Oração e alegria: a Via da Purificação e a Via da Iluminação

Nesta Semana Santa, apresentamos um estudo profundo sobre as etapas ou estágios da verdadeira conversão, baseado na obra do grande teólogo Pe. Garrigou Lagrange. Que seja útil.


A CONVERSÃO, no cristianismo, é um processo que se dá com base principalmente na vontade. Nesse processo, o elemento mais importante não é o intelecto, e menos ainda a emoção, por seu caráter efêmero, fugaz, inconstante. Atualmente, entretanto, florescem movimentos religiosos que valorizam o sentimentalismo, criando e alimentando nos fiéis a ideia de que o “sentir-se bem” deve servir como principal parâmetro para decidir se aquele caminho religioso é autêntico ou não.

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Os Mandamentos de Deus e da Igreja – e a profecia de Daniel


RECEBEMOS, EM nossa caixa de e-mails, de um leitor que se identifica pelo pseudônimo "Edu," a seguinte mensagem:

"Há alguns ramos protestantes que acusam o catolicismo de ter alterado os mandamentos de Deus. Há até mesmo aqueles que acusam a Igreja Católica Apostólica Romana de ser o cumprimento de Daniel 7:25. Gostaria de fazer duas perguntas: Os mandamentos do catecismo são essencialmente os mesmos de Êxodo 20? Por que há alguma diferença entre eles? É devido a alguma mudança ou ao resumo das leis contidas no Novo Testamento?
E qual é a interpretação oficial da Igreja sobre Daniel 7:25?

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Diferença entre orar e rezar – as "vãs repetições"


UM GRUPO de pessoas elaborou e difundiu a esdrúxula ideia de que "rezar" seria repetir "vãs palavras", enquanto que "orar" seria, verdadeiramente, falar com Deus. Analisemos bem esta questão...

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Arte e espiritualidade - 4

INICIAMOS COM esta postagem uma série que trará imagens católicas antigas, publicadas em cartões, flipcards, gravuras e ilustrações de velhos livros, que retratam com singela beleza uma pureza espiritual que parece irremediavelmente perdida em nossos dias.




Este card alemão (início do séc. 20) retrata a Santíssima Virgem Maria, e suplica: "Maria, Rainha de Todos os Santos: "Rogai por nós!"
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G. K. Chesterton: "Por que sou católico"


A DIFICULDADE em explicar “Por que eu sou Católico” é que há dez mil razões para isso, todas se resumindo a uma única: o catolicismo é verdadeiro. Para falar da Igreja Católica eu poderia preencher todo o meu espaço com sentenças separadas, todas começando com as palavras “é a única que...”

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Aparições de Nossa Senhora das Graças


POPULARMENTE, CONSIDERA-SE que as modernas aparições marianas tiveram início com as visões da camponesa Bernardete Soubirous, em Lourdes, na França, no decorrer do ano de 1858: essas visões até hoje inspiram o interesse de religiosos e pesquisadores de fenômenos supranaturais do mundo inteiro. Mas, na realidade, as aparições da Virgem Maria na era moderna começaram 28 anos antes do ocorrido em Lourdes, no Convento das Irmãs de Caridade da Rue du Bac, em Paris, a uma freira chamada Catarina Labouré...

** Conheça a história das aparições de Nossa Senhora das Graças e de Santa Catarina Labouré
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O exemplo de Santa Gianna Molla


GIANNA BERETTA Molla era filha de Alberto Bereta e Maria de Micheli, ambos da Ordem 3ª Franciscana. O casal tinha onze filhos quando ela nasceu, em Magenta (Milão, Itália), a 4 de outubro de 1922, dia de São Francisco...

** Conheça o testemunho de vida e de fé de Santa Gianna Molla
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O Fiel Católico #26 - regular e apostila





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Os Sacramentais da Igreja Católica


OS SACRAMENTAIS têm grande valor de santificação e consagração, pois, por meio deles, Deus derrama sobre o homem suas bênçãos. Cremos que é da Vontade do SENHOR nos abençoar por intermédio da Igreja, e abençoar nossas casas, nossos corpos, nossos objetos. E onde existe a bênção de Deus, o demônio não pode tocar...

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Por que a Igreja Católica é Romana?

Uma questão muito simples, porém às vezes mal compreendida; outras tantas vezes, usada como pretexto...


ALGUNS LEIGOS de outras comunidades religiosas, que nos enviam mensagens, declaram não compreender bem como a Igreja de Jesus Cristo pode ser chamada Católica Apostólica Romana. E o problema reside, como não é difícil supor, no último título. Afinal, como é que a Igreja pode ser universal e romana ao mesmo tempo?

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