Família: Igreja doméstica


CARDEAL BURKE RELEMBRA a devoção de sua família ao Sagrado Coração de Jesus e do modo como eles costumavam montar uma mesa com flores para Maria Santíssima no mês de maio. Essa vida de fé ensinou-lhe, desde criança, que a família é como “uma pequena igreja”. Ele encoraja as famílias católicas a criarem esse tipo de ambiente para seus filhos e a terem uma vida devocional intensa.
O lar cristão é o lugar em que os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. Por isso, o lar é chamado, com toda razão, de 'Igreja doméstica', comunidade de graça e de oração, escola das virtudes humanas e da caridade cristã. (...)  A família cristã é o primeiro lugar da educação para a oração. Fundada sobre o sacramento do matrimônio, ela é 'a Igreja doméstica', onde os filhos de Deus aprendem a orar 'como Igreja' e a perseverar na oração. Para as crianças, particularmente, a oração familiar cotidiana é o primeiro testemunho da memória viva da Igreja reavivada pacientemente pelo Espírito Santo.
(Catecismo da Igreja Católica §1666/2685)

Com 'O Tradutor Católico'
www.ofielcatolico.com.br

2 comentários:

** Assine a revista O Fiel Católico digital e receba nossas novas edições mensais em seu e-mail por uma colaboração mensal de apenas R$7,00. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!


AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Receba O Fiel Católico em seu e-mail