Bíblia, escravidão, matança de crianças e outros problemas difíceis... parte IV: significação dos mitos bíblicos

Às vezes é preciso saber ler com um olhar de criança... de curiosidade maravilhada...

** Ler a primeira parte deste estudo

*** Ler o estudo anterior



APRESENTAMOS ATÉ AQUI alguns exemplos de histórias aparentemente fantásticas ou extraídas de mitos que encontramos na Bíblia. Muitíssimos outros poderiam ser citados, mas na realidade nada disso nos incomoda. Que podemos concluir a partir daí? Que a leitura católica da Bíblia não é literal? É o que veremos na continuação deste estudo. 

São Cosme e Damião não são 'orixás', 'ibejis' ou 'erês' – a armadilha do sincretismo religioso

São Cosme e São Damião, festejados
pela Igreja em 26 de setembro

OS VERDADEIROS SÃO COSME e São Damião foram cristãos mártires pela fé, e permanecem cultuados há muitos séculos (desde 300/400 d.C.). Até hoje, seus nomes são lembrados na Liturgia da Santa Missa, e são venerados também na Igreja Ortodoxa, que os homenageia em novembro. Seus restos mortais e suas relíquias estão distribuídos em Roma e em algumas igrejas e mosteiros da Alemanha, católicos e ortodoxos.

O que é mito, segundo a Filosofia e na Teologia


"O que é mito? Entendê-lo é fundamental para compreender a filosofia. O mito não é uma ilusão, uma mentira, como muitos pensam, mas uma ferramenta importante de que o homem se utiliza para aproximar-se da verdade."


VEM EM NOSSO AUXÍLIO, a propósito de nossa série sobre os problemas difíceis da Bíblia (acompanhe), justamente nesta parte em que estamos tratando da questão dos mitos nas Sagradas Escrituras (leia), o Prof. Dr. Joel Gracioso, colaborador regular da FLSP, aprofundando o tema com os seus abalizados conhecimentos. Vídeo abaixo, bibliografia ao final.




| Você que não veio ainda para a nossa plataforma de conteúdos restritos, assine agora por um valor simbólico e tenha acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais a nossa Formação Teológica Integral e Permanente (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia (Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, acesse www.ofielcatolico.com (sem o 'br'). |

_____
Bibliografia utilizada e citada no vídeo:
SNELL, Bruno. A Cultura Grega e as Origens do Pensamento Europeu, São Paulo: Perspectiva, 2009.
DETIENNE, Marcel. A Invenção da Mitologia,São Paulo: José Olympio, 1992.
VEYNE, Paul. Os Gregos Acreditavam em Seus Mitos?, São Paulo: UNESP, 2014.
BRISSON, Luc. Introdução à Filosofia do Mito, São Paulo: Paulus, 2014.

A Infalibilidade do Papa explicada magistralmente na obra imortal do Padre Julio Maria de Lombaerde

EM UMA OBRA extremamente didática e fácil de ler (e de entender), relançada agora pela Editora Realeza (Obras Católicas), o gigante Padre Julio Maria de Lombaerde trata de todas as principais questões envolvendo o tema do Papado, incluindo a infalibilidade, tão debatida nestes nossos tempos de crise. Sua Eminência o Cardeal D. Sebastião Leme chamou-o, à época do lançamento, “um livro luminoso que vitoriosamente refuta todas as objeções contra a Igreja”[1].

    • Para adquirir agora com preço de pré-venda mais um desconto exclusivo de leitor d'O Fiel Católico [cupom: ofielcatolico], acesse este link

    • Ver ou baixar gratuitamente uma amostra da obra


Comentário no Instagram da Editora (clique sobre a imagem para ampliá-la)

_________
LOMBAERDE, Julio Maria de. O Cristo, o Papa e a Igreja, Rio Grande da Serra: Realeza, 2023.
[1] Op. cit. p.13.

Bíblia, escravidão, matança de crianças e outros problemas difíceis... parte III: o que são mitos na Bíblia

A Destruição de Leviatã em gravura de Gustave Doré (1865)

*** Ler a primeira parte deste estudo

*** Ler o estudo anterior


ENCERRAMOS O ESTUDO ANTERIOR salientando que toda a premissa essencial apresentada até este ponto não vai encerrar a questão; por óbvio é preciso encontrar, agora, as fundamentadas explicações para certas histórias aparentemente absurdas, contraditórias ou aparentemente incompatíveis com a Doutrina cristã (como as trazidas por nossa leitora Samanta) contidas na Bíblia. Prossigamos, então.

Bíblia, escravidão, matança de crianças e outros problemas difíceis... parte II: A Bíblia contém mitos?


** Ler a primeira parte deste estudo

VIMOS EM NOSSO ARTIGO anterior que todo cristão intelectualmente honesto se vê forçado a admitir que existem diversas passagens na Bíblia Sagrada que não admitem uma interpretação literal, muitas vezes por motivos bastante óbvios. Todavia temos a Fé e por isso não consideramos a simples hipótese de que o Texto Sagrado, que cremos inspirado por Deus, seja falso, contenha mentiras ou ensine enganos. Também não é sensato admitir que, sendo assim, para continuar crendo à letra na Escritura eu deveria tentar moldar a realidade àquilo que literalmente está escrito – até porque fazer isso vai levar a obstáculos intransponíveis: o maior exemplo disso está no caso dos "terraplanistas", que por motivos religiosos se recusam a crer na simples realidade observável dos fatos. Este é um fundamentalismo doentio que deve sempre ser rechaçado e que já está condenado.

Bíblia, escravidão, matança de crianças e outros problemas difíceis... Introdução: a Fé e as ciências naturais

No alto: ilustração representando a antiga concepção hebraica do Universo, reproduzida da Bíblia da ed. Vozes. Acima: a gravura "Flammarion", de 1888, que retrata um homem prostrado sob a "borda do firmamento", a espiar o misterioso além. Uma legenda nessa gravura diz: "Um missionário medieval narra ter encontrado o ponto onde o Céu e a Terra se encontram...".


SAMANTA
É UMA LEITORA fiel d'O Fiel Católico que trouxe – já há um bom tempo –, uma pergunta que encerra uma questão maior e muito importante, difícil e recorrente na Teologia. É uma questão teimosa, que não se contenta: de fato, trata-se de uma gama de questões que se podem resumir em uma só, e sempre haverá alguém, em algum lugar do mundo, fazendo-se essa mesma pergunta. Alguns perderam a Fé por causa dela, outros desafiam os que têm Fé por causa dela, e ainda outros buscam honestamente pela resposta, na tentativa de acalmar suas consciências. Há também os que não têm a Fé ou a perderam mas querem recuperá-la ou tê-la, e inconscientemente lançam esse desafio numa busca desesperada por uma solução pela qual anseiam.


    A pergunta que Samanta fez foi esta: 

Olá, Henrique. Tudo bem?

Gostaria de saber como responder uma pessoa que acusa a Bíblia dizendo que ela defendeu a escravidão e matança de crianças.

Como contextualizar essas situações e entender o motivo de Deus ordenar isso? Muito obrigada desde já!


12/9/2023 | Atenção para esta oportunidade


A PARTIR DE HOJE, 12/9, as unidades extras da Coleção História das Cruzadas, de Michaud, pela Editora Realeza (em fac símile), estarão disponíveis no site da livraria. Mas atenção: são os volumes que sobraram devido aos pedidos que não foram pagos, e agora serão disponibilizados novamente para compra; são poucos exemplares. Fique atento para não perder essa chance de adquirir a sua coleção.

A coleção "História das Cruzadas" de Joseph-François Michaud é uma obra monumental que se destaca como referência para o estudo de um dos períodos mais fascinantes e influentes da história da Igreja, e também da história europeia e do Oriente Médio. Composta por uma série de volumes abrangentes e meticulosamente pesquisados, essa coleção oferece uma visão abrangente desse movimento militar e religioso que moldou profundamente o pensamento medieval e definiu os rumos da História.

Desde a sua publicação original (séc. XIX), a obra de Michaud tem sido amplamente aclamada pela precisão histórica e estilo narrativo envolvente. O autor apresenta um panorama completo das Cruzadas, desde as causas que lhe deram origem até as suas consequências tão duradouras.

Através das páginas desses volumes, os leitores são transportados para uma época de fervor religioso, paixão, heroísmo e intriga política. Michaud explora em detalhes as figuras proeminentes das Cruzadas, descrevendo as batalhas épicas, as estratégias militares, as alianças instáveis e as negociações diplomáticas que ocorreram durante esse período turbulento. Trata-se de uma obra indispensável para historiadores, estudiosos e entusiastas do período medieval.

Obtenha mais detalhes e adquira com um desconto exclusivo de leitor d'O Fiel Católico,
acessando este link e usando o cupom ofielcatolico

Sobre o ritual de exorcismo e quem pode exorcizar


COMO OS PEDIDOS por exorcistas têm aumentado constantemente na última década – o que não nos surpreende, mediante as notícias que nos têm chegado do mundo inteiro – a Igreja se vê diante da necessidade de formar mais sacerdotes para esse ministério especializado. De fato, de acordo com relatórios, o número de exorcistas nos EUA, por exemplo, aumentou de 12 para 50 nos últimos anos[1].


    A Igreja Católica não permite que qualquer batizado se torne exorcista: há um conjunto específico de qualificações que devem ser cumpridas antes de se admitir alguém neste ministério desafiador.

Como educar os filhos segundo a Fé católica? O que é educação católica?

Por Lorenzo Lazzarotto

O MAIOR PRESENTE que um pai pode dar aos seus filhos é lhes proporcionar uma sólida educação católica. Hoje muito se fala em "educar para o Céu",  o que é uma expressão magnífica. Mas como praticá-la? Será que uma educação Católica consiste apenas em inserir no currículo de uma escola algumas aulas de Catecismo e ensinar as crianças a rezar?

O desafio de continuar sendo cristão católico na era da sinodalidade

Por Raymond Kowalski para o OnePeterFive*
Tradução/adaptação de Henrique Sebastião


SABEMOS AGORA QUE que o culminar do Papado de Francisco ocorrerá em outubro deste ano 2023 (independentemente de ele ainda estar por perto para o ver). É então que terá lugar o Sínodo sobre a Sinodalidade, algo que vem sendo construído há quase 11 anos.


    Quando o documento de trabalho do Sínodo foi lançado, o Padre Gerald Murray, escrevendo para o portal The Catholic Thing, em 24 de junho de 2023 previu o resultado:


...uma religião fictícia e ilusória de auto-adoração, na qual Deus é relegado ao papel do Afirmador Divino de tudo o que cada um decide acreditar.

Uma grande novidade – Formação Católica Integral pela FLSP a custo mínimo


Henrique Sebastião

CARÍSSIMOS LEITORES, VENHO compartilhar convosco uma feliz novidade. Uma novidade que, para mim, é importante e muito esperada, e espero que seja de proveito também a vós, meus irmãos e irmãs queridos, que me acompanham lendo o que eu escrevo (às vezes ouvindo o que eu falo) neste santo trabalho que Deus me deu – que Ele praticamente me forçou a fazer – nesta jornada que já dura 16 anos: um longo tempo de sacrifícios e também, principalmente, de muitas consolações, de belas histórias de conversão ocorridas por intermédio desse esforço e, principalmente, de luta sem trégua, nessa longa batalha que é a vida do fiel católico sobre a Terra.

    Eu estudei Filosofia e Teologia em quatro instituições ditas "católicas" diferentes. Sou redator e autor exclusivamente católico; tenho diversos artigos publicados pela Arquidiocese de São Paulo e sou autor do Curso Livre em Teologia pela FLSP. Minha conversão ao Catolicismo se deu quando eu já era um homem maduro: antes disso, eu fora membro de diversas comunidades protestantes, e por isso cresci ouvindo graves mentiras contra a Igreja de Cristo sendo pregadas nos púlpitos, por homens que se dizem "pastores". Logo após a minha conversão (uma longa história que talvez eu conte em outra ocasião) percebi que precisava proclamar a Verdade do Evangelho e dissipar as mentiras pregadas pelos falsos profetas, e tinha que fazê-lo "do alto dos telhados". A internet era uma ferramenta perfeita para isso.

    Comecei a fazer apostolado como um total desconhecido; era um trabalhador pequenino nesse campo e nada entendia das tecnologias digitais; mas tinha fé e meu coração ardia de amor por Nosso Senhor Jesus Cristo, a Verdade Encarnada.

    Persisti, porque era o que eu tinha que fazer, sem esmorecer nunca. Trabalhava por caridade, com carinho e devoção; trabalhava para Cristo, para a Santíssima Virgem, para os meus irmãos do Céu, os Santos da Igreja Triunfante, pelo bem dos Santos da Igreja Padecente (as almas do Purgatório) e para servir como auxílio aos Santos da Igreja Militante... Trabalhava para Deus: por isso, desistir não era uma opção.

    E tive, pela Graça divina, durante essa desafiadora jornada, muitas confirmações de que era isso mesmo o que eu realmente devia fazer e continuar fazendo. E perseverei e cresci, com a ajuda de bons sacerdotes que me dirigiram quando precisei, postos no meu caminho pela Providência.

    
Alcancei e superei (numa época em que as pessoas liam mais do que assistiam a vídeos) a casa dos oito dígitos em visualizações mensais: tudo num crescimento 100% orgânico. Tornei-me uma referência para a pesquisa sobre Catolicismo na internet, sempre fundamentando e acrescentando as devidas fontes às minhas publicações, que buscavam sanar as dúvidas principais do público leigo. Com o tempo, outros bons produtores de conteúdos, entre professores, pesquisadores e comunicadores vieram a se tornar meus colaboradores: nascia a nossa Fraternidade. Assim nos tornamos uma sólida fonte de consulta para os fiéis católicos – não só leigos comuns, mas também comunicadores, professores, donos de editoras, padres e mesmo bispos, alguns dos quais mantêm contato conosco e nos incentivam, ainda que não o façam abertamente nestes dias de crise e árdua batalha espiritual, em que os bons são perseguidos e os maus premiados. É que, nestes tempos loucos em que vivemos, apoiar uma página católica virou como que um pecado mortal: o tal do “pecado contra o ecumenismo”.

    Mas este artigo não é sobre polêmicas nem sobre a crise. É sobre uma novidade, que tem a ver com a longa trajetória d'O Fiel Católico, e é por isso que estou relembrando um pouco da minha história, aqui. Retomando, a
tualmente mantemos em torno de 200 mil acessos mensais, o que é muita coisa para uma página católica tradicional que não usa de nenhum recurso além das atualizações constantes e o zelo pela qualidade dos seus artigos e estudos. Não fazemos comércio, não contaminamos as nossas páginas com anúncios, não usamos de publicidade em nossas postagens, não fazemos parcerias com vistas à obtenção de lucro, a não ser aquele que sirva para um bem maior. A nossa finalidade, aqui, não tem a ver com as visualizações, nem com a popularidade; também não trabalhamos para vender livros, revistas ou cursos. O nosso objetivo não é comercial. A finalidade e missão d'O Fiel Católico é o bom apostolado, a catequese; é servir de auxílio intelectual e espiritual aos que o procuram.

    Sempre trabalhei gratuitamente, aqui: estas publicações sempre foram feitas por amor-caridade, com a única intenção de fazer bem às almas, buscar a maior glória de Deus neste reino de trevas que é o mundo, combater o erro, conduzir por um bom caminho os que buscam a verdade. Nada "inventando", mas sempre repetindo o que é da verdadeira Fé cristã e católica.



    Todavia, produzir e publicar conteúdos sérios, com textos bem escritos, revisados e ilustrados, acompanhados de fontes seguras, é um trabalho que toma muito tempo e que absorve as minhas melhores energias. Em muitos dias, a maior parte do meu tempo é dedicado a este trabalho, e todos sabemos que neste nosso mundo é preciso "ganhar a vida", como se diz. Tenho meus deveres de estado, tenho minha família, meus filhos, tenho uma mãe idosa que depende de mim. Não sou um sacerdote, embora um dia eu tenha desejado o sacerdócio. Pela vontade de Deus, continuei leigo, ou porque não tinha verdadeira vocação para ser padre ou porque a misericórdia divina me poupou do que está acontecendo hoje na Igreja: o tipo de padre que eu seria com certeza sofreria as piores perseguições. Bem, não sendo padre eu preciso ganhar  o meu próprio sustento com algum trabalho honesto, e as necessidades temporais sem dúvida dificultam sobremaneira o continuar fazendo apostolado.

    Ao longo do tempo, planejei e tentei algumas formas de permitir aos meus leitores, àqueles que obtém algum benefício através deste meu trabalho, aos que quisessem e pudessem, que me ajudassem a me manter em atividade. Assim nasceu o curso de Sagradas Escrituras e, depois, a "Formação Integral e Permanente d’O Fiel Católico". Essas iniciativas foram bem sucedidas, mas não atingiram a cota de inscritos necessária para que eu pudesse, efetivamente, dedicar mais tempo a esse trabalho. Até agora...

    E assim chegamos à grande novidade de que falei no início. É que foi lançado o nosso projeto final e definitivo: uma plataforma de acesso restrito para assinantes, na qual já estão sendo publicados, diariamente, conteúdos exclusivos, mais todos os conteúdos da nossa Formação Integral, a qual continuará sendo atualizada mensalmente. Essa nova plataforma tem a mesma "cara" aqui deste site já bem conhecido e aprovado, e poderá ser acessada irrestritamente por um valor realmente mínimo, simbólico, que já digo: R$ 13,90 – sendo que aqueles que quiserem colaborar com um valor maior também terão essa possibilidade, sem ganhar nada a mais por isso: a recompensa para os que quiserem me auxiliar materialmente, tenho absoluta certeza, virá da parte de Nosso Senhor, pelo bem feito.

    Além do acesso a conteúdos exclusivos e à Formação Integral, nessa mesma plataforma disponibilizei os doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras e a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições) e mais alguns materiais exclusivos que tenho preparado.

    Ainda outra vantagem para os nossos assinantes (benfeitores seria um nome mais próprio) está nos descontos exclusivos para a compra de livros em diversas livrarias católicas, a começar pelo acervo completo da Editora Realeza/Obras Católicas, os quais já estão garantidos. Para quem costuma comprar livros, só esses descontos já farão retornar o pagamento da nossa assinatura.

    Essa nova plataforma está já em plena atividade, mas há muito material ainda a ser  disponibilizado. Atualizações são feitas todos os dias (segunda a sexta-feira, com raras exceções). A todos os que quiserem e puderem se inscrever, contem com as minhas orações diárias e a minha mais sincera gratidão. Deus vos guarde e salve no último dia!


Sobre a vida de São Luis IX


MAIS UM BOM "react" do Prof. Lucas Lancaster, desta vez às bobagens de Débora Aladim sobre as cruzadas de São Luís.

Ago/2023 | Carta de Dom Strickland, Bispo do Texas, alerta sobre o Sínodo

NESTE TEMPO DE GRANDE TURBULÊNCIA na Igreja e no mundo, devo falar com coração de pai para vos advertir dos males que nos ameaçam e para vos assegurar a alegria e a esperança que temos sempre em Nosso Senhor Jesus Cristo. Uma mensagem má e falsa invadiu a Igreja, diz que Jesus é apenas um entre muitos e que não é necessário que a sua Mensagem seja partilhada com toda a Humanidade. Essa ideia deve ser refutada e rejeitada.

2/9/2023 Dom Athanasius Schneider publica oração fim da heresia no seio da Igreja e pelo triunfo da Fé católica

"DEUS ONIPOTENTE E ETERNO, [...] recebei de bom grado o nosso ato de humilde reparação por todos os pecados cometidos contra a fé católica pelos leigos e clérigos, especialmente pelos altos clérigos que, contrariando a promessa solene que fizeram na sua Ordenação de serem mestres e defensores da integridade da fé católica, se tornaram campeões da heresia, envenenando o rebanho a eles confiado e ofendendo gravemente a Divina Majestade de Jesus Cristo, a Verdade encarnada."


G. K. Chesterton: "Por que sou católico", por G. K. Chesterton


A DIFICULDADE EM EXPLICAR “por que eu sou Católico” é que há dez mil razões para isso, todas se resumindo a uma única: o catolicismo é verdadeiro. Para falar da Igreja Católica eu poderia preencher todo o meu espaço com sentenças separadas, todas começando com as palavras “É a única que...”.

    Como por exemplo, a Igreja Católica é a única que previne um pecado de se tornar um segredo; é a única que fala como um mensageiro que se recusa a alterar a verdadeira Mensagem; é a única que assume a grande tentativa de mudar o mundo desde dentro; usando a vontade e não as leis...

Subir