Curso bíblico por Dom José Francisco Falcão de Barros – 4

PROSSEGUIMOS COM A SÉRIE de vídeo-aulas do Revmo. Sr. Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, Dom José Francisco Falcão de Barros. O tema desta é "Batismo de crianças".

** Veja todas as aulas postadas até agora

www.ofielcatolico.com.br

17 comentários:

  1. God is love! :heart: Catholic blogwalking :-) http://emmanuel959180.blogspot.in/

    ResponderExcluir
  2. Pergunto: Essas crianças que foram até Jesus eram batizadas? Os Judeus batizavam suas crianças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, os judeus não batizavam as crianças, pois o batismo instituído por CRISTO só haveria de se instituído e seus efeitos validados após a Paixão, morte e ressurreição de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, o qual um dos efeitos do batismo é justamente aliar a nossa morte do pecado e da inimizada com DEUS, com a morte de CRISTO, e ressuscitarmos a uma vida nova na graça de DEUS, associando a ressurreição de CRISTO, e nisto vemos que as crianças, justamente elas, que não nascendo com pecados pessoais, mas com o pecado original, mais que elas, como disse JESUS que deixassem vir elas, as crianças, até ELE e que não deveriam impedir que elas se chegassem a ELE, são as crianças que tem mais direito ainda de se achegar a CRISTO pelo batismo, somente aqueles que acreditam que não precisam, que é uma bobagem porque não tem pecados próprios ou porque não tem discernimento segundo a fé, para receber as graças do batismo, é que agem como aqueles que queriam impedir que as crianças chegassem até JESUS, mas a Igreja atendendo o chamado do Mestre, deu o direito as crianças de se chegar até ELE pelo batismo, pois foi ordem DELE, deixar vir as suas criancinhas, poie é delas o Reino dos Céus.

      Anonimo Sidnei.

      Excluir
    2. Não! Os Judeus não batizam e não batizavam suas crianças, eles cinconcisavam suas crianças. No Antigo Testamento, em Israel, a circunscisão era sempre feita aos oito dias de nascido. No Novo Testamento, que os Judeus não seguem a “verdadeira circuncisão é a do coração” (Rm 2, 29)

      Excluir
    3. Mas os discípulos de Jesus já batizavam mesmo antes de sua morte e pq eles não batizavam as crianças? E não devemos primeiro CRER e depois sermos batizados? como um bebezinho de meses pode CRER? quando em atos em várias casas todos eram batizados como na casa de Cornélio, será que quando diz foram batizados todos de sua casa também se referia aos bebezinhos? em várias passagem das biblia quando falava em quantidade só se contavam homens, essas passagem na bilbia sobre batismos não poderia ser em relação só aos adultos?

      Excluir
    4. E uma criança que não é batizada ela não podem chegar até Jesus, só as que são batizadas é que Jesus recebe? Se uma criança morrer sem ser batizada vai para o inferno?

      Excluir
    5. O batismo não é símbolo de morte para o mundo? um acontecimento tão importante na vida de um cristão não deveria ficar marcado na sua vida pra que ele jamais esqueça um bebezinho NUNCA vai se lembrar desse momento importante na sua vida.

      Excluir
    6. Anônimo, todas as perguntas que você está fazendo já foram respondidas neste site. Leia a postagem indicada abaixo e terá todas as respostas:

      http://www.ofielcatolico.com.br/2001/03/o-sacramento-do-batismo.html

      Outra dica interessante seria ouvir atentamente ao próprio vídeo que você está comentando, antes de comentar, porque ele mesmo já contém, também, todas as respostas às suas perguntas.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    7. Anônimo, creio que você deveria se identificar. Isso faria bem ao diálogo; qual seu nome, sua religião? Eu saberia tratar das suas questões mais facilmente assim, e tenho certeza que o Henrique também.
      Quanto ao batismo, a Igreja Presbiteriana do Brasil batiza crianças, e a argumentação para isso é muito semelhante à da Igreja Católica ( bíblica e histórica). Veja então que há 2 grupos distintos pensando o mesmo ponto igualmente; para você, não é um indício de fortes evidências de verdade, para dizer o mínimo?

      Excluir
    8. Mas os discípulos de Jesus já batizavam mesmo antes de sua morte e pq eles não batizavam as crianças?
      Resposta: A pergunta era se os judeus batizavam antes de JESUS, e não os discípulos, DELE. Sim, os discípulos de JESUS já batizavam antes da morte e ressurreição de JESUS (João 3, 22; 4,2), porém este batismo não é ainda o batismo definitivo instituído por JESUS após sua ressurreição, o qual nos faz participar de sua morte e ressurreição (Romanos 6,1-4; Col. 2,12), e pelo qual somos batizados no ESPIRITO SANTO (mais detalhes no linck http://www.ofielcatolico.com.br/2001/03/o-sacramento-do-batismo.html), o batismo administrado pelos discípulos de JESUS era mais ligado ao batismo de João (Atos, 19 1-7), que era para o arrependimento dos pecados em vista de crer na vinda de JESUS, na sua chegada e na recepção dos seus ensinamentos, e não para a Salvação, para a recepção do ESPIRITO SANTO, e na participação da morte e ressureição do SENHOR, fazendo morrer para a morte e o pecado, e nos fazer ressurgir para a vida e a graça de DEUS.

      E não devemos primeiro CRER e depois sermos batizados? como um bebezinho de meses pode CRER?
      RESPOSTA: Um bebezinho, mesmo não crendo, não é empecilho para ser batizado, haja vista, que a fé dos pais e padrinhos, e de toda Igreja, suplementa a fé que o bebezinho ainda não tem: “Porque o marido que não tem a fé é santificado por sua mulher; assim como a mulher que não tem a fé é santificada pelo marido que recebeu a fé. Do contrário, os vossos filhos seriam impuros quando, na realidade, são santos.” (1º Cor. 7, 14)

      Sidnei.

      Excluir
    9. O batismo não é símbolo de morte para o mundo? um acontecimento tão importante na vida de um cristão não deveria ficar marcado na sua vida pra que ele jamais esqueça um bebezinho NUNCA vai se lembrar desse momento importante na sua vida.

      RESPOSTA: Ninguém se lembra do seu nascimento, que também é um momento impar para cada ser humano, deixar o útero de sua mãe para vier a este mundo, mas nem por isto, vivemos frustrados porque não se lembramos de tal acontecimento, e mesmo acontece com o Santo Batismo, que ao invés, de aborrecermos por não se lembrarmos por tal acontecimento, devemos agradecer aos nossos pais e padrinhos que tiveram o grande interesse de levarmos a pia batismo para aí recebermos as maiores graças do Santo Batismo o qual, participando da morte e ressurreição de JESUS, morremos para morte e o pecado, e ressuscitamos para vida e a graça de DEUS, se tornando seus filhos

      Sidnei

      Excluir
    10. RESPOSTA: Ninguém se lembra do seu nascimento, que também é um momento impar para cada ser humano, deixar o útero de sua mãe para vier a este mundo, mas nem por isto, vivemos frustrados porque não se lembramos de tal acontecimento, e mesmo acontece com o Santo Batismo, que ao invés, de aborrecermos por não se lembrarmos por tal acontecimento, devemos agradecer aos nossos pais e padrinhos que tiveram o grande interesse de levarmos a pia batismo para aí recebermos as maiores graças do Santo Batismo o qual, participando da morte e ressurreição de JESUS, morremos para morte e o pecado, e ressuscitamos para vida e a graça de DEUS, se tornando seus filhos em JESUS CRISTO, e recebendo o ESPÍRITO SANTO, o qual, tornamos seu templo, para todo o sempre.

      Sidnei

      Excluir
    11. Felipe, mesmo que sua igreja também batize crianças com todo respeito, acho um equivoco.

      Excluir
    12. “quando em atos em várias casas todos eram batizados como na casa de Cornélio, será que quando diz foram batizados todos de sua casa também se referia aos bebezinhos? em várias passagem das biblia quando falava em quantidade só se contavam homens, essas passagem na bilbia sobre batismos não poderia ser em relação só aos adultos?”

      RESPOSTA: A premissa se tornaria valida, se o autor de Atos, São Lucas, colocasse que somente os adultos do qual pertenciam as casas, tivessem sido batizados, mas como ele coloca que toda a casa fora batizada, facilmente podemos concluir que até mesmo as crianças o foram, a não ser, que nestas casas não haveriam crianças, o que seria impossível, haja vista, que famílias numerosas eram bem comuns naquela época. Já as passagens de Atos que indicam que somente homens e mulheres, algumas passagens colocam que somente homens foram batizados, não citando as mulheres, isto não invalida as passagens que dizem que todos de uma casa (inclusive as crianças) foram batizados, pois não diz que estes homens e mulheres eram somente adultos, mas que eram do sexo masculino e feminino, o que deixaria livre em pensarmos que aí haveria homens e mulheres de diferentes idades, inclusive, crianças, tal como se nas passagens em que ao invés de dizer que toda a casa fora batizada, viesse a dizer, que todos os homens e mulheres daquela casa foram batizados, isto incluiria também as crianças, pois a conotação homem e mulher não que dizer somente pessoas de sexos oposto na face adulta, mas sim, pode indicar que homens e mulheres de diferentes idades é que foram batizados, tal como acontece quando uma mulher esta grávida muitos questionam se será menino ou menina, ou, homem ou mulher. E mesmo que em tais passagens de Atos que aludissem que somente homens e mulheres é que forma batizados, sempre tem que levam em conta em que tais circunstâncias o foram, pois em um local aonde havia uma grande concentração de pessoas, facilmente se perderia uma criança, o que então, os pais deixavam as crianças em determinado local, em uma creche por exemplo, aos cuidados de outro adulto, e iam até o templo e demais locais públicos mais tranquilos, e foi nestas circunstâncias que houveram o batismo dos adultos, sem citar as crianças. São vários os argumentos pros e contras para desdizer que não havia o batismo infantil na Igreja Primitiva, porém, quando se cita que toda uma casa fora batizada, não dá para contra argumentar que aí não haveriam crianças e que estas não foram batizada, contrapondo a outras passagens que somente adultos foram batizados em público, pois é um contra argumento fraco e pífio, haja vista que conforme as argumentações acima, demonstram que não se diz que estes homens e mulheres eram somente adultos, ou ainda, não se diz que haviam crianças em companhias deles, pois as crianças poderiam muito bem estar em outro local, a cuidados de outros adultos, e que por isto, não estavam presente no momentos que seus pais eram batizados.

      Sidnei.

      Excluir
    13. "E uma criança que não é batizada ela não podem chegar até Jesus, só as que são batizadas é que Jesus recebe? Se uma criança morrer sem ser batizada vai para o inferno?"

      RESPOSTA: As crianças, mais do que ninguém, é que merecem o batismo, pois foi justamente a elas, é que CRISTO dirigiu para deixar a vir elas as crianças, pois é delas o Reino dos Céus, e como bem disse JESUS no evangelho de João, ninguém poderá entrar no reino dos céus a não ser pela água e pelo ESPIRITO, então não deixar as crianças serem batizadas é que será um mau maior, não para a criança que não fora batizada, mas para aqueles que não as levaram para serem batizadas. Se a criança que não fora batizada nas águas, ela o será no batismo de desejo, o qual DEUS levará em conta o desejo da Igreja que as crianças que não foram batizadas por vários motivos que não levantarei aqui, mas por não ter sido batizadas por estes motivos, então pelo desejo da Igreja em querer que estes pequeninos encontrem ao SENHOR , estes então serão mergulhados em CRISTO e assim recebidos no Reino dos Céus.

      Sidnei.

      Excluir
    14. Os que estão fora da única Igreja de Cristo (a Igreja Católica Apostólica Romana) têm tanto ódio a ela que não conseguem raciocinar.
      Crer é condição pra ser salvo e não para ser batizado. O Evangelho diz: quem crer será salvo e quem for batizado será salvo e não quem crer será batizado. Claro que uma criança que morre sem o batismo não vai para o inferno mas Jesus disse que quem não renascer por do batismo da agua e do Espírito Santo não pode entrar no Reino dos Céus.

      Excluir
  3. Fico impresionado com a cegueira dos protestantes. Especialmente depous de assistir a uma aula como esta. Fico pensando, como estará Martinho Lutero, se é que ele pode ver de onde ele estiver, vendo o que ele fez com o povo que deveria ser ou pertencer a verdadeira igreja de Cristo. Por causa de sua rebeldia. Henrique sempre tive vontade de fazer um curso biblico, mas nunca tive condições. Hoje estou emocionado acompanhado essas video aulas. Como minha sede de Deus está sendo saciada. Pelo amor de Deus não deixe de postar esses videos. Meu curso biblico tão sonhado está se realizando atravéz deste apostolado. MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir

** Assine a revista O Fiel Católico digital e receba nossas novas edições mensais em seu e-mail por uma colaboração mensal de apenas R$7,00. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!


AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Receba O Fiel Católico em seu e-mail