/incenso.php
Acesso 10/9/015
• ALDAZÁBAL, Jose. Gestos e símbolos, vol. I, São Paulo: Loyola, 2005, pp. 77-84

www.ofielcatolico.com.br

18 comentários:

  1. Henrique, poderia ter colocado também a incensação das imagens, porque alguns protestantes dirão que é a prova cabal de que nós católicos somos idolatrar por incensar as imagens sagradas, quando o incenso só deve ser oferecido a DEUS. Mas tem que ser lembrado que além das imagens sagradas, tando o ministro do culto quanto a assembleia também são incensados, como bem explicasse na matéria e assim também são incensados as imagens sagradas, não por conter nelas algo de divino, mas em sina de honra, respeito e reverência não a imagem em si, mas a quem as imagens representam. Isto acredito, que também deva ser esclarecido.

    Sidnei

    ResponderExcluir
  2. “O queimar incenso ou a incensação exprime reverência e oração, como vem significado na Sagrada Escritura.

    “Que minha oração suba até Vós como a fumaça do incenso, que minhas mãos estendidas para Vós, sejam como a oferenda da tarde.”(cf. Salmo 140, 2)
    “Adiantou-se outro anjo, e pôs-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro nas mãos. Foram-lhe dados muitos perfumes, para que os oferecesse com as orações de todos os santos no altar de ouro, que está diante do trono.” (cf. Apocalipse 8,3).

    Antes e depois da incensação, faz-se uma inclinação profunda para a pessoa ou coisa incensada, exceto ao altar e às ofertas para o sacrifício da Missa.
    Incensam-se com três ductos (impulsos horizontal) do turíbulo:


    o Santíssimo Sacramento, as relíquias da santa Cruz e as imagens do Senhor expostas ao público, as ofertas para o sacrifício da Missa, a cruz do altar, o Evangeliário, o círio pascal, o sacerdote, o povo e só no início da celebração, se incensa o altar.

    Pode usar-se o incenso em qualquer forma de celebração da Missa:

    a) durante a procissão de entrada;
    b) no princípio da Missa, para incensar a cruz e o altar;
    c) na procissão e proclamação do Evangelho;
    d) depois de colocados o pão e o cálice sobre o altar, para incensar as ofertas, a cruz, o altar, o sacerdote e o povo;
    e) à ostensão da hóstia e do cálice, depois da consagração.

    Quando o sacerdote incensa as pessoas, está afirmando assim que o Espírito Santo habita em todos os fiéis que são portadores da imagem divina. Em resposta, a tradição indica que o fiel deve inclinar sua cabeça e traçar sobre si mesmo o sinal da cruz.

    Fonte: http://altorosario.blogspot.com.br/2013/01/significado-do-incenso-na-igreja.html

    ResponderExcluir
  3. Raíssa, não somente ao seu noivo como à você e outras pessoas interessadas em conhecer a "Verdadeira Igreja de Cristo" e todo o sentido da religião Católica, indico os livros:
    "O Banquete do Cordeiro" de Scott Hahn, Editora Cleófas;
    "Razões para Crer" do mesmo autor e editora.
    O autor é ex-protestante, estudioso da Sagrada Escritura (Antigo e Novo Testamento), especialista em Apocalipse. Converteu-se a fé Católica em 1986, e foi nomeado pelo Papa Bento XVI, professor da cadeira de Teologia e Proclamação Litúrgica no Seminário de São Vicente.
    A credibilidade do autor e sua obra está em primeiro lugar em ser ele um estudioso, que se aprofundou em suas pesquisas conjuntamente com outros estudiosos, procurando fechar várias arestas que se apresentavam sem contudo lograrem êxito, até que decidiu estudar(conhecer) as religiões. A sua conversão se deu através de um conhecimento sólido e incontestável e não por influência ou tradição; Em segundo lugar, por ser cristão protestante jamais se despojaria de tudo que acreditara em toda sua vida se não tivesse uma certeza plena, convicção inabalável do novo rumo que estava dando à sua vida.
    Espero que você aproveite ao máximo essas obras que lhe indiquei. Para mim são preciosidades.
    Em tempo: Leia primeiro "O Banquete do Cordeiro"

    ResponderExcluir
  4. Valiosa explicação . prezo muito a ritualística de Nossa Igreja
    Agora tudo ficou mais claro e enriquecedor. Obrigado...

    ResponderExcluir
  5. Sou católico, mas não concordo com os comentários impróprios feitos às outras religiões não católicas. Acho que deveria apenas cuidar de responder à pergunta formulada e não discorrer sobre uma questão que nem ao menos foi comentado.
    Inclusive a indagante justificou plenamente as razões de sua pergunta e os motivos que a levaram a solicitar os esclarecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo anônimo, a resposta que eu formulava para a sua questão me levou a uma reflexão que terminou por se tornar um artigo, que você pode ler acessando o link abaixo:

      Ser cristão num mundo 'politicamente correto'

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. Jesus e o caminho a verdade e a vida.jo 8,32 conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

      Excluir
    3. Amei, saiba visitando um museu, a moça explicava para os turistas : "O Incenso era pra tirar o mau cheiro da época do povo de Deus que frequentava Igreja..."

      Excluir
  6. Porque na cruz tem a imagem de jesus ?
    Se um cidadão fosse crucificado nos dias de hj acho que ninguém gostaria de ficar vendo a imagem dele crucificado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      O momento da crucificação de Jesus, é o momento da vitória de todo cristão! Jesus, naquele instante, pregou junto com ele todo pecado, todo mal e nos deu a salvação.
      Nossa vitória vem da Cruz!

      A Paz do Senhor esteja sempre com todos.

      Excluir
  7. Juro... Salvei este link para consultar a essa rica matéria, e ricos comentários acerca de tantas outras questões que tanto me geravam dúvidas. Fiquem com Deus! Ah, tenho uma fanpage dedicada à Mamãe de Deus: Minha Mãe Aparecida (fb/mamaeaparecida).

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se aqueles incensos , em forma da varetas podem ser usados em casa,pois li que Deus disse que não seja feito outro perfume igual a esse, se for feito que a pessoa seja excluída do seu povo, acho que foi mais ou menos isso , pelo menos entendi assim. Gosto muito do cheiro desses incensos de varinha principalmente do alecrim será que é errado queimar em casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima Margareth, as prescrições bíblicas referentes ao incenso estão diretamente relacionadas ao contexto do Antigo Testamento, e referem-se ao uso cultual antes de Cristo.

      Assim como no caso da carne oferecida aos ídolos, que podia ser consumida pelos cristãos (1Cor 8), as tais varetinhas de incenso que conhecemos podem ser utilizadas com a simples finalidade de perfumar o ambiente, se não for escandalizar ninguém.

      Cabe dizer que, apesar de boa parte deles ser produzida na Índia hinduísta, hoje não são diretamente ligados à prática religiosa. Aliás, até na "loja oficial" de Aparecida se produz o "incenso de Nossa Senhora", em varetinhas:

      http://www.lojasantuarionacional.com.br/incenso-nossa-senhora-aparecida/p

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. Se me derem a licença, eu acho que se deve ter cuidado com qual incenso se utiliza. Muitos desses incensos são temáticos, ou seja, vem com uma intenção direcionada, que nem sempre é muito elevada. Nos meus estudos de ocultismo, li que o incenso faz realmente uma conecção com outros planos de existência e essa conecção será de acordo com a qual nossa intenção. Eu acho que o incenso mais adequado são os utilizados pela igreja, aliás, tenho um potinho de Olibanum que eu adoro. Eu o uso de vez em quando, já está comigo há uns 6 anos e ainda falta um tanto pra acabar. aliás, assim como a vela, li que sempre se deve utilizar o incenso com alguma intenção e que essa seja uma boa intenção. Finalizando, o incenso da igreja pode ser comprado em sites de produtos litúrgicos.

      Excluir
  9. Eu sempre incenso a minha casa com mirra e olíbano. Peço a Deus e Jesus, que abençoe a minha casa e minha família durante incenso.
    Não é caro, faz milagres.

    ResponderExcluir
  10. É lícito usar incensos em nosso altar doméstico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu utilizo, comprei um incensário em uma loja de distribuição de incenso catolico a "Milagros". Quando compro o incenso peco ao padre para abençoar e nas minhas oracora sempre acendo em frente meu oratorio.

      Excluir
  11. Estou começando a frequentar o site , e percebo claramente o grande conhecimento em matéria de religião católica do Sr. Sebastião. Realmente uma autoridade que, infelizmente não é comum em nossas homilias. Parabéns!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir