12/8/2025 | Brasil é consagrado a São Miguel Arcanjo em sessão solene da Câmara dos Deputados


DIANTE DA IMAGEM PEREGRINA oficial de São Miguel Arcanjo, vinda de Monte Gargano, na Itália, local das aparições do Arcanjo desde os primeiros séculos do Cristianismo, o Brasil foi consagrado à proteção e à intercessão de São Miguel em uma sessão solene no Plenário do Congresso Nacional. A imagem também foi coroada e São Miguel declarado “Comandante Espiritual da Nação brasileira”.


    A estátua foi solenemente abençoada e trazida ao Brasil pelos membros do Instituto Hesed, irmã Maria Joana, irmã Maria Raquel e padre Emanuel Maria, junto com o bispo de Piracicaba (SP), dom Devair Araújo Fonseca. A peregrinação da imagem pelo país começou em 26 de julho, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste (SP), diocese de Piracicaba, e passará por várias cidades nas cinco regiões do Brasil.


    “É precisamente neste tempo marcado por desafios espirituais e morais que o Brasil acolhe, nesta casa legislativa, aquele cuja tradição cristã reconhece como defensor da fé, guardião da Igreja e o comandante da milícia celeste”, disse a deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP), requerente da sessão solene. Ela destacou que  “a presença” das imagens de são Miguel Arcanjo e de Nossa Senhora Aparecida, que tem o título de “Generalíssima do Exército Brasileiro”, no “parlamento representa a nossa devoção e, mais do que isso, é uma convocação, um chamado à responsabilidade espiritual, à unidade nacional e à coragem moral de construir um Brasil fundado sob valores eternos”.


    “Nós vivemos um momento que precisamos resgatar a nossa fé: a fé Católica Apostólica Romana”, porque “a nação brasileira nasce de uma santa Missa”, disse ainda a deputada. “A presença de são Miguel Arcanjo, [com a imagem] vinda do Monte Gargano, na Itália, lugar milenar de fé não é apenas a visita de uma imagem, mas a chegada de um sinal do Céu para o nosso povo e um alerta para que retomemos o caminho da consciência, da justiça e da fé”, disse a deputada, ressaltando que é “um claro sinal de proteção divina sobre as nossas instituições”.


    Ao finalizar seu discurso, Marquetto pediu que a espada de são Miguel “defenda a verdade, que sua presença inspire os justos e que sua missão nos recorde todos os dias que nenhuma autoridade é maior do que a de Deus, e que toda autoridade só é legítima se serve ao bem”.


“Hoje diante da nação reunida, o Céu se inclina sobre a Terra”, disse o bispo de Piracicaba (SP), dom Devair Araújo da Fonseca, que consagrou o Brasil e os brasileiros a são Miguel: 


Neste momento sagrado, diante da nação brasileira, em gesto de fé, entregamos espiritualmente este país à guarda do príncipe dos exércitos celestes. Confiamos a ti, são Miguel Arcanjo, as chaves desta terra, o destino das nossas famílias, a integridade das nossas instituições e a alma deste povo que clama por proteção. Que a sua espada defenda nossos lares do espírito da divisão, da violência e da mentira. Que a sua presença silenciosa, porém poderosa, caminhe à frente dos que servem ao bem comum e que o Brasil ouça a sua voz, despertando corações adormecidos e restaurando a fé nos corações feridos. Que nenhum projeto contrário ao Reino de Deus prospere nesta nação e que sob tua vigilância celeste, o mal seja desmascarado, os justos sejam fortalecidos e a verdade seja defendida com coragem, combatendo ao nosso lado, guiai-nos à vitória da luz sobre as trevas. E que este solo, consagrado a ti, seja sinal visível de que o céu não abandonou o Brasil, mas que Deus caminha conosco.


    Em seguida, a irmã Maria Raquel, membro do Instituto Hesed, referiu que aquele ato “nasce no seio de um movimento chamado ‘A Grande Reconquista’, que não é apenas uma campanha, mas uma missão, um chamado para que as nossas famílias, nossas comunidades e toda a pátria voltem-se novamente para Deus”, porque “vivemos dias em que a fé tem sido ridicularizada, a família atacada e a verdade relativizada”. 


    O movimento "a grande reconquista", segundo irmã Maria Raquel, “é acima de tudo uma resposta à necessidade urgente de restaurar os fundamentos espirituais que sustentaram a nossa história desde o início” e “convoca brasileiros de todas as regiões e realidades a empunharem o estandarte da fé por meio da oração, confiando no patrocínio daquele que sempre esteve à frente das batalhas do povo de Deus: são Miguel Arcanjo”.


    A imagem peregrina de São Miguel Arcanjo, vinda do Monte Gargano, mais antigo santuário dedicado ao Arcanjo, peregrinará pelas cinco regiões do Brasil entre os dias 26 de julho e 29 de setembro, Festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. O objetivo da peregrinação é consagrar as famílias e as dioceses do país à sua proteção.

_______
Fonte: 
ACI Digital, art. por Monara Narjara, disp. em:
https://acidigital.com/noticia/64083/brasil-e-consagrado-a-sao-miguel-arcanjo-em-sessao-solene-na-camara-dos-deputados
Acesso 13/8/2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com 5 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia, Introdução à Patrística e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos, novas atualizações frequentes e descontos na compra de livros católicos. Para assinar agora, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir