Padre Alessandro de Savoia e a ostensão do Santo Sudário

PARA MINHA GRANDE satisfação, tive a oportunidade de conversar pessoalmente com o Revmo. Padre Alessandro de Bourbon Savoia Aosta, descendente direto da nobre família Savoia, que por séculos foi a proprietária do Santo Sudário (até 1983, quando a relíquia foi doada ao Vaticano por desejo de Umberto II, após sua morte), que prestou a maior parte das informações contidas em nosso artigo em duas partes sobre o assunto (veja aqui)1. Ele cresceu ouvindo histórias sobre o tema, inclusive a respeito de sua bisavó, que chegou a cerzir o tecido sagrado, assistida por freiras e de joelhos, em oração e usando agulhas de ouro.

Para o digno sacerdote, o Sudário é uma mensagem para a nossa época; a revelação da qualidade de negativo da imagem, que desencadeou todo o grande interesse, ocorreu exatamente no período histórico em que o materialismo e o cientificismo tomavam conta dos corações e mentes, e reverteu as atenções para as coisas santas. O sacerdote lembra que é assim que Deus costuma agir: deixa pistas, mas não se mostra claramente. É missão de cada ser humano encontrá-Lo, oculto por trás das aparências.

† † †

O Santo Sudário está em ostensão (exposição) este ano, dede o domingo, 19 de abril, em Turim (Itália). O arcebispo da cidade, Dom Cesare Nosiglia, presidiu a Missa de abertura da exposição da relíquia aos fiéis, que vai até 24 de junho. “O importante é que, quando os fiéis estejam perante o Sudário, sintam no coração o que Jesus fez por todos nós”, disse o Arcebispo. O Papa Francisco viajará a Turim entre 21 e 22 de junho para venerar a relíquia, junto com um milhão de pessoas que já se inscreveram para ver o pano sagrado. Como em 2010, quando atraiu 2 milhões de pessoas, o Sudário está exposto na catedral de Piemonte, com acesso gratuito (a última ostensão aconteceu em 2013). Os organizadores esperam que a visitação deste ano supere os recordes de público.

O Santo Sudário é uma provocação à inteligência humana. Ele requer, antes de tudo, o empenho de cada homem, em particular do investigador, para captar com humildade a mensagem profunda enviada à sua razão e à sua vida. O fascínio misterioso exercido pelo Sudário impele a formular interrogativos sobre a relação entre o Linho sagrado e a vicissitude histórica de Jesus. (São João Paulo II)

__________
1. Este mesmo artigo, em forma condensada, deverá ser publicado na próxima edição do jornal da Arquidiocese de São Paulo, "O São Paulo" (n°3052 – 27/6 a 2/7/015).

• Com informações da Radio Vaticana

www.ofielcatolico.com.br

Um comentário:

  1. Com certeza essa reliquia é uma verdadeira bênção de Deus. Por isso peçamos a Jesus que aumente a nossa fé.

    ResponderExcluir

** Assine a revista O Fiel Católico digital e receba nossas novas edições mensais em seu e-mail por uma colaboração mensal de apenas R$7,00. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!


AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Receba O Fiel Católico em seu e-mail