Euforia, danças e palmas na Santa Missa – Santo Sacrifício ou banquete festivo?


RECEBEMOS DE UM LEITOR que se identifica apenas como "Felipe" a seguinte mensagem:

Sou católico fervoroso, mas não consigo entender: se Jesus me fez livre dos pecados no dia da salvação e livre para adorá-lo, porque nao posso adorá-lo com minhas palmas? Qualquer forma de adoração é aceita por Deus, desde que parta do profundo do coração. Isso é ridículo! Davi louvava a Deus das maneiras mais liberais que já se viram! Se Deus criou minhas mãos e me deu capacidade de bate-las porque não posso usar isso como adoração. Eu não posso nem dizer que isso é um atraso, isso é antibíblico! Os salmos falam sobre o louvor com os instrumentos, entre eles de repercussão e com as danças. Portanto Deus gosta do louvor como é o melhor da pessoa.
'Aleluia. Louvai o Senhor em seu santuário, louvai-o em seu majestoso firmamento. Louvai-o por suas obras maravilhosas, louvai-o por sua majestade infinita. Louvai-o ao som da trombeta, louvai-o com a lira e a cítara. Louvai-o com tímpanos e danças, louvai-o com a harpa e a flauta. Louvai-o com címbalos sonoros, louvai-o com címbalos retumbantes. Tudo o que respira louve o Senhor!' (Salmos 150:1-6)
Se o melhor que a pessoa pode dar é o rap, Ele aceita o rap, se o melhor que a pessoa pode dar é o rock, Ele aceita o rock, se o melhor que a pessoa pode dar é a palma, Ele aceita as palmas,se o melhor da pessoa é a dança, Ele aceita a dança . Ele dá liberdade de adoração, não consigo me conformar com essa ideia de que barulho atrapalha, se Ele criou o barulho ele também gosta do barulho!"

A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, Felipe, e Salve Maria! Seu comentário é muito oportuno, porque você conseguiu reunir nele, praticamente, todos os argumentos dos que são favoráveis às palmas, danças, batucadas e todo tipo de "inovações" e modernismos na Celebração Eucarística. E como é comum à maioria daqueles que compartilham das suas convicções, a paixão e a emoção tomam conta da razão; tanto que, logo no começo, você já chama todos os que não compartilham do seu pensamento de “ridículos”.

Então, antes de tudo, peço um pouco de calma da sua parte. Peço que respire fundo, suplique pela orientação do Espírito Santo e leia esta nossa resposta inteira (que ficou longa, mas, espero em Deus, não cansativa). Tenho certeza de que, se fizer isso, você vai compreender a questão. Num primeiro momento você pode optar em permanecer firmemente apegado às suas convicções. Mas você vai entender. Bem, como você elencou uma série de argumentos, para organizar o raciocínio e facilitar a compreensão, optamos por dividi-los e respondê-los um de cada vez, num total de oito pontos-chave. Vamos lá:


1) Católicos de pensamento protestantizado

Em primeiro lugar, perceba que o seu pensamento foi ou está totalmente “protestantizado”. Infelizmente, o crescimento das seitas pentecostais no Brasil anda levando muitos católicos a assumir determinados princípios 100% protestantes e, muitas vezes, mesmo anticatólicos. Muita gente anda, sem querer, caindo nessa sutil armadilha. Você ouve uma afirmação num programa de TV aqui, o seu amigo repete uma outra afirmação ali... E, quando dá pela situação, você também já está defendendo aqueles mesmos pontos de vista. Aquele jeito de entender as coisas entrou e instalou-se no seu subconsciente, sem você perceber.

É o caso de elevar a Bíblia Sagrada à categoria de "única regra de fé e prática" para o cristão: se algo está escrito literalmente na Bíblia, vale; se não está escrito literalmente na Bíblia, não vale. Este é um princípio protestante totalmente contrário à fé da Igreja Católica. Podemos dizer que é este o grande dogma das igrejas ditas "evangélicas", e um dogma completamente contraditório, pois contraria à própria Bíblia, levando incontáveis almas à perdição. Por quê? Porque qualquer pessoa pode pinçar determinadas passagens da Bíblia para legitimar praticamente qualquer coisa, até mesmo os crimes mais hediondos.

Veja por exemplo o caso do empresário e autoproclamado "bispo" Edir Macedo, líder e fundador da "igreja universal do reino de deus" (que recentemente se candidatou, também por conta própria, a 'sucessor de Moisés'): ele usa trechos bíblicos até para defender o aborto (quem duvida, veja aqui)! Para aqueles "evangélicos" de outras denominações que não aceitam tal absurdo, Macedo apela para o "embasamento bíblico": ele cita o dizer do Senhor Jesus quando sentou-se à mesa com seus discípulos para celebrar a última Ceia: “Ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Seria melhor para esse homem que jamais tivesse nascido!” (Mt 26,24).

Sim. De tão absurdo, o argumento torna-se ridículo, chega a parecer piada; infelizmente, não é. A interpretação do "bispo" Macedo é, simplesmente, de que seria melhor se Judas tivesse sido abortado: logo, devemos liberar a lei para que as mulheres abortem à vontade. Claro que ele não considera o fato de que a santíssima Virgem, que por estar grávida sendo solteira e prometida a José, correu risco de vida para dar à luz o Salvador do mundo. Naquela cultura, Maria poderia ter sido apedrejada. Agora imaginemos o que teria acontecido se ela tivesse resolvido também usar o seu "direito de mulher", apelado para essa tal "responsabilidade social" e abortado Jesus Cristo!


Campanha pró-aborto da Record de Edir Macedo


Evidentemente, para destruir de uma vez a ideia de que o aborto possa ser defendido por um cristão, usar a Bíblia é ainda mais simples. Basta citar, por exemplo, Êxodo 20,13: "Não matarás". Melhor ainda seria lembrar o que diz o Salmo 138: "Fostes Vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, Vós me tecestes no seio de minha mãe. Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso!" (13-14). Temos nós o "direito" de ceifar, no ventre da mãe, aquela vida humana que, como diz a Bíblia, Deus mesmo formou? "Antes que no seio de tua mãe fosses formado, Eu já te conhecia; antes de teu nascimento, Eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações." (Jr 1,5).

É um fato indiscutível que a Bíblia pode ser usada por pessoas mal intencionadas ou simplesmente ignorantes. Veja no vídeo abaixo mais um exemplo do que acontece quando é posta em prática a ideia de que qualquer pessoa pode interpretar a Bíblia por conta própria e se autoproclamar "pastor" (ou 'bispo' ou 'apóstolo')":




"Gostaria que alguém me 'provasse biblicamente' que um homem não pode ter mais de uma mulher", diz o "pastor"... Pois é. Para essas pessoas, tudo precisa ser "provado biblicamente", tudo precisa ter "base bíblica". Mas como é que se "prova biblicamente" alguma coisa, se todo texto, mesmo o Texto Sagrado, divinamente inspirado, está sujeito à interpretação humana? Edir Macedo acha que "provou biblicamente" que o aborto é da Vontade de Deus. O "pastor" do vídeo acima acha que deveria fazer sexo com a esposa de outro homem porque a Bíblia lhe diz que deveria fazê-lo, e está bem disposto a esse grande sacrifício...

Eu poderia encher muitas e muitas páginas com exemplos como esses. Usando a Bíblia, milhares de denominações ditas "evangélicas" se contradizem, e cada uma prega uma doutrina completamente diferente da outra. Umas ensinam que o divórcio é lícito, outras dizem que não, umas ensinam que sem o Batismo ninguém se salva, outras dizem o contrário, umas pregam a famigerada "teologia da prosperidade", outras a condenam como doutrina do demônio; umas aceitam relações homossexuais, e já vemos até igreja de "pastores gays", com cerimônia de casamento própria  e tudo (veja aqui).

Por tudo isso é que a Bíblia também afirma claramente: "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular" (2Pd 1,20). – As Sagradas Escrituras não foram produzidas segundo a interpretação particular de ninguém, mas são fruto da Revelação divina: do mesmo modo, não podem ser interpretadas de modo particular.

Penso mesmo que essas palavras tão explícitas, tão diretas e tão categóricas, deveriam ser pintadas em letras garrafais nas fachadas de todas as "igrejas evangélicas" do mundo: "ANTES DE TUDO, SABEI QUE NENHUMA PROFECIA DA ESCRITURA É DE INTERPRETAÇÃO PARTICULAR!" Alguém deveria entrar no meio dos cultos com um megafone na mão, gritando a plenos pulmões: "ANTES DE TUDO, SABEI QUE NENHUMA PROFECIA DA ESCRITURA É DE INTERPRETAÇÃO PARTICULAR!"...

Não pretendo desrespeitar o direito de liberdade religiosa, e não o digo por algum sentimento ruim, mas porque não me conformo com o grau de alienação das pessoas que colocam o Livro (Bíblia) acima do próprio Autor do Livro (a Igreja, que é o Corpo de Cristo, inspirada pelo Espírito Santo). Sim, porque não existe Bíblia cristã sem o Novo Testamento, que é a consumação do Antigo, e todo o Novo Testamento foi produzido, canonizado, preservado e traduzido pela Igreja Católica.

* * *

Por que nos demoramos tanto na questão da protestantização de católicos e na doutrina herética do sola scriptura (só a Bíblia), demonstrando a facilidade com que se usa a Bíblia para justificar os maiores absurdos teológicos? Porque sem perceber, Felipe, você está enveredando pelo mesmo caminho. Seguindo a mesma linha de raciocínio, argumenta que algo que Davi fazia, há milênios –, antes da Nova e Eterna Aliança em Cristo –, nós também podemos e até devemos fazer, hoje, na Santa Missa. Por quê? Ora, porque está na Bíblia... Logo, dizer o contrário seria "antibíblico" (uma expressão 100% protestante).

Bem, Felipe, se você é realmente um “católico fervoroso”, como se declara, deveria saber que essa não é e nem nunca foi a doutrina católica. Nós não nos baseamos exclusivamente naquilo que está literalmente escrito na Bíblia para saber o que convém e o que não convém, o que é certo e o que é errado. Isto é heresia! Quem começou com essa história foi Lutero, com a sua tese do "livre exame das Escrituras", segundo a qual qualquer pessoa pode ler e interpretar a Bíblia por conta própria, sem a orientação do Magistério da Igreja (indo claramente contra 2Pd 1,20, como acabamos de ver). O resultado aí está: os falsos profetas fizeram a festa! Sim, reduzir o cristianismo a "religião do livro" gerou o caos, e este é um fato que todo católico deve saber de cor.


Davi decepa a cabeça de Golias - Gustave Doré

2) Os atos do Rei Davi servem de exemplo para os cristãos?

Além de tudo, se nós fôssemos hoje fazer o que fazia o Rei Davi, como você propõe... O que seria de nós!? Você por acaso já leu o Antigo Testamento? A grande verdade é que a vida de Davi não serve de exemplo para cristão algum, aliás muito pelo contrário.

A Bíblia mostra claramente a conduta do rei Davi: entre muitas outras “peripécias” ele mandou matar Recabe e Baaná, mandou cortar suas mãos e seus pés e pendurar seus corpos sobre um tanque (2Sm 4,12). Ele também matou mais de 40.000 sírios (2Sm 10,18), 22.000 arameus (2Sm 8,5) e 18.000 edomitas no Vale do Sal (2Sm II 8,13), fazendo dos sobreviventes escravos. Davi mutilava até os cavalos dos seus inimigos, cortando-lhes os tendões (2Sm II 8,4)!

Talvez pior do que tudo isso, Davi cobiçou a esposa de Urias, que era seu servo fiel, e adulterou com ela. Depois, armou um plano maquiavélico para matar Urias, de forma que pudesse ficar com a sua esposa. – Tudo isso fez Davi, além de louvar a Deus "das formas mais liberais", como você diz. Será mesmo que devemos fazer tudo o que ele fez?

Evidentemente, tudo o que expusemos acima se enquadra num contexto específico, numa cultura e num tempo histórico completamente diferentes do nosso. Davi, mesmo errando, pecando, tropeçando e caindo, nunca abandonou a Deus, nunca deixou de pedir a Deus, de cantar o Amor divino e confiar nEle. – O Antigo Testamento não é como um romance, um livro de histórias para qualquer pessoa ler sem orientação, sem a correta compreensão dos seus sentidos, contextos e significados. Acima de tudo, todos os atos de Davi pertencem a um tempo passado, o tempo da Antiga Aliança. – Na história de sua vida, podemos ver o desenrolar da aventura humana, com as fraquezas e forças que permeiam as nossas vidas, com os seus momentos de alegria, de dor, de fidelidade e de queda.

O nome do rei Davi é citado em vários livros da Bíblia, mas é importante ressaltar que o ponto mais importante da sua história é a profecia de Natã, de que o Trono de Jerusalém seria ocupado pelo Messias (Rei Ungido), da família de Davi. Esta profecia teve seu pleno cumprimento em Jesus, o Cristo Rei dos reis. Os Evangelhos, ao apresentarem Jesus como descendente de Davi, mostram que é Ele o Messias esperado, que veio ao mundo para resgatar os homens. Que grande glória para qualquer rei deste mundo!

Mas nada disso muda o fato de que Davi foi um grande pecador e pecou muito. Insisto, então, na pergunta: Devemos fazer tudo o que ele fez? O fato de a Bíblia citar algum gesto seu serve como atestado de que todo o povo cristão deva fazer o mesmo? A resposta é um claro e objetivo Não.


3) A Igreja Católica

O mais importante, para todo católico, é compreender a importância fundamental da Igreja, que segundo a própria Bíblia “é a Casa do Deus Vivo, a coluna e o sustentáculo da Verdade” (1Tm 3,15). No sentido bíblico do NT, a Igreja é a Morada e também a Família de Deus (cf. Nm12,7; Hb 3,6; 10,21; 1Pd 4,17), além de ser a Fortaleza em que foi depositada e em que se conserva solidamente o Evangelho que salva. Entende isto?

É esta mesma Igreja que você acusa de ser "atrasada" e "antibíblica"! Você diz: “não posso nem dizer que isso é um atraso, isso é antibíblico!”. Assim você cita o Salmo 150 para confrontar o Magistério e a Tradição da Igreja! Fica mais do que nítido que você se declara católico mas age como protestante. Daí para dizer que a Bíblia não fala em Papa, não fala na intercessão dos Santos, não fala que Maria é Nossa Senhora... são só mais alguns passos. De fato, a Bíblia não fala nada disso, pelo menos não literalmente. Mas todos esses fatos estão implícitos na Escritura, para todo aquele que é realmente cristão, e não um mero seguidor da “religião do livro”.

Se o Salmo 150, segundo o seu ponto de vista, atesta que na Missa vale bater palmas, dançar e tocar todo tipo de instrumentos, eu apresento para você o capítulo 14 da Carta aos Coríntios, o qual São Paulo Apóstolo encerra dizendo que "tudo, no culto a Deus, deve ser feito com decoro e decência" (1Cor 14,40).

Não preciso dizer que a ordem de São Paulo é infinitamente mais adequada ao assunto que estamos discutindo do que o Salmo, pois os salmos foram produzidos muitos séculos antes de Cristo (alguns deles são provavelmente anteriores a 1700 aC), num determinado contexto histórico, a partir de uma cultura específica e para um povo de características muito próprias. Já a carta de São Paulo se ambienta na realidade do cristianismo nascente e trata especificamente das reuniões da Igreja, das práticas, do culto a Deus e dos carismas de uma comunidade cristã.

Como mostrei antes, se você apresenta uma passagem da Bíblia para me provar uma coisa, eu sempre posso apresentar uma outra para provar o contrário. Portanto, não é baseado exclusivamente num trecho da Bíblia que nos posicionamos contra as palmas, danças, batucadas e "invencionices" na Santa Missa. É porque a Igreja –, Corpo de Cristo, Esposa do Espírito Santo, Coluna e Sustentáculo da Verdade, autora e doadora da Bíblia Sagrada e fiel depositária das Verdades do Evangelho –, assim nos orienta.



4) A Santa Missa: Renovação do Sacrifício do Calvário

A Bíblia não diz, ipsis literis (isto é, não diz literalmente), que a Missa deve ser celebrada com respeito, embora o faça implicitamente. Mas a Igreja diz literalmente o que é óbvio, já que a Celebração Eucarística é a Renovação do Sacrifício de Nosso Senhor, e isso não é a nossa opinião, mas está nas próprias Escrituras e em todos os documentos oficiais da Igreja: "Todas as vezes que comerdes deste Pão e beberdes deste Cálice, anunciareis a Morte do Senhor, até que Ele venha" (1Cor 11, 26).

O novo Missal Romano de João Paulo II atesta a mesma realidade (atenção às partes destacadas em negrito):

A doutrina sacrifical da Missa, solenemente afirmada pelo Concílio de Trento, de acordo com toda a Tradição da Igreja, foi professada de novo pelo Concílio Vaticano II, que emitiu, a respeito da Missa, estas palavras significativas: 'Nosso Salvador, na última Ceia (...) instituiu o Sacrifício Eucarístico de seu Corpo e de seu Sangue para perpetuar o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que Ele venha e, além disso, para confiar à Igreja, sua esposa bem amada, o memorial de sua Morte e Ressurreição'.".

A regra de oração (Lex Orandi) da Igreja corresponde à sua constante regra de Fé (Lex Credendi); esta nos adverte que há identidade entre o Sacrifício da Cruz e sua Renovação Sacramental na Missa que Cristo Senhor instituiu na última ceia, e que ele ordenou a seus Apóstolos de fazer em sua memória; e que, por consequência, a Missa é sempre conjuntamente um Sacrifício de louvor, de ação de graças, de propiciação e de satisfação." (Apresentação Geral do Missal Romano de João Paulo II nº 2).

Na Missa, estamos diante do Sacrifício de Jesus na Cruz. Eis a questão. Você está vendo a Missa como uma "festinha", um encontro de irmãos para louvar o Senhor, e nada mais. Esta compreensão é completamente equivocada e precisa ser revista com urgência. – A Missa é a renovação incruenta da morte horrenda que Nosso Senhor enfrentou por amor a todos nós! Agora me responda: como é que eu posso me portar respeitosamente diante da Celebração deste Sacrifício batendo palmas, dançando, berrando, batucando, seguindo coreografias ao som de instrumentos como guitarras e baterias tocadas no volume máximo?


5) A importância fundamental do silêncio e da contemplação

Outro ponto essencial: você sabe o que é um diálogo? É uma troca de mensagens entre duas pessoas. Por isso é que se chama diálogo: eu falo e também escuto. Quando o meu interlocutor sabe mais do que eu, quando ele é maior do que eu, intelectual ou espiritualmente, o ideal é que eu fale menos e escute mais, porque é ele quem tem mais a dizer. Se eu falo o tempo todo, se só eu me expresso sem pausa, se não faço silêncio para ouvir o que o meu interlocutor tem a me dizer, eu apenas desabafo, "jogo para fora" os meus pensamentos, fantasias e ansiedades. Não aprendo nada, não cresço nada, não ganho nada.

Na Santa Missa, o diálogo é com Deus. Imagine estar diante de Deus e não fazer silêncio para ouvir a Mensagem divina, mas ficar o tempo todo pulando e cantando, só EU sendo o centro de mim mesmo, não dando espaço nem tempo para o Criador. Que desperdício... Que tolice!



6) Para tudo o seu tempo certo

Até agora eu banquei o "chato". Fui crítico e pareci "azedo": você deve estar me imaginando como um velho amargo. Você deve ser um jovem cheio de sonhos, cheio de energia e vontade de gritar bem alto o seu amor a Deus, a sua vontade de encontrá-Lo, de estar perto d'Ele, de receber a sua Graça... Você quer a vida eterna e quer ser feliz agora, já! Você acha cansativa a "velha" celebração da Santa Missa, à maneira tradicional. Você vê aquela seriedade toda como coisa antiga, ultrapassada. Como você disse, "um atraso". Por quê não se expressar com alegria, com júbilo, livremente?

A última parte da sua mensagem é especialmente interessante: "Se o melhor que a pessoa pode dar é o rap, Ele (Deus) aceita o rap, se o melhor que a pessoa pode dar é o rock, Ele aceita o rock, se o melhor que a pessoa pode dar é palmas, Ele aceita as palmas, se o melhor da pessoa é a dança, Ele aceita a dança. Não consigo me conformar com essa ideia de que barulho atrapalha. Deus criou o barulho, Ele também gosta do barulho"...

Bem, Deus criou todas as coisas boas, mas para tudo há um momento certo. Deus criou o sexo, que por certo é uma coisa boa; tão boa que é por meio dele que se dá a continuação da humanidade. Mas Deus também determinou que nós não devemos fazer sexo com qualquer pessoa, isso não é verdade? Existem certas condições para usufruirmos desta dádiva. Mesmo o sexo sendo criação de Deus, nós não vamos fazer sexo na igreja. Ou será que você acha que Deus aceitaria isso, também?

Do mesmo modo, Deus criou a música, mas é fácil perceber que nem toda música é adequada no culto a Deus. Nem todo tipo de música se enquadra naquilo que a Igreja recomenda: que o culto a Deus seja prestado, como determinou o Apóstolo São Paulo, com decoro e decência.

Vejamos o ritmo que a juventude do Brasil (lamentavelmente) elegeu como favorito nos dias atuais: o famigerado funk. Já para começar a discutir, precisamos reconhecer que é no mínimo controverso afirmar que aquilo seja "música". Bach deve tremer no túmulo a cada vez que alguém diz que funk é música...

Brincadeiras à parte, o funk é mais uma batida, uma cadência, do que propriamente música. E eu não estou questionando esse ritmo enquanto expressão cultural, até porque este não é o meu papel. Mas aqueles que gostam, nem que seja por puro bom senso, precisam reconhecer que esse tipo de barulho não se presta à Celebração Eucarística.

Para falar a Deus precisamos de um tipo de música que facilite a contemplação, a elevação da alma, a oração, o amor puro e santo. E aí você poderá me responder: "Mas eu consigo elevar o pensamento a Deus ouvindo funk, rap ou forró". E eu lhe responderia: se você consegue fazer isso, ótimo, mas você também tem a obrigação cristã de compreender que nem todos tem essa mesma capacidade. Posso lhe garantir que a maioria dos seres humanos se relaciona melhor com Deus por meio de um tipo de música mais calma, introspectiva. A igreja do Mosteiro de São Bento de São Paulo, todos os domingos, fica lotada, de pessoas que em sua maioria vêm de muito longe e se dispõem, em plena manhã de domingo, à chateação de ir até o centro da cidade, apenas para ver a Missa sendo dignamente celebrada, na sua forma tradicional, com o canto gregoriano, que é sagrado, que tem uma longa história, que foi apreciado pela maioria dos santos que conhecemos.

A ciência diz que, biologicamente, nenhum ser humano saudável é capaz de permanecer indiferente a qualquer tipo de música, sabia disso? “A música é capaz de mudar a frequência das ondas cerebrais. Já foi provado, por exemplo, que clássicos de compositores como Bach, Beethoven e Mozart deixam as ondas cerebrais com o mesmo comportamento do de um indivíduo em repouso”, afirma Luiz Celso Vilanova, neurologista e professor da Unifesp. “Esse estado é chamado ritmo alfa e ocorre quando a pessoa está muito relaxada ou não está pensando em nada”.[1] Por causa disso, quem gosta de "barulho", como você diz, deve no mínimo ter consideração e respeitar os que não gostam, os que se incomodam.

De fato, a Missa não é momento para ninguém impor seus gostos pessoais sobre as outras pessoas, mas sim de comunhão, de fraternidade, de compartilhar uma mesma santa devoção. E esse sentimento é de adoração, de respeito profundo. Determinados tipos de música, por si mesmos, são inadequados para a Celebração Eucarística, porque levam o espírito humano a um estado que não é compatível com o seu significado e o seu sentido.

Também o forró, por outro exemplo, pode ser muito bom (para quem gosta) numa festa junina, num baile, numa situação específica. O mesmo vale para o sertanejo, o samba, o rock, o rap... Não estamos afirmando que na Missa só é possível o canto gregoriano, mas sim que a música na Missa precisa ser litúrgica, e na música litúrgica não vale tudo; ela tem características próprias.

Assim, não é que você não possa se expressar ou se alegrar na Missa. Mas você precisa se adaptar ao que ela é, ao que ela sempre foi. Se a Igreja é santa, e ela sempre celebrou assim, então é preciso saber respeitar isso. A Igreja não segue os modismos do mundo; ela está acima do mundo. Quando você entra na Igreja, deve deixar o mundo para trás, esquecer de si mesmo e buscar o Céu. O Santo Sacrifício não é um show, uma reunião social, uma festa de confraternização. Seja humilde, deixe seus gostos e preferências pessoais de fora e adapte-se à santidade e a reverência deste momento, e assim você compreenderá.


7) A simples solução

Finalizando esta reflexão, esclareço que existe uma solução muito simples e bem fácil para conciliar o jeito de ser deste povo brasileiro – sempre tão alegre e expansivo – por vezes incompatível com a sacralidade da Celebração Eucarística, e o desejo de adorar e louvar a Deus com liberdade: se você gosta de se expressar com louvores gritados, música agitada, tocada com instrumentos no volume máximo e liberdade de expressão total... Procure um grupo de oração da Renovação Carismática Católica (RCC). Ali você poderá dar vazão a toda essa energia da juventude que lhe sobra. Mas não deixe de ir à Missa, compreendendo que aquela é uma outra realidade, completamente diferente. Assim tudo se resolve.

Os problemas começam quando tentam-se impor os usos e costumes dos grupos de oração carismáticos na celebração da Santa Missa. Nos primeiros tempos, lideranças da RCC tentavam por força incorporar os seus novos costumes à Celebração Eucarística; nos últimos anos, graças a Deus, pouco a pouco muitos deles vêm compreendendo o quanto é importante saber observar as diferenças.


8) Resumo de tudo o que foi dito

a) A Sola Scriptura, doutrina segundo a qual a Bíblia é a única regra de fé e prática para o cristão, é totalmente anticatólica e também antibíblica. Nenhum católico pode justificar pontos de vista contrários à doutrina da Igreja usando passagens bíblicas isoladas, interpretadas de modo particular. Logo, não é porque algum personagem bíblico fez ou disse alguma coisa, que isso sirva de regra para a Igreja.

b) A Igreja é o Corpo Místico de Cristo, do qual o Senhor mesmo é a Cabeça. A Igreja é a Esposa do Espírito Santo, é a Coluna e o Sustentáculo da Verdade, e a própria Escritura atesta todas estas verdades. A Igreja é a autora e a doadora da Bíblia Sagrada dos cristãos e fiel depositária das Verdades do Evangelho; assim nos conduz e orienta no Caminho, que é Cristo. É pela Igreja que recebemos a salvação e o Espírito Santo, por meio dos Sacramentos que nos ministra. Todo verdadeiro católico têm a Santa Igreja por mãe e mestra, pois a sua orientação é sempre segura, independentemente dos erros de padres, bispos ou mesmo de papas, sujeitos ao erro (o papa só é infalível quando se pronuncia nas condições Ex-Cathedra. – veja aqui).

c) A Santa Missa não é somente um encontro de irmãos para louvar a Deus. É infinitamente mais do que isso: a Celebração Eucarística é a Renovação do Sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz do Calvário. Por isso é que nesse momento não cabem palmas, danças, músicas excessivamente alegres ou dançantes, nem gestos de euforia.

d) Se eu me sinto bem pulando, berrando e dançando no louvor a Deus, em primeiro lugar preciso ter consciência de que a Missa não é lugar para isso, nem que seja por respeito aos irmãos que não compartilham das mesmas preferências. Para esse tipo de expressão, existem os grupos de oração da RCC.


** Se você leu até o final esta resposta, prezado Felipe, agradeço-lhe e dou especiais graças a Deus. Que Nosso Senhor o abençoe, hoje e sempre, e Maria Santíssima o acompanhe na caminhada.

____
1. SAGARIONI, Mariana. A ciência de viver bem, São Paulo: Abril, 2005, disp. em:
http://super.abril.com.br/ciencia/a-ciencia-de-viver-bem/
Acesso 20/4/010

ofielcatolico.blogspot.com

42 comentários:

  1. Realmente, a Santa Missa não é uma festinha ou baile qualquer. Logo, determinados ritmos musicais não convêm nem podem ser cantados durante a celebração, e outros, como o funk (ou a grande maioria das músicas de funk), por exemplo, não deveriam ser tocados em lugar nenhum, por uma simples questão de decência.
    É interessante que Felipe cita o rei Davi, mas até onde eu sei o antepassado de NSJC, quando dançava e cantava, não estava diante do Santíssimo Sacramento durante a Santa Missa. Portanto, o contexto dele é completamente diferente do nosso. Parabéns pelo post e a paz de NSJC!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petrivalianici, que Deus te abençoe! Gostaria eu de complementar esse seu argumento sobre Davi, que quando este fazia festas, danças etc, não fazia dentro do Templo e muito menos dentro dos Santo dos Santos, aonde ficava a Arca da Aliança. Quando tinha danças e louvores festivos sempre era fora do Templo, e não dentro. Fora que também, o Papa Pio X, em seu Motu Próprio - Tre La Solicitudini - proíbe que se toquem dentro da Igreja instrumentos como piano, tambor, pratos e entre outros, pois o instrumento próprio do Rito Romano é o Órgão de tubos e também proíbe bandas tocarem dentro da Igreja, e ainda diz que todas os cantos tocados dentro da Igreja, devem ser sempre inspirados no Canto Gregoriano. Tal Motu Proprio é declarado pelo CVII e por Papa João Paulo II como válido até hoje. Que Deus nos abençoe e nossa Mãe nos proteja!

      Excluir
    2. Amém,e a você também, Ivaneide!É completamente válido e enriquecedor seu complemento. Que Deus nos abençoe, ilumine e salve a todos! Salve Maria e a Paz de NSJC!

      Excluir
  2. Esta passagem de 2º de Pedro 1, 20 o qual diz que nenhuma profecia é de interpretações pessoal, os protestantes esticam até o vers. seguinte o qual diz: "Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus.", e assim eles alegam, que se todos temos o ESPIRITO SANTO, então todos podemos interpretar as Sagradas Escrituras infalivelmente. Pois é, porém, se isto fosse verdadeiro então, como demonstrou o Henrique, todos chegariam a mesma interpretação, porém esta passagem não abona a ninguém, o qual sendo orientado pelo ESPIRITO SANTO, a sair por aí interpretando individualmente as Sagradas Escrituras, muito pelo contrário, o que aí se entende é que se temos todos o mesmo ESPIRITO, devemos seguir unanimes a orientação deste mesmo ESPIRITO, e isto só se faz, se estivermos unidos em uma unica Igreja, e um único corpo, orientado por um único Pastor, a saber JESUS NOSSO SENHOR, e seu representante aqui na terra o Papa e todos os sucessores dos Apóstolos os Bispos. É unidos a estes que sob a orientação do ESPIRITO SANTO, é que podemos até ter o dom de interpretar as Sagradas Escrituras, porém, e antes de tudo, sempre unidos aos Magistério da Igreja que foi instituído pelo próprio CRISTO, pois fora disto, vale o ver. 20: "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.", só terá valo tal interpretação pessoal, se for unida ao Magistério da Igreja, e sob a ação do ESPIRITO SANTO, fora disto, a regra é clara, só tratara de um simples interpretação humana o qual São Pedro no cap. 3, ver. 16, o qual falando dos escritos de São Paulo o qual os ignorantes a deturpavam com suas más interpretações adverte que estes que assim faziam, agiam para sua própria ruína.

    Sidnei.

    Sidnei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Felipe,
      Graça e paz!
      Diga-nos, no seu entendimento, o que significa ser um católico “FERVOROSO”, ou seja: um adepto ardoroso, dedicado, devotado e zeloso cristão católico.
      Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

      Excluir
  3. Sou acólito a 5 anos, e comecei a entender o sentido da Eucaristia somente ali do lado do Sacerdote no momento da consagração passei a ver nitidamente o Sacrifício do Cordeiro como se estivesse no próprio calvário...a vontade que vem é cair de joelhos e pedir perdão por ter sido incrédulo em um tempo da minha pobre e miserável vida. Hoje não desejo uma outra Missa senão a que me leva ao silencio e a contemplação do mistério da redenção.
    Como faço uso do Missal Romano há todos os gestos que o sacerdote deve executar inclusive sobre a assembleia e não há nada que peça que o povo que bate palmas. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Há que registrar que no Antigo Testamento a dança era exclusiva de culto a Deus. Bem como as canções, Diferente de hoje que se dança para se divertir. Não havia dança profana no Antigo Testamento. Não tem sentido cultuar deus com a mesma musica que muitos grupos de musica usam para louvar o demônio como rock ou para excitar os sentidos carnais como o funk. Deus nada quer tenha sido oferecido ao seu inimigo. Nem se quer incenso.

    ResponderExcluir
  5. ESTÃO TENTANDO TRANSFORMAR A PRESENÇA REAL DE JESUS NA EUCARISTIA EM UMA LEMBRANÇA BEM LONGE ...

    ResponderExcluir
  6. Até que enfim alguém deu uma explicação clara !! Parabéns!! (Dizer apenas que não se pode bater palmas é fácil, né...)
    Paz e Bem! Simone (39 anos de idade, sendo que 40 frequentando a missa dominical - hj aprendi um pouco mais!)

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da explicação e concordo plenamente com a mensagem do post, por isso peçamos ao nosso bom Deus, que nos ilumine e nos santifique.

    ResponderExcluir
  8. Sempre fui católica, porém há 03 anos descobri o sentido da Santa Missa. Hoje não troco nada pela Missa, seja lá qual for. Pode ter apenas eu e o padre, pra mim é a mesma coisa. Até choro. Graças a Deus fui curada da cegueira . Parece que meus olhos foram totalmente limpos.Parabéns pela explicação.

    ResponderExcluir
  9. Muito esclarecedor o texto, até hoje eu sem maldade e sem conhecimento acompanhava as musicas tocadas na santa Missa com palmas, nunca tinha tido instrução nenhuma sobre isso, e vejo que a grande maioria tem feito errado quanto a isso já que em todas igrejas que fui acompanham com palmas as musicas !

    ResponderExcluir
  10. A Paz e o Bem!

    Excelente matéria!
    Já tem um certo tempo que observo as pessoas que servem no Altar, junto com o sacerdote e procurava imitá-las. Logo que comecei a fazer isso ouvi dizer que não podia bater palmas...
    Mas não sabia o porquê e simplesmente comecei a diminuir de bater.

    Fiz parte da Pastoral da Comunicação de minha paróquia e de vez em quando recebiamos alguns toques de como se portar... (Algo que acredito ainda ser bem falho...) e nesses toques um colega aproveitou a dica do Padre e me ofereceu o CD com o filme de Padre Pio para assistir. Daí para cá, minhas missas nunca mais foram as mesmas. É muito Amor de Cristo envolvido em uma celebração eucarística por cada um de nós!

    Esse ano tive a graça de servir em um Encontro de Jovens com Cristo na capela e nosso padre, muito preocupado com as repercussões de outros encontros nos deu o privilégio de uma missa explicativa, cada rito explicado e com acoportunidade de tirar dúvidas. Confesso que não há como não se apaixonar pela missa, quanto mais simples e mais silenciosa mais profundo é o nosso encontro com Cristo.

    E essa matéria veio me ensinar ainda mais à verdadeira missa, o porquê de algumas coisas que eu não entendia!

    Eu acho que todas as Igrejas do mundo deveriam trabalhar a importância da missa nas nossas vidas. Nos ensinar como devemos comportar nas celebrações!

    Que Cristo nos abençoe e nos guarde na sua infinita Misericórdia!
    A Paz e o Bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um que logo vai estar assistindo de preferencia a missa tridentina. Parabéns pra você, anonimo, pela consciência! que bom que os ccatólicos aos poucos estão acordando. Se houvesse um pouco mais de zelo na liturgia, o padre Marcelo Rossi e cia. ltda. estariam afastados das celebrações há tempos. Sei que muitos desses padres superstar tem boa vontade, mas eles estão profanando a missa, transformando o Sacrifício de Cristo em Show. Absurdo.

      Você vai se apaixonar se for um dia assistir a missa em latim, anonimo.

      Excluir
    2. Mais um que logo vai estar assistindo de preferencia a missa tridentina. Parabéns pra você, anonimo, pela consciência! que bom que os ccatólicos aos poucos estão acordando. Se houvesse um pouco mais de zelo na liturgia, o padre Marcelo Rossi e cia. ltda. estariam afastados das celebrações há tempos. Sei que muitos desses padres superstar tem boa vontade, mas eles estão profanando a missa, transformando o Sacrifício de Cristo em Show. Absurdo.

      Você vai se apaixonar se for um dia assistir a missa em latim, anonimo.

      Excluir
  11. Prezado Fiel Católico

    Na opinião esses ,maioria Católicos principalmente os que
    pertencente a RCC, ficam em cima do muro. Não são nem Católicos praticantes e nem Protestantes .Sou protestante e convivo com esse tipo de fiel que durante a semana vai a reunião de oração da RCC e na mesma semana vai ao Culto nas igrejas Pentecostais.
    Vejo a sua preocupação com esses ditos Católicos.

    O Senhor lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Eu já não sou tão jovem, vou à missa diariamente ao meio-dia, aos sábados à noite e aos domingos de manhã. Além disso, vou a uma missa dita Jovem na minha cidade que acontece nas sextas-feiras à noite, a partir das 22:30h porque espera os jovens que saem das universidades. A missa, em outro clima, consegue reunir 300 jovens semanalmente para louvar e adorar a Deus. Antes de iniciar a missa cantamos e dançamos músicas que fazem referência a Deus e a nossa fé cristã. Os cantos da missa são mais animados, sem fugir à liturgia, e o Glória sempre tem palmas. Exceto pela alegria dos cantos, a missa segue o seu rito.
    É difícil pensar que esteja errado usar desses artifícios para levar os jovens à igreja, pois que nas sextas-feiras à noite eles poderiam estar em outras atividades menos sadias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, apenas leia o post. Tudo o que você argumentou sobre a euforia na Santa Missa já está respondido no próprio post. A paz de NSJC!

      Excluir
    2. Caro Petrivalianici, eu já li o post, apenas expressei minhas realidade e opinião.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  13. QUE MARAVILHA! Foi disparado o melhor texto que eu já vi na minha vida sobre esse assunto! Um pouco longo mas muito fácil de ler e explicativo. o anônimo aí em cima deveria ler tudo de novo com calma, porque a solução é criar grupo s de oração para esses jovens, e nesses grupos mesmo deveriam explicar essas coisa qeu foram explicadas aqui. Pena que hoje realmetne nem todo padre é zeloso. Abraços.
    Jessica

    ResponderExcluir
  14. Amei seu texto, o catolicismo protestantizado está muito difundido, já frequentei a igreja protestante e está cada vez mais difícil diferenciar a nossa santa igreja da protestante, vejo gritos e até pregações com tons muito exaltados, eu realmente me sinto incomodada, não acho um ambiente propício para orar e elevar o coração a Deus, nem consigo assimilar a palavra quando quem a ensina está aos gritos, dando entonações estranhas, às vezes me parece q é pra chamar atenção, entendo q a missa precisa ser mais atraente para os fiéis, mas não podemos esquecer a santidade dos sacramentos e o respeito q devemos a eles.
    E sim; nós católicos devemos abrir mão dessa visão de que tudo está na Bíblia, cada vez temos mais o que aprender, não podemos ser católicos q protestam contra a igreja, nesse caso estamos sendo protestantes não assumidos.

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente quero afirmar que acho esse site um dos melhores que defende a fé Católica e sempre busco respostas aqui, obrigado pelo grande trabalho.Li todo o texto e diferentemente dos comentários só gostei, não achei esplendido porque não contém nenhum documento da Igreja, sendo assim torna-se uma interpretação pessoal, por fim acaba citando a bíblia e depois é contestada por um comentário. Vi que o post é um pouco antigo então poderia me indicar um outro que Contenha DOCUMENTOS DA IGREJA SOBRE O ASSUNTO? Antecipadamente agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço, em nome de todo o nosso apostolado, pelas palavras gentis e que nos incentivam, Assis Pires.

      Quanto à sua questão, citamos, sim, documento: o novo Missal Romano de João Paulo II. Além disso, citamos a Bíblia, que sempre foi e sempre será, por assim dizer, o "documento oficial" da Igreja por excelência e um dos tripés da nossa fé, ao lado da Sagrada Tradição e do Magistério.

      Neste estudo em particular, o conteúdo da Bíblia e sua explicação têm especial valor exatamente pelo fato de o consulente ter se valido de algumas passagens isoladas para expressar a sua opinião.

      Além disso, o nosso texto parte de uma abordagem racional e lógica, por se tratar de questão simples, pressuposta. Por isso mesmo, consideramos desnecessário fundamentar tudo com um excesso de citações; lembramos que a pergunta "onde está escrito" é a exigência característica dos protestantes.

      Em todo caso, sim, há outros documentos da Igreja que endossam aquilo que afirmamos, como o próprio Catecismo, que diz que, durante a Celebração Eucarística, “a atitude corporal (gestos, roupa) há de traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo se torna nosso hóspede" (§1387).

      Também a Instrução Geral do Missal Romano o confirma:

      "Os gestos e posições do corpo, tanto do sacerdote, do diácono e dos ministros, como também do povo, devem contribuir para que toda a celebração resplandeça pelo decoro e nobre simplicidade, e se compreenda a verdadeira e plena significação de suas diversas partes (...).
      É conveniente (...) que as ações sagradas sejam devidamente organizadas e exercidas com decoro, ordem e piedade pelos ministros sagrados e pelos fiéis leigos." (IGMR n. 42; 106)

      Então, se nós, à maneira protestante, entendermos que estamos obrigados a encontrar alguma passagem escrita (seja na Bíblia ou em algum documento) que diga literalmente: "é proibido bater palmas a todo instante, dançar e usar guitarras distorcidas e bateria alta na celebração da Missa", provavelmente nos frustraremos, porque a Igreja procura respeitar, até onde é possível, as particularidades das diferentes culturas ao redor do mundo. Mas há certas coisas que simplesmente não é preciso escrever, porque são auto-evidentes. Ora, se os documentos dizem que é necessário manter o "decoro", a "nobreza", a "ordem" e a "piedade", fica subentendido o engano do nosso leitor, que disse que "Deus aceita qualquer coisa" que quisermos oferecer. Não é nem nunca foi esse o ensinamento da Igreja sobre a Liturgia.

      Aliás, o Papa Emérito e futuro Doutor da Igreja, Bento XVI, não se cansa de nos exortar: "Volte a música sacra!"...

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  16. Muito bom! Muito mesmo. Agora sei o que mandar para o pessoal do "o que importa é o coração" e "não julgueis".

    ResponderExcluir
  17. Boa noite!!! Salve Maria! Sou católica recentemente e sei que ainda tenho dogmas protestantes em meu coração. Não quero debater nada, mas quero entender... Li o texto acima e verdadeiramente é muito bom e nem explicativo, mas... se temos a bíblia e também temos outros documentos que nos levam a fazer o nosso ritual da nossa dessa forma, como começou? Não foi com um homem? No caso Pedro? E ele rezava a missa? Não entendo mesmo, pq a igreja crítica tanto os protestantes, sei que existem muita coisas erradas lá, mas na igreja católica também. Quantos escândalos envolvendo padres e bispos, podemos dizer então que eles não são inspirados por Deus? A vossa santidade o Papa foi escolhido justamente por homens que são ensinados por outros homens, que foram ensinados por outros... será que não advém do humano também? Bom talvez o meu comentário seja irrelante e não mereça resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://ocatequista.com.br/archives/16914

      Excluir
    2. Leia este artigo lhe será muito útil

      Excluir
    3. Querida anônima leia (1Cor 11, 23-29)
      O que fazemos vem diretamente do Senhor Jesus Cristo, a Igreja Católica perpetua este mesmo ensino.
      Por isso os Pais da Igreja descreveram esse mesmo rito, veja(pesquise sobre Eucaristia nos Pais da Igreja e preste
      atenção nas datas, assim comprovará que a missa sempre esteve presente no tempo e em todo lugar do nascer ao por do sol):

      http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/pais_da_igreja/tradicao_apostolica_hipolito_roma.html#2.3 - Oração Eucarística

      Isso vem de Cristo e permeia todo este intervalo de tempo de Sua Morte até os dias de hoje.

      Não há erro na doutrina Católica, há erros de pessoas católicas. Isso é totalmente diferente dos
      protestantes que possuem pessoas "corretas" que seguem doutrinas erradas.

      Excluir
  18. Compreendi que a Santa Missa não é ocasião para as atividades e comportamentos típicos dos grupos de oração da RCC (palmas, danças, músicas agitadas).

    Uma dúvida: quando não está sendo realizada a Missa, é correto que as reuniões de grupos de oração da RCC ocorram dentro da igreja? Há algum problema, erro ou impedimento quanto a isso? Ou seria mais adequado que elas ocorressem em um salão paroquial ou algo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, Guilherme, creio que se fôssemos seguir o bom senso mais elementar, seria muito melhor realizar essas reuniões – e não só essas, mas também todos os outros encontros, cursos, palestras, apresentações, etc. – sempre no salão paroquial, na quadra ou qualquer outro espaço de que disponha a paróquia.

      O interior do templo, que abriga o Sacrário e o Santíssimo Sacramento (o nome já diz, no superlativo, que O que há no Sacrário é radicalmente 'Santo'), é solo sagrado, onde se deveria observar o mais absoluto respeito e perpétuo silêncio orante.

      Enfim, algo que aprendi há muito tempo é que se formos contar ou esperar bom senso da parte dos seres humanos, morreremos todos loucos, e as próprias Sagradas Escrituras nos advertem a respeito (Jr 17,5).

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  19. “A Renovação Carismática é uma grande força no serviço do Evangelho, na alegria do Espírito Santo. Você receberam o Espírito Santo que os fez descobrir o amor de Deus por todos os seus filhos e o amor pela Palavra.” Papa Francisco fala aos participantes do 37ª Convocação Nacional da Renovação Carismática Católica. Domingo, 1º de junho de 2014.

    É triste ver uma igreja que cria divisões, que contraria o próprio Papa. Que “separa” aqueles que participam de grupos de oração, que diminuem o irmão, tomam posse de uma autoridade de julgamento que pertence apenas a Deus. Como podemos ver claramente neste trecho:

    (...)

    7) A simples solução

    (...) se você gosta de se expressar com louvores gritados, música agitada, tocada com instrumentos no volume máximo e liberdade de expressão total... Procure um grupo de oração da Renovação Carismática Católica (RCC).

    d) Se eu me sinto bem pulando, berrando e dançando no louvor a Deus, (...). Para esse tipo de expressão, existem os grupos de oração da RCC.

    (...)

    Misericórdia Senhor, misericórdia. Sua igreja é Santa e precisa viver essa santidade, vivenciar a unidade no amor!

    Eu conheci o amor de Deus e aprendi amar nossa igreja através da RCC. Passei a participar das missas, viver os sacramentos, através da RCC. Hoje eu e minha casa servimos ao Senhor, não apenas na RCC, mas para toda a igreja (como servos e ministros da palavra e eucaristia).

    Meu coração fica apertado quando leio artigos repletos de divisões, que tentam dividir a própria igreja. A RCC surgiu pela vontade de Deus, pela ação do Espírito Santo de Deus, não por forças humanas. Neste ano de 2017 completa 50 anos. Agradeço ao Senhor por cada servo que Ele colocou no meu caminho. Eu que não era nada, vivia na lama do pecado, dos vícios, cheguei a dizer que nem acreditava em Deus, mas fui restaurado. Hoje participo assiduamente da santa missa, sempre sereno e envolvido numa paz inabalável, muitas vezes tenho que conter as lágrimas, não de tristeza, mas de felicidade, por estar na Casa do Senhor. Eu sinto o Senhor, eu sinto o toque Dele, eu sinto Ele me amando, sinto Ele em mim, é maravilhoso!

    Bem aventurados os misericordiosos. Porque eles alcançarão misericórdia... Oh Pai, nos ensina a sermos misericordiosos. Entrego em tuas mãos todos aqueles que me olham com desprezo, apenas por ser membro da RCC, me ajude a manter firme na caminhada, não esmorecer, não desanimar.

    Paz e bem amados. Que a misericórdia do Pai envolva cada um de vocês. Que o amor de Maria Santíssima preencha vossos corações.

    Vinícius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria, Vinícius,

      Que a misericórdia de Nosso Senhor e a intercessão amorosa da Virgem Santíssima estejam com você, também. E que lhe sirvam de auxílio para compreender que talvez, por trás de todo esse discurso "paz e amor" esteja escondido o pior tipo de divisão que pode acontecer no seio da Igreja. A divisão trazida por aqueles que se disfarçam de conciliadores, de misericordiosos e muito "bonzinhos". Muitas vezes são estes os que têm o coração mais duro.

      Sinta-se amado por nós também e recuse essa tentação de se colocar no lugar de "vítima".

      Se você prestar um pouquinho mais de atenção e procurar você mesmo praticar, primeiro, aquilo que veio aqui pregar, verá que não estamos faltando para com a caridade e nem com a misericórdia, ao contrário. E se prestar só mais um pouquinho de atenção antes de vir aqui julgar o seu próximo, verá que não estamos condenando a RCC, como fazem outros católicos tradicionais. Apenas procuramos demonstrar que grupo de oração é uma coisa e a celebração da santa Missa é outra coisa, e que esta última exige uma observância de ritos próprios.

      Quem não entende isso não é católico, e certamente se sentirá muito mais à vontade em alguma das muitas comunidades ditas "evangélicas" que existem por aí, onde cada um faz, durante o culto, o que lhe "dá na telha".

      Simplesmente sabemos separar uma coisa da outra: se em nome da "misericórdia" eu aceitasse a profanação da santa Missa, então seria eu quem estaria faltando para com a verdadeira caridade.

      Hoje em dia, temos uma grande multidão de fiéis católicos que se sentem perdidos, confusos, que se veem obrigados a percorrer longos quilômetros todos os domingos em busca de paróquias aonde se celebre o santo Sacrifício como deve ser e como o Apóstolo ensinou, na Bíblia Sagrada: "Com decoro e decência" (1Cor 14,40). Querem celebrações que não sejam o "show do padre fulaninho", e sim a renovação do Sacrifício do Calvário – como é e sempre foi a verdadeira Missa católica.

      Assim, se para ser "misericordioso" e não provocar "divisão" eu tiver que aceitar a profanação do culto, então continuarei "dividindo", com todo o meu empenho, o certo do errado, o verdadeiro do falso, a doutrina católica de sempre das invencionices "modernosas": é a minha obrigação enquanto cristão católico. E sua também.

      Eu trabalho duro, e muito duro, todos os dias, por misericórdia, sim, por amor a cada leigo que se encontra perdido, errando entre falsas doutrinas sendo pregadas ao rebanho do Senhor, muitas vezes por aqueles que deveriam pastoreá-lo. Então, não me venha falar de misericórdia e de caridade. Não me julgue, porque essa não é uma atitude misericordiosa, e assim você se contradiz. Deus me julgará, não você.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  20. Eu tenho uma dúvida, nem no glória se deve bater palmas?? Por favor eu preciso de uma resposta, agradeço muito! A paz de Cristo e o Amor de Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se convida a bater palmas na missa, mesmo no Glória, eu ao invés de bater palmas, canto o glória em pleno pulmões.

      Na igreja não se é circo ou casa de espetáculos para se bater palmas o tempo inteiro, esta modinha protestante introduzida na Igreja via RCC, comigo não cola.

      Sidnei.

      Excluir
  21. Olá! Também gostaria de uma resposta. Na comunidade que participo, muitos anos já vinhamos trabalhando a questão da liturgia, em que podemos compreender o significado real de cada momento, cada gesto. Não apenas o certo e errado, mas o que é adequado quando se trata da Santa Missa.Trabalho de anos da coordenadora de liturgia, junto com o padre. Com certeza a liturgia perfeita só no céu, mas acho que devemos buscar sempre o melhor, e viver a unidade, onde a celebração da missa não muda. A conscientização foi geral, do grupo de jovens, RCC que faz seu momento de adoração, tarde de louvor, tudo muito digno e válido, mas que na missa segue-se o rito. Porém, esse ano houve troca de padre, então tudo mudou. Ele compara a missa a uma festa de aniversário, que não podemos ficar parados, que quem não bate palmas, "a missa não valeu", ele mesmo puxa as palmas após a leitura do Evangelho, quando termina a homilia, todos os grupos de canto tem que tocar no mínimo 2 músicas de reflexão, enfim, são diversas situações, fora as questões pastorais. Também não aceita bem as opiniões contrarias, ele quem manda na liturgia. Está errado não obedecer ao padre quando ele manda bater palmas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o seguinte, você e todos que não concordam com esta folia toda na Santa Missa, mudem de capela, de paróquia, deixem este padre rezar missas para mosquitos e muriçocas para ver se ele não muda de ideia rapidinho, rapidinho.

      Sidnei

      Excluir
  22. Mariama da Cruz Lima Pereira4 de janeiro de 2018 às 13:27

    Caríssimos irmãos,
    É com muita humildade que escrevo esse post á vocês(pela primeira vez me manifestanto abertamente). Mas, me senti obrigada a fazer isso porque estou sofrendo muito ao ver minha Santa e tão Amada Igreja padecendo diante de tanto secularismo, protestantismo e até mesmo apostasia por parte até mesmo do cléro, que deveria nos guiar. Quando encontrei este apostulado O fiel Católico, senti uma enorme alegria e uma esperança adentrar meu coração. Já não me sinto tão só, vencida,pois já estava me achando atiquada,chata mesmo. Mas quando você vê dentro da comunidade pessoas que dizem serem não adptas das "modernidades da missa", mas que enchem a celebração de "palmas pra Jesus" ," palmas pra Maria"; celebrações cheias de aperto de maõ e abraços de"bem-vindo" e depois de terminar a homilia diz: amém Ao invés de dizer, quem sabe, Louvado seja NSJ Crito. Depois de tudo isso a gente fica meio desesperada, pois me parece que certos elementos protestante já estão aí inclusos. Tenho fé que talves a gente consiga nos liberta de tudo isso. E saber que tem pessoas como vocês ainda só me fortalece. Queria agraceder muito por este site. Rezo a Deus, Nosso Senhor e Mara Santíssima que mais e mais pessoas como vocês apareçam e ajudem a afastar de todos nós essas heresias. Como podemos ajudar? Eu quero poder fazer mais para contrubuir do que só rezar. Que Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, Maria Santíssima e todos os Santos e Anjos de Senhor, Abençoe todos vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Puríssima!

      Agradeço, em nome de toda a nossa fraternidade, pelos elogios e palavras de incentivo, das quais certamente não somos dignos, Mariama.

      A melhor maneira de nos ajudar, além das orações, é fazendo uma assinatura de nossa revista digital, que tem um custo baixíssimo porém muito nos auxilia a continuar em atividade. Link abaixo:

      Assinar O FIEL CATÓLICO digital

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  23. Nas Missas celebradas nas paróquias próximas de minha casa eu não consigo ficar à-vontade por conta da barulheira.
    Tenho 18 anos e mesmo sendo jovem e cheio de energia tenho consciência de que a igreja não é o quintal da minha casa! Por isso todos os domingos, que eu deveria acordar mais tarde,acordo bem cedo para ir assistir a Missa na Catedral da Sé onde tudo é realizado com ordem e decência.

    ResponderExcluir
  24. Tudo tem que ter aquele chamado meio termo. O que é bom pra um nem sempre é pra todos.

    Eu não sou contra uma missa mais alegre. Mas não gosto daquelas em que tem de ficar fazendo gestos igual boneco de posto de gasolina ou mesmo o padre ficar mandando dizer "olhe pra seu irmão e fale isso, diga aquilo", fora as piadinhas, histórias particulares e outras besteiras que são adotadas. Aí já virou circo, show ou qualquer coisa. Um dos motivos que me fazem ser crítico contumaz da Missa padrão RCC.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir