Patena de vidro do século IV é descoberta na Espanha


FOI RECENTEMENTE DESCOBERTA, na Espanha, uma patena do século IV. São 175 gramas de vidro com 2mm de espessura. Na peça, vê-se claramente a imagem de Cristo acompanhado por dois Apóstolos. – A patena é um objeto litúrgico no qual, na Celebração da Santa Missa, se depõe a Eucaristia, o Corpo de Cristo. – Esta peça foi encontrada na Espanha, a mais de três mil quilômetros de Jerusalém, e remonta aos anos trezentos (bem pouco tempo depois, portando, do Edito de Milão). Era assim que o Cristianismo Primitivo celebrava a Liturgia. O resto é tagarelice anti-clerical.

_____
Fontes:
• El Mundo, em:
http://www.elmundo.es/ciencia/2014/10/02/542c5234e2704ea0458b4582.html?a=e8960a613250367023a042283592da07&t=1412216163

Acesso 13/10/014
• "Deus lo Vult!", em:

http://www.deuslovult.org/2014/10/13/patena-de-vidro-do-seculo-iv-descoberta-na-espanha/
Acesso 13/10/014

ofielcatolico.com.br

3 comentários:

  1. Isso prova, além do fato que os primeiros cristãos celebravam a Santíssima Eucaristia, que eles também faziam imagens do Senhor, diferentemente do que certos cristãos crêem e dizem hoje em dia. A paz de NSJC!

    ResponderExcluir
  2. Corretíssimo, Petrivalianici, além de muitas outras provas históricas, evidência arqueológicas, etc. E essa matéria não teve a merecida divulgação e visibilidade. É uma descoberta que depõe e muito a favor da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Isso explica o acobertamento da parte da mídia e o desinteresse do povo em geral. Seremos odiados de todos por amor do Seu Nome, até o fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quis dizer EVIDÊNCIAS ARQUEOLÓGICAS, aliás, como por exemplo a confirmação do túmulo de São Pedro.

      Excluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir