Bento XVI revela que um fator decisivo para a sua renúncia foi a JMJ Rio 2013


O PAPA EMÉRITO Bento XVI explicou, em uma entrevista concedida ao jornal italiano "La Repubblica", que o fator decisivo para apresentar A sua renúncia ao pontificado (em fevereiro de 2013) foi a convicção de que não poderia viajar ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em julho daquele ano.

Na entrevista, o Sumo Pontífice Emérito disse que “tinha duas convicções bem precisas depois da experiência da viagem ao México e a Cuba: já não me sentia capaz de fazer uma viagem tão fatigante. Além disso, com a estrutura que São João Paulo II deu a essas jornadas, a presença física de um Papa era indispensável. Não se podia pensar em uma conexão televisiva ou outras formas respaldadas pela tecnologia”.

Disse ainda o atual Papa Emérito: “Esta era uma circunstância pela qual a renúncia era, para mim, um dever. Tinha finalmente a confiança de que sem a minha presença o Ano da Fé seguiria bem até o fim. A fé, de fato, é uma graça, um dom generoso de Deus para os fiéis”.

Bento XVI explicou que durante a viagem histórica que fez ao México e a Cuba, experimentou os limites da sua resistência: “Sobretudo, me dei conta de que não podia enfrentar no futuro vôos transoceânicos, pelo problema do fuso horário. (...) Naturalmente, falei sobre esses problemas também com meu médico, o Dr. Patrizio Polisca”.

“Ficou claro, deste modo, que não tinha capacidade de participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro no verão (europeu) de 2013, já que se opunha claramente o problema do fuso horário”, acrescentou e revelou que, “a partir de então, devia decidir em um tempo relativamente breve a data da minha aposentadoria”.

Nosso Santo Padre o grande Papa Bento XVI –, já Doutor da Igreja –, humilde até o fim; fazendo-se pequeno, reconheceu os seus limites e abriu mão do poder porque desejou sempre e antes de tudo o bem da Igreja, Corpo de Cristo. Suas atitudes o tornam ainda maior.

___
Fonte:
ACI Digital, disp. em:
http://www.acidigital.com/noticias/bento-xvi-revela-que-jmj-rio-2013-foi-o-fator-decisivo-para-sua-renuncia-46184/
Acesso 29/8/016
www.ofielcatolico.com.br
Subir