Curso Livre de Teologia pela Fraternidade Laical São Próspero (FLSP): tire suas dúvidas e não perca a oportunidade!

ESTÁ SE APROXIMANDO para nós um grande dia: a data do lançamento do Curso Livre de Teologia pela Fraternidade Laical São Próspero (FLSP). Nos próximos dias, disponibilizaremos uma primeira amostra de material do curso, e também gostaríamos de responder publicamente a alguma perguntas recorrentes que nos têm chegado. Listamos abaixo as dúvidas principais, seguidas das respectivas respostas:


1. Como funciona o Curso FLSP?

R.: O Curso está sendo oferecido na forma de uma coleção de livros digitais mensais, que se completam mas também podem ser lidos e bem compreendidos individualmente, que também permitirão a impressão e confecção de apostilas, para aqueles que preferirem a leitura em papel. Cada livro corresponde a um módulo do curso e trará a sua bibliografia correspondente (conforme cada disciplina) e um questionário ao final, que deverá ser respondido por cada estudante individualmente com o fito de testar o seu próprio aprendizado, se o desejar. Além disso, haverá a disponibilização de áudio-aulas também mensais referente a cada volume. 

2. Poderei tirar as minhas dúvidas com o professor/organizador do curso?

R.: Sim. Teremos um canal tira-dúvidas, via e-mail, a que todos os estudantes terão acesso. 


3. Eu poderei interagir com os outros alunos do curso, se quiser?

R.: Sim. Estamos criando um grupo específico para a interação dos estudantes – o que pode favorecer da evolução nos estudos – para quem quiser participar.


4. Qual é a duração do Curso? 

R.: O Curso tem duração prevista de três anos em seu formato básico, sendo que esse tempo poderá ser ampliado, com novos módulos específicos de aprofundamento, a depender do interesse e da demanda.

5. Quem é o professor ou quem são os professores do Curso?

R.: Não estamos lançando um curso formal, com um corpo docente e outro discente, isto é, professores de um lado e alunos de outro, como se dá em uma sala de aula presencial (até porque o valor que estamos propondo seria impraticável para sustentar uma estrutura desse tipo). Por seu próprio modelo e formato, em livros mensais, o Curso tem um autor, Henrique Sebastião, que é assessorado por membros e colaboradores da FLSP, cujas informações podem ser acessadas neste link.

6. 
Qual o valor das mensalidades do Curso? Haverá algum aumento?

R.: O valor é o mínimo a que conseguimos chegar para cobrir os nossos custos e mantê-lo em funcionamento com um alto padrão de qualidade dos conteúdos e excelência na linha editorial: R$ 29,00. Os que se inscreverem até 29/10/2019 terão este valor garantido até o final do Curso. É possível que nos meses seguintes aconteça algum reajuste, mas apenas para novos assinantes.


7. Quero me inscrever mas não tenho conta no PagSeguro. Que faço?

R.: Não é preciso ter conta ou cadastro no PagSeguro para aderir ao Curso. Basta acessar o botão de assinatura, que automaticamente vai oferecer a opção "Comprar sem cadastro" e preencher com os seus dados básicos (nome e um meio de contato), o que não demora mais do que 2 minutos.


8. Quero pagar com boleto. Posso?

R.: Sim. Basta enviar e-mail par ofielcatolico@gmail.com solicitando o pedido de pagamento via boleto: o envio normalmente é feito no mesmo dia.


9. Os pagamentos serão sempre mensais? 

R.: Sim, o pagamento é feito em parcelas mensais.


10. E se eu quiser cancelar, se não gostar ou não puder pagar e precisar interromper os pagamentos?

R.: A adesão ao curso pode ser cancelada a qualquer momento, e nesse casso é feita imediatamente. Basta solicitar diretamente a nós ou ao PagSeguro e as cobranças serão interrompidas na mesma hora. Também é possível suspender os pagamentos por algum tempo e retomar depois.


11. O Curso vale para convalidação em instituições formais, como faculdades?

R.: Como não somos instituição formal de ensino e o curso é feito à distância, dificilmente alguma instituição formal considerará eliminar matérias mediante a conclusão do nosso curso. Isso, porém, deveria ser o fator menos importante para quem deseja aprender autêntica Teologia, e ainda mais diante do pavoroso cenário em que estamos inseridos na atualidade, com tantas instituições (mesmo as ditas católicas) oferecendo conteúdos ralos e superficiais, e em sua maioria até pervertendo o sentido da ciência sagrada.


12. Qual é a linha do Curso FLSP?

R.: Tradicional – mas não radical e nem irracionalmente encerrada em si mesma. Apresentamos a posição tradicional da Igreja quanto a cada tópico abordado, baseados nos escritos dos grandes Santos Doutores, na Patrística, nos documentos oficiais da Igreja e nas obras dos mais importantes teólogos ortodoxos, mas também damos a conhecer os mais relevantes pareceres científicos, arqueológicos, filológicos, etc. a respeito de cada questão importante, mesmo que aparentemente sejam contraditórios à Tradição. Pois para saber defender a Verdade é preciso saber também o que dizem aqueles que não a reconhecem, seus pontos de vista e argumentos principais – até para saber refutá-los.


13. Haverá o envio de algum certificado após a conclusão do curso?

R.: Sim, ainda que se trate de uma certificação informal.


*  *  *

Inscreva-se agora mesmo para o Curso Livre de Teologia FLSP acessando o botão abaixo, e venha aprender junto com um time muito especial:



6 comentários:

  1. A paz de Jesus Cristo.

    Caro Henrique Sebastião, grato pelas informações. Seria possível listar aqui os professores do curso? Se for, agradeço desde já. Creio ser todos muito bem preparados, pelos artigos com qualidade que vejo postados aqui, mas a curiosidade em saber os seus nomes antecipadamente, é grande. Já me escrevi no curso e estou no aguardo do início dele. Está chegando 29 de Setembro, que bom! A interação com outros alunos e o tira-dúvidas com os professores será bastante produtivo.

    Deus os abençoe, sempre.

    Salve Maria! Paz e Bem.

    PS: comentarei os artigos anteriores que ainda não li por falta de tempo, em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrescentei a sua pergunta ao nosso texto, Católico, porque a achei pertinente. Reproduzo abaixo a resposta:

      R.: Não estamos lançando um curso formal, com um corpo docente e outro discente, isto é, professores de um lado e alunos de outro, como se dá em uma sala de aula presencial (até porque o valor que estamos propondo seria impraticável para sustentar uma estrutura desse tipo). Por seu próprio modelo e formato, em livros mensais, o Curso tem um autor, Henrique Sebastião, que é assessorado por membros e colaboradores da FLSP, cujas informações podem ser acessadas neste link (no endereço abaixo):

      https://www.ofielcatolico.com.br/p/fiel-catolico-e-um-apostolado-da-igreja.html

      Nos próximos dias estaremos disponibilizando antecipadamente algum material do Curso, que haverá de dirimir outras dúvidas.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  2. A paz de Jesus Cristo.

    Caro Henrique Sebastião, mais uma vez obrigado pela sua atenção e resposta à minha pergunta. Fico muito feliz que seja você, caro irmão em Cristo, o autor, idealizador e coordenador desse Apostolado e do Curso de Teologia. Pelos padres citados, doutores e demais professores listados no link que você me passou, todos muito capacitados e que o assessoram aqui nessa Fraternidade Laical, já é o suficiente para satisfazer a minha curiosidade ( e creio, também de outros leitores aqui), sobre quem conduzirá esse Curso de Teologia. Não só pelo seu currículo, e não o estou bajulando, mas também pelo que você produz aqui, incluindo as suas milhares de respostas às perguntas dos leitores; é patente a sua capacidade em fornecer um curso de qualidade superior aos vários cursos de Teologia, incluindo os de nível superior.

    É bom citar também o patrono desse Apostolado, São Próspero, discípulo de grande Santo Agostinho, que com certeza está intercedendo por esse Apostolado, por você, e pelos demais colaboradores e também pelos alunos do Curso de Teologia que se iniciará em breve.

    Como eu já escrevi em outro post, depois de ter participado de um Curso de Teologia para leigos da minha Diocese e ter percebido como alguns professores se desviaram da Teologia Católica, fazer um curso que permanece nos ensinamentos de Jesus Cristo, Paulo e tantos Doutores da Igreja, é uma grande honra e bênção que graças a você, Henrique, nós poderemos participar.

    Quanto a Certificado, etc., isso não é importante e sim o conteúdo do Curso de Teologia. A grande pergunta ( ou uma das perguntas importantes), é: qual seria o melhor; ter um diploma, certificado reconhecido pelo MEC, mas com conteúdo relativista, esquerdista, ou um curso de Teologia não reconhecido oficialmente, mas com conteúdo onde os alunos conhecerão a Teologia como ela é de fato, como deseja o Pai e o Filho?

    Penso ser desnecessário responder.

    Deus abençoe você, Henrique, a sua família, colaboradores, frequentadores desse site e alunos do Curso de Teologia dessa Fraternidade.

    Salve Maria!

    Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo, bom dia.

    Para viabilizar o curso, foi pensado a liberação de um livro por mês? Ou quem assinar o curso no último mês ou no meio dele, poderá acessar todos os livros do curso já publicados? Ou há um pagamento mínimo de 29 reais por 3 anos para acesso de todo o material, duração estimada do curso?

    Penso que, como li em algum post seu, que quem assinar o curso vai ter direito aos livros já publicados, seria prudente garantir que cada depósito ou pagamento mensal desse direito a apenas um livro caso a publicação do material seja mensal.

    Sobre a grade disciplinar de cada livro, já sabem quantos volumes, de aproximadamente quantas páginas teremos? Ou pelo menos quantos volumes e do que se tratará cada um?

    Sei que o curso pode ter uma grade mínima e se alterar durante o caminho. Mas seria interessante para nós, leigos, que saibamos o que será ensinado.

    Provavelmente você recebe muitas dúvidas de católicos sobre os mais diversos assuntos, desde as pastorais até sobre os deveres dentro da doutrina católica/ cristã. Haverá módulos dedicados aos assuntos tratados no site O Fiel Católico?, para elucidar algumas questões mais pertinentes nas discussões entre o laicado?

    O material digital será convertido para qual formato digital além de PDF? Um ótimo site para isso é o https://ebook.online-convert.com/convert-to-mobi

    Converte muito bem textos e imagens para .mobi, extensão de arquivos do Kindle, da Amazon. Também converte PDf para ePub.
    A disposição caro Henrique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria, Caríssimo.

      Muito bem observado, anônimo. A nossa intenção inicial era lançar uma plataforma que contivesse todo o conteúdo do curso (incluindo toda a coleção de livros, portanto), a todos os inscritos, mas isso implicaria numa série de questões muito complexas, pois evidentemente não será possível liberar todo o material, de modo irrestrito, àqueles assinantes que forem se matriculando após o primeiro mês.

      Assim sendo, nesta sala de aulas virtual o que teremos é a disponibilização das vídeo-aulas, que serão dependentes dos livros, e o canal de interação, mas não os livros propriamente ditos. Estes serão enviados por e-mail aos assinantes do curso, conforme a ordem de matrícula.

      Agradeço também pela dica sobre o conversor de PDF. A propósito, com quem estou falando?

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  4. Caro Henrique, bom dia.

    Aqui vos fala Raphael Toscano, leigo, católico praticante, participante da pastoral do batismo, ainda que engatinhando.

    E pronto para iniciar o curso que, tenho certeza, levarei para toda a vida. Mais um motivo para o qual devo fazer o curso, para ter as respostas não para mim, mas para aqueles que confiam nas pessoas que integram o corpo da igreja, para lhes dirigir a palavra. Um curso com preço tão acessível deveria ser feito por todos católicos verdadeiros e praticantes. Pois como o pároco João Cícero da Paróquia Santa Cândida no Ipiranga uma vez me falou, existem os católicos, que seguem muito bem a ritualística da igreja, e os verdadeiros católicos, praticantes.

    Fico a disposição, e se permitir, todos podemos dar feedback durante o curso. Como avaliação dos materiais, das aulas, entendimento das matérias, etc. Se escrever tão bem como O São Paulo, não tenho dúvidas que o conteúdo será 100% aproveitado.

    Que a Paz de Cristo esteja conosco.

    Excelente início de curso a todos.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para o Curso Livre de Teologia da Frat. Laical São Próspero e receba livros digitais de altíssima qualidade todos os meses, além de áudio-aulas exclusivas e canal para tirar suas dúvidas, tudo por R$29,00/mês. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!


AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Paginação numerada



Subir