DEPOIS DO RECENTE bloqueio de mais de vinte páginas católicas –, em português, inglês e espanhol –, o Facebook, maior e mais influente rede social do mundo, com 2 bilhões de usuários, lamentou o “incidente” ocasionado por um “mecanismo de detecção de spam na plataforma”.
“As páginas foram restabelecidas. O incidente foi ocasionado acidentalmente por um mecanismo de detecção de spam na plataforma. Pedimos sinceras desculpas pelos inconvenientes que isso possa ter gerado”, manifestou um porta-voz do Facebook ao Grupo ACI.
Os administradores das páginas afetadas, que somavam entre centenas de milhares a 6 milhões de seguidores, não receberam explicação clara dos motivos do bloqueio, e suas apelações não foram respondidas pelo Facebook. Na noite de 18 de julho, ainda sem explicação, as páginas afetadas foram restabelecidas.
Entre as páginas bloqueadas, a intitulada “Papa Francisco Brasil“, tem quase 4 milhões de seguidores. Seu administrador, Carlos Renê, relatou que a fanpage “foi tirada do ar por volta das 22h do dia 17 de julho“: “O único aviso do Facebook foi uma mensagem no topo da página: ‘Your page has been unpublished’ (Sua página foi ‘despublicada’)...”.
Renê acrescentou que diversas outras páginas de inspiração católica “também foram desativadas sem nenhuma explicação, bem como o perfil pessoal de alguns dos seus administradores“. Foi o caso do perfil pessoal do próprio Renê, bloqueado provisoriamente e depois reativado.
Outra fanpage católica brasileira de grande alcance a sofrer bloqueio no Facebook é a “Nossa Senhora Cuida de Mim“, que ultrapassou os 3 milhões de seguidores precisamente neste mês (jul/2017). O blog de mesmo título informou que a restrição repentina “surpreendeu os editores e administradores da página Nossa Senhora Cuida de Mim”. A equipe comentou: “Logo após o cancelamento, nosso site, Instagram, Twitter, Google+, entre outras redes sociais, ficaram lotados de mensagens onde seguidores perguntavam o que poderia ter acontecido com a página que não estava no ar”.
Outras fanpages católicas aproveitaram para manifestar repúdio à censura. A página “Sou Feliz por ser Católico (a)“, por exemplo, pediu a “todos os católicos (que) não se calem e enviem mensagem ao Facebook solicitando o retorno das páginas e o respeito ao nosso direito de crença religiosa“.
O pe. Augusto Bezerra se manifestou na mesma linha: “As páginas católicas sendo excluídas é algo preocupante”. O sacerdote listou 21 páginas católicas bloqueadas ou excluídas do Facebook.
Entre outras, sofreram bloqueio as seguintes fanpages católicas:
– Papa Francisco Brasil
– Nossa Senhora Cuida de Mim
– Meu Imaculado Coração triunfará
– Clássicos da Música Católica
– Nossa Senhora
– Belezas da Igreja Católica
– Virgem Maria e Santas
– Uma oração e o coração se acalma
– God (de Portugal)
– My Mother Mary (dos Estados Unidos)
Apesar do pedido de desculpas, continua sendo muito estranho que páginas exclusivamente católicas tenham sido removidas, sem nenhum motivo e nenhuma explicação convincente. Alguns chegaram a levantar a hipótese de as páginas conterem material "ofensivo", mas este claramente não é o caso das páginas citadas. Que mecanismo de spam cometeria um erro como este, e por quê?
____
Com informações de Aleteia e ACI Digital
ofielcatolico.com.br
Não acredito ter se tratado de coincidência. Não cabe na minha cabeça.É lógico pensar que se trata de uma perseguição internacional. Sim, como sempre, uns grandes no Mundo que nos odeiam estão-nos perseguindo.
ResponderExcluirMas o imaculado coração de Maria triunfara!
Usemos a água benta para esses dias tão difíceis que passamos no Catolicismo:
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=0vcXMFVk-zU
Um abraço da irmã do Rio.
É preocupante. Mas rezemos por nossa igreja
ResponderExcluirO vídeo da semana - Ofício das Almas - é muito bem narrado. Tem unção e profissionalismo !
ResponderExcluirAbç do Cel. Antonio