E se todos tivessem uma educação clássica?


** Indicação do leitor "André Catholicus"
www.ofielcatolico.com.br

6 comentários:

  1. Nos tempos atuais, que são de urgência, eu sou plenamente a favor da educação clássica e do homeschooling ou ensino doméstico.

    Henrique, perdoe mudar bruscamente de assunto, mas o que você teria a dizer do milagre do sangue de São Januário, que aconteceu nas mãos do Papa Francisco? O que achou? Sem querer polemizar, fiquei intrigado com o fato de o sangue se liquefazer somente pela metade. Alguma interpretação sobre isso?

    Prof. Herminio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo professor, eu teria humildemente duas observações (muito particulares) a fazer sobre o caso:

      Em primeiro lugar, o fato de o milagre ter ocorrido pela primeira vez nas mãos de um papa é sem dúvida digno de nossa atenção e comoção. Isso deveria frear a língua de certos acusadores exageradamente rígidos do Papa Francisco, que parecem esperar qualquer deslize em suas falas e gestos para criticá-lo com as mais duras palavras possíveis. Esta, sem dúvida, não é uma atitude católica.

      Em segundo lugar, eu comentaria a observação feita pelo próprio pontífice: "O sangue foi dissolvido pela metade; isso significa que é preciso uma boa metade para sermos melhores. Nós temos que ser melhores e converter-nos mais".

      Bem, há uma "metade" admirável do pontificado de Francisco, uma aspecto que sem dúvida merece "nota dez" da parte de todos os católicos, desde o mais conservador até o mais radical modernista: a metade pastoral. Sua humildade e simplicidade, preocupação com os pobres, doentes e sofredores, sua aproximação com o povo, abertura para o mundo, facilidade de comunicação, atenção às questões sociais... Todos estes pontos constituem um aspecto irretocável deste papado, uma "metade" cumprida à perfeição, até aqui.

      E assim, na mesma linha de raciocínio, talvez exista uma outra "metade" que ainda não tenha atingido o mesmo nível de perfeição, que uma parte dos católicos certamente associará ao zelo pela Sã Doutrina, à preocupação com a salvação das almas, à defesa das verdades eternas, à clareza na afirmação das posições imutáveis da Igreja sobre questões difíceis e outros semelhantes.

      São apenas reflexões de um pobre leigo ignorante.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  2. Ola!

    É possível uma tradução?

    Muito obrigado!!! Vocês me ajudaram a encotrar o sentido da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente me falta o tempo, anônimo. Se alguém se habilitar...

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. A Camila Abadie, no blog Encontrando Alegria publicou este vídeo com a tradução (legendas).

      Excluir
  3. Caros irmãos, talvez este não seja o campo adequado para postar isso mas precisamos agir urgentemente contra esse projeto diabólico: http://www.votenaweb.com.br/projetos/plc-882-2015 Peço que por meio deste apostolado divulguem sobre isso, pois estamos perdendo a votação naquela página e muito mais do que vencermos uma votação virtual mostrando a verdadeira posição dos brasileiros devemos lutar bravamente para que essa desgraça não venha a acontecer.

    Em Cristo,
    Felipe

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir