tag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post6118849237041725463..comments2024-03-27T17:00:20.942-03:00Comments on O Fiel Católico: Cristianismo, capitalismo e comunismoSilvana Sebastiãohttp://www.blogger.com/profile/07531332987527964600noreply@blogger.comBlogger34125tag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-24265552903340391842022-09-29T09:27:15.289-03:002022-09-29T09:27:15.289-03:00Comunismo é moeda de voto.Foi assim que Hitler sub...Comunismo é moeda de voto.Foi assim que Hitler subiu no pódio.Nossa Senhora fala de ateísmo e ditadura e materialismo social com objetivo de riquezas no lugar de Deus(COMUNISMO disfarçado de CRISTIANISMO), enganando o povo.Nunca se falou tanto do nome de DEUS EM VÃO na politicagem.Deus não se mistura com ideais políticos.Sera que padres que incitam em colocar política na igreja também não merecem ex comunhão?????!!So Deus sabe! Opinião .Sou contra misturar política com religião,virou sacrilégio!!!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-69462872266622720032022-06-30T10:16:46.650-03:002022-06-30T10:16:46.650-03:00Excelente, equilibrado e informativo. como sempre!...Excelente, equilibrado e informativo. como sempre!<br /><br />LSAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-26987905484065544552016-07-09T08:15:34.455-03:002016-07-09T08:15:34.455-03:00Bom dia!
Henrique, Haveria algum sistema político-...Bom dia!<br />Henrique, Haveria algum sistema político-econômico condizente com o cristianismo?<br />Vou publicar como anônimo, mas meu nome é Silvernandes Veras.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-51029105112035118182016-03-03T07:00:40.436-03:002016-03-03T07:00:40.436-03:00Em nossa conversa eu quis expor alguns pontos de v...Em nossa conversa eu quis expor alguns pontos de vista que me inquietavam, não lhe conheço, portanto seria injusto emitir opiniões a seu respeito. Quis comentar com você algumas coisas que eu leio, percebo nas mídias etc. Apesar de me dirigir a você, alguns assuntos eram comentários mesmo. <br /><br />Sua preocupação é legítima, pois sabemos que grupos em nosso meio, tentaram e tentam subverter a caridade. Devemos estar sempre vigilantes!<br /><br />A paz de Cristo!<br /><br /> Tiagohttps://www.blogger.com/profile/07882287191329366611noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-89385272901819933902016-03-02T22:24:39.075-03:002016-03-02T22:24:39.075-03:00Concordo novamente, com o que você disse, Tiago. E...Concordo novamente, com o que você disse, Tiago. Eu nunca falei que caridade é um esquema invejoso ou que a material não se destina também aos ricos. Pelo contrário, falei exatamente o oposto disso. Como você está se dirigindo a mim, fica parecendo que você está se referindo a mim, como se eu estivesse contradizendo o que você está falando, daí a minha observação. Mas relaxe, entendi o que quis dizer. A paz de NSJC!<br /><br />Petrivalianicinoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-37297432848786368632016-03-02T09:43:38.966-03:002016-03-02T09:43:38.966-03:00Petrivalianici, não devemos ser reticentes na hora...Petrivalianici, não devemos ser reticentes na hora de lembrar as pessoas, em geral, de seus deveres para com os mais pobres. Concepções superficiais, não podem nos convencer de que a caridade é um esquema invejoso, que quer nivelar o mundo em uma classe social única. O termo “pobre” não é excludente. Se uma pessoa precisa fazer um tratamento caríssimo, não se pode deixar de ajudá-la porque, ela tem uma bela casa com piscina, carro do ano na garagem etc. E essa ajuda não se resume, ou significa pagar uma cirurgia. Uma visita, uma palavra de consolo, ou uma oração, são formas de caridade efetivas. Mas não devemos hesitar em lembrar que os recursos existem, que o egoísmo muitas vezes traz sofrimentos e isso não torna a caridade em materialismo. <br /><br />Como afirma o papa Paulo VI na Populorum Progressio: “Os povos da fome dirigem-se hoje, de modo dramático, aos povos da opulência. A Igreja estremece perante este grito de angústia e convida a cada um a responder com amor ao apelo do seu irmão”. Este é o espírito que rege a Igreja, sem medo de classificações, conjecturas. É gritante, em pleno século XXI, em nossa sociedade que se diz cristã, pessoas morrerem pela falta de acesso a tratamento médico, pela falta de um cobertor ou alimento. A Igreja não deve temer denunciar tais situações com veemência. Aqueles que pensam que caridade é uma luta de classes, que opõe os pobres aos ricos, não a conhecem e não nos devem intimidar.<br />E em nenhum momento me referi a você, em nossa conversa, não o estou acusando ou julgando, mas sim uma mentalidade que eu considero perigosa.<br />A paz de Cristo!Tiagohttps://www.blogger.com/profile/07882287191329366611noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-53559468255174441462016-03-01T18:43:08.580-03:002016-03-01T18:43:08.580-03:00Concordo! Mas bem, quando eu falei 'pequeno gr...Concordo! Mas bem, quando eu falei 'pequeno grupo' quis dizer um grupo específico, no meio de tantos outros. A opção preferencial da Igreja é pelos pobres, sim, no que diz respeito à uma determinada assistência material básica que os pobres precisem mais (assim como pelas viúvas, doentes, órfãos, etc). Eu não neguei nada disso. Apenas estranhei determinadas expressões que você usou que me pareceram favorecer a confusão de que a caridade MATERIAL é necessariamente a ajuda aos pobres, e não a qualquer tipo de necessitado (doentes, presos, órfãos, viúvos, idosos abandonados pela família, tristes e angustiados, etc).<br />Não tendo acusado a Igreja de ser comunista/marxista, não vejo motivo para me enquadrar no grupo que você citou. A paz de NSJC!Petrivalianicinoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-36697433798886369172016-03-01T12:30:29.150-03:002016-03-01T12:30:29.150-03:00“Com o passar dos anos e a progressiva difusão da ...“Com o passar dos anos e a progressiva difusão da Igreja, a prática da caridade confirmou-se como um dos seus âmbitos essenciais, juntamente com a administração dos Sacramentos e o anúncio da Palavra: praticar o amor para com as viúvas e os órfãos, os presos, os doentes e necessitados de qualquer género pertence tanto à sua essência como o serviço dos Sacramentos e o anúncio do Evangelho” (Deus caritas est). <br /><br />Portanto, devemos é ter cuidado de não entrar na onda daqueles, que, ao ouvirem qualquer crítica mais dura da Igreja em relação ao descaso para com os pobres, á acusam de comunismo/marxismo. A opção pelos pobres, não é marxismo é a opção do próprio Cristo, é a opção da Igreja, e isso não significa abandono dos demais. Quando há dois irmãos e um é doente e mais fraco, é natural que a mãe lhe dispense maior atenção, maiores cuidados e incentive o irmão mais forte a ajudar e proteger o mais fraco. O Papa Francisco sempre nos lembra: “A Igreja é mãe”, mãe de todos, ricos e pobres. E não deve de maneira alguma, a opção pelos pobres, caracterizar a Igreja como se fosse uma mãe desnaturada, e sim estimular nos demais a opção pelos irmãos mais fracos.<br /><br />A caridade não deve temer o marxismo, ao contrário, o marxismo deve temer a caridade cristã, pelo risco de ser desmascarado como o sistema cruel e desumano que é. Dar migalhas aos pobres num sistema que os aprisiona a um estado de dependência política, tal qual, um animal que se prende ao dono que o alimenta (como faz o atual governo), não é caridade á nível de sociedade e nunca deve ser confundida com a autêntica caridade cristã. <br /><br />A paz de Cristo!<br />Tiagohttps://www.blogger.com/profile/07882287191329366611noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-68093761777753040062016-03-01T12:27:15.704-03:002016-03-01T12:27:15.704-03:00Petrivalianici respeito sua opinião, mas a opção d...Petrivalianici respeito sua opinião, mas a opção da Igreja é em favor dos pobres. Nas linhas seguintes lhe explico porque penso assim. Asseguro que não tem nada haver com materialismo. Fique tranqüilo, não sou adepto do marxismo. E nem quero deturpar a caridade ao submetê-la a sistemas econômicos. Também não concordo com sua ideia de colocar em separado a mensagem das virtudes, pois a mensagem é o meio pelo qual as virtudes ou valores são propagados, um é inseparável do outro. E os pobres não são um pequeno grupo como você disse, na verdade, são um grupo imenso.<br /><br />É inegável que a caridade ainda seja algo a ser buscado, a ser almejado, pois ainda não a vivemos em plenitude. A meu ver, a caridade, ou seja, o amor, continua como o centro do Evangelho. Cristo nos salva por amor, a Salvação veio ao mundo por amor, como disse o papa emérito Bento XVI: Deus caritas est (Deus é amor) (Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu o seu Filho único para que todo o que n'Ele crer (...) tenha a vida eterna ). A salvação é a conseqüência do amor, da caridade. A caridade é a engrenagem que possibilita que todo o bem seja posto em movimento. Já nos ensinava São Paulo: E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.<br /><br />O papa emérito reproduz nesta encíclica a fala de Santo Agostinho: “Se vês a caridade, vês a Trindade”. “O amor do próximo, radicado no amor de Deus, é um dever antes de mais para cada um dos fiéis, mas é-o também para a comunidade eclesial inteira, (...). A consciência de tal dever teve relevância constitutiva na Igreja desde os seus inícios: « Todos os crentes viviam unidos e possuíam tudo em comum. Vendiam terras e outros bens e distribuíam o dinheiro por todos de acordo com as necessidades de cada um » (Act 2, 44-45). Lucas conta-nos isto no quadro duma espécie de definição da Igreja, entre cujos elementos constitutivos enumera a adesão ao « ensino dos Apóstolos », à « comunhão » (koinonia), à « fracção do pão » e às « orações » (cf. Act2, 42). O elemento da « comunhão » (koinonia), que aqui ao início não é especificado, aparece depois concretizado nos versículos anteriormente citados: consiste precisamente no facto de os crentes terem tudo em comum, pelo que, no seu meio, já não subsiste a diferença entre ricos e pobres (cf. também Act 4, 32-37). Com o crescimento da Igreja, esta forma radical de comunhão material — verdade se diga — não pôde ser mantida. Mas o núcleo essencial ficou: no seio da comunidade dos crentes não deve haver uma forma de pobreza tal que sejam negados a alguém os bens necessários para uma vida condigna (Bento XVI, Deus caritas est). <br /><br />Evidente que a caridade não consiste unicamente em assistência material, mas esta é também parte muito relevante daquela. E isso não quer dizer que a caridade se dirija apenas aos pobres, que por ventura a recebam, mas a todos. Ora, não só o que recebe caridade se sente reconfortado, mas também aquele que a pratica, é uma via de mão dupla, que não implica de forma alguma em materialismo. É graça de Deus, pois Nele, aquele que faz a caridade também a recebe, ainda que saia de mãos vazias. <br /><br />Continua...Tiagohttps://www.blogger.com/profile/07882287191329366611noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-5326883846899257062016-02-29T20:16:34.850-03:002016-02-29T20:16:34.850-03:00Ainda assim você está errado, Tiago, pois o que é ...Ainda assim você está errado, Tiago, pois o que é difundido e buscado pela Igreja continua sendo a salvação das almas. Mas esse algo que você falou é em relação à economia (ou seja, o debate em questão) ou é O algo a ser difundido e buscado? Ora, a caridade é algo que deve ser feito, enquanto que o que deve ser buscado é a Salvação. <br />O Evangelho possui várias mensagens, como entre elas as de que Nosso Senhor veio ao mundo para nos salvar, morreu por nós e ressuscitou, prometeu a vinda do Espírito Santo, fundou Sua Igreja, etc. Outra coisa são as virtudes e aspectos dEle presentes no Evangelho, como a Caridade, a Justiça, a Fidelidade, a Misericórdia, a Paz, etc.<br />Estou falando tudo isso, principalmente, porque eu tive a impressão de que você deixou transparecer um linguajar materialista, senão marxista, no seu comentário (no que novamente espero estar errado). Quando você diz que "a caridade, o amor e cuidado desinteressado e espontâneo para com os pobres.", por exemplo, fica parecendo que você resume a caridade ao amor e cuidado desinteressado para com os pobres, ao invés de falar que É O AMOR QUE SE DOA PARA QUALQUER PESSOA. Deu a entender, ao menos para mim, que você reduziu a caridade a algo meramente material, e destinado somente a um pequeno grupo. E mesmo que você esteja falando da caridade NESTE âmbito social e econômico específico, entenda: ela se aplica a toda e qualquer pessoa, rica ou pobre, escrava ou livre, judia ou grega (como qualquer tipo de caridade, inclusive).Petrivalianicinoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-71929906399937991902016-02-29T07:40:53.728-03:002016-02-29T07:40:53.728-03:00Verdade Petrivalianici, ideologia realmente é uma ...Verdade Petrivalianici, ideologia realmente é uma terminologia duvidosa e sempre que possível deve ser evitada, mas a deixei como uma condição (se a igreja tiver...). A usei no sentido de algo (caridade) a ser difundido e buscado, pois penso que a caridade é umas das mensagens principais, senão a principal, do Evangelho. <br />A paz de Cristo!Tiagohttps://www.blogger.com/profile/07882287191329366611noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-8658009419526292182016-02-27T10:19:37.194-03:002016-02-27T10:19:37.194-03:00Caro Tiago, eu realmente quero acreditar que você ...Caro Tiago, eu realmente quero acreditar que você não sabe o que significa a palavra ideologia. Também espero que quando você diz que "se a Igreja tem uma ideologia" esteja pensando "se a Igreja tem uma posição definida sobre o tema é que deve haver...".<br />Ideologia não é uma coisa boa, como explica o padre Paulo Ricardo no vídeo que você pode acessar no seguinte link:<br />https://padrepauloricardo.org/episodios/o-que-e-uma-ideologia.<br />E mesmo que a Igreja tivesse uma ideologia, ou seja, se ideologia fosse algo bom, ela constituiria defender o Evangelho e pregá-lo A TODOS, ricos ou pobres, a fim de que todos se salvassem. A paz de NSJC!Petrivalianicinoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-42217537317880005762016-02-26T17:44:15.260-03:002016-02-26T17:44:15.260-03:00Para aqueles mais interessados, o THOMAS WOODS JR ...Para aqueles mais interessados, o THOMAS WOODS JR (mesmo autor do "Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental") escreveu um livro inteiro sobre a Igreja e o Livre Mercado.<br /><br />O livro (em inglês) está aqui: http://www.amazon.com/The-Church-Market-Catholic-Economics/dp/0739110365<br /><br />Alguns textos do site dele sobre a Doutrina Social: http://tomwoods.com/socialteaching/joãohttps://www.blogger.com/profile/04169107148974489634noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-51286842162353224462016-02-26T16:20:02.354-03:002016-02-26T16:20:02.354-03:00Henrique, boa tarde!
Para contribuir sobre este im...Henrique, boa tarde!<br />Para contribuir sobre este importante tema, indico o estudo do Prof. Orlando Fedeli, disponível em: http://www.montfort.org.br/old/index.php?secao=veritas&subsecao=religiao&artigo=desigualdade&lang=bra. Nele o professor demonstra como a própria DESIGUALDADE é um BEM. Segue abaixo alguns dos inúmeros ensinamentos contidos no referido texto:<br />A desigualdade é uma lei da natureza. Deus tudo fez com desigualdade. Também entre os homens não há igualdade. Iguais na natureza, desiguais nos acidentes, os homens são semelhantes e não iguais. A desigualdade cresce com a perfeição do ser. Quanto mais perfeito é o ser, maior é a desigualdade. Quanto menos perfeito, menos é a desigualdade. As menores desigualdades existem entre as pedras. As maiores entre os anjos. Quanto mais um homem se aperfeiçoa, mais se diferencia dos outros. Querer impor a maior igualdade possível entre os homens é querer que eles não se aperfeiçoem, mas decaiam. A igualdade só se pode realizar pelo nível mais baixo. Só a desigualdade social permite o progresso social. Quanto mais degraus houver numa escala social, mais fácil será progredir e ascender socialmente. Quanto menos degraus houver, ou quanto mais eles forem desproporcionados, mais difícil será a ascensão, o progresso social. A solução socialista para o problema de uma sociedade excessiva e desproporcionadamente desigual é fazer a igualdade, isto é, retirar a escala social. Feito isso fica impossível progredir socialmente. O Estado então esmaga a pessoa. A civilização cristã medieval, sancionando as desigualdades postas por Deus, criou uma sociedade hierárquica com desigualdades proporcionais; facilitando a mobilidade, a ascensão e o progresso sociais. A Civilização Moderna, na medida em que tem por ideal a igualdade, rejeita o aperfeiçoamento dos indivíduos, porque isto os torna mais desiguais. Isso explica por que a sociedade igualitária atual é decadente. A desigualdade é um bem porque permite que haja no Universo uma imagem da Sabedoria de Deus através da ordem. "Quae a Deo sunt, ordinata sunt" "As coisas que procedem de Deus estão ordenadas" (Rom. XIII, 1).<br /> Mas este bem da ordem não poderia existir sem a desigualdade, pois só se podem ordenar seres diversos.<br /> Por outro lado, a ordem reflete a inteligência ordenadora. Portanto é a desigualdade que permite ser espelhada no Universo, através da ordem, a sabedoria de Deus.<br />O prof. Orlando ensina também, de forma bastante clara e didática, sobre a desigualdade na Sagrada Escritura, sobre o anti-igualitarismo de Nosso Senhor Jesus Cristo, e também sobre o ensinamento dos papas a respeito desta temática. Recomendo a leitura na íntegra. <br />Abraços. Fique com Deus e que Ele continue nos abençoando!Xanhttps://www.blogger.com/profile/09882343240166791596noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-66540188967688801472016-02-26T14:03:43.916-03:002016-02-26T14:03:43.916-03:00Creio que seria útil o autor citar, por que não, d...Creio que seria útil o autor citar, por que não, documentos OFICIAIS da Igreja sobre o Comunismo e também sobre a relação com governantes.<br /><br />Sobre os governantes, não precisamos ir muito longe. Como estou catequizando minha namorada, lembro-me muito bem desse tópico. Leiam os parágrafos 2234-2243 do CATECISMO, do qual seleciono alguns trechos:<br /><br />2242. O cidadão é obrigado, em consciência, a não seguir as prescrições das autoridades civis,<br />quando tais prescrições forem contrárias às exigências de ordem moral, aos direitos<br />fundamentais das pessoas ou aos ensinamentos do Evangelho. A recusa de obediência às<br />autoridades civis, quando as suas exigências forem contrárias às da recta consciência, tem a<br />sua justificação na distinção entre o serviço de Deus e o serviço da comunidade política. «Dai<br />a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus» (Mt 22, 21). «Deve obedecer-se antes a<br />Deus que aos homens» (Act 5, 29):<br />«Quando a autoridade pública, excedendo os limites da própria competência, oprimir os<br />cidadãos, estes não se recusem às exigências objectivas do bem comum; mas é-lhes lícito,<br />dentro dos limites definidos pela lei natural e pelo Evangelho, defender os seus próprios<br />direitos e os dos seus concidadãos contra o abuso dessa autoridade» (27).<br /><br /><br />--------------------------------------------<br />Sobre o socialismo/comunismo, vejamos o que diz o mesmo Catecismo:<br /><br />2425. A Igreja rejeitou as ideologias totalitárias e ateias, associadas, nos tempos modernos, ao<br />«comunismo» ou ao «socialismo». Por outro lado, recusou, na prática do «capitalismo», o<br />individualismo e o primado absoluto da lei do mercado sobre o trabalho humano (167).<br />Regular a economia só pela planificação centralizada perverte a base dos laços sociais: regulála<br />só pela lei do mercado é faltar à justiça social, «porque há numerosas necessidades humanas<br />que não podem ser satisfeitas pelo mercado» (168). É necessário preconizar uma regulação<br />racional do mercado e das iniciativas económicas, segundo uma justa hierarquia dos valores e tendo em vista o bem comum.<br /><br />-------------------------------------------<br />Mais alguns documentos da Igreja sobre o Socialismo/Comunismo: <br /><br />> Encíclica DIVINA REDEMPTORIS: https://w2.vatican.va/content/pius-xi/pt/encyclicals/documents/hf_p-xi_enc_19370319_divini-redemptoris.html<br /><br />> Rerum Novarum<br /><br />Para encerrar a questão, eu entendi o que o Filipe propôs: um sistema econômico que não seja tirânico como o socialismo, nem individualista ao extremo como o capitalismo liberal. Pois bem, a Igreja já propôs uma alternativa, encontrada na DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA. A base da DSI é a dignidade do ser humano, imagem e semelhança de Deus. Em suma, é o seguinte: devemos sim ter propriedade privada, trabalhar e enriquecer, mas não podemos colocar os bens e a propriedade acima das pessoas, nem as pessoas ou os bens acima de Deus. <br /><br />Você pode encontrar a DSI aqui: http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/justpeace/documents/rc_pc_justpeace_doc_20060526_compendio-dott-soc_po.html<br />---------------------------------------------<br />PS: apenas aos curiosos, saibam que existem ainda hoje algumas comunidades católicas que vivem de forma semelhante aos primeiros cristãos do Atos. São algumas comunidades monásticas que compartilham os bens, levam toda a vida em comum. <br /><br />Fiquem com Deus.joãohttps://www.blogger.com/profile/04169107148974489634noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-15060937466495771142016-02-26T09:45:48.879-03:002016-02-26T09:45:48.879-03:00Belo relato, caríssimo Alceu, irmão em Cristo Jesu...Belo relato, caríssimo Alceu, irmão em Cristo Jesus!<br />Que Deus vos abençoe!<br /><br />Seja sempre louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!André Katholicushttps://www.blogger.com/profile/05511046002454867034noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-84662554322545707862016-02-26T09:25:23.410-03:002016-02-26T09:25:23.410-03:00Se eu compreendi corretamente o Felipe, me parece ...Se eu compreendi corretamente o Felipe, me parece que ele quis passar uma ideia de cristianismo de comunidade fraterna e não de cristianismo de fundo ideológico comunista. Logo o termo "comunismo cristão" deve certamente ser repelido, pois pode confundir as pessoas. <br />Creio que a Igreja e sua mensagem que vem do Cristo, não se alinham nem ao capitalismo nem ao comunismo e baseio minha afirmação nas Encíclicas Rerum Novarum e Populorum Progressio. <br />Penso que talvez, o capitalismo seja visto como um mal menor e por isso necessitado de ajustes. O espírito capitalista de acumulo de bens, que coloca o lucro acima da dignidade do homem, é e sempre foi combatido pela Igreja. Em um trecho diz o Papa Leão XIII (RN): "O século passado destruiu, sem as substituir por coisa alguma, as corporações antigas, que eram para eles” (operários) “uma protecção; os princípios e o sentimento religioso desapareceram das leis e das instituições públicas, e assim, pouco a pouco, os trabalhadores, isolados e sem defesa, têm-se visto, com o decorrer do tempo, entregues à mercê de senhores desumanos e à cobiça duma concorrência desenfreada. A usura voraz veio agravar ainda mais o mal. Condenada muitas vezes pelo julgamento da Igreja, não tem deixado de ser praticada sob outra forma por homens ávidos de ganância, e de insaciável ambição. A tudo isto deve acrescentar-se o monopólio do trabalho e dos papéis de crédito, que se tornaram o quinhão dum pequeno número de ricos e de opulentos, que impõem assim um jugo quase servil à imensa multidão dos proletários". Mas também adverte: "Os Socialistas, para curar este mal, instigam nos pobres o ódio invejoso contra os que possuem, e pretendem que toda a propriedade de bens particulares deve ser suprimida, que os bens dum indivíduo qualquer devem ser comuns a todos, e que a sua administração deve voltar para - os Municípios ou para o Estado". Por outro lado, mas em consonância, Papa Paulo VI diz o seguinte na Populorum Progressio: Sabe-se com que insistência os Padres da Igreja determinaram qual deve ser a atitude daqueles que possuem em relação aos que estão em necessidade: "não dás da tua fortuna, assim afirma santo Ambrósio, ao seres generoso para com o pobre, tu dás daquilo que lhe pertence. Porque aquilo que te atribuis a ti, foi dado em comum para uso de todos. A terra foi dada a todos e não apenas aos ricos". Quer dizer que a propriedade privada não constitui para ninguém um direito incondicional e absoluto. Ninguém tem direito de reservar para seu uso exclusivo aquilo que é supérfluo, quando a outros falta o necessário. Numa palavra, "o direito de propriedade nunca deve exercer-se em detrimento do bem comum, segundo a doutrina tradicional dos Padres da Igreja e dos grandes teólogos". Surgindo algum conflito "entre os direitos privados e adquiridos e as exigências comunitárias primordiais", é ao poder público que pertence "resolvê-lo, com a participação ativa das pessoas e dos grupos sociais". <br />Quanto a questão de governos tiranos a Populorum Progressio também marca a posição da Igreja: "Não obstante, sabe-se que a insurreição revolucionária – salvo casos de tirania evidente e prolongada que ofendesse gravemente os direitos fundamentais da pessoa humana e prejudicasse o bem comum do país – gera novas injustiças, introduz novos desequilíbrios, provoca novas ruínas. Nunca se pode combater um mal real à custa de uma desgraça maior".<br /><br />Penso que se a Igreja tem uma ideologia, é a caridade, o amor e cuidado desinteressado e espontâneo para com os pobres. E se acaso a indiferença e o egoísmo prevalecerem, a ponto, de a dignidade do homem ser ameaçada pela miséria, é dever do Estado imbuído de valores cristãos, intervir, em caso e situação específica, para resgatar o despojado de dignidade. Isso não me parece ser comunismo, muito menos capitalismo, mas sim cristianismo. <br />Tiagohttps://www.blogger.com/profile/07882287191329366611noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-79990267241812429852016-02-25T23:18:04.417-03:002016-02-25T23:18:04.417-03:00(Seguindo) Em meio a essa crise toda, uma coisa fi...(Seguindo) Em meio a essa crise toda, uma coisa fica clara: não podemos continuar sendo como viemos sendo. Temos de contrariar a índole brasileira, contrariar essa mentalidade televisiva, massiva, e nos tomarmos de amor pelo estudo, pelos fatos, e o que é ainda mais importante, amor pela Verdade que nos deixou nosso Senhor Jesus Cristo em sua amada Igreja Católica, e superando a inveja tão mal disfarçada que nutrimos por todos aqueles que levam essas coisas a sério. Peço a Deus que nossos filhos sejam sensíveis a essa mudança em nós, que queremos exemplificar coisas realmente boas, realmente “adultas”, ainda que tardiamente, passados dos 60 anos... Gosto muito do trabalho deste site, tenho encontrado material valioso para tirar as orelhas de burro que por tanto tempo estiveram em minha cabeça e eu não via. Felicidade a todos e aproveitem bem a Santa Quaresma para orar, jejuar, dar esmola e se converter. Alceu Minhotonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-75990238034561292852016-02-25T23:17:35.637-03:002016-02-25T23:17:35.637-03:00(Seguindo) A crise que vivemos enquanto país passa...(Seguindo) A crise que vivemos enquanto país passa por tudo isso, e ainda pelo fato de que os agentes de toda a desinformação que nos é passada diariamente por noticiários, pela formação da escola, pelos artistas de vários segmentos, autores, pelos agentes governamentais e sua corrupção, pelos agentes acomodados no serviço público tem uma concentração flagrante entre os nascidos na década de 40, 50 e 60 do século passado. Isso, de várias formas, impacta no entendimento dentro das famílias. Nós somos da mesma geração dos que estão protagonizando os escândalos atualmente, os tão orgulhosos representantes da paz, do amor e da liberdade naqueles loucos anos. Não é um acidente, nem uma coincidência, mas desde décadas atrás nós não estávamos entendendo nada do que era lançado na sociedade em termos de ideias e comportamentos, e nem quisemos saber quais seriam as consequências... Por isso a situação tão grave de hoje. Alceu Minhotonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-79720932457352853832016-02-25T23:16:52.459-03:002016-02-25T23:16:52.459-03:00É muito duro se reconhecer enganado, é duríssimo, ...É muito duro se reconhecer enganado, é duríssimo, terrível: é um acontecimento que, em muitos aspectos, quebra o amor-próprio da pessoa, sua autoimagem e sua noção de valor próprio. É terrível reconhecer que não se tem cultura, que se passou muitos anos da vida cativo à influência da TV e da "grande imprensa", que as diretrizes do Ministério da Educação há décadas estão viciadas em malversar o conhecimento e trabalham no sentido fazer propaganda de esquerda, escamoteando alguns fatos, distorcendo outros fatos e passando uma visão de mundo muito utilitária e à esquerda, sempre. Que terrível reconhecer que os poucos livros que se leu eram de qualidade medíocre, e só reforçavam a visão revolucionária da vida. Ou, no caso de universitários de Ciências Humanas, de onde saem tantas pessoas influentes na sociedade, a dominação cultural de esquerda é clara e direta, com o expurgo de obras e autores mais efeitos ao estudo e aos fatos, e o que se ensina vem por professores muito influenciados pela mídia e que leram mal e pouco... Alceu Minhotonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-83833554470024338352016-02-25T23:15:41.234-03:002016-02-25T23:15:41.234-03:00Belo post sobre o tema recorrente dos cristãos pri...Belo post sobre o tema recorrente dos cristãos primitivos versus doutrinas de esquerda, parabéns pelo trabalho e que Nosso Senhor frutifique esses esforços pois cresce o número de católicos que se reconhece malformado e deseja aprender o que nossa Santa Madre Igreja ensina e defende. É nesse ponto que reside o problema, de vez que até que um indivíduo reconheça que não conhece muito bem um assunto, costuma desenrolar argumentações e mais argumentações frouxas e açucaradas de uma suposta afinidade entre a vida comunitária dos primeiros cristãos e os loucos genocidas da esquerda que envernizam seus discursos com conceitos e posições virtuosas que parasitou do cristianismo, porém, os retirou de sua origem verdadeira e os faz de bois de piranha para atrair os incautos que se impressionam com slogans sobre valores humanitários e de virtudes. A resposta que motivou este excelente post prova isso. (Segue)Alceu Minhotonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-12110018432105482702016-02-25T21:38:53.103-03:002016-02-25T21:38:53.103-03:00Citações dos Papas da Santa Igreja a respeito do C...Citações dos Papas da Santa Igreja a respeito do Comunismo / Socialismo: <br /><br /><br />Papa Pio IX (1846-1878):<br />“Transtorno absoluto de toda a ordem humana” “[…] tampouco desconheceis, Veneráveis Irmãos, que os principais autores desta intriga tão abominável não se propõem outra coisa senão impelir os povos, agitados já por toda classe de ventos de perversidade, ao transtorno absoluto de toda a ordem humana das coisas, e entregá-los aos criminosos sistemas do novo socialismo e comunismo” (Pio IX, Encíclica Noscitis et Nobiscum)<br /><br />“[…]o “comunismo”, o “socialismo”, o “nihilismo”, monstros horrendos que são a vergonha da sociedade e que ameaçam ser-lhe a morte” (Leão XIII, Encíclica Diuturnum Illud)<br /><br />“[…] esta seita de homens que, debaixo de nomes diversos e quase bárbaros se chamam socialistas, comunistas ou nihilistas, e que, espalhados sobre toda a superfície da terra, e estreitamente ligados entre si por um pacto de iniquidade, já não procuram um abrigo nas trevas dos conciliábulos secretos, mas caminham ousadamente à luz do dia, e se esforçam por levar a cabo o desígnio, que têm formado de há muito, de destruir os alicerces da sociedade civil. É a eles, certamente, que se referem as Sagradas Letras quando dizem: ‘Eles mancham a carne, desprezam o poder e blasfemam da majestade’ (Jud. 8)” (Leão XIII, Encíclica Quod Apostolici Muneris)<br /><br />“[…] os socialistas e outras seitas sediciosas que trabalham há tanto tempo para arrasar o Estado até aos seus alicerces” (Leão XIII, Encíclica Libertas Praestantissimum).<br />Socialismo católico, uma contradição: "Ninguém pode ser ao mesmo tempo bom católico e verdadeiro socialista"<br />“E se este erro, como todos os mais, encerra algo de verdade, o que os Sumos Pontífices nunca negaram, funda-se contudo numa concepção da sociedade humana diametralmente oposta à verdadeira doutrina católica. Socialismo religioso, socialismo católico são termos contraditórios: ninguém pode ser ao mesmo tempo bom católico e verdadeiro socialista” (Pio XI, Encíclica Quadragesimo Anno <br /> <br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-63988245245510741332016-02-25T14:11:28.203-03:002016-02-25T14:11:28.203-03:00Agradeço, em nome de todo o nosso apostolado, pela...Agradeço, em nome de todo o nosso apostolado, pelas palavras de incentivo, Joyce. <br /><br />Quanto ao grupo, por absoluta falta de tempo, ele não existe, ao menos não ainda.<br /><br />A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo<br /><br /><b><i>Apostolado Fiel Católico</i></b>Henrique Sebastiãohttps://www.blogger.com/profile/16169047909486782895noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-32847259626769918162016-02-25T14:05:53.609-03:002016-02-25T14:05:53.609-03:00Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Há algum ...Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Há algum grupo de e-mail ou fórum onde discutasse esses temas de maneira séria e simples como aqui e que não seja vinculado ao Facebook? <br />Joyce Mhttps://www.blogger.com/profile/08043135102773315989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4077296341231164044.post-50779236087411051682014-07-11T21:25:58.867-03:002014-07-11T21:25:58.867-03:00Henrique, como crítica construtiva e com todo o re...Henrique, como crítica construtiva e com todo o respeito, quero dizer que as Sagradas Escrituras nunca mandaram ninguém respeitar o governo anticristão de Nero, e sim orar pela sua conversão e esperar que o pior acabasse. Quanto ao que NSJC disse a Pilatos, ele estava dizendo que PILATOS não teria o poder de mandar matar Jesus se esse poder não fosse dado do alto, mas ele não disse que Pilatos não teria poder pra governar se não lhe fosse dado do alto. O Império Romano, por exemplo, foi fundado por pagãos assassinos que não queriam nem saber de Deus. É claro que tudo que acontece tem a permissão de Deus, pois de todo mal ele tira um bem, mas não podemos comparar o chamado do rei Davi ao governo de Stálin, por exemplo. Também posso usar de exemplo o Magnificat, no qual a Santa Mãe de Deus, NSVM (eu gosto de usar siglas), diz que Ele tira os poderosos dos seus tronos. Acho que o errado é dar a César o que é de Deus, misturando religião com qualquer luta revolucionária, que é o que o povo judeu da época de Nosso Senhor queria fazer e, como vc disse, existem casos e casos e a questão está no meios com que o povo procura derrubar um tirano. A paz de NSJC!Petrivalianicinoreply@blogger.com