A família cresce

COM MUITA ALEGRIA em Nosso Senhor, a Fraternidade Laical São Próspero vem apresentar aos leitores de "O Fiel Católico" o seu mais novo e ilustre colaborador, o Prof. Dr. Rudy Albino Assunção, que entre outras coisas é um dos maiores especialistas em Ratzinger do nosso país e de língua portuguesa. Publicamos a seguir o texto de apresentação de autoria do próprio.



Eu, descendente de portugueses e italianos, no Batismo recebi um nome alemão, inglês, sei lá − Rudy − talvez porque o Senhor queria me lembrar desde o início que aqui não temos cidade permanente e que estamos neste mundo como “paroquianos”, como estrangeiros e peregrinos (cf. Hb 13, 14). Não é à toa que a Providência me tirou de Santa Catarina, onde nasci, e me trouxe para o Ceará. Troquei a polenta e a minestra pelo baião de dois. 

Sou (bem) casado com Renata S. de Assunção e pai de dois meninos espertos e vivazes, Bento José e Lucas. Minha inclinação mais natural sempre foi para a docência: gosto de ensinar, pois é isso que me move a aprender. Hoje leciono no Centro Universitário Católica de Quixadá, no qual sou também Coordenador do Núcleo de Fé, Razão e Cultura.

Rudy Assunção ao lado do
homem que mudou sua vida
Fiz Bacharelado em Filosofia, Mestrado e Doutorado em Sociologia, mas minha relação com a Teologia há muito deixou de ser um flerte, pois é uma paixão que já virou casamento. Há quase duas décadas descobri o pensamento de um teólogo alemão que mudou minha vida: Joseph Ratzinger, depois Bento XVI. Também ele professor, ensinou-me a lição mais preciosa: o cristianismo não é uma ideia, mas o Encontro com uma Pessoa, Jesus Cristo (cf. Deus Caritas est, n. 1). Hoje, depois de minha família, Bento XVI é a minha companhia diária, como foi particularmente nos últimos quatro anos, período no qual escrevi minha tese doutoral sobre a relação entre a Igreja e modernidade de acordo com a visão dele.

Assim, frequento sua obra como quem vai à casa de um amigo. Estudar o seu pensamento tornou-se um “chamado”, ao qual eu respondo com alegria. E minha contribuição para a revista (e o site 'O Fiel Católico') é uma forma de ser fiel a ele. Na verdade, a Ele.

________
* Bacharel em Filosofia (2005) pelo Centro Universitário de Brusque, Mestre (2010) e Doutor (2016) em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua tese, aprofundou o tema “O ‘espírito da modernidade’ na visão de Joseph Ratzinger-Bento XVI”. Realizou seu estágio de doutorado sandwich na Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha), sob a supervisão de Pablo Blanco Sarto, especialista de língua espanhola com ampla bibliografia sobre a teologia ratzingeriana. Sobre Bento XVI apresentou o artigo “Joseph Ratzinger e o primado da verdade na política: um confronto com Hannah Arendt” no II Simpósio Internacional sobre Joseph Ratzinger na PUC-RJ (novembro de 2012) depois reproduzido em Lumen Veritatis, São Paulo, v. 6, n. 24, 2013, p. 89-110 e, igualmente, na obra da Fundação Vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI, “O que faz que o homem seja homem. Memórias do segundo Congresso Internacional da Fundação Vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI”, São Paulo, Instituto Lumen Sapientiae, 2013, p. 67-88. Organizou e apresentou todos os textos e entrevistas do então Cardeal Ratzinger na edição brasileira da revista italiana "30 Giorni nella Chiesa e nel mondo", publicados com o título "Ser cristão na era neopagã", em três volumes, pela Editora Ecclesiae, 2014, 2015, 2016.

Produção bibliográfica: Autor do livro "O Sacrifício da Palavra, a liturgia da Missa segundo Bento XVI", Campinas: Ecclesiae. Organizador e autor, com Gilcemar Hohemberger, da obra coletiva "O Primado do Amor e da Verdade, o patrimônio espiritual de Joseph Ratzinger-Bento XVI", São Paulo: Fons Sapientiae, 2017. Tradutor de "Bento XVI: um mapa de suas ideias", São Paulo: Molokai, 2016, de Pablo Blanco, e "Contra o Cristianismo: a ONU e a União Europeia como nova ideologia", Campinas, Ecclesiae, 2013, de Eugenia Rocella e Lucetta Scaraffia.
www.ofielcatolico.com.br

6 comentários:

  1. MARAVILHOSO !!! FICAMOS MUITO TOCADOS COM ESTE ARTIGO.
    OSCULUM PACIS

    URBANO MEDEIROS - MINAS GERAIS

    ResponderExcluir
  2. Que boa notícia, Henrique!!!

    Seria possível disponibilizar, via internet, a tese de doutorado do sr. Rudy, assim como dos artigos sobre Bento XVI citados?

    Sabe se o Rudy conhece ou tem contato com o Joathas Bello?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wagner, falei com o prof. Rudy, ele me disse que pretende lançar a tese (ampliada) em formato de livro, mas que avisará quando for publicada e, claro, nós a postaremos por aqui também. Estou lhe enviando o contato dele por e-mail, ele tem muito material inédito sobre Ratzinger.

      Abraço fraterno

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  3. Henrique, boa noite.
    Se possível e permitido for, poderias me enviar o contato de e-mail do professor Rudy?
    Grato desde já! Deus os abençoe e a este apostolado maravilhoso.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir