7/2025 | 50 dias de Leão XIV: uma análise


PODE NÃO PARECER, já que o tempo realmente dá a impressão de estar passando cada vez mais rápido ultimamente, mas já se foram 50 dias desde a eleição de Leão XIV. E, mesmo assim, no geral ainda não se conseguiu delinear uma imagem clara do que será este pontificado.

Vivemos o tempo da grande apostasia? Divisões e contendas: a profecia se cumpre




NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, ao contrário do que muitos equivocadamente supõem hoje, nunca foi um pacifista (que é diferente de ser pacífico), mas avisou-nos com assombrosa clareza de que não veio trazer a paz ao mundo, mas sim a espada. Em uma passagem belíssima, profetizou exatamente o que estamos presenciando agora, especialmente dentro da própria Igreja:

Até os próprios cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; vós valeis mais que muitos pássaros [porque dissera antes que os pássaros do céu são guardados e sustentados por Deus Pai do Céu].

Todo aquele, portanto, que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos Céus. Porém aquele que me negar diante dos homens, também Eu o negarei diante de meu Pai, que está nos Céus.

Não julgueis que vim trazer a paz ao mundo; não vim trazer a paz, mas a espada.

Porque vim separar o filho de seu pai, e a filha de sua mãe, e a nora da sua sogra. E os inimigos do homem serão os de sua própria casa.

    Faz l
embrar a forte profecia de Nossa Senhora dada em Akita, Japão, à Irmã Agnes Sasagawa[1]:

A obra do demônio se infiltrará mesmo na Igreja, de tal forma que veremos cardeais se opondo a cardeais, bispos contra bispos. Os padres que me veneram serão desprezados e combatidos por seus confrades (...) igrejas e altares serão saqueados; a Igreja estará cheia daqueles que aceitam concessões e o demônio pressionará muitos padres e almas consagradas a abandonarem o serviço do Senhor." (Mensagem aos 13 de outubro de 1973)


    As Sagradas Escrituras, que constituem o documento infalível da Igreja por excelência, atestam que nos últimos dias a Fé verdadeira seria quase extinta no mundo. Dizem que no próprio “lugar santo” se instalaria a “abominação da desolação” (Mt 24,15) predita pelo Profeta Daniel, e que haveria um engano tão profundo que, se fosse possível, até os eleitos se perderiam (Mt 24,24).

Palavra aos católicos, por Sidney Silveira — sobre o presente momento de contendas e reações desproporcionadas


JAMAIS ESCONDI DE PESSOAS próximas — nem de ninguém, diga-se — minha adesão à posição doutrinal da FSSPX em face da crise que sangra a Igreja Católica desde o Concílio Vaticano II. Isto aliás não é de hoje: já em 2009 eu publicava no Brasil "A Candeia Debaixo do Alqueire", livro em forma de "quaestio disputata" da lavra do tomista argentino Álvaro Calderón, até então um completo desconhecido entre nós.

Caso CDB vs Catecismo moderno: os contorcionistas 'passadores de pano' entram em ação!


A POLÊMICA COM O Centro Dom Bosco parece não ter fim. Já andei falando o que penso a respeito, em uma pequena série de três áudios-vídeos, os quais compartilho mais abaixo. Depois de um início bizarro e cansativo com acusações gratuitas e uma enxurrada de argumentos ad hominem, além do decepcionante festival de baixarias promovido pelo Pe. José Eduardo, entramos agora na fase dos que vêm tentar nos "explicar" o inexplicável... Algo que certamente dará início a uma depressiva e longa sessão de contorcionismos mentais, filosóficos e teológicos que virão para tentar justificar o Catecismo de 1992 e também o seu propiciador, o concílio do Vaticano II.

Nougé foi cirúrgico


TENHO AUMENTADO O MEU repeito pelo prof. Carlos Nougué ultimamente, por dois motivos: primeiro, porque tenho me aprofundado mais nos seus conteúdos e tenho notado neles honestidade e zelo que só se encontram em quem possui Fé autêntica.

    Não concordo com ele em 100% do que afirma ou defende (de fato tenho problemas com algumas de suas conclusões a respeito da crise na Igreja), mas isso é coisa perfeitamente natural, que não me causa nenhum estranhamento nem me impede de indicá-lo.

    Em sua plataforma (https://cursos.estudostomistas.org) ele inclusive oferece gratuitamente uma série de cursos completos muito bem elaborados, dentre os quais eu destaco um intitulado "A Atual Crise na Igreja", com 13 aulas completas. Mas o motivo deste post é a precisão cirúrgica com que, no vídeo abaixo, depois de indicar boas leituras, ele se referiu à polêmica envolvendo o Centro Dom Bosco, especialmente no que tange ao papel assumido nesse caso por Bernardo Küster. Abaixo:



O impressionante caso da conversão de Afonso Ratisbonne

Afonso Maria Ratisbonne

UM DOS FENÔMENOS mais específicos da vida religiosa é o da conversão interior, espiritual, que para ser autêntica e sincera só pode acontecer pela Graça de Deus. É precisamente por causa disso que a conversão religiosa não pode ser explicada pelas ciências físicas. As tentativas de explicação baseadas somente em vias psicológicas, sem considerar o fator divino, jamais produziram algo total ou definitivamente convincente ou conclusivo.

Corpus Christi – Corpo de Cristo: origem, natureza e importância

Por Felipe Marques – Frat. Laical São Próspero

É INCRÍVEL PENSAR que, mesmo depois de tanto tempo desde a Instituição da Santa Eucaristia na Santa Missa de Lava-pés (a Santa Ceia de Cristo com seus Apóstolos logo antes da Paixão), e mesmo depois de tantos séculos com os bispos fielmente preservando a Tradição de fazer aquilo que Jesus pediu, como é narrado por São Lucas: “...Fazei isto em Minha memória...” (22, 19), muitos ainda desconfiem das palavras do Salvador: “... isto É O MEU CORPO... este Cálice É A NOVA ALIANÇA EM MEU SANGUE, que é derramado por vós...” (São Lucas 22, 29 – 20).

Cardeal Burke já pediu a Leão XIV pela restauração da Missa tradicional em latim




NOSSO VELHO AMIGO o Cardeal Raymond Burke declarou, durante a Conferência Sobre Fé e Cultura organizada pela Sociedade da Missa em Latim da Inglaterra e do País de Gales[1], na última sexta-feira (14/6/2025), que pediu ao papa Leão XIV pelo fim das restrições à celebração da Missa tradicional em latim impostas durante o pontificado de Francisco.

Vigário Episcopal, em carta pública, adverte fiéis da Arquidiocese contra o Centro Dom Bosco


MONS. ANDRÉ SAMPAIO de Oliveira, Delegado Episcopal para a Atenção Pastoral dos Grupos de Fiéis que Celebram o Rito Romano Segundo o Missal Anterior à Reforma de 1970 (alguém sabia que existia isso?) da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, torna pública carta de esclarecimento pela qual adverte aos fiéis católicos que devem abster-se de participar das atividades promovidas pela Fraternidade Sacerdotal São Pio X e por associações jurídica ou espiritualmente a ela vinculadas, como é o caso do Centro Dom Bosco.

Padre José Eduardo está furioso!



"BURRICE", "PESSOAS SEM CÉREBRO", "indecentes", "infelizes", "seriedade fingida", "miséria moral", pessoas que "chamam sua mãe de prostituta"(!)... Estes são apenas alguns dos adjetivos usados pelo Revmo. Padre José Eduardo para se referir aos membros do CDB após a polêmica envolvendo o lançamento de um livro que aponta erros no Catecismo de 1992 (falamos a respeito aqui).

Sobre a polêmica do livro 'Os Erros do Catecismo Moderno' do Centro Dom Bosco — CDB



AQUI VOS FALA Henrique Sebastião. Eu custei a me aperceber da repercussão causada pela campanha de lançamento do livro "Os Erros do Catecismo Moderno", de Michael Haynes. Foi a pergunta de um aluno de nossa Formação Teológica que me fez proceder a uma breve pesquisa e ver que estão pipocando respostas indignadas à iniciativa do Centro Dom Bosco (CDB).

Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa


SABE AQUELE "SANTO" que costuma "desencalhar" o povo quando sua imagem é virada de cabeça para baixo num copo d’água? Pois bem, aquele não é Santo Antônio. Antônio não é esse e nem tem nada a ver com esse tipo de prática inspirada na bruxaria.

11/6/2025 | Leão XIV nomeia bispo chinês: continuidade ao famigerado acordo do Vaticano?

LEÃO XIV FEZ SUA primeira nomeação de um bispo chinês sob o infeliz acordo de 2018 entre o Vaticano e Pequim, sinalizando que está dando continuidade a uma das decisões de política externa mais controversas de Francisco.

    O Vaticano expressou satisfação pelo fato de a nomeação do bispo Joseph Lin Yuntuan, feita por Leão  XIV em 5 de junho deste 2025, como bispo auxiliar de Fuzhou ter sido reconhecida na quarta-feira pelas autoridades chinesas.

FILME HISTÓRICO É uma pequena amostra de como era a vida em um convento carmelita no ano 1959, com o emocionante testemunho de fé e amor a Deus de freiras que decidiram ouvir o chamado de Deus e deixar tudo pela vocação religiosa.

[Inscrever-se em nosso canal e ativar o sino das notificações é a forma mais simples de nos ajusar a manter nossas atividades! Deus lhe pague!]


Leão XIV ordenou a remoção da "arte do estupro" de Rupnik de todos os sites do Vaticano

AS IMAGENS FEITAS pelo ex-padre jesuíta Marko Rupnik, acusado de gravíssimos abusos sexuais, psicológicos e espirituais contra dezenas de vítimas, sobretudo mulheres religiosas, além da prática de rituais satânicos, foram finalmente removidas (jun/2025) dos sites oficiais do Vaticano, embora ainda sem uma explicação oficial.

    A remoção ocorreu quase um ano após o chefe do Dicastério para a Comunicação, Dr. Paolo Ruffini, defender a continuidade do uso das imagens, argumentando que apenas mantinham imagens preexistentes. As acusações contra Rupnik, expulso pelos jesuítas por desobediência, incluem estupro, sexo grupal e rituais (quase) satânicos(!), associados ao seu "processo criativo" ao longo de 30 anos(!!), especialmente em Roma. Muitas vítimas pertenciam a uma congregação que ele ajudou a fundar na Eslovênia.

Bispos da Nigéria exigem fim da violência jihadista após mais 100 mortes em novos ataques

Arcebispo Kaigama, foto de Simon Caldwell

BISPOS CATÓLICOS DA NIGÉGRIA renovaram as suas exigências para o fim da matança de cristãos no país, dizendo que "não há justificativa para o derramamento de sangue contínuo".

    A declaração foi feita após uma série de ataques no Estado de Benue que deixaram pelo menos 100 mortos. Em 1º de junho, grupos armados liderados por pastores jihadistas[1], atacaram comunidades nos condados de Gwer West e Apa, matando pelo menos 43 pessoas. Ataques semelhantes já haviam ocorrido em várias aldeias de Gwer, resultando na morte de 42 pessoas.

    
No estado de Plateau, quase 40 pessoas foram mortas entre 1 e 2 de junho, e entre 24 e 25 de maio, pelo menos 50 civis — a maioria cristãos — foram massacrados por pastores Fulani em Munga Lelau e Munga Dasso, duas comunidades agrícolas no condado de Karim-Lamido, no estado de Taraba. Mais de 179 cristãos foram massacrados em ataques separados no Cinturão Médio da Nigéria durante o Tríduo Pascal, entre 18 e 20 de abril. De acordo com a fundação Genocide Watch, mais de 45.000 cristãos foram mortos entre 2009 e março de 2022...

Leão XIV nomeou novo presidente da Pontifícia Academia para a Vida: uma escolha mais que polêmica

LEÃO XIV NOMEOU o Arcebispo Renzo Pegoraro como presidente da Pontifícia Academia para a Vida, informou a assessoria de imprensa do Vaticano há pouco mais de uma semana. O prelado italiano, que anteriormente atuou como chanceler da mesma Academia, cuja missão é promover a proteção da vida humana, sucede o também italiano Arcebispo Vincenzo Paglia, que ultrapassou a idade canônica de aposentadoria na Igreja (75 anos) em cinco anos, aposentando-se aos 80.

Alemanha: quatro bispos resistem à hegemonia progressista

Na imagem: Cardeal Rainer Maria Woelki (acima à esquerda) e bispos Stefan Oster (abaixo à esquerda), Rudolf Voderholzer (acima à direita) e Gregor Maria Hanke.

NESTE MOMENTO-CHAVE para o futuro da Igreja Católica na Alemanha, quatro bispos alemães tomaram uma decisão corajosa: retirar-se do Comitê Sinodal encarregado de estabelecer um novo organismo nacional que reúna bispos e leigos em pé de igualdade, desafiando a Constituição divina da Igreja. Esta iniciativa é uma forma de denunciar os excessos cismáticos do sínodo alemão.

Por que é importante falar sobre o Purgatório e o Inferno aos enfermos e moribundos


ENTRE MUITOS OUTROS, podemos certamente dizer que um dos fatores que mais contribuem para os problemas no mundo de hoje é a falta de ensinamentos consistentes e contundentes sobre a existência do Inferno e também do Purgatório, e sobre o consequente sofrimento intenso que aguarda a grande maioria de nós após a morte. Muitos crimes, ofensas, agressões e destruições deixavam de ser praticados, em outros tempos, porque as pessoas tinham mais medo dessas coisas.

    Em defesa da doutrina católica sobre o Purgatório, São Roberto Belarmino explica as consequências da descrença no Purgatório:

1/6/2025 | Carta aberta do editor do jornal 'The Remnant' a Leão XIV

MICHAEL J. MATT, jornalista editor do "The Remnant Newspaper" — jornal online norte-americano especializado em notícias e análises da Igreja sob uma perspectiva tradicionalista — tornou pública uma carta que enviou recentemente ao papa Leão XIV. Pediu ainda aos seus leitores católicos que compartilhem e espalhem sua mensagem, a qual reproduzimos aqui, não necessariamente por concordar com tudo o que diz, mas por sua relevância neste momento. Segue abaixo o texto, com tradução de Henrique Sebastião.

Subir