(Mais um) Pastor fundador de movimento 'evangélico' converte-se à Igreja Católica


O FUNDADOR DE UM CONHECIDO movimento protestante na Índia retornou à fé católica –, na qual foi batizado –, levando com ele diversos dos seguidores que havia obtido depois de mais de uma década atuando como pastor e pregador.
Sajith Joseph, de 36 anos, recebeu o Sacramento da Confirmação aos 21 de dezembro de 2019, na Catedral de Santa Maria de Punalur, Estado de Kerala. Sua família e quase outros 50 membros da sua comunidade protestante-"evangélica" também foram recebidos na Igreja Católica nesse mesmo dia.

Joseph era o líder da "Grace Community Global", fundada por ele mesmo em Kerala no ano 2011. Todo esse grupo agora estará sob a jurisdição do Bispo de Punalur, Dom Selvister Ponnumuthan, e assumirão a condição de associação católica, com a permissão do Dicastério para Leigos, Família e Vida, que é responsável pelas associações internacionais de fiéis. A página de Facebook de Joseph descreve agora a "Grace Community Global", que tem cerca de 2 milhões de seguidores em 30 países e chega a muitas pessoas através de programas de TV, como um “movimento ecumênico do Rito Latino da Igreja Católica”.

Foi pedido ao padre Prasad Theruvath, da Ordem dos Carmelitas Descalços, que atue como capelão do grupo. Aqueles que não quiserem continuar com o grupo sob sua nova identidade católica regressarão para suas “igrejas mães”, mas há muitos outros que desejam se unir à Igreja Católica, assegurou. Pe. Theruvath declarou ainda que todos estão tentando proceder com prudência, “preparando lentamente” o caminho para aqueles que buscam a conversão.

Joseph conta que fundou Grace Community Global enquanto ensinava em um seminário protestante. Disse que estava “vendo a diferença entre a Teologia católica e a protestante” através de seus estudos, especialmente da história primitiva da Igreja. Refletiu muito sobre a unidade cristã, disse, e começou o grupo não confessional, chamando-o intencionalmente de “comunidade”, em vez de uma denominação ou igreja. “Estava fazendo todo o possível para levar a unidade aos grupos pentecostais através de Grace Community Global”, explicou ele, e acrescentou que finalmente percebeu que essa unidade era “impossível devido à diferença de doutrinas”.

Joseph chegou finalmente a entender que há uma “brecha” na história protestante que só se pode preencher sendo parte da Igreja Católica e Apostólica, segundo disse.

Joseph nasceu em uma família católica, mas, quando tinha 16 anos, seus pais deixaram a Igreja para se unir a Assembleias de Deus, uma comunidade eclesial pentecostal. Ele foi incentivado a se tornar pregador. Aos 19 anos, já estava pregando para pequenos grupos de pessoas em Kerala. Estudou teologia protestante e se tornou pastor de uma comunidade de Assembleias de Deus. Ensinou em um seminário protestante durante um período e começou a viajar para pregar.

Em 2011, começou a "Grace Community Global", que dirigiu durante vários anos antes de descobrir que a unidade que buscava podia ser encontrada na Igreja Católica.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão para o ACI Digital.

** Inscreva-se para o Curso de Teologia FLSP **

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir