Esclarecimento sobre a transferência de Dom Darci José Nicioli


CIRCULA PELA INTERNET a falsa notícia de que a transferência de Dom Darci José Nicioli, ex-Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, para a Diocese de Diamantina (MG), pelo papa Francisco, teria sido uma espécie de castigo pela crítica indireta ao ex-presidente Lula durante a Homilia no domingo, 6/3/016 (vídeo acima), transcrita abaixo:

Peça meu irmão e minha irmã a graça de pisar a cabeça da serpente, de todas as víboras que insistem e persistem em nossa vida, daqueles que se autodenominam 'jararacas', pisar a cabeça da serpente, vencer o mal pelo bem, por Cristo Nosso Senhor. Amém!"

Nestes tempos conturbados, tais palavras rapidamente provocaram alvoroço, com apaixonadas reações pró e contra nas redes sociais. Não entraremos no mérito da questão, nem emitiremos opinião a respeito da atitude do Sr. Bispo: foi ele imprudente, ou foram justas e necessárias as suas palavras? Responda a consciência de cada um.

Fato é que, em nossos tempos, são muitos os padres e bispos que pregam abertamente o marxismo e até apoiam ditaduras socialistas sanguinárias (com direito a bispo sentando-se à mesa com Lula e apoiando publicamente o governo corrupto e anticristão do PT), mas bastou uma frase em sentido contrário para que voltássemos a ouvir a velha cantilena: "A Igreja não deve interferir na política...". 

Lembramos apenas que não foi Dom Darci quem chamou o ex-presidente de "jararaca" (o nome de Lula em momento algum foi pronunciado pelo prelado), e sim o próprio, que num de seus famosos arroubos populistas repletos de frases de efeito e vazios de conteúdo, chamou-se a si mesmo "jararaca", que teria sido atingida "no rabo" mas não na cabeça...


* * *

O que viemos deixar claro, nesta nota, é que a transferência de Dom Darci não foi, de modo algum, um castigo aplicado pelo Papa. Aliás, se a mudança tivesse sido provocada pela declaração do Bispo, então seria uma demonstração de aprovação do Papa, já que, na realidade, Dom Darci foi promovido, elevado de cargo, tornando-se o novo Arcebispo de Diamantina.

De qualquer modo, não se poderia mesmo atribuir a promoção de Dom Darci às palavras ditas na homilia em Aparecida, já que esse tipo de transferência é programada e comunicada com boa antecedência, e sobre estas se guarda sigilo até os últimos dias. O próprio novo Arcebispo esclareceu que o cargo lhe havia sido oferecido pelo Papa no início de fevereiro, ainda durante a viagem do Santo Padre ao México.
www.ofielcatolico.com.br

23 comentários:

  1. Todo o Papa, Bispo, padre, leigo católico, tem a obrigação de atacar, denunciar, acabar com um dos piores regimes políticos à face da Terra - O COMUNISMO.Este regime político e o marxismo cultural que aparece de forma disfarçada em todo o lado, são contrários aos ensinamentos de Deus, são contra a Igreja de Cristo, contra os católicos, contra a família, contra a vida, contra a sociedade.Apregoam um paraíso terrestre mas oferecem na realidade e em todas as realidades um Inferno na Terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Jesus nasceu numa quebrada. Periferia da periferia mesmo.
      Passou a vida arrumando treta por questões sociais. Defendeu assassino, ladrão, puta, pobre e leproso.
      Juntou uma galera pra defender a causa. Começou a fazer barulho.
      Conquistou o desafeto da classe média e da elite (ponto pro cara).
      Considerado subversivo, foi preso pelo Império.
      A classe média pedia pena de morte, mas o crime não a justificava. Pôncio Pilatos jogou o b.o. pra Herodes. Herodes se ligou na mesma coisa e devolveu o b.o..
      Pilatos deixou pra galera decidir. Bem pensado, porque desde aquele tempo, o povo já tava cheio de DATENINHA linchador.
      O cara foi executado ouvindo piadinha de justiceiro.
      E não foi morto "entre" bandidos. Foi executado pelo Estado COMO bandido - subversivo, que de fato era.
      Enfim, o messias cristão foi um sujeito pobre, nascido na perifa, engajado em questões sociais, executado como bandido pelo Estado sob os aplausos dos justiceiros.
      Então, Jesus, se você estiver lendo isso e pensando em voltar, fica esperto.
      Essa "gente de bem" de hoje em dia vai te matar de novo enquanto come bacalhau e ovo de Páscoa."

      Excluir
    2. Talvez esta tenha sido a mais completa deturpação da sublime Mensagem do Evangelho que eu já li na minha vida. É um exemplo do pensamento humano completamente deteriorado pela esquerdopatia, no mais alto grau, e talvez eu seja um idiota por publicar um conjunto de idiotices deste tamanho. Mas como eu teimo em acreditar que até o mais cego dos cegos seja capaz de enxergar a Verdade mediante a misericórdia de Deus, eu postei o seu comentário, Vianney (o grande santo homônimo deve estar derramando lágrimas de desgosto lá do Céu), seguido de alguns esclarecimentos muito básicos. Então, se você possui o mínimo de boa vontade, apenas reflita com atenção:

      Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus e Salvador da humanidade, é infinitamente maior do que esse projeto de "Che Guevara messiânico" que você delirou num momento de desconexão da realidade objetiva.

      Nos tempos de Cristo haviam senhores e servos, – cuja relação, diga-se de passagem, era muitíssimo mais complicada do que a que existe hoje entre patrões e empregados. – O escravo era visto, simplesmente, como propriedade de uma outra pessoa, uma realidade tal que para nós, hoje, é difícil de compreender em todas as suas implicações.

      Existia, então, a realidade das diferentes classes sociais de modo bem mais radical do que aquela que conhecemos. Agora aponte-me, nos Evangelhos ou em qualquer Carta dos Apóstolos, pelo menos uma única passagem que mostre Nosso Senhor incitando a luta entre as classes.

      Por favor, mostre-me onde Jesus Cristo disse alguma coisa parecida com isto: "Escravos, levantem-se e lutem contra esse sistema injusto que os oprime!", ou: "Revoltem-se contra os exploradores!", ou ainda: "Companheiros pobres e da classe escrava, ergam-se e confrontem a classe dominante opressora!". Você vê isso nas Sagradas Escrituras?

      Onde você viu o Salvador do mundo ou qualquer Apóstolo insuflando a revolução contra o sistema estabelecido, seja armada ou cultural? Ora, o que Cristo realmente diz é: "Dai a César o que é de César" (Mt 22,21), e "O meu Reino não é deste mundo" (Jo 18,36), e ainda: "Pobres, sempre os tereis" (Jo 12,8). É o exato oposto de tudo o que propõe o ideário marxista, e para não enxergá-lo é preciso um altíssimo grau de cegueira voluntária!

      Jesus não veio pregar a luta de classes, nem a construção do Reino de Deus neste mundo. A Mensagem de perdão e amor incondicional do Cristo é a própria antítese do discurso cheio de ódio de Karl Marx, Engels, Gramsci e companhia. Essa afinidade que você imagina ou tenta estabelecer entre uma coisa e outra simplesmente não existe, e pior do que isso: querer forçar essa interpretação é heresia, porque é a traição do Evangelho.

      Cristianismo e socialismo marxista são ideias e ideais completamente antagônicos, contrários, opostos. Até porque todo o discurso comunista/socialista é intrinsecamente materialista e ateu, limitado às mazelas deste mundo, enquanto que a Palavra do Cristo é transcendente, sublime, divina.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    3. Qual é, Vianney, tá fraco, você pode deturpar mais! Vamos, eu confio eu você!
      Por que você não fala que quando o ministro burguês do STF da Palestina (já que você gosta de confundir cargos e instituições da época de NSJC com os nossos) Pôncio Pilatos foi interrogar o "messias" "engajado em questões sociais", o líder do sindicato dos marceneiros respondeu: "Pilatos, o meu reino é deste mundo. Por isso, os meus guardas virão não só me defender como provocar uma revolução que vai matar você e todos os reacionários romanos de Jerusalém, invadindo propriedades e mandando todo mundo pro paredão, MWAHAHAHAHAHA!"?
      Ah, e quando ele foi perseguido por dizer "Antes que Abraão existisse, Eu sou"(João 8,58), certamente a classe média e a elite não gostaram porque, sei lá, isso prejudicava os interesses econômicos deles! Afinal, a pré-existência de Cristo é um dogma que faria os proletários se rebelarem e o "povo" se libertar, né?
      O messias mundano cuja vinda você aguarda e ao qual você se dirigiu no final do seu comentário certamente virá (e até as religiões mais orientais o esperam, diga-se de passagem), e como será popular! Sem dúvida, ganhará aplausos de ricos e pobres, e fará os milagres na economia que você tanto anseia! Bacalhau e ovo de páscoa não faltarão na sua mesa quando ele chegar, pode ficar tranquilo. Ah, e ele também terá um sacerdote com um clero para lhe aplaudir ao invés de denunciar (outro motivo para você se alegrar).
      Mas cuidado: Se eu fosse você ia querer distância de um tal de Miguel e uma tal de Maria, pois quando esses dois entrarem em ação... Você vai tentar se suicidar ao ouvir o som da Trombeta com o verdadeiro Messias, Rei dos reis e Senhor dos senhores, chegar! Fica o aviso, hein? A Paz de NSJC!

      Excluir
    4. KKKKKKKKKKKKKK A que ponto seja a bitolação humana! A pessoa não consegue enxergar nada fora da casinha, tudo que ele vê ele converte pro viés marxista-socialista! Aposto que essa figura é da PJ - pastoral do judas como diz o Henrique. KKKKKK

      Excluir
    5. As ponderações do senhor Vianney -vide acima- são irretocáveis factualmente, como teologicamente.

      Excluir
  2. É infelizmente tudo que se diz hoje nesse país torna-se estrondoso... não se pode falar mais nada.
    Mas vamos rezar para que D. Darci continue lutando a favor do Cristão pregando a Palavra de Deus e vamos rezar pela nossa igreja que cotidianamente é atacada pela força do maligno e muitas vezes ficamos omissos.

    ResponderExcluir
  3. Papa não fica oferecendo cargo diretamente a uma pessoa, a Igreja tem um caminho próprio,sábio,diplomático que passa pela Nunciatura apostólica que está em sintonia com as conferencias episcopais.

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor esteja com todos!

    Bobagem achar que o Bispo foi castigado.

    Aliás, ontem estava assistindo uma missa pela Canção Nova e o padre em sua homilia, também deixou nas entrelinhas sua crítica ao governo.

    ResponderExcluir
  5. se ele se referiu a Lula tá certo! canso de ver religiosos das cambaleantes CEBS idolatrar o PT e seus politicos! se ele realmente falou do molusco tem meu apoio.

    ResponderExcluir
  6. Ignorantemente falando, creio que JESUS qdo esteve aqui na terra,não veio pra fazer amizades e proteger uns e outros,mas sim Ele veio unicamente em nome da verdade,denunciar,sem medo de perder 'amizades' até pq tenho certeza que para ele não interessava tais amizades. Hj estamos sendo pressionados por este modo de governo que perdeu o caráter,sensatez,moral,ética e acho que a Igreja deveria sim intervir,é o papel fundamental dos líderes religiosos abrir os olhos dos fiéis,não causando a desordem,mas denunciando o que está errado,dando continuidade ao papal fundamental de JESUS,acho que o sacerdote tem, esse dever e compromisso com sua vocação,e não ser conivente com o erro por causa de benefícios próprios;será que esse que puxam 'saco' devem estar na direção de alguma Igreja?

    ResponderExcluir
  7. https://www.facebook.com/AVidaemCristoSiga/?fref=ts

    ResponderExcluir
  8. Há um vídeo na Internet em que o Lula, parece estar em um avião, comentando que foi ajudado pela Base da Igreja Católica?

    ResponderExcluir
  9. Olá, quais são os documentos oficiais do Vaticano que tratam da excomunhão de adeptos explicita ou implicitamente a ideologia e a grupos comunistas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Davi,
      Quem é comunista necessariamente é apóstata. Quem professa a doutrina comunista não professa a fé católica e não pertence à comunhão católica (é excomungado).
      A excomunhão pode ser automática (latae sententiae), pela mera prática do delito ou ferendae sententiae, aquela que não é automática. E a hipóteses de excomunhão mais conhecidas, em geral, são aquelas “latae sententiae” (automáticas).
      Como mencionei acima, o comunismo é uma apostasia e a pena está prevista no Código de Direitos Canônicos da Santa Igreja Católica, no § 1 do cânone 1364, que diz: “O apóstata da fé, o herege ou o cismático incorre em excomunhão “latae sententiae”, salva a prescrição do cân. 194, § 1, n. 2; além disso, o clérigo pode ser punido com as penas mencionadas no cân. 1336, § 1, n. 1, 2 e 3.”
      Existem também Decretos Papais a respeito do assunto, que por hora não os tenho, mas são encontrados facilmente na internet.
      Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!

      Excluir
  10. Da mesma forma que o azeite não se mistura com a água, o cristianismo católico não casa com o comunismo, são duas religiões antagónicas na sua essência.
    O Paraíso Cristão é transcendente, o paraíso comunista é a ditadura do proletariado; nesta perspectiva, o purgatório deve ser semelhante aos gulags soviéticos.

    ResponderExcluir
  11. Não sei porque fizeram tanto reboliço com as palavras do bispo! Vi em um site de um grande jornal daqui do país, pessoas xingando o bispo de tudo quanto é palavrão! Mas graças a Deus vi também um monte de pessoas defendendo o bispo, até uns que se declaravam ateus! As pessoas não sabem o que realmente aconteceu e já saem dala do asneiras de todo tipo! Ao referido bispo ao qual participei de várias missas com ele presidindo, fica minha solidariedade e todo meu respeito.

    ResponderExcluir
  12. Seja bem vindo à Arquidiocese de Diamantina Dom José Darci Nicioli!
    Vosso revendíssimo fez muito pela evangelização em Aparecida-SP, mas agora é a nossa Arquidiocese que precisa de vossa evangelização. Vejo várias paróquias que pertencem à arquidiocese de Diamantina que estão totalmente na teolgia da libertação. A paróquia N.S. da Conceição da cidade de Serro-MG é uma delas, o pároco tem atitudes de teólogo da libertação, para ele só existe o pobre e Jesus está cada vez mais esquecido. A nossa esperança é o Dom José Darci Nicioli que com toda certeza irá aboliar a teologia da libertação da arquidiocese de Diamantina.

    ResponderExcluir
  13. Interessante transcrever a nota do Tribunal de Justiça de SP
    "A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, diante da notícia de que a juíza Kenarik Boujikian esteve, no Vaticano, na última segunda-feira (9), com a Sua Santidade o Papa Francisco, entregando carta assinada por membro da Comissão Justiça e Paz da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), vem a público registrar que a magistrada atuou em caráter estritamente pessoal, sem deter representação institucional.

    Ressalta-se, portando, conforme pronunciamentos externados na sessão de hoje (11) do Órgão Especial da Corte, que o teor da carta em nenhum momento reflete posicionamento do Judiciário Bandeirante."
    Desde quando atéias comunistas tem alguma moral apelar junto ao Chefe da Igreja Católica, e ainda levaram um fora pois sua Eminência mostrou que estava ciente e nem acatou sugestão traiçoeira de solapar o resultado do Impeachment.

    ResponderExcluir
  14. Meus queridos.
    Meu nome é Coaracy.
    Tenho 62 anos.
    Sou pai de 3 filhas, a mais velha com 39 anos.
    O porque deste detalhe, é para dizer, quem lhes dirigi este comentário abaixo.
    Sou avô de três netas, a mais velha com 19 anos.
    Sou casado a 40 anos.
    Vocês me deram a oportunidade, de falar sobre Dom Darci, e neste momento quero agradecer.
    Estava eu a assistir uma homenagem na TV Aparecida, ao dos mais autênticos e arautos do catolicismo que conheci Padre Zezinho, quando de repente o apresentador interrompe o Padre Zezinho, não deixando-o terminar seu pronunciamento. Dom Darci, ao notar tal fato, ficou indignado com o proceder do apresentador, se pronunciando de maneira elegante, mas forte, dizendo ao Padre Zezinho que continuasse sua fala.
    Vocês poderiam, me perguntar, mais o que tem uma coisa a ver com a outra, é simples...Dom Darci, é um homem generoso e benevolente, mais firme quando defende a sua Fé. Na realidade, o bom Dom Darci, não esperava criar tanta polemica, com um pronunciamento em sua homilia, e tenho certeza que o Papa Francisco, não o transferiu por causa, de seu pronunciamento, mas sim pela sua capacidade,dando a ele a oportunidade de levar seus ensinamentos a outros cristãos sedentos da boa palavra e ensinamento.
    Acho eu, que cristão esclarecidos e vivenciadores da nossa fé e como verdadeiros católicos, não deveriam se digladiarem, para quem sabe mais. Deixo aqui apenas um recado, do representante de Pedro..." JESUS, referindo-se aos escribas e fariseus que arrastaram a mulher para apedrejá-la, disse: " Também nós, por vezes, gostamos de bater nos outros, condenar os outros".
    Por certo, nosso querido Papa ao dizer isso, quis mostrar que entre todas as artes, a mais bela é a misericórdia.
    Papa francisco, nunca iria julgar Dom Darci, e por sua vez, Dom Darci nunca quis agredir ninguém com seu posicionamento, até porque Dom Darci como Padre Zezinho leva em uma mão o Evangelho e na outra o ensinamentos da Igreja.
    Tenho orgulho de ter conhecido um pouco de Dom Darci, quiça eu possa conhece-lo pessoalmente.

    ResponderExcluir
  15. pergunta pra ele(o bispo) onde ele gostaria de ficar: se na Aparecida ou Diamantina! Eu tenho convicção que ele optaria por ficar na Aparecida, com certeza. Diante desta conclusão fica fácil saber se foi PUNIÇÃO ou PROMOÇÃO. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Cristo voltara tenho certeza e ai sera o dia do acerto de contas.
    Nao ha nada acima de DEUS.
    O mundo esta muito desarrumado as pessoas esquecem de que nao devem fazer ao proximo oque nao querem que facam com elas e parece que nao tem DEUS como o mais importante amor em suas vidas.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir