Sobre templos e falsos profetas

O autoproclamado 'bispo' virou judeu?!

ESTE ARTIGO tem somente a intenção de esclarecer minimamente aos fiéis católicos a respeito do tal "templo de Salomão" inaugurado recentemente em São Paulo, mais uma farsa religiosa dos nossos tempos e mais uma punhalada no cristianismo, já tão deturpado pelas seitas.

1. Não existe nem poderá existir "Templo de Salomão" algum desde 587 aC, quando o Templo do SENHOR, construído pelo Rei Salomão, foi incendiado pelos babilônios. Este era o chamado Primeiro Templo dos judeus.

2. Nem mesmo no tempo de Jesus havia um "Templo de Salomão". Havia sim, o Segundo Templo, construído pelos judeus que voltaram do Exílio de Babilônia entre 537–515 aC. Foi nesse Templo, reformado, ampliado e embelezado por Herodes Magno, que Jesus nosso Senhor pregou. Foi sobre esse Templo que Ele afirmou tratar-se de uma imagem Dele próprio, morto e ressuscitado: "Destruí este Templo e em três dias Eu o edificarei!".

3. O Templo de Salomão em si não tem significado algum para o cristianismo. Também não pode ser reconstruído, pois já não seria o Templo "de Salomão", mas o de outra qualquer pessoa: no caso, um outro "rei"! O que se construiu em São Paulo foi um simplesmente um "Edifício em honra e glória ao empresário Edir Macedo"; nem mais nem menos.

4. Quanto ao Templo dos judeus, somente poderia ser construído sobre o Monte do Templo, chamado Monte Moriá, em Jerusalém. Os judeus nunca reconstruíram o seu Templo por isso: porque ali já estão erguidas duas mesquitas muçulmanas.

5. Os cristãos jamais poderão ou deverão reconstruir Templo judaico algum! Isto é negar Nosso Senhor Jesus Cristo, que é a nossa Nova e Eterna Aliança em Deus, e voltar ao Antigo Testamento.

6. Templo e Arca já não têm sentido algum no cristianismo. Mais ainda: não passam, puramente, de vazias falsificações que ofendem a reta consciência cristã e desrespeitam até mesmo os próprios judeus, imitando de modo grosseiro e falseando de modo superficial o real significado dos seus símbolos religiosos. E como a Bíblia Sagrada é perenemente profética, já havia alertado sobre estas e outras heresias desde os tempos antigos:

– "Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o SENHOR; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião. E dar-vos-ei pastores segundo o Meu Coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência. E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o SENHOR, nunca mais se dirá: 'A Arca da Aliança do SENHOR', nem ela lhes virá mais ao coração; nem dela se lembrarão, nem a visitarão nem se fará outra."
(Jeremias 3, 14-17)

É uma pena ver como o charlatanismo, a ignorância e o grotesco prosperam em certas expressões heterodoxas de alegado "cristianismo". E tudo por conta da ignorância e da falta de bom senso de toda uma população insensata.

________
• Adaptado do artigo "O Templo Paulista 'de Salomão'", de Dom Henrique Soares, Bispo de Palmares, disponível em:
http://www.pr.gonet.biz/kb_read.php?pref=htm&num=3179
Acesso 23/8/014
ofielcatolico.com.br

26 comentários:

  1. Isso é só uma consequência do que foi mostrado no post das réplicas da Arca da Aliança: pessoas que nem são cristãs de verdade querendo se fingir de judeus, como é o caso dos sabatistas e de outras seitas judaizantes. A paz de NSJC!

    ResponderExcluir
  2. Sebastião Henrique,

    Sinceramente você está se perdendo em seus comentários,concordo com as suas críticas sobre o Templo de Salomão.
    Mas,um católico convicto como você tem por a mão na conciência, e ver que foi a Igreja Católica que mais construiu Templos Suntuosos e atè forrados de ouroI ,então suas críticas são válidas até um determinado ponto.
    Exageros existem em qualquer siguimento religioso,\nós protestantes de diversas denominações de modo geral na maioria da vezes sempre tivemos Templos simples,basta ver a história dos pioneiros protestantes do Brasil.

    Um Abraço,

    Deus derrame bençãs sem medida sobre você e seus familiares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A crítica não é ao tamanho ou à suntuosidade do templo, Luiz, de modo algum. A crítica é a essa ideia de reconstruir o "Templo de Salomão", de resgatar a Arca da Antiga Aliança, de pretender se colocar como uma espécie de "sumo sacerdote" ao estilo do Antigo Testamento, quando nós vivemos nos tempos da Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus, e sendo que a Bíblia Sagrada é explícita em dizer que, em nossa era, não deveríamos mais reconstruir o Templo, nem a Arca.

      Nosso Templo é Jesus Cristo, nossa Arca da Aliança é o santo Tabernáculo.

      Honestamente, acho que você não leu o post. Apenas viu a foto e o título e se condoeu por criticarmos o Edir Macedo. Leia com atenção e compreenderá o fundamento do que está se afirmando.

      Deus o abençoe, ilumine e salve

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. P. S.: Templo católico "forrado de ouro" eu realmente desconheço.

      Excluir
    3. E mesmo que há templos católicos forrados de ouro, e daí?, em tempos passados a mentalidade das pessoas eram realmente erguer com as coisas mais preciosas, no caso, o ouro, templos que bendizem e dessem glórias ao SENHOR, pois aí ELE se encontraria no meio do povo, na Palavra proclamada e nas espécies do pão e do vinhos, tal como no antigo templo de Salomão, não vejo mau algum nisto. Nos dias de hoje, como esta mentalidade já não é mais comum, e também porque o ouro não é mais tão abundante assim, nossas igrejas, templos, já estão mais simples também, embora algumas ainda sejam grandiosas como a Basílica de Aparecidas ou a catedral de São Paulo, porém, se os protestantes até hoje seus templos eram simples parecem que agora, também querem partir para construções grandiosas e trazendo alguma beleza, o templo do Macedão e não de Salomão, é só o começo disto, porém, já há templos protestantes na Europa o qual já foram feitos desta maneira há naos, bastam lebrar a catedral anglicana de Sant Paul em Londres, ou a catedral luterana de Berlin. Não que seja contra isto, mas o que se chama a atenção é que se antes os protestantes nos criticavam por tudo, inclusive pelas nossas grandes construções que além de grandiosas, são belas, e não para menos, ninguém gosta de entrar em um ambiente feio, por isto que nossos templos são grandiosos e belos, embora de uns tempos para ká, há padres que querendo imitar os protestantes, querem esvaziar a beleza em nossas igrejas, enquanto os protestantes, o qual já sacaram que em um ambiente mais belo, ajuda no desenvolvimento do culto, partem para construções mais grandiosas e mais belas a exemplos dos templos católicos.

      Anonimo Sidnei.

      Excluir
    4. Templo do rei Macedão! KKkkkk........... é isso mesmo!! Mas pode chamar de templo da perdição.......

      Excluir
    5. Caro Luiz, você como protestante ou evangélico, deveria ter aproveitado o seu tempo aqui neste apostolado católico, para nos explicar qual o real significado do templo de Salomão aqui no Brasil; o que significa as duas pedras de mármore à frente do púlpito, os seis vasos, a barba e as vestimentas atuais do “bispo” Edi mais cedo pro inferno (foto) e outras coisitas mais.
      Ou será que o seu pastor ainda não lhe deu tal explicação?
      A intenção do Apostolado foi de esclarecer e alertar a nós católicos para as aberrações das seitas evangélicas, e o que fez também, com muita propriedade, o nosso querido Bispo Dom Henrique Soares, no seu site Visão Cristã:
      “Só mais uma coisa sobre esse "Templo de Salomão":Quando escrevi sobre isto não é porque esteja minimamente preocupado com sua existência ou inauguração! É simplesmente para esclarecer sua total falta de sentido, seu grosseiro erro bíblico e teológico, coisa de quem não compreende absolutamente nada de cristianismo e de Sagrada Escritura.

      Seria um erro triste que os católicos se preocupassem com coisas assim ou, pior ainda, sintam alguma "dor de cotovelo" por esse edifício ser maior que a Basílica de Aparecida! Isto seria ridículo! Não se mede a verdade da fé pelas dimensões de edificações! O Reino dos Céus manifesta-se nas coisas pequenas: como um grão de mostarda, como uma semente semeada na terra, como um tiquinho de fermento levedando a massa, como o trigo plantado no campo do mundo, como um tesouro escondido, como um pérola de grande valor um dia encontrada, como uma rede lançada ao mar e pacientemente puxada até a praia do Dia de Cristo... Nisto se manifesta o Reino: no que é pequeno, no que aos olhos do mundo é fraco e sem importância, no que parece não contar! Por favor, católicos: deixem de lado para sempre o complexo de cristandade, a ilusão de que um dia todo o mundo será cristão, o gosto pelas coisas grandes, a auto-afirmação baseada em outra realidade que não a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo!
      Como eu gostaria que nunca perdêssemos de vista o essencial: Cristo, nosso Deus, imolado e ressuscitado, anunciado nas Escrituras Sagradas, celebrado nos sacramentos, oferecido em sacrifício e dado em comunhão para a vida nossa e do mundo inteiro.
      Por favor: não confundam a glória do Senhor com a nossa glória nem a grandeza do Senhor com nossas manias de grandeza e saudades de um sistema de cristandade que nunca mais voltará e que em nada é essencial ao cristianismo!”

      Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

      Excluir
    6. André, Graça e Paz.

      Quero lhe dizer que os protestantes não entendem o motivo de erguer o templo de Salomão. Eu mesmo já desisti de tentar encontrar a base teológica da IURD e outras semelhantes. Faço minhas as críticas do Henrique.

      Excluir
    7. Você quis dizer que a SUA seita protestante não entende o motivo de fazer o Templo de Salomão, Filipe, pois a Sinagoga de Satanás, também chamada IURD, é protestante e entende, já que nem todo protestante é das seitas dos séculos XVI e XVII. A paz de NSJC!

      Excluir
    8. Olá a todos... sou evangélico, há quase 15 anos, fui católico enquanto não havia entendimento sobre quem é Jesus, não quero aqui gerar muita polêmica, nem com um grupo, nem com outro, pois enquanto discutimos, muitos estão perecendo e indo para o inferno... Sobre o tal templo, devemos dar a mão a palmatória... que palhaçada! na carta aos hebreus, fica claro que o AT é apenas a sombra daquilo que seria o NT... em JO Jesus acaba com a visão templaria (muito embora necessitemos de edificios construidos, para reuniões), para a samaritana, Jesus diz que Deus não mora em lugares (igrejas, templos, etc) e sim em pessoas, em JO, para quem conhece os originais em Grego (disponíveis para venda na SBB) pode ver que Jesus, o verbo de Deus, que estava com Deus, "tabernaculou" em como ser humano, Paulo, várias vezes afirma que somos tabernáculos onde manifesta-se a graca de Deus... concordo com o estudo apresentado aqui... aceitar o antigo testamento é negar a fé em Jesus, pois como está em RM: a lei é a lei do pecado, agora vivemos a graca de Deus... Este templo... como eu posso tentar definir... é mais um ponto turistico de peeeessimo gosto (fake)... é outra basilica como a que temos em aparecida do norte - SP, que vai atrair milhares para dar graças a pessoa errada, neste caso ao Edir Macedo, pessoa que infelizmente não posso chamar de irmão.... Desculpem-me o desabafo. - Andre Luis

      Excluir
    9. Permita-me lhe corrigir, Andre Luis. Você não era católico quando não tinha entendimento sobre NSJC , você pensava que era católico, mas estava longe de ser um. Aceitar o Antigo Testamento é negar Cristo? Kkkkk, pura blasfêmia. Perdoe-me o riso, mas eu não sei de que cristo você está falando. O verdadeiro Cristo disse que Ele não veio para abolir Moisés e os profetas, mas para dar um novo sentido à Lei, sendo Ele o Cumprimento das profecias hebraicas, que faziam parte da Lei. Ao negar o Antigo Testamento, você está caindo na heresia marcionita e debochando dos santos Padres da Igreja , que tanto lutaram contra essa praga. A paz de NSJC!

      Excluir
    10. " é outra basilica como a que temos em aparecida do norte - SP, que vai atrair milhares para dar graças a pessoa errada, neste caso ao Edir Macedo,"

      Engraçadinho você, né senhor anônimo das 08:39 do dia 07 de Setembro de 2014, vem com luvas de pelica para querer bater na gente, dizendo algo do tipo: "Se o pessoal da universal estão indo no templo do macedão (e não de Salomão), estão indo para dar graças ao macedão tal como os católico que vão para a Aparecida para da graças a Maria, e ambos estão errados, e aí entra aquela lorota toda de que todos os católicos são idolatras, e que louvar e bendizer Maria, é idolatria, e nem adianta dizer que não é bem assim, porque é bem assim, você nas suas entre linhas de seu "catolicismo" de quinze anos, que aprendeu nada do que é e do que acredita a Igreja Católica, quer nos colocar a nós no mesmo saco que o pessoal da IURD. Via arranjar o que fazer, que enquanto estavas na Igreja Católica, só comesse mosca, e para tua tristeza fique sabendo duas coisas:
      1º) Que a IURD e o Macedo são frutos do livre exame da Bíblia, regra nº 1 de todos vocês protestantes, então antes de vir encher nosso saco, vai convencer teus irmãozinhos protestas da IURD que eles com sua livre interpretação da Bíblia estão errados e vocês com sua, igualmente, livre interpretação da Bíblia é que estão corretos.
      2º) Em aparecida em primeiro lugar sempre rendemos louvor e ação de graças, a DEUS e NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, e depois a sua Mãe Maria. A DEUS PAI e a JESUS, pelas inúmeras graças alcançadas, e a Maria, por estas graças ter sido alcançadas junto a DEUS PAI e a JESUS por sua materna Intercessão.

      De resto, seu bla, bla, bla, não ajuda em nada aqui, mas só revela sua completa ignorância.

      Anonimo Sidnei.

      Excluir
    11. Prezado irmão que se diz separado, paz, muita paz, vida e graças da parte de nosso bom Deus!
      Colaborando um pouco com o nosso amado irmão Petrivalianici e sem querer gerar muita polêmica. Longe disso!
      Desculpe caro André Luis, mas, você continua há quase 15 anos sem saber o real entendimento sobre quem é o nosso Senhor Jesus Cristo e a Sua Santa Igreja. Que tipo de católico você era? Daqueles que só frequentava a Santa Missa aos domingos? Ou daqueles que só ia ao Santuário da Mãe do nosso Senhor Jesus Cristo, em Aparecida do Norte, apenas por questões turísticas?
      Diga-nos qual é a sua denominação evangélica, que diremos qual é o tamanho da tua fé; do teu entendimento sobre nosso Senhor Jesus Cristo e da Sua única Igreja; e do teu conhecimento histórico do cristianismo e da sua denominação evangélica (dentre as quase 50 mil já existentes). Diga-nos quem é o fundador da tua denominação evangélica, que nós lhes mostraremos com muito prazer a sua real historia e quem realmente foi ou é o seu fundador e dono.
      Você já conhece “na moral” como foi fundada sua denominação evangélica?
      Espero caro xará, que você não deixou a única Igreja de Cristo, que é Católica Apostólica Romana, para passar a frequentar aquelas “igrejas” de fundo de quintal, que existem aos montes, com o principal intuito dos seus donos de serem isentos das taxas bancarias, dos impostos federais, estaduais e principalmente, os municipais (IPTU e outros). Abre-se uma “igreja” na garagem e o que estiver inserido no patrimônio estará isento de tudo. É por isto que se justificam as demasiadas aberturas de “firmas igrejas” pelo Brasil afora, com pura finalidade: enganar seus membros para obter o lucro e usurpar o Estado.
      Espero que o irmão faça uma análise de tudo que existe neste maravilhoso Apostolado e, sem constrangimento, retorne urgentemente a única Santa Igreja de Jesus Cristo, baluarte da verdade!
      Jamais te envergonhas de chamar Jesus de Nosso Senhor Jesus Cristo, “Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição”. (II Timóteo 3, 12)
      “Intimamo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que eviteis a convivência de todo irmão que leve vida ociosa e contrária à tradição que de nós tendes recebido”. (II Tessalonicenses 3, 6)

      Salve a Virgem Maria, mãe do nosso Salvador, Jesus Cristo!

      Excluir
    12. Petrivalianici, Graça e Paz.

      Creio que o que o nosso amigo Andre Luís quis dizer com aceitar o Antigo Testamento é agir como judaizante, coisa que a Igreja Católica condena. Não significa desprezar o Antigo, mas sim saber que ele apontava para Cristo; agora somos cristãos, não seguimos o judaísmo.
      Cristo veio para cumprir a Lei, coisa que ninguém jamais conseguiu. Ele a cumpriu, sem pecado, e por isso pagou a nossa dívida do pecado, em nosso lugar. Por isso não resta mais sacrifício pelo pecado!


      Excluir
    13. Entendi o que quis dizer, Filipe. Mas é que ele disse 'aceitar o Antigo Testamento' e não 'viver da mesma forma que o povo do Antigo Testamento'. Todo cristão deve aceitar o Antigo Testamento como parte das Sagradas Escrituras e, portanto, fonte de verdade para nós. Ser judaizante é viver do mesmo modo que o povo do Antigo Testamento, fingindo que Nosso Senhor ainda não veio para nos salvar. Nesse ponto, concordo com você. A paz de NSJC!

      Excluir
    14. não entendi? postei uma resposta ao tema que fui atacado e não foi postada? por que?

      Abraços Andre Luis (andre.300.300@hotmail.com)

      Excluir
    15. André Luis, pode ser problema de internet, como a conta que você usa para acessar, por exemplo.

      Excluir
    16. Não há nenhuma mensagem aguardando moderação, Andre. Aliás, a moderação de comentários está temporariamente desativada (teste).

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  3. V JÁ OUVIU FALAR E MUITO NAS "SESSÕES DE DESCARREGO" NA IURD, NÃO É?
    Evidente que sim, e sempre em centros espíritas "barra pesada", como falam, embora todos sejam satanistas, questão apenas de denominações e modalidades de culto, mesmo nos "terreiros"; no fundo, a todos Satã coordena e nesses mesmos distribui suas "benesses espirituais".
    Essa relativista seita mais se pareceria com sucursal da Nova Era, um shopping center com múltis mercadorias á sua disposição, dada a quantidade de opções de favorecimentos que a IURD oferece e propaga realizar a contento da clientela, com uma opção especial para cada dia da semana.
    Pois bem, a IURD é uma seita pentecostalista protestante especialista nesse procedimento, relativista até ao âmago, tendo determinado dia para esse tipo de culto do título em que, sedizentemente expulsaria(?) Satanás - que contraste!
    E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino? Mt 12:26.
    Edir Macedo o auto denominado "bispo" dessa seita, além de muito rechaçado até entre a "irmandade" protestante, no You Tube há acusações de ele ser também maçon; sabemos que é tão "evangélico" que atua na base de apoio dos satanistas comunistas do PT no governo com seu partido PRB!
    Aliás, o católico que tiver a desgraça de votar no PT, de igual forma apoia seus projetos, assim como um militante pró aborto!
    Já vi comentários até sobre o "Templo do Pai Salomão"; no mais, os detalhes mais importantes estão muito bem explanados pelo expert em intrincadas questões de fé, o grande bispo D Henrique Soares!

    ResponderExcluir
  4. Os católicos tem que evangelizar um monte de ex católicos para que saiam dos meio evangélico e voltem para o seu meio, principalmente o EDIR MACEDO que nasceu num lar católico.

    ResponderExcluir
  5. Hemrique Sebastião,

    Primeiramente quero lhe agradecer pela a sua atenção aos meus comentários sobre o seu post O Seguinificado Teológico do Templo de Salomão construído no Brasil.
    Afirmo que como já lhe disse, que concordo plenamente com a sua explicação

    Um Abraço.

    Que a Graça e misericordia do Senhor Jesus esteja sempre com você e sua família.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post porque tem fundamentação bíblica e histórica. Que o bom Deus nos ilumine.

    ResponderExcluir
  7. Paulo Leitão - O templo de Salomão: https://www.youtube.com/watch?v=8sF38f1dUas

    ResponderExcluir
  8. OS 4 COMBATES-ESPIRITUAIS
    http://combate-espiritual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá meus amigos estou aqui para parabenizar os nossos irmãos católicos e os irmãos adventista pelo belo trabalho que estão fazendo na obra de Deus, sobre o templo de salmão os discípulos estavam admirando porque ele era todo feito de ouro sabe o que Jesus respondeu em verdade eu lhe digo aqui não ficará pedra sobre pedra tudo será destruído. Eu acho que EDI marcedo tá a doido pois uma coisa que.

    ResponderExcluir
  10. Excelente publicação, infelizmente alguns já têm seus olhos cegados pelos falsos profetas.

    Estes, entretanto, não poderão chegar diante de Jesus e dizer "eu não sabia", poia foram todos avisados, mas preferiram ignorar o aviso em troca de coisas mundanas.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir