Curso livre de Teologia Católica pela Fraternidade S. Próspero!

Santo Anselmo de Cantuária, Doutor da Igreja

A FRATERNIDADE LAICAL São Próspero programou o lançamento, para os próximos dias, da sua série de cursos livres online sobre os temas que interessam aos nossos assinantes e leitores, com videoaulas, material de apoio e indicação bibliográfica. Programamos para ainda esta semana a divulgação da grade de disciplinas. Gostaríamos de conhecer a sua opinião, leitor, sobre qual curso deveria primeiro ser lançado.

• História da Igreja

• Introdução à Teologia

• Outro (indicar por comentário qual curso desejaria fazer)
www.ofielcatolico.com.br

19 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa! Eu particularmente tenho um grande interesse tanto na Teologia como um todo como na História da Igreja especificamente. Muito boas opções logo de cara, vou querer fazer qualquer um dos dois cursos.

    ResponderExcluir
  2. Introdução à Teologia primeiro deve dar mais bagagem para que se pense na história da Igreja sem cometer equívocos.

    ResponderExcluir
  3. Seria possível a formulação de um curso de introdução ao direito canônico? Parabéns pela excelente iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Que ótima notícia! EStamos precisando muito de cursos desse tipo! Cansei de procurar esses cursos livres em paróquias por aí, porque é só decepção. Os cursos de teologia das faculdades brasileiras então nem se fala, são verdadeiros cursos de marxismo.
    Se o curso for dado pelo Henrique não quero perder! Não conheço outro site que explique com tanta clareza como o fiel católico!

    Julio Minaris

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia. Tenho certeza que qualquer curso terá ótima aceitação. História da Igreja, arqueologia bíblica, apologética, enfim, será um deleite a todos os interessados.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde

    Gostaria de fazer os dois cursos. seria de grande valia para mim.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!
    Gostaria que iniciassem pelo curso de Introdução à Teologia, acho que nesse momento em que vivemos uma ditadura do relativismo religioso, além dos escândalos dentro da Igreja que estamos acompanhando, acho importante e necessário compreendermos e darmos razão à nossa fé.

    Eliane Filgueiras

    ResponderExcluir
  8. Fantastico, amei, particularmente gostaria de mergulhar no conhecimento da introdução a teologia, não perco as postagens de vcs Henrique posso afirmar com toda certeza o meu crescimento espiritual com a doação de vida de vocês para nós alimentar na fé e na verdade sobre nossa Igreja. Deus os abençoe e que o Espirito de fortaleza os sustente sempre.
    Paz e bem.

    ResponderExcluir
  9. Excelente noticia, gostaria de estudar primeiro Teologia e depois a História da Igreja. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  10. Introdução à Teologia e Patrística

    ResponderExcluir
  11. Eu fiz um curso de historia da Igreja , mas infelizmente a qualidade do mesmo era duvidosa. Aqui eu tenho certeza que será uma oportunidade daquelas.

    ResponderExcluir
  12. Olá, boa tarde. É a primeira vez que comento aqui mais já sigo o blog há um bom tempo. Sobre o curso a minha sugestão recai sobre a Introdução a Teologia e em seguida a História da Igreja.

    Fora desse tópico eu queria que vocês me dessem um esclarecimento. No evangelho nós vemos muitas vezes Jesus andando apenas com trio Pedro-Tiago-João, queria saber se há alguma explicação para esse grupo retrito. Obrigado e parabéns pelo vosso trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma explicação, por assim dizer, "oficial" a esse respeito, Sidney, a não ser a evidência de que Nosso Senhor escolheu esses apóstolos para um círculo mais íntimo e estreito com Ele.

      Cremos que Ele tinha bons motivos para tal, mas só o que podemos quanto às suas razões é especular.

      Alguns autores associam esses três apóstolos às exigências mais urgentes e necessárias para o ser cristão, com Pedro representando a Fé, que recebeu do Alto; Tiago representando o "trabalhador das vinhas do Senhor", pois a fé exige o trabalho, as boas obras (ele disse que 'a fé sem obras é morta') e João, o "Discípulo Amado", representando o cumprimento do primeiro Mandamento, o do Amor-Caridade (como fica claro pela leitura dos seus textos na Bíblia).

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. Obrigado pelo esclarecimento caro Henrique.

      Excluir
  13. Gostaria que vocês escolhessem o tema. Topo fazer qualquer curso proveniente desse respeitável site!Mudou minha vida os conhecimentos adquiridos aqui...

    ResponderExcluir
  14. Caros, boa noite!
    sugiro que haja curso/palestra/texto sobre o livro de Bento 16,
    "Ser Cristâo". Agradecido.
    Cunha.

    ResponderExcluir
  15. Voto em Introdução à Teologia! Que o Senhor abençoe todas as obras e intenções desse apostolado!

    ResponderExcluir
  16. Teologia e logo após História da Igreja, qual a previsão para o início e o valores ?
    Grande abraço e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  17. Que noticia maravilhosa, se possivel gostaria de fazer os dois cursos. Fica com Deus

    ResponderExcluir

** Assine a revista O Fiel Católico digital e receba nossas novas edições mensais em seu e-mail por uma colaboração mensal de apenas R$9,50. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!


AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Receba O Fiel Católico em seu e-mail