Da oração

Do Catecismo de S. Pio X


Sobre a Oração – JESUS CONTOU a seguinte parábola para alguns que confiavam em si mesmos, tendo-se por justos, e desprezavam os outros:

"Dois homens subiram ao Templo para orar; um era fariseu, o outro, um cobrador de impostos; o fariseu rezava, de pé, desta maneira: 'Ó meu Deus, eu agradeço por não ser como os outros homens, ladrões, injustos, adúlteros, nem mesmo como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana, pago o dízimo de tudo que possuo'. Mas o cobrador de impostos, parado à distância, nem se atrevia a levantar os olhos para o céu. Batia no peito, dizendo: 'Ó meu Deus, tende piedade de mim, pecador!'. Eu vos digo: este voltou justificado para casa e não aquele. Porque todo aquele que se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado." (Lc 18, 9-14)
"E quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nas esquinas das praças para serem vistos pelos outros. Eu vos garanto: eles já receberam a recompensa. Mas quando rezares entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está no oculto. E o Pai, que vê no oculto, te dará a recompensa. E nas orações não faleis muitas palavras, como os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por causa das muitas palavras. Não os imiteis, pois o Pai já sabe de vossas necessidades antes mesmo de pedirdes." (Mt 6, 2-9)

O que é a oração? – A oração é uma elevação da alma a Deus, para adorá-Lo, para Lhe dar graças e para Lhe pedir aquilo de que precisamos.

Como se divide a oração? – A oração divide-se em mental e vocal. Oração mental é a que se faz só com a alma; oração vocal a que se faz com as palavras acompanhadas da atenção do espírito e da devoção do coração.

Pode dividir-se de outra maneira a oração? – A oração pode também dividir-se em particular e pública.

Que é a oração particular? – A oração particular é a que faz cada um em particular, por si ou pelos outros.

Que é a oração pública? – A oração pública é a que fazem os ministros sagrados, em nome da Igreja, e pela salvação do povo fiel. Pode-se chamar pública também a oração feita em comum e publicamente pelos fiéis, como nas procissões, nas peregrinações e na Igreja.

Temos nós esperança fundamentada de obter por meio da oração os auxílios e graças de que necessitamos? – A esperança de obter de Deus as graças de que necessitamos, é fundamentada nas Promessas de Deus onipotente, infinitamente misericordioso e fidelíssimo, e nos Merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo.

Em nome de quem devemos pedir a Deus as graças de que necessitamos? – Devemos pedir a Deus as graças de que necessitamos em Nome de Jesus Cristo, como Ele mesmo nos ensinou e como pratica a Igreja, a qual sempre finalizou as suas orações formais com estas palavras: "Per Dominum nostrum Jesum Christum", isto é: "Por Nosso Senhor Jesus Cristo".

Por que devemos pedir a Deus as graças em nome de Jesus Cristo? – Devemos pedir as graças em nome de Jesus Cristo porque, sendo Ele o nosso Mediador, só por meio DELE podemos aproximar-nos do Trono de Deus.

Se a oração tem tanta eficácia, como é que tantas vezes não são atendidas? – Muitas vezes as nossas orações não são atendidas, ou porque pedimos coisas que não convêm à nossa eterna salvação, ou porque não pedimos como deveríamos.

Quais são as coisas que principalmente devemos pedir a Deus? – Devemos principalmente pedir a Deus a sua glória, a nossa salvação e os meios para consegui-la.

Não é também lícito pedir bens temporais? – Sim, é também lícito pedir a Deus os bens temporais, sempre com a condição de que sejam conformes à Sua Santíssima Vontade, e não sejam obstáculo à nossa eterna salvação.

Se Deus sabe tudo aquilo de que necessitamos, por que devemos rezar? – Embora Deus saiba tudo aquilo de que necessitamos , quer todavia que nós Lho peçamos, para reconhecermos que é Ele que dá todos os bens, para Lhe testemunharmos a nossa humilde submissão, e para merecermos os seus favores.

Qual é a primeira e a melhor disposição para tornar eficazes as nossas orações? – A primeira e a melhor disposição, para tornar eficazes as nossas orações, é estar em estado de graça, ou, não o estando, ao menos desejar recuperar esse estado.

Que mais disposições se requerem para bem orar? – Para bem orar requerem-se especialmente o recolhimento, a humildade, a confiança, a perseverança e a resignação.

Que quer dizer orar com recolhimento? – Quer dizer: pensar que estamos a falar com Deus; e por isso devemos orar com todo o respeito e a devoção possíveis, evitando, quanto for possível, as distrações, isto é, todo o pensamento estranho à oração.

Diminuem as distrações o merecimento da oração? – Sim, quando nós mesmos as provocamos, ou não as repelimos com diligência. Se porém fizermos quanto podemos para estarmos recolhidos em Deus, então as distrações não diminuem o merecimento da nossa oração, mas até o podem aumentar.

Que se requer para fazermos oração com recolhimento? – Devemos antes da oração, afastar todas as ocasiões de distração, e durante a oração devemos pensar que estamos na presença de Deus, que nos vê e nos ouve.

Que quer dizer orar com humildade? – Quer dizer: reconhecer sinceramente a nossa indignidade, incapacidade e miséria, acompanhando a oração com a compostura do corpo.

Que quer dizer orar com confiança? – Quer dizer que devemos ter firme esperança de sermos atendidos, se daí provier a glória de Deus e o nosso verdadeiro bem.

Que quer dizer orar com perseverança? – Quer dizer que não nos devemos cansar de orar, se Deus não nos atender imediatamente, senão que devemos continuar a orar ainda com mais fervor.

Que quer dizer orar com resignação? – Quer dizer que nos devemos conformar com a vontade de Deus, que conhece melhor do que nós quanto nos é necessário para a nossa salvação eterna, ainda mesmo no caso em que as nossas orações não fossem atendidas.

Atende Deus sempre as orações bem feitas? – Sim, Deus atende sempre as orações bem feitas; mas da maneira que Ele sabe ser mais útil para a nossa salvação eterna, e não sempre segundo a nossa vontade.

Que efeitos produz em nós a oração? – A oração faz-nos reconhecer a nossa dependência, em todas as coisas, de Deus, supremo Senhor, faz-nos progredir na virtude, alcança-nos de Deus misericórdia fortalecer-nos contra as tentações, conforta-nos nas tribulações, auxilia-nos nas nossas necessidades e alcança-nos a graça da perseverança final.

Quando devemos especialmente orar? – Devemos orar especialmente nos perigos, nas tentações e no momento da morte; além disso, devemos orar freqüentemente, e é bom que o façamos pela manhã e à noite, e no princípio das ações importantes do dia.

Por quem devemos orar? – Devemos orar por todos; isto é, por nós mesmos pelos nossos parentes, superiores, benfeitores, amigos e inimigos; pela conversão dos pobres pecadores, daqueles que estão fora da verdadeira Igreja, e pelas benditas almas do Purgatório.

___
Fonte:
CATECISMO DE S. PIO X – Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã, Segunda Parte, cap. I. 1905, pp. 49 – 52.
www.ofielcatolico.com.br

2 comentários:

  1. Gostei muito da explicação, parabéns amigo. Que o bom Deus o ilumine diuturnamente.

    ResponderExcluir
  2. ótimo as explicações. as orações de joelhos?

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir