Imagens na Igreja, outra vez

O LEITOR JOSÉ Tiago S. da Silva enviou-nos o seguinte comentário:
“A matéria sobre imagens na igreja está bem escrita, mas infelizmente não tem nenhuma base bíblica. Gostaria que me dissessem onde é que na Bíblia está escrito que devemos adorar imagem. Pelo contrário, isso é abominação e sempre foi. Obrigado.”


Nossa resposta – De fato o artigo publicado em nossa primeira edição não abordou a questão bíblica, que para os seguidores da sola scriptura (doutrina segundo a qual somente o que está escrito na Bíblia é que vale como base da fé), é o que mais importa. Para complementar a nossa abordagem sobre uma questão que motiva tanta polêmica, fizemos questão de publicar a pergunta, claro, com a devida resposta. E lá vamos nós, combater o bom combate:

Bem, todos concordam que a melhor maneira de demonstrar que a proibição bíblica às imagens não se refere e nem se aplica às imagens cristãs-católicas, é também a mais fácil: consultar a própria Bíblia. Pois é lá que encontramos a origem do uso de imagens no culto cristão. - Não para adoração, evidente, mas como objeto de veneração. - As escrituras não só defendem o uso das imagens, como também o ordena! Não? Vejamos...

Os "pastores evangélicos" que atacam o catolicismo enfatizando o trechos da Bíblia que proíbem as imagens de ídolos, como o do livro do Êxodo (20, 4-5), sempre ignoram completamente os fatos narrados a seguir, no mesmo livro, quando o próprio Deus ordena, em detalhes, a confecção da Arca da Aliança, o objeto sagrado por meio do qual o SENHOR se manifestaria ao povo:

"Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.(...). Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas um para o outro. E porás o propiciatório em cima da Arca (...). E ali virei a ti; e de cima do propiciatório, do meio dos querubins falarei contigo a respeito de todas as ordens aos filhos de Israel." (Êxodo 25,19-22)

E um pouco mais adiante diz:

"Então Moisés chamou Bezaleel e Aoliabe, e a todo homem hábil em cujo coração Deus tinha posto sabedoria, todo aquele cujo coração o moveu a se chegar à obra para fazê-la; e fizeram dois querubins de ouro; de ouro batido nas duas extremidades do propiciatório..." (Êxodo 36,2; 37,7-9)

Ora, bastaria a leitura desses dois trechos para se derrubar completamente a teoria de que Deus condena o uso de qualquer tipo de imagem no culto: se Deus mesmo ordena que façam imagens de anjos sobre a sua Arca, para do meio delas se manifestar, como poderia Ele condená-las? Se cremos na Bíblia, não podemos observar uma parte e ignorar as outras, mas sim analisá-la por inteiro, com discernimento e bom senso, e tudo dentro do seu devido contexto. É claro que as imagens condenadas são as imagens dos falsos deuses, e não toda e qualquer imagem, ao contrário; a Bíblia, já no Antigo Testamento, defende o uso das imagens no culto; e não só no livro do Êxodo. Há muitas afirmações em diversos outros livros. Outro exemplo:

"O povo veio a Moisés e disse: ‘Pecamos, pois temos falado contra o Senhor e contra ti. Pede por nós ao Senhor’. Moisés, pois, orou pelo povo. Então disse o Senhor a Moisés: ‘Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e todo que olhar para ela viverá’. (Números 21,7-9)

Mais uma vez, é Deus mesmo que ordena que se faça uma imagem, e para uso cultual. Através desta imagem, Deus opera a cura no povo! Alguém que estude a Bíblia seriamente poderia dizer que ela condena o uso de toda e qualquer imagem?

Mas a que parte das Escrituras deveríamos recorrer, especificamente, para descobrir se nos tempos bíblicos havia imagens no culto a Deus? Não seria ótimo se as Escrituras nos dissessem como era o interior do Templo de Deus, construído segundo a Vontade do Senhor? Pois ela o descreve, e com todos os detalhes! A questão toda fica muito simples de entender. Vejamos o que diz a Palavra de Deus (atenção às partes destacadas em vermelho):

"No ano 480 depois da saída dos filhos de Israel do Egito, Salomão, no 4° ano do seu reinado, empreendeu a construção do Templo do Senhor. (...) Fez no Santuário dois querubins de madeira de oliveira, com 10 côvados de altura. (...) Revestiu de ouro os querubins. Mandou esculpir em relevo, em todas as paredes da casa ao redor, no santuário como no Templo, querubins, palmas e flores abertas. Nos dois batentes de oliveira mandou esculpir querubins, palmas e flores desabrochadas, e cobriu-as de ouro."
"Para a porta do Templo fez vigas de oliveira, bem como batentes de cipreste. E Mandou esculpir neles querubins, palmas e flores desabrochadas, e os cobriu de ouro, ajustados às esculturas. (...) "Assim fez as colunas; e havia duas fileiras de romãs em redor sobre uma rede, para cobrir os capitéis que estavam sobre o alto das colunas. (...) Nos capitéis sobre o alto das colunas, no pórtico, figuravam lírios: eram de quatro côvados. Sobre as colunas, em cima do bojo, junto à rede, havia duzentas romãs, em fileiras, sobre um e outro capitel. Fez também o mar de fundição redondo (...)."
"Por baixo da borda em redor havia botões que o cingiam, dez em cada côvado (...). E firmava-se sobre doze bois, três dos quais olhavam o norte, três o ocidente, três o sul e três o oriente (...). Sua espessura era três polegadas, e a borda era em forma de lírio. Fez também duas bases de bronze: eram formadas de painéis e enquadradas de molduras. Nos painéis enquadrados haviam leões, bois e querubins, assim como nas travessas igualmente. Por cima e por baixo dos leões e dos bois pendiam grinaldas. (...) Nas placas dos esteios e painéis, assim como no espaço livre entre elas, esculpiu querubins, leões, palmas e grinaldas circulares. Deste modo fez as dez bases: todas com a mesma fundição, a mesma medida e os mesmos entalhes. (...) Todos estes objetos que Hirão fez para o rei Salomão, para a casa do Senhor, eram de bronze polido." (I Reis 7,13-51)

Querubins, anjos, flores, romãs, frutas, lírios, palmas, e até bois e leões! Havia muito mais imagens no Templo de Jerusalém do que em qualquer igreja católica de hoje! E a Bíblia diz que o Templo foi construído segundo a Vontade de Deus:

"Salomão edificará a minha casa e os meus átrios, porque o escolhi para ser meu filho, e eu lhe serei Pai." (I Crônicas 28,6)

Em I e II Crônicas há mais menções ao uso de imagens no culto a Deus, em I Crônicas 28,16-19 e II Crônicas 3,5-7/10-14, novamente citando querubins revestidos de ouro. Outra descrição é feita pelo profeta Ezequiel, um dos que mais condenou a idolatria no seu tempo. Ele menciona a presença das imagens como coisa perfeitamente normal:

"Em todas as paredes em redor, por dentro e por fora, tudo por medida: havia querubins e palmeiras de entalhe; e havia uma palmeira entre querubim e querubim; e cada querubim tinha duas faces: uma face de homem olhava para a palmeira de um lado, e uma face de leão novo para a palmeira do outro lado; assim era pela casa toda em redor. Desde o chão até acima da entrada estavam entalhados querubins e palmeiras, como também pela parede do Templo. As ombreiras das portas do templo eram quadradas; diante do Santuário havia coisa semelhante." (Ezequiel 41,17-21)

Interessante notar a descrição de um tipo diferente de querubim, com duas faces, uma de homem e outra de leão. O que diria um de nossos irmãos "evangélicos" entrando no Santuário de Deus, diante de tantas imagens entalhadas, bordadas, fundidas e esculpidas? “Idolatria”? Se o fizesse, estaria chamando o próprio Deus de idólatra!

Acima de toda e qualquer teoria ou especulação humana, vemos que idolatria é uma coisa completamente diferente do uso que a Igreja Católica faz das imagens: nós honramos nossos símbolos do Sagrado. Os querubins eram símbolos sagrados. A serpente de bronze era um símbolo do Sagrado, até começar a ser adorada: aí teve que ser destruída. Aí vemos claramente que o problema não está na imagem em si, e sim no uso que se faz dela. Assim com os leões e bois do Templo, que também eram símbolos do sagrado. "Idolatrar" seria adorar uma estátua como se fosse um deus. Nós, católicos, não somos tão ignorantes, para confundir Deus com uma estátua.

E para encerrar a nossa consulta bíblica, sugerimos Hebreus 9,5-8: nessa passagem, o autor divinamente inspirado menciona os querubins de ouro e o cajado de Arão, guardado no interior da Arca da Aliança. Observe-se que este trecho realmente derruba de uma só vez duas alegações muito usadas contra os católicos por protestantes: mostra que o uso das imagens no culto religioso, assim como o antigo costume de se preservar relíquias nas igrejas (objetos dos santos, preservados em sua memória), nunca foram sinônimos de “idolatria”. Essa tradição também já vêm desde os tempos de Moisés. Novamente, a própria Bíblia nos justifica.

Esperando ter respondido bem ao leitor Tiago, nos despedimos na esperança de que este nosso pequeno estudo possa ter lançado luz sobre tão gasto assunto. A Paz de Cristo a todos, e continuem nos enviando suas dúvidas e questionamentos, que serão sempre muito bem-vindos.
ofielcatolico.blogspot.com

21 comentários:

  1. adorei as explicações,vou continuar lendo,estou cansado de ser taxado e julgado pelos protestantes,e espero de todo meu coração que todos os católicos não se cansem e aprendam e discutam a palavra de DEUS.Não ficar como leigos na frente de quem não sabem de nada,que dizem versos gravados e impostos,tenham um bom dia.Alex Duarte

    ResponderExcluir
  2. Que Deus ilumine sempre a vida de vocês Apostolado Fiel Católico, com explicações tão maravilhosas vai renovando a fé de nós Católicos!!! Muito Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Explicação exelente!! Cada dia mais vou aprendendo a esclarecer corretamente o uso de imagens em nossa igreja, para os protestantes que se dizem o dono da verdade! Paz e Bem a todos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelas respostas, NAO NOS DESANIMEMOS PERMANEÇAMOS FIRMES NA FÉ.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima Elizete,

      Em primeiríssimo lugar, antes de entrar em conversas deste tipo, peça para este seu irmão (que anda meio perdido, pelo visto) lhe mostrar um único versículo, – um único que seja, e pode ser no Novo ou no Antigo Testamento, – que diga que tudo aquilo que a Igreja faz deve estar escrito na Bíblia.

      Esse pensamento dele não é católico, e sim protestante. De fato, ele está aderindo, sem perceber, à doutrina protestante do "Sola Scriptura", que diz que a Bíblia, sozinha, é a única regra de fé e prática do cristão.

      Isso é tão falso que a própria Bíblia o desmente com toda a clareza. Leia, por exemplo, 1Timóteo 3,15; 2Pedro 1,20; João 5,39-40; 2Tessalonicenses 2,15 e 3,6; 2Coríntios 3,3.6.

      Nem tudo está na Bíblia. Por isso é que Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou a Igreja, que é o seu Corpo, para a nossa condução. Imagine o caos que seria se nossa única regra de fé fosse a Bíblia e cada um pudesse interpretá-la do seu jeito. De fato, não é preciso imaginar: esse caos já aconteceu, e podemos ver o resultado na confusão das milhares de "igrejas" ditas "evangélicas". Cada uma com a sua doutrina, cada uma pregando uma "verdade" diferente da outra.

      A Bíblia não menciona as imagens no Novo Testamento, mas a história da Igreja, sim. Desde o início, desenhos e esculturas eram feitos para auxiliar a compreensão daqueles que não sabiam ler.

      Consulte o nosso "Índice de respostas católicas para acusações protestantes e 'evangélicas'" e procure as postagens tratando dessa e de outras questões; basta usar o endereço abaixo:

      http://www.ofielcatolico.com.br/2000/01/indice-de-respostas-catolicas-para.html

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. Obrigada Henrique. Deus lhe abençoe! Paz de Cristo. Abençoado Natal.

      Excluir
  6. Olá,gostaria de fazer as seguintes perguntas:qual é o significado das flores pela igreja,os santos podem enviar um flor com um sinal ?Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, Vanessa, a primeira parte, sobre o significado das flores pela igreja para mim são três: uma é da ornamentação, pois quem não gosta de ornar um ambiente de maneira agradável, e uma destas maneiras ao meu ver, é ornamentar com flores, pois dão um aspecto alegre e festivo; outro é quando colocamos flores nos altares aos pés das imagens dos santos, o qual é uma forma de render homenagem aquele santo ou aquela santa cuja imagem está representada, assim como damos flores a uma pessoa querida por ocasião de uma festa de aniversário ou outro evento festivo que envolve uma pessoa ou um casal, em forma de homenagem, assim fazemos ao colocar flores diante das imagens dos Santos. E o terceiro significado é aquele que colocamos nos túmulos de nossos ente queridos e até desconhecidos nos cemitérios, aquelas flores podem ser consideradas também uma homenagem que fazemos a memória dos fieis defuntos, mas também serve de lembrete a algo que a Bíblia nos diz do próprio ser humano como nas passagens de Jó 14,1-2; Is 40,8; Tiago 1,10; 1º Pedro 1,24-25, o qual compara a vida dos ser humano nesta mundo como uma flor que hora é linda e viçosa, mas que de uma hora pela outra, murcha e morre, e assim é o ser humano que neste mundo esta cheio de vitalidade, mas com o passar do tempo, envelhece e por fim morre. Estes são para mim o significado das flores pela Igreja.

      Quanto a segunda parte de seu questionamento, se um santo pode enviar uma flor como um sinal?, esta não poderei responder pois não tenho conhecimentos tão a fundo de algum acontecimento de algum santo ou santa ter enviado do além alguma flor como um sinal, talvez os demais participantes deste blog poderão te responder quando a este assunto.

      Sidnei

      Excluir
    2. Muito obrigado Sidnei pela sua resposta.Bom eu fiz a segunda pergunta porque eu estava vendo uma novena de Santa Terezinha,e ela responderia a novena enviando uma rosa,e me questionei se os santos poderiam mesmo enviar algum sinal ''divino''.

      Excluir
  7. Olá,Meu nome é Elys Priscila,sou católica praticante desde o meu batismo e eu gostaria que vocês falassem sobre blasfemia contra jesus e nossa senhora e o Espírito santo.
    Eu vi,um video de santa francisca romana que ela fala sobre os tipos de demônios que atuam no mundo,Se você explicasse sobre isso. e sobre a morte segundo os santos dos que morrem com o pecado da blasfemia..A paz de Cristo e o amor de maria.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite gostaria de saber sobre a salvação somente será para os católicos pois Cristo disse que voltará para buscar a sua igreja penso eu que seja a católica não é ?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,
    Fui educada em igreja protestante, mas sempre vi lacunas não preenchidas.
    A pouco estou compreendendo a Igreja Católica como a unica e verdadeira Igreja de Cristo, lógico que ainda tenho muitas duvidas devido a anos de ensinamentos torpes, mas que tenho combatido de mim mesma.
    Percebo que a propria Biblia que antes eu "seguia com fervor" condena a existência de igrejas protestantes. Só o fato de saber que a rebelião é um pecado( 1 SM 15,23) e que todo o protestantismo parte da rebelião contra a Igreja Já descredita a existência da mesma.
    É difícil abrir mão do que se acreditava, deixar todo ensinamento até então tido como santo, correto, é uma grande transformação; dói muito perceber a que a ignorância de muitos limita a vida de outros, como foi meu caso na igreja protestante.
    Hoje sou feliz por ser católica. Perdi "amigos", meus vizinhos passam por mim e não me olham, esbarram em mim e não me cumprimentam... Passei pela humilhação de ir ao velório do meu sogro e cunhados não me cumprimentarem por eu não ser mais "uma irmã". Isso não é cristianismo, não é o que Jesus faria.
    Ainda não sei como lidar com toda essa situação, mas agora descobri que tenho uma Mãe que olha por mim do céu, e que não estou sozinha.
    Agradeço o empenho de escreverem artigos como estes, pois me ajudam muito a não ouvir os demais.
    Gratidão a vocês!
    Um grande abraço dessa mais nova (e orgulhosa!) Católica.

    ResponderExcluir
  10. bom não tenho uma formação teologica pra falar, mas, vou tentar mostrar como vejo a verdadeira religião que agrada a Deus, acredito eu que de uma certa forma bem resumida, Jesus deixou um principio como a principal base de seus ensinamentos, que eu nomearia como (UNIDADE) como a propria biblia nos ensina, que a igreja de cristo é exemplificada como um corpo onde a cabeça é Jesus, como existe só um Jesus, (uma só cabeça) é impossivel á luz da biblia que exsta dois corpos, assim só existe um só corpo, e naturalmente esse corpo tem que ter varios membros com funções diferentes, mas faz parte de um só corpo, não dois, ou irônicamente até mesmo mais de 20.000 corpos, (denominações) como entendem o mundo protestante, a biblia diz: se o pé disser pra mão voce não preciso de ti, onde estará aí o corpo? e assim são os protestante, eles criam divisões alegando os outros membros desse corpo (católicos) enquanto nós católicos chamamos os evangélicos de IRMÃOS SEPARADOS, eles criam bordões que dividem, EXEMPLO: os salvos, (no caso os católicos ainda não estão salvos) aceitou Jesus como seu salvador (que na verdade é uma alusão aos católicos que supostamente, buscam nos santos sua salvação), e varios outros bordões aparentemente inofencivos, mas que na verdade são titulos divisores espirituais. é uma pena, pois na verdade nós os concideramos como irmãos separados, não que nós não os aceitemos, mas porque um dia se rebelaram e sairam de casa, então é isso, não é a denominação que salva, mas os princípios basicos ensinados por Jesus, que eu resumiria como UNIDADE, tenho o direito de questionar, e exigir respostas se tivermos dúvidas, na verdade NÓS NÃO FAZEMOS PARTE DE UMA IGREJA, NÓS SOMOS A IGREJA DE DEUS. o que não agrada a Deus é quando eu não entendo algumas coisas, e me rebelo fazendo para mim outra igreja, que no meu entendimento, tem a verdade da biblia, mas eu não percebo que eu acabei de quebrar o principal sustentáculo da doutrina cristão, que é a unidade, pois o proprio Jesus orou a Deus para que os apostolos, e todos os que posteriormente iriam acreditar no evangelho, para que eles fossem um só como ELE E PAI são UM SÓ.

    ResponderExcluir
  11. SÓ COMPLETANDO O ESTUDO DA NOSSA IGREJA UNA E SANTA:
    Prostrar-se não significa adoração. A Bíblia está cheia de exemplos. Pena que nossos irmãozinhos não a lêem.

    Leia: Josué 7,6: "Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel". - Josué e os anciãos de Israel eram idólatras?
    1Rs 1,22-23: “O profeta Natã... veio perante o rei e se prostrou diante dele”. - O profeta era idólatra ?
    2Rs 2,14-15: “Eliseu atravessou o rio. Os irmãos profetas... vieram ao seu encontro e se prostraram por terra, diante dele”. - Os profetas estariam adorando Eliseu?
    E São Tomás de Aquino complementa com perfeição o raciocínio: “O culto da religião não se dirige às imagens em si como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é imagem.” (Suma Th.II-II,81,3,ad3. apud CIC §2132).
    Imagens que se encontram nas igrejas católicas não são "ídolos", isto é, não representam deuses estranhos (é a isso que o termo se refere). Segundo, a Igreja jamais ensinou a “adorar” essas imagens, mas sim que se tratam de representações artísticas, com função de homenagem à memória dos santos e anjos e do próprio Jesus Cristo.
    Para começar a entender a questão, é necessário antes entender o que é uma "imagem". Para cumprir o Mandamento bíblico "ao pé da letra", isto é, fora do seu contexto, e não usar imagem de modo algum, nós teríamos que derrubar todas as estátuas e monumentos das praças e museus; queimar as obras clássicas das galerias de arte; não poderíamos possuir qualquer objeto figurativo, nem algum livro com figuras ou deixar uma filha brincar de boneca; não se poderia fixar em parede algum cartaz; não assistir TV (imagens em movimento) nem ter um porta-retratos, nem nada parecido com isso! Em última análise, o registro e porte de documentos oficiais estaria proibido, pois exigem fotografia, que se trata de um tipo de imagem gravada em papel.
    O Mandamento

    Para que se possa observar, respeitar e/ou obedecer a qualquer proibição, regra ou preceito (seja ou não de cunho religioso), evidentemente é preciso entender a quê se refere. – Neste caso específico, não é difícil entender, acima de qualquer dúvida, que a proibição do Antigo Testamento da Bíblia se refere explicitamente à adoração e não ao simples uso cultual: "Não terás outros deuses diante de Mim..." – Claro que a proibição se refere às imagens dos deuses dos povos pagãos que rodeavam a terra de Israel naquela época, os quais tinham muitas vezes a forma de pássaros, répteis e outros animais terrestres, seres marinhos e outros (por isso a especificação 'nem do que há em cima no céu nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra'). A proibição se refere a um tipo específico de imagem (falsos deuses pagãos), para um uso específico (a adoração ao falso deus na imagem), e não a todo e qualquer tipo de imagem, em toda e qualquer situação. Para qualquer pesquisador que possua o mínimo de conhecimento a respeito do contexto histórico do Antigo Testamento isso é mais do que óbvio.

    Entendam, estudem e aprendam, caros protestantes que o falsário tradutor protestante, João Ferreira de Almeida, adulterou as já incompletas bíblias protestantes, colocando o termo “Imagens de Escultura” onde nos originais constam ÍDOLO, para fazer confusão.
    //
    Agora se examinarmos o texto original hebraico, notaremos que em ambas as citações do Êxodo e do Deteuronônio falam claramente que aquilo que os protestantes pregam sobre esse tema é maldosamente tradução adulterada criminosamente IMAGENS DE ESCULTURA”, Na verdade, deveria ser traduzido por ÍDOLOS, pois a palavra hebraica utilizada é “PESEL” que se traduz no grego por “ÊIDOLON” e em português por ÍDOLO.


    ResponderExcluir
  12. Eu li esse texto e outros nesse e em outros blogs sobre as imagens. Concluí que, diferente de como eu pensava antes, não há problema em tê-las e honrar as pessoas nelas representadas. Porém agora como está em alta o assunto dos 300 anos de Aparecida, acabo me deparando com séries especiais e não estou entendendo muito... Vocês falam que não acreditam que a imagem em si tenha algum poder, o que seria superstição e idolatria, conforme o 1° mandamento e o catecismo, mas eu tenho visto afirmações como ''a área onde a capela foi erguida foi uma sugestão de um dos padres da época - para eles, do local, a santa poderia abençoar toda a cidade.'' Então na prática há uma crença sim que da imagem emana algum poder de benção cura, o que é evidenciado pelas peregrinações em busca de milagres... Também não entendo, visto que defendem como ícones, o fato de algumas imagens chorarem, aparecerem 'misteriosamente', aparições de 'Maria' pedindo templo em honra a ela mesma... Eu meio suspeito se não é engano de satanás disfarçado de anjo de luz. CALMA, em nenhum momento quis fazer alguma provocação, temo a Deus e sou plenamente aberta ao diálogo, venho estudando as doutrinas católicas por curiosidade e me deparei com infinidades de coisas interessantes que não tinha pensado como protestante, retirei muitos espantalhos católicos que tinha, mas as questões postas acima são um entrave bem grande para mim... O que pensam disso? Quanto a esses ditos milagres e benção das imagens, o uso de imagens como proteção (padroeiros seja de nação, dos motoristas...), imagens que choram suam? E as ditas 'aparições'?
    Milena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima Milena, desculpe pela demora na resposta. São muitas as nossas obrigações, e ultimamente muitos assuntos urgentes sobre os quais temos entendido que devemos comentar.

      Sua resposta foi publicada em forma de postagem no endereço abaixo:

      http://www.ofielcatolico.com.br/2007/09/leitor-protestante-entende-que-nao-ha.html

      Sobre a questão específica das aparições e revelações, já publicamos diversos artigos por aqui (ficaria um texto muito grande se eu tentasse responder a todas as suas questões de uma só vez); sobre esse tema, veja, por favor, os endereços abaixo:

      http://www.ofielcatolico.com.br/2001/05/aparicoes-e-revelacoes-na-igreja.html

      http://www.ofielcatolico.com.br/search?q=Apari%C3%A7%C3%B5es+e+revela%C3%A7%C3%B5es&btnG=Pesquisar+neste+Site

      Por fim, continue buscando a Deus com verdade e certamente chegará a Ele. Confie em Deus, não em pastores e nem na sua interpretação particular das Escrituras. Eu mesmo já estive onde você parece estar agora: buscando a Verdade, com dúvidas que surgem e são naturais.

      Conte sempre com as nossas orações

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. Fiquei surpresa! Obrigada pela dedicação na resposta! Com certeza irei ler tudo com a devida atenção. Que Deus o abençoe e verdadeiramente o guie em todas as coisas que fizer!!!
      Com carinho em Cristo,
      Milena

      Excluir
    3. Sobre peregrinação

      Ver aqui:

      http://www.apologistascatolicos.com.br/index.php/patristica/controversias/748-as-sagradas-imagens-sao-idolatria-sao-joao-damasceno-adversus-calvino

      Subtítulo :
      OS OBJETOS SACROS

      Excluir
    4. se a graça de Deus sempre age milagrosamente através de objetos específicos, ou se todos os objetos sagrados são dignos de honra especial. Se isso puder ser respondido afirmativamente, então o argumento de Calvino seria refutado, porque não haveria nenhuma razão para que imagens sagradas específicas não devessem inspirar maior reverência do que outras. A Sagrada Escritura, de fato, apresenta uma série de objetos através dos quais Deus age poderosamente, ou defende particularmente da desonra e profanação.

      Os cajados de Arão e Moisés (Êxodo 7:10, 7:20, 8: 5, 08:16, 17: 9-11, Números 17: 8)

      A serpente de bronze (Números 21: 8-9)

      A Arca da Aliança (1 Samuel 5: 1-6, 2 Samuel 6: 6-7)

      O manto de Elias (2 Reis 2, 14)

      Os ossos de Eliseu (2 Reis 13, 21)

      Os vasos de ouro e prata do templo (Daniel 5, 2-30)

      A piscina de cura em Jerusalém (João 5, 2-4)

      As vestes do apóstolo Paulo (Atos 19, 11-12)

      Estas passagens, entre outros, deixam bem claro que ((Deus às vezes usa objetos particulares como canais de seu poder,)) enquanto outros objetos eram dignos de reverência especial na medida em que Deus trouxe a morte sobre aqueles que não respeitavam-os. As objeções de João Calvino

      Excluir
  13. Priscila, sua observação foi perfeita no último comentário. Aliás, vejo que o problema de muitos protestantes não é com as imagens em si, mas é porque as imagens são católicas.
    Vamos imaginar a seguinte situação: Um Rabi, mestre judeu, chega para um pastor e diz o seguinte: "Eu não acredito que Jesus Cristo seja o Salvador do mundo, aliás, acho isso uma blasfêmia. Entretanto, nós descobrimos aonde está a Arca da Aliança e gostaríamos que você a guardasse em sua igreja por alguns dias. Será que você pode fazer esse favor para nós?" Eu duvido que eles não aceitariam! Não só aceitariam, como convocariam multidões para vê-la. Isso é pura hipocrisia!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir