Lançamento: 'O Castelo Interior' de Santa Teresa de Jesus

Nova tradução em linguagem simples e
atualizada, sem perda do sentido original

É desatino pensar que havemos de entrar no Céu sem primeiro entrar em nós mesmos. (...) Se não tivermos e não procurarmos a paz em nossa casa, não a encontraremos nas alheias.
(Santa Teresa de Jesus)

COM ESTA POSTAGEM queremos indicar aos nossos leitores um lançamento de imenso valor para todos os fiéis católicos. Àqueles que nos pedem dicas de leitura, esta é uma daquelas obras que figura quase que obrigatoriamente em nossa lista de indicadas. Esgotado nas livrarias, acaba de ser relançado, em versão bem cuidada e com aprovação eclesiástica (Imprimatur por Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba), "O Castelo Interior" da grande Doutora mística da Igreja Santa Teresa de Jesus (ou d'Ávila), com tradução em linguagem simples e atualizada. A obra está disponível nas versões impressa e digital; o ebook, PDF, ePub e/ou Mobi pode ser baixado gratuitamente no site do livro, e o valor da obra impressa é mais do que acessível. Não deixem de adquirir e também prestigiar e compartilhar esta feliz iniciativa. Acesse: "O Castelo Interior" – site do livro.



Neste grande clássico da cristandade do século XVI, Santa Teresa de Jesus compara a alma humana a um grande, misterioso e maravilhoso castelo, dividido em diversas "moradas", as quais precisam ser superadas para que a alma encontre, ao final, a bem-aventurança que não tem fim no seio do Criador amoroso. Assim, convida suas irmãs carmelitas a adentrarem nos castelos de suas almas, convite maravilhoso e empolgante, que pela vocação do Batismo se estende a cada um de nós.

O Castelo interior é bem diferente, mais esplêndido e desafiador que os castelos comuns, por mais encantadores que sejam. Para visitar algum destes últimos, é preciso muito dinheiro, atravessar longas distâncias indo até outros continentes (em nosso caso), além de dispender longo tempo para atravessar oceanos e terras. Já para adentrar o castelo de nossas almas, basta uma forte disposição. 

"Pelo que entendo, a porta para entrar neste castelo é a oração", diz a santa em um trecho. Porém, ainda que seja simples entrar neste castelo, não é coisa simples ao ser humano abrir as suas portas e entrar em si mesmo. Com esta comparação, Santa Teresa descreveu de modo profundíssimo os sucessivos estágios que a alma percorre em sua jornada para Deus. Este livro transmite de modo extraordinário, a doutrina espiritual da reformuladora do Carmelo, ao mesmo tempo em que reflete sua experiência pessoal. As sete moradas da vida interior, nas quais a obra se divide, são análogas às etapas de santidade que a alma humana precisa alcançar e superar sucessivamente, até chegar à perfeição. Uma obra atemporal, que foi sempre e continua sendo, por séculos a fio, até os nossos dias, uma inspiração para a perseverança na vida de fé, na busca da entrega a Deus e na santidade, a qual somos chamados. 

Arrisque-se na maior das aventuras da vida humana! Crie coragem e entre em seu Castelo interior!
www.ofielcatolico.com.br

9 comentários:

  1. grata por divulgar esta obra mundial. obra de santidade. beijo para todos vcs

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler o livro, muito ..muito ...bom.
    Santa Tereza explica de forma simples e convidativa!!
    Bendito sejam nossos santos que nos deixaram sabedoria e os caminhos pra trilhar as pegadas de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Uma das coisas que mais me encanta no catolicismo é a praticamente inesgotável sabedoria que os santos tem nos legado ao longo dos séculos... é uma fonte de bem-aventurança daqueles que "chegaram lá" e com isso nos ajudam e orientam a também atingir a meta, que é a perfeita comunhão com Deus!

    ResponderExcluir
  4. MARAVILHOSO !!! TAMBÉM SOU FILHO DE SANTA TERESA. MUITO GRATO PELO VOSSO APOSTOLADO.
    BEIJO FRATERNO
    MAESTRO URBANO MEDEIROS
    MINAS GERAIS

    ResponderExcluir
  5. Gostei. Seria bom Que Henrique fizesse comentá
    rios sobre as sete moradas. Que o bom Deus nos proteja.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Michel.

      Em primeiro lugar, ore para que Deus o proteja e conduza todos os seus passos. Depois, deixe claro para essas pessoas que sua escolha foi feita e que quer que respeitem isso.

      Se os que estão querendo falar com você, são pessoas que não aceitam ouvir a verdade, não discuta, apenas deixe claro sua escolha. Agora, se for pessoa que vai te escutar e respeitar o que tem pra falar, "contra ataque" e comece a buscar a conversão deles.

      A Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
    2. "O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo."

      Eu, Michel, o encontrei.

      O que os sonhos, "avisos", "recados", "oráculos" me dizem? Que perderei "meus tesouros": emprego, saúde, família, amizades, confortos, etc? Que assim seja Senhor! Vou, cheio de alegria, "vendo" tudo o que tenho para comprar este campo.

      Marcos

      Excluir
  7. Bom dia irmãos. Paz e bem. Comprei esse livro semana passada.... muito bom mesmo.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir