Quanto estudar?


DICAS BÁSICAS E EXCELENTES do nosso amigo e irmão em Cristo prof. William Bottazzini (Inst. Angelicum) sobre leitura e estudos:

Muitos dizem: 'Tenho que estudar uma hora de Filosofia por dia'.
A pergunta que se faz é: Você está realmente concentrado nesta uma hora? Ou sua concentração efetiva é de quarenta minutos? Se você não consegue concentrar-se por uma hora inteira, por que impor-se isso? Só para cumprir tabela? Se for o caso, estude em dois momentos de trinta minutos. Além disso, dependendo do que estiver estudando, em vinte minutos você encerra a questão.
Pior ainda é quando dizem: 'Tenho que ler dez páginas ou um capítulo por dia de tal livro'.
Ora, dependendo do que está lendo, você precisará de um dia inteiro só para meditar em um parágrafo, ou mesmo em uma frase, a fim de extrair dali o máximo de camadas de significado subjacentes, penetrar o quanto puder na mente do escritor e compreender com alguma profundidade o que o autor quis dizer. Para não mencionar eventuais consultas a referências paralelas...
O critério para estabelecer metas não deve basear-se em 'horas' ou 'páginas', e sim no grau de compreensão.
O primeiro passo da vida intelectual é saber que as coisas exigem tempo: não o do relógio, mas o seu. Lembre-se do oráculo de Delfos: Conhece-te a ti mesmo.

** Assine a revista O FIEL CATÓLICO e tenha acesso a muito mais!
www.ofielcatolico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Assine a revista O Fiel Católico digital e receba nossas novas edições mensais em seu e-mail por uma colaboração mensal de apenas R$9,50. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!


AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Receba O Fiel Católico em seu e-mail