La Stampa: Papa diz aos bispos dos EUA que 'não haverá padres casados'

Dom John Charles Wester, arcebispo de Santa Fé

SEGUNDO A AGÊNCIA de notícias italiana "La Stampa", a afirmação teria sido proferida por Francisco já no final de dezembro de 2019: o Papa não vai abrir as portas da Igreja para padres casados. Segundo a informação, não haverá mudança nessa direção na exortação apostólica pós-sinodal intitulada "Querida Amazzonia", que será lançada amanhã, dia 12 (fevereiro/2020). O Papa o teria dito ontem a um grupo de bispos dos Estados Unidos, conforme relatado pela Catholic News Service (agência de notícias dos prelados dos EUA).

Abordar a escassez de padres nas regiões remotas da Amazônia pode ser uma possibilidade sobre a qual será possível refletir no futuro, mas não agora: esta é a impressão que o arcebispo Oscar A. Solis, bispo de Salt Lake City (foto), teve sobre as intenções do papa Bergoglio.

"Também porque o Papa ouviu que o Espírito Santo não está dando sinais de 'mente aberta'", segundo disse Dom John Charles Wester, o arcebispo de Santa Fé.

De qualquer forma, amanhã o documento oficial do pontífice será tornado público após o Sínodo da Amazônia em outubro, e então o saberemos com certeza.

Pelo que se afirma, Francisco entregou o texto no final de dezembro. Portanto, ele já o havia concluído quando explodiu o recente e polêmico caso do livro do cardeal Robert Sarah com Joseph Ratzinger em defesa do celibato dos padres. Um texto considerado por muitos no Vaticano como "inadequado" por servir como uma ferramenta para condicionar a decisão do atual Papa.

** Inscreva-se para o Curso de Teologia FLSP **

____
Fonte: 

La Stampa, “Il Papa ai vescovi Usa: 'Nessuna svolta sui preti sposati'”, com tradução de Henrique Sebastião, disp. em:
lastampa.it/vatican-insider/it/2020/02/11/news/il-papa-ai-vescovi-usa-nessuna-svolta-sui-preti-sposati-1.38454960?refresh_ce&fbclid=IwAR3BZ22jGlP1KZFyMqiKzwvHAVaKzG0euU8y3OndkQWaUthwg2hAYNmWrxA
Acesso: 11/2/2020

Um comentário:

  1. A paz de Jesus Cristo.

    Só faltava essa! Padres casados na ICAR. Na Ortodoxa ocorre, mas são outras circunstâncias que vem desde o Cisma de muitos séculos atrás. E na Ortodoxa depois de ordenado, o presbítero não pode casar.

    O papa argentino já fez muitos estragos, mais este, seria muito grave e triste. Cardeal Sarah e Papa Bento XVI nos representa!

    Salve Maria!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir