O impressionante crescimento da Igreja Católica no mundo

Céticos continuam anunciando o 'fim próximo da Igreja' – sem perceber que os números dobraram desde 1970... e continuam aumentando



EM MUITAS PARTES do mundo –, já não é de hoje –, parece cada vez mais difícil para o católico sentir-se otimista sobre o futuro da Igreja. Há alguns anos, a Sociedade Americana de Física ouviu uma notícia alarmante que previa quais populações do mundo se tornariam oficialmente sem religião até o ano 2100, e no topo da lista estavam antigos bastiões da fé católica, como a Áustria e a Irlanda. Sim, a Irlanda! 

Por décadas temos assistido, perplexos, a tantas histórias escabrosas e terríveis escândalos envolvendo os filhos da Igreja –, e por tanto tempo viemos sendo submetidos a tantos maus tratos por tantos dos nossos próprios pastores –, que podemos, sim, sofrer a tentação de duvidar do futuro. Por quanto tempo poderá a Barca de Pedro continuar navegando, incólume, em meio a tantas, tão grandes e tão traiçoeiras ondas? Poderemos realmente continuar sobrevivendo neste ritmo e neste cenário hostil?

Diante de tais circunstâncias é muito estranho perceber, logo em seguida,  que esta mesma Igreja – que é, de longe, a maior instituição religiosa do nosso planeta, e a mais durável – na mais pura realidade dos fatos, desfruta de um enorme crescimento global; mais do que isso, cresce numa escala sem precedentes. Para que se tenha uma ideia, em 1950, a população católica do mundo era de 437 milhões, número que cresceu para 650 milhões em 1970 e avançou para cerca de 1,2 bilhões atuais[1]. Dito de outra forma, os números católicos duplicaram desde 1970, e a mudança ocorreu exatamente durante as grandes controvérsias e penosas crises recentes no seio da Igreja, após os debates seguintes ao Vaticano II e toda a ascensão do marxismo cultural e do secularismo no mundo.

Essa taxa de crescimento não mostra sinal de diminuir, pelo contrário. Para 2050, uma estimativa conservadora sugere que deverá haver um mínimo de 1,6 bilhão de católicos no mundo. Falamos sobre crescimento global, e este elemento "global" exige ênfase. A verdade é que a Igreja, em muitos sentidos, inventou a globalização, e isso ajuda muito a explicar o porquê de seus números estarem crescendo tanto. Ao longo da História houve muitas potências chamadas "impérios mundiais", mas que na realidade foram confinadas a regiões específicas, principalmente à Eurásia. Somente a partir do século 16 é que os impérios espanhol e português verdadeiramente passaram a se expandir a ponto de abranger grandes partes do globo terrestre. A verdadeira globalização, porém, começou em 1578, quando a Igreja Católica estabeleceu sua diocese em Manila, nas Filipinas – como sufragânea Sé da Cidade do México, do outro lado do imenso Oceano Pacífico.

Os referidos impérios, uma vez poderosos, há muito se extinguiram, e apenas a sua herança religiosa permanece nas populações católicas prósperas do Brasil, do México e das Filipinas, que hoje constituem os três maiores centros populacionais da Igreja. A população total do México cresceu de 50 milhões, em 1970, para 121 milhões atuais; logo, é claro que existem muitos mais católicos no país, hoje, do que eu qualquer outro momento. As Filipinas, por sua vez, hoje reivindicam 80 milhões de católicos, número que deverá aumentar para mais de 100 milhões em 2050. No ano passado, houve mais batismos católicos nesse país do que na França, Espanha, Itália e Polônia juntos.

Os céticos certamente argumentarão que o crescimento da Igreja é apenas reflexo e resultado secundário do crescimento das populações. Certamente a demografia desempenha o seu papel neste cenário; sozinha, porém, de maneira nenhuma explica o incrível avanço dos números. A prova mais clara disso é encontrada na África. Em 1900, a África tinha algo em torno de 10 milhões de cristãos de todas as denominações, o que constituía cerca de 10 por cento de sua população. Hoje, há meio bilhão de cristãos africanos, que representam metade da população continental, e esse número deve ser superior a um bilhão até a década de 2040(!). Este crescimento fenomenal – que é, aliás, de longe a maior mudança quantitativa que já ocorreu em qualquer religião, em qualquer lugar, na História do mundo – em parte se deve ao resultado do crescimento geral da população do continente (em 1900 havia três europeus para cada africano; em 2050 essa proporção deverá se inverter, e haverá três africanos para cada europeu), mas essa expansão é também, claramente, o resultado de conversões em massa. Durante o século 20, cerca de 40 por cento das pessoas da África mudou, da sua submissão assustada às velhas crenças primitivas, para o cristianismo.

Embora, no caso africano, estejamos falando do total das populações que confessam o Nome de Jesus Cristo, os católicos representam parte bastante significativa destes números impressionantes. Em 1900, toda a África tinha apenas 2 milhões de católicos, mas esse número cresceu para 130 milhões até o final do século, e hoje se aproxima dos 200 milhões(!). Se as tendências atuais continuarem, como mostram todos os sinais, para a década de 2040 haverá cerca de 460 milhões de católicos africanos. Incrivelmente, esse número seria maior do que a população total mundial de católicos em 1950.

Precisamos dizer, entretanto, que existem problemas com os números que estamos apresentando. Citamos números oficiais da Igreja, mas essas contagens são realmente falhas. Se olharmos para os dados do Survey Evidence of Religious Belief, encontraremos uma grande disparidade entre o número das estimativas mostradas e os totais relatados pelas autoridades da Igreja. Os sacerdotes locais, que andam muito ocupados batizando pessoas, mantém registros evidentemente confiáveis (com dados precisos como nomes, datas de nascimento e endereços) os quais apontam uma diferença de 20% para mais no já inacreditável número de católicos africanos(!).


A aparência dos nossos pastores vêm mudando nas últimas décadas

Essa realidade, que a primeira vista pode surpreender a muitos, não é exclusiva do continente africano. Desde 1980, o número total de católicos da Ásia cresceu 115%, e 56% nas Américas[3].

Além de tudo, nas últimas décadas, muitos milhões de migrantes do Sul do planeta têm viajado para o Norte, e uma parcela realmente grande desta população é formada por católicos. Vemos fortes evidências disso nas igrejas britânicas (saiba mais), especialmente em antigos locais de peregrinação, que vinham sendo esquecidos e estão agora sendo redescobertos naquele país, mas padrões similares podem ser encontrados em toda a Europa. As paróquias históricas – na Irlanda e França, por exemplo – agora vêm sendo agraciadas por padres da Nigéria ou do Vietnã(!). Globalização? Com todos os seus prós e contras, vem sendo positiva para a Igreja dos nossos tempos.

Quando consideramos as estatísticas apresentadas neste artigo, qualquer sugestão de que a Igreja Católica esteja "morrendo" –, ou mesmo estagnada –, torna-se tão completamente equivocada que chega a ser cômica. Estranhamente, porém, esta não é a primeira vez que observadores externos consideraram perspectivas sombrias para o futuro da Igreja. Já na década de 1890, Mark Twain sabiamente observou: "Neste mundo, temos visto o poder da Igreja 'morrendo'... há muitos séculos".

_____
Notas:
1. Dados do The Catholic Herald
2. Idem
3. Ibidem
____
Fonte:
JENKINS, Philip. 'Catholicism’s incredible growth story', publicado em 8/9/016, disp. em:
catholicherald.co.uk/issues/september-9th-2016/catholicisms-incredible-growth-story
Acesso 15/9/016
www.ofielcatolico.com.br

20 comentários:

  1. A paz do Senhor Jesus esteja sempre com todos!

    ResponderExcluir
  2. Tenho muito orgulho de catolico tenho 56 anos de idade quantas graças ja recebi na minha vida uma das maiores delas foi no ano de 1987 Deus me libertou do alcolosmo com a ajuda da minha querida Mãe do céu NS Aparecida Amem Louvado seja NS JESUS CRIStO

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus, é uma ótima notícia. E com Papa Francisco, também temos a volta de católicos à Igreja, que estavam sem praticar.

    ResponderExcluir
  4. Sou de família judaica e depois de tantas lutas interiores me converti ao CATOLICISMO !!! Sou muito feliz. Tudo por meio de NOSSA SENHORA AUXILIADORA DOS CRISTÃOS! Este "O Fiel Católico" é uma bênção nas nossas vidas. Abraço a todos,
    URBANO MEDEIROS E FAMÍLIA
    (MAESTRO EM MG)

    ResponderExcluir
  5. Caro Urbano, seja bem vindo a Nossa Santa Igreja Católica Apostólica Romana, a única fundada por Cristo. Amém, Helena

    ResponderExcluir
  6. O cristão que busca a verdade e conhecimento, consegue conhecer a igreja católica. O maior problema (aqui no Brasil), eu acho, é que o povo vai em busca de falsas promessas e se acomodam com as palavras de um pastor sem nem se questionar se o q o pastor falou é verdade ou não. Sou católico e agradeço a responsabilidade com q os assuntos aqui postados, são tratados.

