“Se eu não fosse Católico…”

Venerável Servo de Deus Fulton Sheen*



SE EU NÃO FOSSE Católico e estivesse procurando a verdadeira Igreja no mundo de hoje, eu iria em busca da única Igreja que não se dá muito bem com o mundo. Em outras palavras, eu procuraria uma Igreja que o mundo odiasse. Minha razão para fazer isso seria que, se Cristo ainda está presente em qualquer uma das igrejas do mundo de hoje, Ele ainda deve ser odiado como o era quando estava na Terra.

Se você tiver que encontrar Cristo hoje, então procure uma Igreja que não se dá bem com o mundo. Procure por uma Igreja que é odiada pelo mundo como Cristo foi odiado pelo mundo. Procure pela Igreja que é acusada de estar desatualizada com os tempos modernos, como Nosso Senhor foi acusado de ser ignorante e nunca ter aprendido. Procure pela Igreja que os homens de hoje zombam e acusam de ser socialmente inferior, assim como zombaram de Nosso Senhor porque Ele veio de Nazaré. Procure pela Igreja que é acusada de estar com o diabo, assim como Nosso Senhor foi acusado de estar possuído por Belzebu, príncipe dos demônios .

Procure a Igreja a qual os homens dizem que deve ser destruída em nome de Deus, do mesmo modo que os que crucificaram Cristo julgavam estar prestando serviço a Deus.

Procure a Igreja que o mundo rejeita porque ela se proclama infalível, pois foi pela mesma razão que Pilatos rejeitou a Cristo: por Ele ter se proclamado a si mesmo A Verdade. Procure a Igreja que é rejeitada pelo mundo assim como Nosso Senhor foi rejeitado pelos homens. Procure a Igreja que em meio às confusões de opiniões conflitantes, seus membros a amam do mesmo modo como amam a Cristo e respeitem a sua voz como a voz do seu Fundador.

E então você começará a suspeitar que se essa Igreja é impopular com o espírito do mundo é porque ela não pertence a esse mundo e uma vez que pertence a outro mundo, ela será infinitamente amada e infinitamente odiada como o foi o próprio Cristo. Pois só aquilo que é de origem divina pode ser infinitamente odiado e infinitamente amado. Portanto, essa Igreja é divina.

________
Fonte: SHEEN, Fulton John. Radio Replies Vol. 1, p IX, Charlote: Tan Publishing, 1979.

__________________________
Lembre-se de nos acompanhar também nas redes sociais:

** Instagram (@ofielcatolico)

*** Youtube

__________________________


_________
* Aos 6 de março de 2014, o conselho de especialistas médicos que assessorou a Congregação para as Causas dos Santos aprovou unanimemente um milagre relatado, atribuído à sua intercessão. Aos 17 de junho de 2014, a Comissão teológica (de sete membros) que aconselha a Congregação concordou unanimemente com a descoberta da equipe médica.

11 comentários:

  1. Olá, eu fui criada em uma denominação evangélica e agora descobri que a igreja Católica é maravilhosa estou em dúvida no que fazer quero mudar mas não consigo por causa da minha família e muito mais. Preciso de uma luz divina reze por mim por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conte sempre com as nossas orações.
      Contemple os Mistérios do Santo Rosário.

      Excluir
    2. Prezada Stefania,

      Em primeiro lugar, sinta-se bem vinda à Igreja católica!

      Sugiro que você procure uma paróquia católica e converse com o pároco. Ele procurará saber se recebeu o sacramento do batismo e se foi válido, etc.

      Veja este testemunho de conversão:

      https://padrepauloricardo.org/blog/o-caminho-da-conversao

      Tem nosso apoio espiritual.

      Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

      Excluir
    3. Conte sempre com as nossas orações.

      Excluir
    4. De fato você encontrará muitíssima adversidade com sua família, quando uma pessoa se levanta para servir verdadeiramente ao SENHOR virá a divisão na familia pois foi o próprio CRISTO que disse. Mas Jesus disse não vim trazer a paz mas a espada, então minha irmã volte para igreja de CRISTO e lute pois temos aqui a espada que é o proprio ESPÍRITO DE DEUS(Mt10,34ss)

      Excluir
  2. Moisés Maia de Aguiar31 de maio de 2018 às 21:12

    Olá Stefania.continue visitando o Fiel Catolico porque muitas dúvidas que eu tinha foram esclarecidas aqui.vou rezar por você.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas respostas conto com a oração de todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Stefania. Fico feliz em saber desse seu momento importante de vida e oremos por todos para que haja discernimento verdadeiro e muitas bençãos. Se voce puder partilhar algo significativo que a levou a essa descoberta eu agradeceria.

      Amilton, Sobral

      Excluir
  4. Já fui desses, que jogava pedra na Igreja Católica sem me dar conta do que estava fazendo. Achava que os católicos precisavam se livrar das escamas que cobriam seus olhos. Até começar a estudar a doutrina e a história da Igreja, e perceber quem realmente estava com os olhos cobertos (eu). Não me tornei católico ainda por achar que me falta preparo para tanto. O próprio Jesus falou sobre o perigo de se começar a levantar uma casa sem calcular a despesa.

    Aliás, acho que a primeira despesa será comprar uma resma de papel A4 para escrever minha confissão. Sim, uma resma, porque não caberia em uma folha ou duas. E haja paciência do sacerdote que se dispuser à leitura.

    Mas, enfim, agradeço ao site do Fiel Católico pelo trabalho que realiza. Aprendi bastante aqui. E Deus será justo ao lhes dar a recompensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Jesus Cristo.

      Olá, caro Anônimo, seja sempre bem vindo a este Apostolado. Peço permissão ao Henrique Sebastião para lhe responder sobre tão importante tema.

      Eu também, tem depoimento meu aqui sobre isso, fui um dos que contaminado pela presunção de querer saber tanto quanto o Pai ( sim, quando buscando muito mais conhecimento que o Pai nos dá, é querer se igualar a Ele, grande pecado!), me afastei da Santa Igreja na adolescência e naquele momento ruim da minha vida, atacava a Igreja repetindo chavões inconsequentes contra o Catolicismo.

      Busquei "conhecimento" nas ditas "filosofias" esotéricas, kardecistas, etc. O que ganhei com isso? Um grande vazio em minha alma!

      Felizmente, o Pai não abandona os Seus filhos e Santa Maria, zela por nós, assim como o nosso Anjo da Guarda. Em um momento muito difícil em minha vida, na Capela do Santíssimo, Jesus ouviu as minhas preces e me estendeu a mão, chamando-me de volta à Sua Igreja.

      Sim, me confessei, envergonhado, ao presbítero e retornei ao Corpo da Santa Igreja.

      Não espere, meu irmão, um momento propício, mesmo porque esse momento já veio, pelo que você descreve em seu comentário aqui.

      Se o seu coração ouviu o Chamado, é porque é hora da conversão. Procure uma paróquia, fale com o presbítero, se confesse, não perca tempo em enumerar os seus pecados, confesse os que você lembra ser os mais pesados.

      Não espere o momento certo, pois apenas o Pai sabe o momento certo, exato e esse momento já chegou, Anônimo.

      Quando esperamos demais, pode ser tarde. Você tem dúvidas se deve se tornar católico? Isso é natural, normal. Ore à Santíssima Trindade, a Maria, Mãe de Jesus, ao seu Anjo da Guarda.

      A resposta virá mais rápido do que você imagina! Escrevo isso, pois foi exatamente o que aconteceu comigo. A resposta veio na Capela do Santíssimo, tão rápido que quase caí para frente enquanto ajoelhado em oração.

      Acredite, é um Chamado que não lhe deixa dúvidas, quando você ora com o coração aberto.

      Deus te abençoe, sempre, caro irmão.

      Salve Maria!

      Excluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir