Santidade diária

Do "The Catholic Gentleman" – Tradução de Felipe Marques



OS 45 MINUTOS de espera. O dedo do pé machucado. O congestionamento. O relatório solicitado por volta das três da tarde. O parente fofoqueiro. O pagamento da hipoteca. A troca da fralda. O reparo inesperado no carro. A carteira perdida. A pessoa rude na mercearia. O resfriado. 

Essas são coisas da vida ordinária. Em cada um desses momentos, nós nos deparamos com uma escolha: a Vontade de Deus ou minha vontade, santificar-se ou pecar. Nós geralmente pensamos que a santidade é o produto das circunstâncias certas. Se nós apenas tivéssemos mais tempo, nós rezaríamos. Se apenas não existissem pessoas irritantes, nós amaríamos o próximo. Somente se nada de mal jamais acontecesse, nós talvez fôssemos mais gratos e pacientes. 

Mas a santidade não é uma questão de circunstâncias perfeitas. Elas não existem! Santidade é o que fazemos com as circunstâncias imperfeitas. A vida diária nos dá um milhar de oportunidades de provar que amamos a Deus. Tristemente, nós desperdiçamos a maioria delas, vivendo a vida no "piloto-automático", reagindo por instinto e paixão, e nunca realmente escolhendo fazer das nossas vidas algo mais. 

Uma cruz para carregar é quando a Vontade de Deus e a nossa vontade se cruzam e estão em desacordo. Santidade é quando a Vontade de Deus e a nossa vontade correm paralelamente. Cada dia, a cada momento, nós encaramos a escolha: abraçar a Vontade de Deus revelada nas circunstâncias diárias, ou resistir e combater o trabalho santificador que Deus opera em nossas almas. A escolha que fazemos determina o nosso destino. 

Qual é o campo de provas para a santidade? Qual é a forja ardente que faz santos? Não é uma utopia indolor, em que tudo acontece do nosso jeito. Não é nada mais do que o conjunto das irritantes, dolorosas e frustrantes circunstâncias diárias, a vida monótona. O que você fará com elas? 

____
Fonte:
'Everyday Sanctity', 'The Catholic Gentleman'. Disp. em: www.catholicgentleman.net/2015/08/everyday-sanctity
Acesso 5/7/017

www.ofielcatolico.com.br

3 comentários:

** Assine a revista O Fiel Católico digital e receba nossas novas edições mensais em seu e-mail por uma colaboração mensal de apenas R$9,50. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!


AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Receba O Fiel Católico em seu e-mail