    ResponderExcluir
  7. Que a Igreja possa continuar sempre crescendo numericamente, mas principalmente com qualidade, que é o mais importante!

    ResponderExcluir
  8. É realmente consolador saber desse crescimento. Mais ainda: é na "periferia" do mundo que a fé ortodoxa tem sido melhor preservada das modas destes tempos. África e Ásia, mais uma vez, salvarão a Igreja de tantas heresias e descasos de alguns pastores.

    Eu torço (e devia rezar mais) para que isso aconteça no Brasil. Percebo que muitos padres mais novos (da 2 ou 3ª geração pós Vaticano II) NÃO SÃO adeptos da Teologia da Libertação. Quem sabe não surgirão daí mais bispos que zelam pela liturgia em suas dioceses, e finalmente cortem as asas dos corruptos das PUCs, PJs e outros órgãos da Igreja?

    Vamos rezar. É teste da nossa fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade vamos rezar pelos padres gente eles precisam muito de oração precisa muito de Deus nós como fiéis tem que rezar por eles pela mudança deles e nossa também

      Excluir
  9. Fui criada em meio "católico". Entre aspas porque são católicos muito liberais pro meu gosto. E minha mãe, então. É tão católica que queria me obrigar a usar roupas curtas e justas, a ir pra festas, mas eu sou introvertida. Fiquei tão revoltada que virei descrente e nem fui mais à Igreja. Só que anos depois tive contato com conteúdos católicos bem conservadores e me identifiquei. Vi que na verdade nunca vivi num ambiente verdadeiramente católico e quero voltar à Igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte!!!

      As portas da Santa Igreja e os braços de Jesus estão sempre abertos para receber a todos!!!

      A paz do Nosso Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
    2. Como voltar? Devo fazer confissão? Tô perdida.

      Excluir
    3. Já ouvi isso por tantas vezes, as vezes parece ser tão dificil se tornar católico não é mesmo ?
      Em um mundo onde tudo e todos são contra. Em mundo onde os Verdadeiros valores católicos são cada vez mais obsoletos.
      Não que eles ainda não estejam vivos, porém a grande maioria das pessoas que se dizem católicos não o vivem. As vezes não sabem nem mesmo por que são católicos.
      Mas o que nos anima, o que nos da força na caminhada é conhecer trabalhos como o deste querido Apostolado, e saber como aproveita-lo catequizando a juventude, os adultos que de lonje ja não se lembram mais do que é a Tradição da Igreja.
      A Igreja precisa de pessoas assim, que não se conformem com a situação atual, que não se deixem levar pelo que na visão de muitos seja o certo, gente de opnião, gente questionadora.

      Excluir
    4. volte anônima, procure um Sacerdote e faça uma Confissão geral (de toda sua vida) "humilde" e "sincera" que Deus a espera na sua Infinita Bondade e Misericórdia. pra ajudar:

      http://santidade.net/folhetos.htm

      clicar no link azul "exame de consciência para adultos"

      Salve Maria Imaculada!

      A Paz de Cristo!

      André

      Excluir
    5. Seja bem vinda querida irmã! Tu és a menina dos olhos de Deus! A paz de Jesus!

      Excluir
  10. ANÔNIMA,

    Se vc já foi batizada na Igreja, basta se confessar. Antes faça um bom exame de consciência (na internet tem vários).

    Se precisar de ajuda, mande email para mim: jmarcos1003@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Confesso que fiquei feliz ao ler esse artigo, principalmente depois que a VEJA dessa semana fez uma reportagem sobre a largada dos candidatos evangélicos e "previu" que até o ano 2040 o Brasil vai se tornar um país majoritariamente evangélico. Mas enfim, Deus está além das estatísticas, e Ele pode tudo, vamos rezar para que Ele dê fim a essa sangria desatada.

    ResponderExcluir
  12. A Igreja católica é a única Religião. Todas as outras são criações de homens. HB

    ResponderExcluir
  13. na coreia do sul os católicos já são o grupo religioso que mais cresce em algumas décadas mais de 30 porcento do sul coreanos vão ser católicos fiquei sabendo disso por um colega meu que estuda la

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir