O impressionante caso da conversão de Afonso Ratisbonne


UM DOS dos fenômenos mais específicos da vida religiosa é o da conversão interior, espiritual, que para ser autêntica e sincera só pode acontecer pela Graça de Deus. É precisamente por causa disso que a conversão religiosa não pode ser explicada pelas ciências físicas. As tentativas de explicação baseadas somente em vias psicológicas, sem considerar o fator divino, jamais produziram algo convincente ou conclusivo.

** Conheça o belo e inexplicável testemunho de Afonso Ratisbonne
ofielcatolico.blogspot.com

O plano de vida espiritual


O PLANO de vida espiritual consiste, simplesmente, em programar e organizar as práticas da sua vida espiritual (oração, Comunhão, leituras, estudo...); de modo a garantir que sejam realizadas com ordem e constância. Neste artigo utilíssimo, o Pe. Francisco Faus esclarece, com uma linguagem simples e objetiva, como ter e manter uma vida espiritual viva e prática, respeitadas as singularidades de cada indivíduo, os pontos fortes e fracos de cada um, etc.

ofielcatolico.blogspot.com

Entendendo a Inquisição e as inquisições


Eis uma das citações favoritas daqueles que têm por hobby atacar a Igreja. Mas o que eles sabem realmente sobre a Inquisição?

QUE IMAGENS nos vêm à mente quando pensamos na palavra “Inquisição”? Confissões arrancadas sob tortura e pessoas inocentes sendo queimadas na fogueira. É comum ouvirmos gravíssimas acusações contra a Igreja toda vez que se toca nesse assunto. Muitos acham que a Igreja, se cometeu atrocidades no passado, não merece crédito hoje. E por puro desconhecimento da história, muitos católicos não sabem o que responder...
ofielcatolico.blogspot.com

5º Domingo do Tempo Comum, ano A, Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Mateus  (5,13-16)


TEMOS DIANTE de nós, neste quinto domingo do Tempo Comum, a mensagem de Jesus aos seus discípulos: “Vós sois o sal da terra (...) Vós sois a luz do mundo”. Não se trata de um discurso público, como o do sermão da Montanha, mas de um colóquio íntimo com os doze apóstolos...

** Ler o artigo na íntegra
ofielcatolico.blogspot.com

Virgindade perpétua de Maria, Mãe de Jesus

O QUE significa este dogma? Trata-se de uma "invenção" da Igreja, ou possui algum fundamento bíblico e histórico? Quem eram os irmãos de Jesus, citados na Bíblia?


** Ler o artigo completo
http://ofielcatolico.blogspot.com.br

A "corrente dos Arcanjos", a autêntica devoção aos Santos Anjos e a Coroa Angélica de S. Miguel Arcanjo


RECEBEMOS recentemente o pedido de orientação de um nosso leitor, - o qual não terá o seu nome divulgado, - querendo saber sobre a posição da Igreja quanto à adesão de católicos a uma tal "corrente dos Arcanjos", da qual consta a invocação a certos "anjos" que não são reconhecidos pela Igreja e não constam da Sagrada Escritura e nem da tradição cristã.

Acreditando que esse assunto (adesão de católicos a rituais, orações e práticas estranhas à doutrina cristã) seja do interesse de outros leitores, achamos por bem compartilhar nossas orientações. Que sejam úteis:

** Ler o artigo na íntegra
ofielcatolico.blogspot.com

Receba O Fiel Católico em seu e-mail