Congresso em colégio... católico?


UM INDIGNADO LEITOR nosso – e justamente indignado, digamo-lo claramente – cujo nome não estamos autorizados a divulgar, enviou-nos uma sugestão de pauta que a fundo se parece mais com uma denúncia e ao mesmo tempo um desabafo diante de um grande absurdo. Reproduzimos a seguir a íntegra da mensagem deste ex-aluno marista:

Escrevo com verdadeira inconformidade para relatar que um congresso educacional de uma importante congregação religiosa, com diversos colégios (supostamente católicos) no Brasil e mundo  –, a dos Irmãos Maristas –, terá como palestrantes senão um, mas três dos principais expoentes da dita 'teologia da libertação', inúmeras vezes condenada pelo Magistério da Igreja.
Segue abaixo o link da página do referido congresso, com a lista dos seus palestrantes já confirmados:


Contemplem o rol dos palestrantes e julguem os nossos leitores o mérito da questão. Pede ainda o leitor a todos os irmãos católicos, leitores nossos, que não fiquem calados diante de tal afronta à Fé da Igreja. "Como uma congregação católica pode dar voz a pessoas que propagam heresias que tanto mal fizeram à nossa Igreja?", pergunta ao final da sua mensagem.

De nossa parte, em nome de nossa Associação, já enviamos ao Instituto dos Irmãos Maristas a nossa carta de repúdio e indignação. Na própria página do evento, na coluna logo à esquerda há o botão "Fale conosco", que pode ser utilizado para este propósito. Possivelmente seria mais importante ou traria melhor resultato enviar uma carta em papel à diretoria do Instituto, para a sua sede: Rua Irmão José Otao, 11 – Independência, Porto Alegre - RS, CEP.: 90035-060.

Veja também:

** Dom Antônio Rossi Keller, o momento da Igreja e a 'teologia da libertação'

*** Dom Henrique Soares da Costa e a 'teologia da libertação'

**** Padre Paulo Ricardo fala sobre a 'teologia da libertação' e sua influência na Igreja
www.ofielcatolico.com.br

15 comentários:

  1. Enviei meu comentário na página deles.

    ResponderExcluir
  2. Não tem jeito, no Brasil a Teologia da Libertação tem ampla aceitação nos meios católicos... infelizmente. Eu estudei em uma escola católica onde a TL deitava e rolava... uma pena!!!

    ResponderExcluir
  3. Já enviei meu comentário, com muita indignação.

    ResponderExcluir
  4. PERFIL DOS INTEGRANTES GOLPISTAS DA MAFIA COMUNISTA - INCLUINDO-SE COMUNISTAS PRELADOS, IDEM SACERDOTES DA TL E SIMPATIZANTES DE SUAS IDEIAS MATERIAL-ATEÍSTAS!
    O esquerdista (e apoiador) é um doente mental que precisa de ajuda e não quer; um sujeito miserável que necessita da piedade humana, mas toda atenção com ele é pouca, por ser além de mau elemento, um estelionatario perigoso!
    Sendo comunista, tornou-se um ser desprezível, infame, torpe, perverso e cruel, apesar de insuficientes para definirem seu verdadeiro perfil, além de ser muito traiçoeiro e depravado!
    É um sociopata camuflado, um psicótico social que imagina ser um deus, centro do mundo e tudo o mais para o servir: é um egocentrista absoluto!
    Na sua desvairada imaginação, esse patife acha que é capaz de solucionar todos os problemas da humanidade e do mundo, mas na verdade só interessa resolver os seus próprios!
    É um inveterado golpista, fraudador, cobiçador e invejoso dos bens alheios e tenciona tomá-los à força, por sentir ódio doentio e permanente pelas pessoas de sucesso, notadamente as realizadas financeira e economicamente que não queiram se submeter a eles!
    O sucesso alheio corrói suas entranhas de forma permanente ao se sentir um fracassado em todos os sentidos e, para se justificar, busca sempre outros culpados pelas crises que cria em seus governos!
    Assim, por ser notadamente ave-de-rapina e incompetente, compensa-se pela tomada dos bens alheios satisfazendo seu ego!
    Para os desequilibrados mentais comunistas em geral, a culpa é sempre dos outros, nunca deles, sendo cínicos e extremamente descarados, portanto, uns sujeitos inescrupulosos, hipócritas, sarcásticos e oportunistas de plantão!
    Sendo vadios e por detestarem trabalhar, colocam-se na condição de defensores do bem-estar da sociedade e de grupos marginalizados, mas na verdade fazem deles massas-de-manobra para atenderem os interesses deles e do partido, embora sem revelarem as suas péssimas intenções, evidentemente!
    São os "bons samaritanos" e entram na vida das pessoas simples e pobres com seus discursos cativantes de os defender dos exploradores, mas eles são super os mega exploradores, pois depois escravizará seus aliados, além de serem material-ateístas!
    Devido a sua psicopatia de sentirem deusinhos, retiram o Senhor Deus e se colocam eles com o Estado comunista no Seu lugar para "distribuirem" a justiça, a felicidade e o bem-estar social e a "igualdade(da miseria) entre todos" - DE MENOS ELES QUE JAMAIS ENTRARÃO NESSA GELADA!
    O super burguês e capitalista Fidel Castro (e anexos a ele) reside num resort particular!
    Esses patifes "tencionam" solucionar todos os problemas do mundo, destruindo todos os valores cristãos e construirem um mundo novo, segundo suas concepções paranóicas da doutrina obsoleta do satanista Marx!
    As únicas paixões desses esquizofrênicos são por si mesmos, embora finjam estar preocupados com os outros, mas não passam de um egoístas ocupados apenas em se manterem no poder e serem os ESQUERDAS-CAVIAR!
    "OS COMUNISTAS, SOCIALISTAS E NIILISTAS SÃO UMA PESTE MORTAL QUE COMO A SERPENTE SE INTRODUZEM POE ENTRE AS ARTICULAÇÕES MAIS ÍNTIMAS DOS MEMBROS DA SOCIEDADE HUMANA, E A COLOCA NUM PERIGO EXTREMO". Leão XIII, QAM.
    XÔ PESTES COMUNISTAS TL-BOFF/PT!

    ResponderExcluir
  5. Alienação comunista infernal.

    ResponderExcluir
  6. Até mesmo uma monja budista foi convidada. Enviei meu repúdioa eles. Não sei se responderão. No texto, incluí que "o que uma monja budista poderá trazer à Igreja, que Cristo não possa dar-lhe?" Também acrescentei que, por estas e outras, isto impede-me de me tornar católico. É uma contradição trazer uma inimiga da fé católica num congresso da Fé Católica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em toda a longa história da Igreja, meu caro Robson Lima, os católicos nunca precisaram se explicar tanto, nem dar tantas satisfações – tanto aos católicos quanto aos não católicos.

      Nem mesmo em períodos controversos, como por exemplo o das inquisições, a coisa era tão complicada, porque mesmo nesses momentos difíceis não havia esta esquizofrenia que vemos hoje; a Igreja sempre teve muito clara a sua identidade e missão, e embora o joio desde sempre tenha tentado se misturar ao trigo, nunca se admitiram os hereges e menos ainda as suas heresias. O grande mal dos nossos tempos é que se coloca a defesa do respeito humano antes da defesa da própria Verdade, da ortodoxia da Fé, da preservação da Sã Doutrina que Nosso Senhor nos confiou.

      Vivemos tempos malucos, em que leigos ensinam e admoestam aos padres e até aos bispos (por isso o nome de nossa associação). Agora é muito comum você esclarecer algo sobre a doutrina da Igreja para alguém, hoje, e amanhã esse alguém ir à Missa e lá encontrar um padre ensinando algo totalmente diferente! E como é que ele pode fazer isso? Como é que o bispo o permite? E o próprio Papa? Como é que eu explico essa confusão toda para uma pessoa que vem de outra religião, ou que não tem religião nenhuma, e procura entender o catolicismo, para talvez se converter?

      Bem, maravilhosamente, esta é uma das grandes provas da autenticidade da Igreja. Apesar de todas as traições e infidelidades dos seus filhos, do clero, dos teólogos e até de muitos papas, ela permanece como rocha inabalável da fé cristã, pois o Inferno nunca prevalecerá sobre ela, conforme garantido pelo próprio Cristo. Se buscarmos nas fontes seguras, nos dogmas e nos documentos oficiais, veremos que não há na "Esposa do Cordeiro" mancha alguma, nem mácula e nem ensinamento algum que contrarie o Evangelho; mesmo com toda a dificuldade, não há absolutamente nada ali que se possa dizer errado ou falho.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. Caríssimos.
      Obrigado pela resposta tão clara e doce de se ler. Isto me emociona e me incentivaem minha pesquisa.
      Leiam abaixo o que escrevi a eles do Congresso Marista:

      e: Fale conosco - Congresso Marista
      Enviada em: segunda-feira, 29 de agosto de 2016 16:53
      Para: Fale conosco - Congresso Marista
      Assunto: "Repúdio!"

      De: Robson Alves de Lima
      Assunto: Repúdio!

      Corpo da mensagem:
      Como posso dar valor a uma congregação dita católica que tem como palestrante uma mulher que traz doutrinas contrárias à esta mesma Igreja? O que a dita monja pode trazer que Cristo, na Igreja, não nos possa dar?

      Refiro-me abaixo a:
      MONJA COEN ROSHI

      Missionária oficial da tradição religiosa Zen Budista conhecida como Soto Shu, com sede no Japão. Teve sua formação inicial em Los Angeles, na Califórnia e completou o mestrado no Mosteiro Feminino de Nagoya, Japão. Organiza e orienta grupos de discípulos no Brasil, bem como no Uruguai e na Suíça. Já ordenou mais de 30 monges e monjas e cerca de 300 pessoas leigas. É professora, jornalista e Presidente do Conselho Religioso da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil e da Associação Budista do Rio Grande do Sul, Via Zen e Vila Zen. Tem feito palestras por todo o país e publicou vários livros.

      Desculpe, não sou católico, mas, por esta e outras, eu não tenho desejo de me tornar católico. Confusão! Esta é a palavra do dia. Sinto muito, mas os Maristas deram, como se diz, um tiro no pé.

      Vejam a resposta que recebi:

      Congresso Marista
      09:13 (Há 8 horas)

      para mim
      Prezado,
      Bom dia!
      O 5º Congresso Internacional Marista de Educação é a favor da pluralidade e do diálogo inter-religioso e os dois são princípios importantes para todos nós que queremos um mundo melhor baseado no respeito e na tolerância. A presença da Monja Cohen nos ajudar a pensar os caminhos que precisamos construir, uma vez que o diálogo é uma dimensão fundamental para prática educativa e o Congresso deseja ser um exemplo daquilo que propomos para nossas escolas. Reafirmamos que o Instituto Marista tem como pilares o amor ao trabalho, espírito de família, presença, simplicidade, solidariedade, espiritualidade, interculturalidade e valorizar o diálogo inter-religioso e a pluralidade é um dos objetivos do 5º Congresso Internacional Marista de Educação.

      Att.,
      Comunicação

      Dias de trevas onde a importância da doutrina católica não foi sequer levada em conta. Educados foram, mas, se alguma coisa vale a "Dominus Iesu", parece-me que isto não vale para estes que organizaram este congresso.
      Esqueceram-se eles que budistas levaram à morte S. Paulo Miki, no Japão? Que estes mesmos aderentes desta religião atéia rechaçaram as mais variadas formas de Cristianismo, e levaram à morte centenas de pessoas por levarem sobre si a Bandeira do Crucificado e Ressurreto Senhor?
      Sinceramente, amigos, a resposta deles não me convenceu...
      Mas a de vocês pelo menos me fez ler e sentir que vale a pena ler mais de e sobre vocês.
      Um abraço. Peçam a Deus em meu favor. Obrigado.

      Excluir
  7. Boa noite

    A paz de Cristo e o amor de Maria

    Ainda sou um pouco leigo no assunto, li todos os links e ainda não ficou bem claro pra mim a teologia da libertação

    Alguém poderia me explicar de uma forma mais fácil fazendo um grande favor

    Abraços!!!

    Emerson

    ResponderExcluir
  8. Segue a resposta Marista que recebi no meu e-mail:
    "Bom dia! O 5º Congresso Internacional Marista de Educação é a favor da pluralidade e do diálogo inter-religioso. O palestrante Leonardo Boff abordará um tema de muita relevância ‘’Educação, cuidado e ecologia’’, inserido na programação que busca despertar diálogos. A temática está de acordo com os valores de respeito, inclusão e diversidade. O Instituto Marista tem como pilares o amor ao trabalho, espírito de família, presença, simplicidade, solidariedade, espiritualidade, interculturalidade. Valorizar o diálogo inter-religioso e a pluralidade é um dos objetivos do 5º Congresso Internacional Marista de Educação e são princípios importantes para todos nós que queremos um mundo melhor baseado no respeito e na tolerância."

    Infelizmente pessoas que deveriam apontar a direção correta (dentro da igreja) são motivo de confusão para nossas crianças e adolescentes. Creio que tenha muita gente honesta no nosso meio, falo baseado no Colégio M. De Uberlandia, que por sinal conheço os donos e são pessoas de confiança e seguem o magistério da igreja, porém, alguns não se importam com nosso catecismo e com essa pouca maturidade só pensam no retorno financeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Luciane, pela atitude de ter se manifestado. Essa é a resposta padrão típica dos adeptos da famigerada e herética TL. Uma resposta camuflada, "politicamente correta" e que de fato não responde nada.

      Ainda assim, é importante que mostremos que estamos aqui, que não nos conformamos com estes absurdos e que exigimos respeito.

      Ainda ontem, por meio de uma campanha movida pelo nosso apostolado e outros irmãos, conseguimos derrubar no Facebook o logotipo do evento denominado "Vaca Amarela", que trazia uma imagem de Nossa Senhora com chifres e pintada como se fosse uma vaca. Após uma enxurrada de denúncias, a imagem foi retirada. É assim que devemos agir, se quisermos respeito. Não adianta contar com o bom senso dos inimigos da Igreja, porque isso eles realmente não tem.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. Teologia da Libertação: ainda não compreendi o que é. Há algum post de vocês no qual explica esse assunto?
      Obrigada

      Excluir
    3. A Santa Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo passa por um verdadeiro "calvário"... Rezemos pela sua purificação e tenhamos a certeza que as portas do inferno não prevalecerão sobre ela (promessa de Cristo = VERDADE )

      Fico triste em ler essa resposta de email Luciane, são verdadeiros adeptos à TL (UMA VERDADEIRA TRAIÇÃO A CRISTO E AO SANTO EVANGELHO)...

      Estou "cansado" de ver e ouvir esses discursos "politicamente corretos" enquanto a Santa Igreja se afunda por DETURPAREM a Verdade imutável, deixando os fiéis cada vez mais cegos...

      humildemente, dou uma pequena contribuição como um pobre leigo nesses tempos tão tenebrosos em que vivemos:

      Se você católico, de qualquer lugar do Brasil, tem a Graça de ter em sua Paróquia um bom Padre, preocupado com a salvação das almas, sem medo de anunciar as verdades da Fé, que tenha exemplo de vida santa e piedosa, adote-o como confessor e diretor espiritual e seja obediente até a morte. Caso contrário, se você perceber que o seu Padre leva uma má vida, não é santo nem piedoso, NÃO FALE MAL DELE PRA NINGUÉM, APENAS REZE MUITO POR ELE, Deus pai afirma a Santa Catarina de Sena no livro o diálogo, que independente da vida que leva um padre, é um ungido de Cristo, e não devemos falar mal de nenhum ministro ordenado, o fato do padre levar uma má vida, NÃO diminui o pecado do leigo que fala mal dele, isso DESAGRADA muito a Deus.

      colocando na prática: E qual a solução se eu não posso seguir os conselhos desse suposto mal padre que se encontra na minha paróquia?

      1 - Peça a Graça a Deus do conhecimento das Verdades da Fé, se Consagre a Jesus por Maria pelo método de São Luiz... renuncie as suas vontades e deixe ser guiado pela Virgem Maria, nossa Terna, Bondosa, Amorosa... Mãezinha do Céu!

      2- Tenha vida de oração e frequente os Sacramentos com a devida disposição e sempre que possível.

      3 - Procure praticar as obras de caridades "espirituais" e "corporais" (não ficar apenas fechado no aprendizado da Doutrina) precisamos Viver o Evangelho, além da observância aos Mandamentos.

      4 - Estude a Sã Doutrina Católica (sem erros nem ambiguidades)

      5 - Leia livros dos Santos Padres de antigamente, são os únicos 100% seguros para o bem da nossa alma.

      6 - RENUNCIE AO MUNDO E AOS SEUS PRAZERES ILUSÓRIOS...(apego desordenado a bens materiais ou a qualquer coisa passageira... TUDO ISSO É PASSAGEIRO E OBRA DO MALIGNO).

      Escrevo esse pequeno comentário, após rezar o Santo Terço, na esperança de ajudar uma só alma que seja, a seguir a Cristo com amor, para a Honra e Glória de Deus, e em obediência a Nossa Senhora, que usa esse miserável pecador, cheio de falhas e fraquezas, para transmitir uma pequena ajuda aos mais necessitados. Rezem por mim, preciso muito!

      Salve Maria Imaculada!

      A Paz de Cristo!

      André

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Peço encarecidamente que continuem a rezar em meu favor. Deus sabe o quanta turbação me traz ler notícias como estas da parte dos Maristas...

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir