Polônia, exemplo a ser seguido


Por Felipe Marques – Fraternidade São Próspero

POLÔNIA, NAÇÃO ADMIRÁVEL! Deste país nos vem um exemplo marcante de grande homem, o rei da Polônia Jean Sobieski III (1629 - 1696).

Esse digno soberano, já em idade avançada, participou da Batalha (Cerco) de Viena, que aconteceu em setembro de 1683, quando Viena vinha sendo sitiada por tropas do Império Otomano há dois meses.

Podemos afirmar com certeza que a batalha contra os islâmicos só foi vencida porque Sobieski III liderou os católicos na dura luta. Tal batalha teve desdobramentos tão incomuns que ganhou um filme. Em uma época onde as nações eram extremamente desunidas, e os católicos pareciam de fato bem frouxos, o Rei Polonês mostra de que modo um verdadeiro monarca deve agir em defesa da fé católica e das vidas de seres humanos, mesmo que essas pessoas sejam de outros países.

Jean Sobieski III foi e permanece um exemplo de homem de fibra. Mais atualmente, a Polônia sofreu com a opressão comunista de duas grandes potências diferentes: a Alemanha nazista e a União Soviética comunista. Porém, mesmo sendo invadida e violentada pelos "vermelhos", os cidadãos da nação Polonesa nunca desistiram da luta.

Essa luta, que trouxe a vitória aos poloneses, pode ser um pouco mais compreendida, de forma didática, no link a seguir:


Encerro com a frase de Witold Urbanowicz, que expressa bem o motivo da vitória dos poloneses em meio ao abandono por parte de muitos do Ocidente e à exploração dos comunistas: "Porque nós não imploramos por liberdade, nós lutamos por ela".

Para nós, católicos brasileiros, a Polônia é mais que um exemplo a ser seguido. Abaixo, o mesmo vídeo com legendas em português, oferecidas pelo canal "Terça Livre":


www.ofielcatolico.com.br

5 comentários:

  1. O nome do filme é: The Day of the Siege: September Eleven 1683, recomendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano, é esse mesmo. Disponível na Internet! Ótimo filme

      Excluir
  2. Grande Polônia, País modelo a ser seguido, País Cristão que alegra o coração de Deus. O ano passado a Polônia consagrou o País a Cristo Rei reconhecendo o Reinado de Jesus Cristo não só na Polônia mas mundialmente, até o Presidente Andrzej Duda compareceu. Jesus Cristo demonstra um amor especial que tem pela Polônia que nesses últimos tempos levantou dois luzeiros para manifestar seu amor conosco. Um luzeiro se chama Santa Faustina Kowalska e o outro se chama São João Paulo Segundo. Duas luzes que veio mostrar a misericórdia divina antes que venha a justiça. Jesus Cristo disse a Santa Faustina se a Polônia fosse obediente a Ele,Ele elevaria ela em poder e Santidade e dela sairia a centelha que prepararia o mundo para sua vinda(Diário Sta Faustina 1732). Que País exemplo, há meu Brasil se você tivesse metade dessa santidade como seríamos mais felizes.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Meu nome é Cláudio. Já tirei, por várias vezes, dúvidas com a equipe e dessa vez tenho mais uma. É uma dúvida "boba", mas que não sei responder. A dúvida é: existe alguma restrição que impeça os padres diocesanos morarem com seus pais? Ou necessariamente eles têm que morarem em uma casa paroquial?

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir