Publicações de inspiração católica vivem crise na Itália


UMA REVISTA DE INSPIRAÇÃO católica, que já foi líder entre as publicações de opinião nas discussões da Igreja, vai deixar de ser publicada até o fim de 2015, – mais uma evidência da crise que tem assolado as publicações católicas durante as últimas décadas.

A "Il Regno", uma revista bimestral que começou sua publicação em 1956 (antes do Concílio Vaticano II), vai deixar de ser publicada depois de uma decisão da Província Setentrional italiana dos padres Dehonianos, os editores da revista. Em comunicado, os padres ressaltaram que a decisão de terminar a publicação foi “sofrida”, pois enfraquece a presença de uma “protagonista da vida eclesial e da reflexão civil”, mas foi uma escolha inevitável devido a problemas econômicos.

Além do desaparecimento da "Il Regno" do cenário da mídia italiana, é preciso salientar que a maioria das outras revistas de inspiração católica do país também vivem hoje uma crise financeira. Algumas tiveram que se renovar, enquanto outras foram completamente extintas.

Em 2012, a "Trenta Giorni", publicação mensal do movimento Comunhão e Libertação, lançada em 1983, encerrou suas publicações. Principalmente focada na vida da Igreja, na diplomacia e na análise em profundidade, a revista mensal também era entregue gratuitamente para as missões católicas em quatro idiomas diferentes.

Em 2014, a revista "Ad Gentes", a única na Itália completamente dedicada às missões, encerrou também suas atividades porque não conseguia atrair assinaturas suficientes.

O padre Piero Gheddo, um antigo missionário, comentou sobre o encerramento da "Il Regno", dizendo que:

Em décadas anteriores “havia a clara afirmação da nossa identidade [católica]: ir ao encontro dos povos não cristãos, aonde a Santa Sé nos mandava, anunciar e testemunhar o Cristo e seu Evangelho, do qual todos precisam. Sim, também se falava das obras de caridade, educação, saúde, de promoção de direitos e obras de justiça pelos pobres e explorados. Mas, acima de tudo, estava emergia e o entusiasmo de sermos chamados por Jesus para levá-Lo a povos que vivem sem conhecer o Deus do amor e do perdão.

E hoje? Uma falta de identidade missionária atual poderia ser uma das razões pelas quais as revistas católicas estão enfrentando dificuldades agora. Junto com a "Il Regno", os padres dehonianos também decidiram descontinuar outra publicação, a "Settimana", revista mensal repleta de reflexões teológicas de alto nível, que era leitura obrigatória entre os sacerdotes, especialmente na Cúria vaticana.

Olhando para a frente, o fechamento da "Il Regno" levanta muitas questões: ainda há espaço para as informações de inspiração católica em um mundo saturado de mídia materialista e anticristã?

Encerramos reiterando nossos pedidos aos nossos leitores para que nos auxiliem, como puderem, na manutenção de nossa própria singelíssima publicação, que apesar das muitas dificuldades e de nossas limitações, já serviu como auxílio a muita gente. – Veja aqui como nos ajudar.

__
Ref.:
Artigo homônimo de Andrea Gagliarducci para a Catholic News Agency (CNA)
www.ofielcatolico.com.br

2 comentários:

  1. Henrique, tem um sujeito fazendo uma cópia do seu site, postando todos os seus artigos sem citar a fonte, num tal "Salvar almas". Cara de pau!

    ResponderExcluir
  2. A Europa contemporânea vive uma grave crise de fé e um esvaziamento gradual de sua identidade cristã; o fim destas revistas é apenas um reflexo de um problema precedente muito maior.

    Não podemos nos esquecer também de que uma interpretação distorcida do ecumenismo levou a um enfraquecimento do espírito missionário dos católicos... colocou-se, em muitas ocasiões, o respeito humano acima do compromisso de anunciar o Evangelho.

    Apenas para complementar o alerta do Luis Antonio, de fato há um site com muitos artigos publicados originalmente no site "O Fiel Católico". Eis o link:

    http://eisenhowers.blogspot.com.br/

    Algumas publicações citam devidamente a fonte, outras não. Creio que se trata mais de "amadorismo" do autor do blog do que maldade propriamente dita.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir