Santo Sábado de Aleluia


NO SÁBADO SANTO honra-se a sepultura de Jesus Cristo e sua descida à mansão dos mortos; depois do sinal do Glória, começa-se a honrar sua gloriosa Ressurreição...

    A noite do Sábado Santo, denominada também Vigília Pascal, é especialíssima e solene. A Vigília Pascal era antigamente celebrada à meia-noite, depois mudada, infelizmente, por questões práticas(?). Ela não pode, entretanto,  começar antes do início da noite, e deve terminar antes da aurora do domingo. – É considerada "a mãe de todas as santas vigílias", pois nesta a Igreja mantém-se de vigia à espera da Ressurreição do Senhor, a consumação de toda a nossa fé, e celebra-a com os Sacramentos da Iniciação cristã.

    Esta noite é "uma vigília em honra do Senhor" (Ex 12,42). Assim ouvindo a advertência de Nosso Senhor no Evangelho (Lc 12, 35), aguardamos o retorno do Cristo, tendo nas mãos velas acesas, para que ao voltar nos encontre vigilantes e nos faça sentar à sua Mesa.

    A vigília desta noite é dividida do seguinte modo:

    1) A Celebração da Luz;

    2) A meditação sobre as maravilhas que Deus realizou desde o início pelo seu povo, que confiou em sua Palavra e em sua Promessa;

    3) O nascimento espiritual de novos filhos de Deus através do Sacramento do Batismo;

    4) E por fim a tão esperada Comunhão Pascal, na qual rendemos ação de graças à Nosso Senhor por sua Gloriosa Ressurreição, na esperança de que possamos também nós ressurgir como Ele para a vida eterna.



Benção do Lume Novo

As luzes da igreja estão todas apagadas. Do lado de fora está um fogareiro preparado pelo sacristão antes do início das funções, com a faísca tirada de uma pedra. Então o celebrante abençoa o fogo e o turiferário recolhe algumas brasas bentas e as coloca no turíbulo. A pedra representa Cristo, "a pedra angular" que, sob os golpes da cruz, jorrou sobre nós o Espírito Santo.

    O fogo novo, representativo da Ressurreição de Nosso Senhor, luz Divina apagada por três dias, que há de aparecer ao pé do túmulo de Cristo, que se imagina exterior ao recinto da igreja, e resplandecerá no Dia da Ressurreição. Deve ser novo este fogo, porque Nosso Senhor, simbolizado por ele, acaba de sair do túmulo.

    Essa cerimônia era já conhecida nos primeiros séculos da cristandade. Tem sua origem no costume romano de iluminar a noite com muitas lâmpadas. Essas lâmpadas passam a ser símbolo do Senhor Ressuscitado, que surge de dentro da noite da morte.


A procissão com o Círio Pascal

Após a cerimônia de preparação do Círio Pascal, é ele solenemente introduzido no templo por um diácono que, por três vezes, ao longo do cortejo pela nave central, canta elevando sucessivamente o tom: "Eis a luz de Cristo" (Lumen Christi). O coro responde: "Graças a Deus" (Deo Gratias). Em cada parada vão se acendendo aos poucos as velas: na primeira vez é acesa a vela do celebrante; na segunda parada, feita no meio do corredor central, são acesas as velas dos clérigos; na terceira vez, por fim, se acendem as velas dos assistentes, que comunicam as chamas do Círio bento até toda a igreja estar iluminada.

    As velas são acesas no Círio Pascal, pois nossa luz vem de Cristo. O diácono, que vem vindo, é, portanto, mensageiro e arauto da boa nova: anuncia ao povo a Ressurreição de Cristo, como outrora o Anjo às santas mulheres.

    As palavras Lumen Christi significam que Jesus Cristo é a única Luz do mundo.

    A procissão, que se forma atrás do Círio Pascal é repleta de símbolos. É alusão às palavras de Nosso Senhor: "Eu Sou a Luz do mundo. Quem me segue não anda nas trevas, mas terá a Luz da Vida" (Jo 8,12; Jo 9,5; 12,46). O Círio, conduzido à frente, recorda a coluna de fogo pela qual Deus precedia na escuridão da noite ao povo de Israel ao sair da escravidão do Egito e lhe mostrava o caminho (Ex 13, 21). – O cristão é aquele que, para iluminar, se deixa consumir na Luz maior, e que em sua luz acende outras, dando sua própria vida, como ensinou e fez Nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 15,13).



O Precônio Pascal

Ao término da procissão, na qual se introduz o Círio no Templo, é ele colocado em local apropriado. Com a vela acesa na mão, renovamos nossa fé, proclamando Jesus Cristo, Luz do mundo que ressurgiu das trevas para iluminar nosso caminho. E lembramos que por vocação todo cristão é chamado a ser também luz, como Ele mesmo nos diz: "Vós sois a luz do mundo. Que, portanto, brilhe vossa luz diante dos homens, para que as pessoas vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai, que está nos Céus!" (Mt 5,14.16).

    O diácono, após incensar o Círio e o Livro, canta o Precônio Pascal, do latim Praeconium Pascale, que significa Anunciação da Páscoa (vídeo acima), em que se exaltam os benefícios da Redenção e que é um belo poema, a partir da vela, sobre o trabalho das abelhas e o material para a sua confecção, o significado da luz ao longo da história de Israel e, de modo especial, sobre Jesus, a Luz do mundo. As magníficas palavras deste hino são atribuídas a Santo Ambrósio e a Santo Agostinho. É esse canto o antigo Lucernário da Vigília Pascal. O nome Lucernário foi dado às orações que se diziam na reunião litúrgica ao acenderem-se as luzes ao anoitecer (veja letra e tradução aqui).

    Arderá daí em diante o Círio Pascal, em todas as funções, durante quarenta dias, recordando a permanência na Terra de Cristo ressuscitado. Retirar-se-á no dia da Ascensão, isto é, no momento em que Jesus Cristo ressuscitado sobe ao Céu.


Leitura das Profecias

Nos primórdios da Igreja, nesta hora, aproximavam-se os catecúmenos para receberem o Batismo. A fim de ocupar a atenção dos fiéis e para a maior instrução dos catecúmenos, liam-se na tribuna passagens da Sagrada Escritura apropriados ao ato. Eram as Doze Profecias, como resumo histórico da Religião: criação, dilúvio, libertação dos israelitas, oráculos messiânicos.

    Atualmente são feitas apenas nove leituras, sete do Antigo Testamento e duas do Novo. Para cada leitura, há uma oração, com cântico ou salmo responsorial. Após a sétima leitura, são acessas as velas do Altar a partir do Círio Pascal e o sacerdote entoa o canto do Gloria in Excelsis, com acompanhamento de instrumentos musicais e de sinos, que ficaram calados durante todo o Tríduo sagrado. A Igreja, portanto, entra inteira na alegria pascal. Logo em seguida é feita a primeira leitura do Novo Testamento (Rm 6,3-11), que é sobre o Batismo.

    Após o término das leituras, o sacerdote entoa o canto solene do "Aleluia", quebrando o clima de tristeza e contrição que acompanhava todo o tempo da Quaresma. Esse canto solene, repetido gradativamente três vezes em tom cada vez mais alto, representa a saída de Cristo da sepultura e expressa o crescente júbilo pela Vitória do Salvador. Por fim, proclama-se um trecho do Evangelho sobre a Ressurreição de Jesus, levando-se em consideração o ciclo anual A, B e C.


Benção da pia batismal

Terminada a leitura das Profecias, vai o Clero para a pia batismal. Na frente do cortejo, a Cruz e o Círio Pascal, símbolos de Cristo que deve alumiar a nossa peregrinação terrena, como em outras eras a nuvem luminosa norteava o rumo dos israelitas no deserto.

    O celebrante abençoa a água num magnífico prefácio em que são lembradas as maravilhas que Deus quis operar por meio da água; depois, com a mão divide em quatro partes a água já purificada, e derrama algumas gotas nos quatro pontos cardeais. Enfim, nessa pia batismal, mergulha por três vezes o Círio Pascal, simbolizando o poder regenerador que Jesus Ressuscitado dá a essa água e, também, nossa participação em seu Mistério Pascal, no qual morremos ao pecado e ressuscitamos para a vida da Graça. E ainda deita nela um pouco do óleo dos catecúmenos e do santo Crisma. Essa água será usada nos batizados ao longo do ano e na aspersão do povo.

    Quando não há Batismo-Confirmação, sempre se benze a água, que é levada solenemente até a pia batismal.

    Antigamente, após os ritos preparatórias, era administrado o Batismo solene aos catecúmenos (os que se iniciavam na fé cristã) que, durante três anos, viviam um processo intenso de preparação para ingressar na Igreja, com um rigor maior na Quaresma e na Semana Santa. Findos os ritos preparatórios, os catecúmenos, jubilosos, eram levados ao lugar onde haveriam de receber o Batismo. A aspersão dos fiéis que hoje em dia o celebrante faz, avançando através da igreja, com a água acabada de benzer, recorda esta antiga cerimônia .

    Depois da benção da pia batismal, volta o préstito ao coro, cantando a Ladainha de Todos os Santos, recordando os que viveram com fidelidade a Graça Batismal. Chegados ao pé do Altar, o celebrante e seus ministros prostram-se para meditar ainda na Morte e Sepultura de Nosso Senhor.

    O final do Sábado Santo, com seus três aspectos do mesmo e único Mistério Pascal: Morte, Sepultamento e Ressurreição de Jesus, está no ápice do Tríduo Pascal. Primeiro está a Morte na Sexta-feira; depois Jesus no túmulo, no Sábado; e, em seguida, a Ressurreição, no Domingo, iniciada, porém, na noite de Sábado, por isso dito "Sábado de Aleluia", na Vigília Pascal.

    A Missa do Sábado Santo é a primeira das duas cantadas na Páscoa. Esta Celebração ostenta o caráter de extremo júbilo e magnificência, em forte contraste com a mágoa intensa da Sexta-feira Santa. Vemos agora os Altares e os dignatários paramentados, em grande gala. Reboam as notas alegres do Gloria in Excelsis, unidas ao eco dos sinos festivos! O Aleluia, não mais ouvido desde o início da Quaresma, ressurge após a Epístola. – Essa é, na realidade a Missa da madrugada da Páscoa. É a celebração, por assim dizer, da Aurora da Ressurreição.




_____________
• Adaptado de artigo de Emílio Portugal Coutinho para a
GaudiumPress.Org
ofielcatolico.com.br

22 comentários:

  1. pode se comer carne vermelha no sabado de aleluia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante o Sábado Santo “a Igreja permanece junto do Sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte e sua descida aos infernos, e esperando na oração e no jejum a sua ressurreição”. (PCFP – CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO, Paschalis Sollemnitatis [carta circular] publicada no Brasil como 'Preparação e Celebração das Festas Pascais', na coleção Documentos Pontífícios n. 224, item 73)

      A Igreja não obriga ou exige mais os jejuns prolongados, anônimo, mas a carne vermelha não é aconselhável neste período de recolhimento.

      A orientação mais clara é para que os católicos não se alimentem de comidas muito "prazerosas", com saborosos banquetes e bebidas alcoólicas, porque não é ainda a hora da festa, e sim momento de penitência, de reviver internamente os últimos momentos do Senhor entre nós.

      Na cruz, o Cristo tomou fel; espera-se que o cristão tenha no mínimo uma alimentação simples, em comunhão com Cristo. Mas não se desespere: logo chega a Páscoa, e aí sim é tempo de júbilo e de festejar a Vida.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  2. Mas se no próprio sábado se comemora a ressurreição então como pode ser ao mesmo tempo penitencia e glória? Na missa aqui perto de casa na forma extraordinário se iniciará as 19 hrs o sábado Santo, se for comemor a ressurreiçao entao no proprio sabado é momento de jubilo, deveria começar as 00:00 de domingo pra podermos jejuar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma questão bastante simples, Gabriel.

      Jesus Cristo ressuscitou no terceiro dia. O primeiro dia é a Sexta, o segundo é o Sábado e o terceiro o Domingo. A Ressurreição ocorre na madrugada do Sábado santo para o Domingo da Páscoa.

      Muito bem: segundo o costume judaico, um dia começa já após o pôr do sol do dia anterior (e não após a meia-noite, como consideramos agora); assim, após o pôr do sol do sábado já se considerava domingo, e é por isso que a Igreja inicia a celebração da Ressurreição do Senhor na noite do Sábado.

      É por essa razão que, durante todo o dia do Sábado de Aleluia, ainda é tempo de silêncio, moderação e recolhimento interior. Antigamente se dizia popularmente que no anoitecer do Sábado santo se "rompia a Aleluia", porque é quando a Igreja volta a exclamar o cântico da alegria pascal. Depois do anoitecer, já principiamos a experimentar o sentimento de grande júbilo pela Ressurreição do Senhor, que representa o nosso próprio renascer para a vida eterna.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. Ótima explicação

      Excluir
    3. Vim justamente procurando essa resposta. Obrigada pela clareza

      Excluir
  3. alguns antigos dizem que antes de entoar o canto do Gloria in Excelsis o sacerdote vê o sangue sagrado de Jesus escorrer sobre a palavra, caso contrario não pode entoar o canto. gostaria de saber se essa informação procede ou é simples mitos dos antigos.

    ResponderExcluir
  4. A missa de sábado de aleluia serve para o domingo de Páscoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Domingo de Páscoa não figura entre os dias de guarda, justamente por ser celebrado no domingo, que já é dia de guarda obrigatório. Sim, todos os domingos do ano são dias de guarda, mas que podem ser "antecipados" assistindo-se Missa no sábado anterior. Então, qual é a resposta?

      O Domingo da Páscoa é a Festa mais importante de todo o calendário cristão e tem liturgia própria, diferente da do Sábado de Aleluia. Assim, se por qualquer motivo justo não se pode comparecer à Missa do Sábado Santo E TAMBÉM à do Domingo de Páscoa (que seria o ideal), é sempre preferível optar pela celebração do Domingo de Páscoa. Lembre-se de que não há sentido em se comemorar a Páscoa com a família e não celebrar junto a Deus.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  5. Gostei muito de suas explicações. E como pode ser visto existem algumas dúvidas quanto aos ritos católicos. Continue com seu trabalho. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito das suas explicacoes eu tinha duvidas sobre o sabado santo agora intendi.

    ResponderExcluir
  7. Explicações elucidativas. Claras e concisas. Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Alguem por favor poderia traduzir o que é dito nesse canto a partir 9:30.???? Traduzir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cerimônia exibida no vídeo é um extrato do Precônio Pascal, cantado na Vigília do Sábado Santo. O cântico Exsultet é concluído com os seguintes versos, em latim:

      "Flammas eius lucifer matutinus inveniat / Ille, inquam, lucifer, qui nescit occasum / Christus Filius tuus, / qui, regressus ab inferis, / humano generi serenus illuxit, / et vivit et regnat in saecula saeculorum. / Amen."

      A tradução é:

      "Que ele [o círio pascal] brilhe ainda quando se levantar a Estrela da Manhã (Lucifer), / aquele astro que não tem ocaso, / Jesus Cristo, vosso Filho, / que, ressuscitando dentre os mortos, / iluminou o gênero humano com a sua luz e a sua paz / e vive glorioso pelos séculos dos séculos. / Amém."

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  9. No sábado santo pode-se pregar um retiro espiritual

    ResponderExcluir
  10. eu queria saber se a missa de hj é a mesma da do domingo de páscoa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista o nosso vídeo da semana e saberá a resposta.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  11. Boa tarde, gostaria de saber se pode comer doces no sábado santo? Muito obrigada .

    ResponderExcluir
  12. ótimo site, muita coisa boa pra ler. ainda não conhecia. Adorei e parabenizo a todos por esse ótimo site, disponibilizando todo esse conteúdo para nós lermos.
    A Família Santa Inês Paramentos parabeniza a todos vocês que escrevem e publica esses artigos para nós. www.santainesparamentos.com.br

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir