João Cassiano – As Conferências

O artigo abaixo é uma resenha de Igor de Andrade que pretende servir de apresentação do curso online do Prof. Dr. Joel Gracioso* (Fraternidade Laical São Próspero) sobre João Cassiano e suas Conferências. A relação completa dos cursos oferecidos pelo professor está disponível aqui.



NASCIDO NO ANO 360 d.C., no Império Romano do Oriente, João Cassiano é considerado o pai do monaquismo ocidental; fundou seu próprio mosteiro na França e é reconhecido como um dos Padres do Deserto e escritor eclesiástico.

O curso sobre a vida e a obra de João Cassiano aborda temas como o monaquismo e tradição filosófica grega, a pureza de coração, a discrição, as treze renúncias, os desejos da carne e os do espírito, os oito vícios espirituais, a mobilidade da alma e dos espíritos malignos, das distrações e a oração.

Além da óbvia influência da cultura judaica, o Cristianismo teve, desde cedo, contato com a cultura grega – o que deixou marcas na própria identidade do cristianismo, que além de se apresentar como a religião do Caminho da Salvação, também se apresentava como a Religião do Logos.

João Cassiano, inserido neste contexto religioso e filosófico, conhecia muito bem as culturas latina e grega (do Império Romano do Ocidente e do Oriente), e escreveu em língua latina muito do que aprendeu em língua grega. Sofreu influência de gigantes como, por exemplo, Evágrio Pôntico.

Nas Conferências, o autor fala, sobretudo, a respeito do homem interior e da vida interior – além de tratar do modo mais adequado de agir para que este homem interior logre êxito, isto é, para que consiga atingir o seu fim último. Este é o motivo de o texto das Conferências ser tido tradicionalmente como um manual de perfeição cristã.

Primeiro de tudo, há a necessidade de conhecer cada vício, isto é, conhecer a natureza de cada um, pois, conhecendo a natureza de cada vício, é mais fácil conhecer o método para poder superá-los e, mais ainda, para poder curar-se deles. Porque não basta largar o vício, deve-se preencher o espaço com alguma virtude, para que “o demônio não encontre a casa vazia e volte com outros sete piores” (Cf. Mt 12, 43-45).

Além disso, se faz necessário conhecer a ordem das virtudes, ou seja, numa hierarquia de importância e necessidade, saber quais devem vir em primeiro lugar; e, depois, conformar a vida à virtude, isto é, “partir pra ação”, lutar contra si mesmo para conquistar as virtudes.

O certeiro caminho para uma vida santa é ensinado por João Cassiano – e apresentado pelo Profº Dr. Joel Gracioso, especialista em Filosofia Patrística e professor fiel à Sã Doutrina. Sem dúvidas, não correrão fora do caminho aqueles que conhecerem o certo e aprenderem a percorrê-lo do modo que mais agrada a Nosso Senhor.

** Assine a revista O FIEL CATÓLICO e tenha acesso a muito mais!
www.ofielcatolico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir