'Confortare esto vir!' – Seja homem!

Por Felipe Marques, Fraternidade Laical São Próspero

“CONFORTARE ESTO VIR”
 significa: “Sê corajoso, porta-te como homem (1Rs 2,2).”


Bertrand Russell
    Bertrand Russell, membro da Escola de Frankfurt, é autor de uma observação que vale ser citada aqui, para que se saiba desde o início o que é que enfrentamos: “Usando técnicas psicológicas para ensinar às crianças, seremos capazes de produzir a convicção de que a neve é preta!”[1]

    Faz-se necessário salientar que a Escola de Frankfurt foi um mecanismo criado por marxistas para a realização de pesquisas na área da psicologia, com vistas a melhor aplicar o marxismo na cultura e, então, facilitar a destruição dessa mesma cultura desde o seu núcleo, sem que os cidadãos se apercebessem do processo.

    A masculinidade é um dos principais alvos desses ataques de subversão, porque justamente o homem é que foi constituído para o combate e para doar sua vida pelos outros. Longe dessa realidade, o homem se torna um ser egoísta e autoritário que visa somente o seu bem estar e a busca por prazer, esquecendo-se da justiça e da sua vocação magna ao sacrifício. Dessa forma, com uma masculinidade frouxa e pusilânime, os tiranos conseguem solapar os direitos da civilização, abusando de mulheres e crianças e colocando-se no lugar de Deus.

    Todavia a crise de identidade do homem hodierno não se deve somente ao fato de este, na maioria das vezes, buscar somente o seu prazer; o problema é muito mais abrangente. O próprio egoísmo tem sua causa em problemas muito maiores. No presente texto será abordado especialmente o problema da busca pela Verdade.

    Fomos criados por Deus, como afirma o Catecismo da Igreja Católica, no seu item 27:

O desejo de Deus é um sentimento inscrito no coração do homem, porque o homem foi criado por Deus e para Deus. Deus não cessa de atrair o homem para Si e só em Deus é que o homem encontra a verdade e a felicidade que procura sem descanso.

    No Evangelho segundo São João, capítulo 14, versículo 6, Cristo afirma o seguinte: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”; ora, se o homem foi criado por Deus e Deus é a própria Verdade, então o homem, além de ser atraído para a Verdade, também tem o dever de configurar-se à Verdade.

    Infelizmente, porém, o compromisso com a Verdade vem cada vez mais sendo substituído por um compromisso consigo mesmo, com a própria vontade, com os próprios desejos e pensamentos, e daí provém o egoísmo.

    Como imitadores de Cristo, somos convidados por Nosso Senhor a mudar essa realidade decaída, e, a partir de seu santo Exemplo nos tornarmos verdadeiros homens de Deus – homens católicos!

    Observando a vida de Nosso Senhor Jesus, concluímos que Ele se doou inteiramente à vontade do Pai e amou o próximo. Cristo Amou tanto o gênero humano que "esqueceu" de Si mesmo, e foi obediente até a morte, e morte de Cruz. Eis o exemplo magno que deve ser seguido por todo homem católico. O homem foi criado para, à exemplo de Cristo e por amor à Deus, doar inteiramente sua vida no serviço a Deus e consequentemente no serviço ao próximo, pois, como São João diz em sua primeira carta, “se alguém disser: 'Amo a Deus', mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê” (4, 20).

    Longe da Verdade – longe de Deus –, a masculinidade fica escravizada e torna-se subjetiva. É necessário ser homem em todos os lugares em que se está e evangelizar com a própria vida, com a própria postura e por toda palavra dita. Que a vida de cada homem seja um reflexo do Cristo Crucificado, que em meio ao sofrimento não abandona sua Missão e entrega-se inteiramente, até a última gota de sangue se necessário, para que os demais alcancem a salvação eterna.

    Para ser homem católico, é necessário amar a Deus, amar a Verdade e configurar-se em tudo ao Cristo. Isso pode ser feito na doação diária de si mesmo para o bem dos mais fracos, para o bem da sociedade e para o bem da Santa Madre Igreja. Enamorados pela Verdade, os homens são capazes de saírem de si mesmos e avançarem em busca do outro, rejeitando toda espécie de abuso, toda espécie de egoísmo, utilitarismo e vaidade.




Mais acima, a virilidade masculina personalizada em Clint Eastwood, ator que foi referência para a juventude dos anos 1970/80. O contraste com as maneiras de ser de muitos dos jovens de hoje é gritante, Difícil não se perguntar como foi que o modelo de masculinidade pôde ter decaído tanto em tão pouco tempo?


    Para obter-se mais diretrizes de como ser um verdadeiro homem católico, além de observar a vida do Cristo e os ensinamentos da Igreja, convém observar algumas das regras dos cavaleiros da Militia de Sanctae Mariae[2], aqui dispostas de forma aleatória:

    • A defesa da Igreja, compromisso especial, análogo ao voto de cruzada a defender a Igreja, a sua Fé, a sua Hierarquia, as suas instituições, os seus direitos, mesmo com perigo da sua vida; e a responder a todo o apelo do Soberano Pontífice para cumprir toda a missão, mesmo custosa ou perigosa, que Sua Santidade se digne confiar aos seus cavaleiros.

    Em face do próximo e da sociedade em geral, o cavaleiro compromete-se a fazer reinar a justiça, o que é propriamente o seu papel:

    • A intervir sempre e em todo o lado, com uma justa prudência, quando se trata de defender a verdade em geral e a Fé em particular, segundo o preceito do Apóstolo que recomenda insistir a tempo e a contratempo, expressão que é divisa da Ordem: e a fim de obedecer a esta outra advertência da Sagrada Escritura: Até a morte, combate pela verdade, e o Senhor Deus combaterá por ti.

    • A não deixar oprimir ninguém, mas a defender em todo o lado e sempre, na medida dos seus meios, o fraco, a viúva e o órfão contra os seus opressores, mesmo e sobretudo se estes últimos forem poderosos.

    • A não deixar caluniar ninguém.

    • A Não deixar ninguém blasfemar.

    • A ensinar ao mundo, principalmente pelo exemplo duma vida sem medo e sem mancha, a verdadeira natureza da honra que é a prática da fidelidade na humanidade.

    • Manter a palavra dada livremente.

    • A agir de tal modo que em todas as coisas Deus seja glorificado

    • Para com o seu dever de estado profissional, os cavaleiros devem medir exatamente a extensão das exigências da sua vocação. Mostrem-se pois cristãos perfeitos, desejosos de imitar Cristo na sua vida laboriosa de Nazaré, a fim de oferecer a Deus o seu trabalho e o dos outros em sacrifício de louvor. Como Cristo, amarão o trabalho bem feito que procede do amor.

    Ser homem é estar disposto a derramar o próprio sangue pela Santa Igreja e para que outros vivam, pois "se o grão de trigo caído na terra não morrer, ficará só; se morrer, produz muito fruto (Jo 12,24).

____
Notas:
[1] RUSSELL, Bertrand. The impact of Science on society, disp. em: https://archive.org/stream/TheImpactOfScienceOnSociety-B.Russell/TheImpactOfScienceOnSociety-B.Russell_djvu.txt
Acesso: 10/2/016
[2] Regra da Militia de Sanctae Mariae, disp. em:
http://miliciadesantamaria.com.br/wp-content/uploads/2014/02/regraMilitiaSanctaeMariae_pt.pdf
Acesso: 9/2/016

3 comentários:

  1. Excelente texto! Inspirador nesses dias em que, quando o homem se mostra homem de verdade (coisa que deveria ser trivial) parece aos olhos de muitos como um extraterrestre...

    Deus tenha misericórdia de todos nós.

    Cristiano

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom, o problema é que a decadência da masculinidade é ajudada quando não nos esforçamos para entender a causa além da superficialidade. Bertrand Russell foi um importante pensador, que além de grande contribuição na matemática, encarnou as virtudes cristãs da busca da verdade a qualquer preço - inclusive aquela frase dele foi um aviso dos perigos da propaganda, nao um convite a praticar as artes de goebbelianas.

    A decadência da masculinidade começa quando denegrimos homens íntegros, e se completa quando exaltamos homens vis, ou passamos pano no silêncio.

    ResponderExcluir
  3. A título meramente ilustrativo; Bertrand Russel não cria em Deus, o que não invalida a possibilidade de citá-lo no artigo de qualquer modo.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir