Ser pai e ser cristão num mundo em crise moral e espiritual


PARECE OCORRER, no mundo atual, uma crise da paternidade. Cada vez menos homens querem assumir o título de “pai” com todas as obrigações e responsabilidades que isso implica. Quando Nosso Senhor Jesus Cristo diz: “A ninguém chameis pai” (Mt 23,9), estava obviamente se referindo à necessidade que todos temos de olhar primeiro para Deus, se é que pretendemos compreender o pleno significado da palavra – pois o Criador é a Fonte e a perfeição de toda a paternidade. S. Paulo Apóstolo diz (em Ef 3,14-15): “Dobro os joelhos em Presença do Pai do Céu, ao qual deve a sua existência toda família no Céu e na Terra”.

9 comentários:

  1. Um texto muito bom e atualíssimo. Rezemos pelos que são pais e se negam ao exercício da paternidade como Deus nos ensinou.

    ResponderExcluir
  2. Um pouco longo mas fácil e agradável de ler. Puras verdades!

    Milena

    ResponderExcluir
  3. Tenho notado como o afeto dos padres para com as crianças diminuiu nos últimos anos. Lembro-me que quando era coroinha, há doze anos, o nosso falecido pároco era 'todo amor' para conosco. Hoje infelizmente nosso pároco é muito fechado, o que acaba distanciando um pouco as crianças da Igreja.

    Eu como catequista também demonstro pouco afeto pelos meus catequisandos, pois tenho muito receio de como eles podem interpretar uma simples demonstração de afeto.

    ResponderExcluir
  4. Ser pai,é uma oportunidade que Deus dá ao homem,de se tornar como ele.
    O pai olha para o filho e vê que ele tem uma feição e veio dele...
    Se com um pai da terra é assim,imagina nosso pai eterno que é o Senhor do Amor,então que seu pai da terra seja tão bom,quanto o Pai Celestial.
    E se alguém não conhece seu pai da terra,tem que saber que tem um pai incrível,que deu a vida e que te acompanhará pra sempre, em espírito.
    Um bom amigo pra se conhecer!

    ResponderExcluir
  5. Todo filho necessita de um pai presente.O papel do pai é importantíssimo na educação do filho.Todos gostariam de ter um pai de quem possa orgulhar-se e receber segurança. Aliás, eu acho que homem que é homem jamais abandona sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem abandona sua família não é digna dela,consequentemente não é digno de si.
      Uma família é a extensão do amor de Deus que brotou de dentro do casal,e o amor de Deus é a própria essência da vida.
      Sem amor nada dá certo e os frutos gerados do abandono será entregue a própria sorte...
      Bom mesmo é cada qual cuidar da sua família,pois o mundo vai de mal a pior.

      Pedro.

      Excluir
  6. Beleza de texto. está difícil ser pai hoje em dia...

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir