Há cem anos, no mês de maio


Por Ricardo Krobel – Fraternidade São Próspero

VIVEMOS UM TEMPO muito especial para nós, católicos –, este maio de 2017 –, pois comemoramos os 100 anos da aparição de Nossa Senhora em Fátima. Maria, em sua simplicidade, escolheu lugares simples para suas aparições – não foram as grandes praças das grandes cidades do mundo, o esplendor dos palácios reais ou as maiores e mais belas igrejas do mundo. Foram lugares remotos e isolados, como Lourdes solitária, Fátima esquecida, Caravaggio, entre inúmeras outras reconhecidas ou não pela Igreja.

Também não escolheu aparecer para grandes pensadores ou teólogos, políticos poderosos ou pessoas de negócios ricas e influentes. Seus escolhidos foram os pequenos que conheciam as lutas de viver com nada, exceto sua confiança em Deus e em sua Providência – pessoas como a jovem e inocente Bernadete, que não conseguia ler ou escrever, ou os pequenos pastores Lúcia, Francisco e Jacinta.

A aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos de Fátima tornou-se uma das devoções mais populares da Igreja Católica. Na Festa dos 100 Anos dessas aparições, estamos ligados através da oração com as centenas de milhares de peregrinos que se reuniram em Fátima para celebrar uma linda festa.

A razão pela qual honramos a Maria é porque o próprio Pai a homenageia. Ele a escolheu de toda a eternidade para ser a Mãe de Deus. Ela é altamente favorecida pelo próprio Deus. Vejam os constantes dons que ela tem concedido ao mundo em suas aparições.

Mas por que celebrar Nossa Senhora de Fátima? Você celebra com alegria e esperança, ou em doença e preocupação? É por devoção profunda? Você celebra para pedir a ajuda e a intercessão de Maria, ou agradecer-lhe pelos favores já concedidos?

Todos carregamos conosco, em nossos pensamentos e orações sinceras, as necessidades de tantos outros, familiares, amigos, entes queridos, vizinhos. Talvez agora, nesta época tão especial, nós estejamos pensando em alguém que pediu para que rezássemos por ele: talvez uma criança, um irmão, uma irmã que esteja doente ou preocupada, talvez um amigo que está deprimido ou abalado pela ansiedade, um vizinho enlutado. Um pai que tragicamente perdeu seu filho ou filha, ou um casal lutando com seu casamento ou família. Talvez um jovem que esteja fazendo exames, ou um amigo procurando trabalho. Talvez você ou alguém que conhece esteja lutando com algum problema ou dependência, um hábito pecaminoso, uma decisão importante ou um relacionamento tenso.

Seja qual for a nossa intenção em procurar Maria, não devemos ter medo de sermos atraídos pelo seu olhar de Mãe, porque nunca se soube que qualquer um que fugisse para sua proteção, que implorasse por sua ajuda ou procurasse por sua intercessão, que tenha sido deixado sem ajuda por ela.

Também não devemos nos surpreender se Maria pedir alguma coisa de nós. Lembre-se que ela foi a que se entregou totalmente à Vontade de Deus, e em Caná ela disse: "Façam o que Ele disser". E ela nos pede, todos os dias, e em cada uma de suas aparições, assim como pediu muito em Fátima: conversão, penitência e reparação.

Os tempos atuais nos chamam à mudança e à profunda cura interior da mente, do corpo e do Espírito, para nós mesmos, para as nossas famílias e entes queridos, para o nosso país e para o mundo. Ao pedir por essa conversão e cura, não precisamos ter medo, porque Maria nossa Mãe está lá para nos proteger.

Foi neste mês de maio que, em 1981, sua "mão invisível" protegeu o Papa João Paulo II de uma morte quase certa na Praça de São Pedro. Agora, em maio de 2017, Maria está pronta para nos proteger também dos perigos em nossas vidas, dos medos e ansiedades, e das armadilhas e ataques do pecado e do mal em nosso espírito.

Nossa Senhora de Fátima,
Rogai por nós!
www.ofielcatolico.com.br

2 comentários:

  1. "A três pastorinhos cercada de luz
    Visita Maria, mãe de Jesus
    Ave, ave, ave Maria
    Ave, ave, ave Maria". Quando cantava (emocionado) na minha infância sempre me perguntava: quem eram esses três pastorinhos? Hoje, graças a sites abençoados como esse, conheço as histórias das aparições de Nossa Senhora.
    Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

    ResponderExcluir
  2. QUE LINDO !!!
    COMO É BOM SER CATÓLICO. COMO É BOM LER O FIEL CATÓLICO.
    ABRAÇO
    URBANO MEDEIROS - MAESTRO EM MG

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir