Esperança em tempos de guerra... Interior!

O ator italiano Gigi Proietti interpreta São Filipe Neri

Por Felipe Marques – Fraternidade São Próspero


É DO CONHECIMENTO de todos que a Santa Igreja Católica sofreu, sofre e sempre sofrerá perseguições de todos: muçulmanos, comunistas, globalistas. Entretanto, o que mais escandaliza alguns fiéis, hoje em dia, é ver a Igreja sendo perseguida e destruída por dentro, pelos próprios católicos que deveriam amar e cuidar de sua Santa Madre... Se você é um desses fiéis, deixo esta mensagem de esperança do biógrafo Guilherme Sanches Ximenes:

Nas épocas de especial dificuldade para a Igreja, Deus parece suscitar inúmeros Santos para que a reergam e façam brilhar novamente no seu rosto a sua eterna beleza de Esposa de Cristo. Assim aconteceu naqueles anos da Renascença, ensanguentados pelos povos em guerra em toda Europa, enlameados pela decadência moral da população, escandalizados com o espetáculo de papas preocupados com o prazer, as honras, as artes ou a política, com uma Igreja despedaçada pela revolta e pelo cisma. Diante desse panorama em que tudo parecia sem solução, Deus quis mostrar como cuida da sua Igreja, e como realmente as portas do Inferno não prevalecerão contra Ela (Mt 16, 18): foi nesses cem anos que nasceram Teresa de Ávila, Pedro de Alcântara, João da Cruz, Camilo de Lélis, Inácio de Loyola, Francisco Xavier, Carlos Borromeu, Francisco de Sales, Filipe Neri e tantos outros Santos que realizaram um trabalho de renovação nunca dantes visto, apoiado inteiramente na humildade, na obediência, na fidelidade, na caridade – na renovação interior, numa palavra.1

Se os tempos são difíceis, por outro lado, Deus continua nos chamando à sermos luz do mundo e sal da Terra. Se você ama Santos e Santas e os admira como heróis, saiba que você também é chamado a ser como eles! Sim, seja o herói que você tanto admira, torne-se o Santo ou a Santa que Deus quer que você seja. Lembre-se: a Igreja Católica não precisa mudar a doutrina, nem nada do tipo... A única coisa que precisa mudar na Igreja Católica são os próprios católicos!

____
1. XIMENES. Guilherme Sanches. Filipe Neri, o sorriso de Deus. São Paulo: Quadrante, 1998.
ofielcatolico.blogspot.com

4 comentários:

  1. Que nosso Senhor Jasus Cristo clame ao Pai por todos nós pecadores pela intercessão de Maria anjos e todos os santos para que sejamos perdoados que o Pai em sua infinita misericórdia nos acolha como acolheu o filho pródigo da parábola de Jesus,sem ao menos perguntar nada.pois ao longo do caminho ele nos conhece e por graça nos acolhe.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimos irmãos e irmãs fieis católicos (as), repito:

    “...A Igreja de Cristo não é um partido político, não é uma associação e nem um clube: a sua estrutura profunda e ineliminável não é democrática, e sim sacramental, portanto hierárquica: porque a hierarquia baseada na sucessão apostólica é condição indispensável para se alcançar a força e a realidade do sacramento. Aqui, a autoridade não se baseia em votação de maioria; baseia-se na autoridade do próprio Cristo, que quis fazê-la participada por homens que fossem seus representantes até o seu retorno definitivo. Só se poderá redescobrir a necessidade e a fecundidade católica da Igreja retornando essa visão de obediência à sua legítima hierarquia” (...)

    “Já o disse, mas nunca será demais repetir: é de santos, e não de executivos, que a Igreja precisa para responder às carências do homem”. - Então cardeal Joseph Ratzinger (Bento XVI) – Livro “A fé em Crise?”

    Seja sempre louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!

    Salve Maria!

    ResponderExcluir
  3. Muito oportuna e importante, essa matéria, que nos abre a visão e nos permite meditarmos, sobre quão grande é o poder de Deus e quão ingratos somos nós.
    A Igreja fundador e estabelecida por Nosso Senhor Jesus Cristo, para consolidar a Nova Aliança entre Deus e a humanidade, bem como para que Ela, na condição de Coluna e Sustentáculo da Verdade da Palavra é do Reino de Deus e, de Magistério Divino responsável por levar a Boa Nova sobre Jesus,nosso Senhor e Salvador, a todos os povos do mundo, convertendo-os e batizando-os, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
    Ele, em advertência aos seus inimigos disse:"Eu estarei convosco até o final dos séculos" e também que:" nem as portas do inferno a abalaria".
    Deus seja louvado e grande, será a Sua alegria e a Sua glória, quando o Cristianismo completar sua missão exemplar de amor ao próximo, de unidade, de fraternidade, de solidariedade, de misericórdia, de caridade, etc, de uma única família humana de Deus.
    Sobre isso, vejam isso:
    http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/atualidades/destaques/cristaos-no-mundo-218-bilhoes-de-pessoas-dizem-professar-a-fe-crista-segundo-instituto/
    Paz e bem.
    Sebastião Farias

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir