Tragédia no Iraque – islamistas incendeiam Mitra Diocesana de Mossul e tomam mosteiro histórico




21 Jul – A situação dos cristãos no Iraque vai se tornando cada vez mais dramática. Neste último final de semana, a Mitra Diocesana de Mossul foi incendiada, e o Mosteiro de Mar Behnam, a dez minutos da cidade de Qaraqosh, foi tomado pelos fundamentalistas do ISIL (Estado Islâmico do Iraque e Levante), os mesmos que na semana passada obrigaram os fiéis a fugirem de Mossul depois de marcar suas casas com a frase “imóvel de propriedade do ISIL”.

O mosteiro é dedicado ao príncipe mártir assírio Behnam e a sua irmã Sarah, e data do século IV, sendo um dos lugares de culto mais antigos e venerados pelos cristãos locais. A notícia do incêndio foi dada pelo patriarca da Igreja Católica Síria, Ignace Joseph III Younan, à Rádio Vaticano, depois de reunir-se no sábado, na Santa Sé, com o Secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.

O Arcebispo siro-católico de Mossul, Dom Yohanna Petros Moshe, denunciou à agência Fides: "Neste domingo (20/7), os milicianos jihadistas do ISIL, que há algumas semanas proclamaram o 'Califado Islâmico' nos territórios que controlam no Iraque e na Síria, tomaram posse do antigo mosteiro de Mar Behnam, a dez minutos da cidade de Qaraqosh, onde vivem monges siro-católicos". Os fundamentalistas islâmicos “obrigaram os três monges e umas poucas famílias que viviam no mosteiro a ir embora, deixando as chaves”, indicou ainda o Arcebispo.

A agência Fides assinalou que, por agora, não há mais notícias confirmadas sobre o que esteja acontecendo no mosteiro, mas a situação é gravíssima. Temem-se mais atos de violência, vandalismo e profanação, como os que já se registraram em outros lugares de culto cristãos tomados pelos jihadistas.

____
Fonte:
ACI Digital com EWTN Noticias
www.ofielcatolico.com.br

Um comentário:

  1. Os filhos da escrava, ou ismaelitas, não se cansam de perseguir a Igreja do Senhor. Temos que rezar para que os terroristas dêem um pouco de sossego aos cristãos do Iraque. Amém. A paz de NSJC!

    ResponderExcluir

** Assine a revista O Fiel Católico digital e receba nossas novas edições mensais em seu e-mail por uma colaboração mensal de apenas R$7,00. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!


AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Receba O Fiel Católico em seu e-mail