Antes e depois da Confissão

Nota do autor: esse texto nasce de simples reflexões pessoais a respeito do valor do Sacramento da Confissão, –, que é tão banalizado e desprezado hodiernamente –, após eu mesmo me confessar com um sacerdote santo que deu-me excelentes orientações e foi-me um verdadeiro pai. Caro leitor, estamos na Quaresma, eis o tempo de conversão. Volte para Deus, arrependa-se, confesse-se! Que lhe seja útil.



Por Felipe Marques – Fraternidade Laical São Próspero

Antes da Confissão, meu coração batia e meu corpo movia-se, entretanto, creio que eu estava morto. Era um verdadeiro sepulcro caiado, daqueles que descreve nosso Senhor nos Santos Evangelhos: por fora, uma aparência aprazível, por dentro, podre como um defunto em decomposição. Antes da Confissão, eu pensava que todos os prazeres da vida, inclusive os pecaminosos, poderiam me satisfazer. Todavia, descobri que, sem Deus, até os prazeres deste mundo podem se tornar causa de dor e sofrimento para nós. 

Antes da Confissão, caminhei pelo vale das sombras e temi todos os males, porque, afinal de contas, por minhas próprias culpas e infidelidades, eu havia expulsado a Deus de minha vida. E, sem Deus, há apenas trevas e sofrimentos neste “vale de lágrimas” em que vivemos. 

Antes da Confissão, percebi-me sozinho no mundo, pois, ainda que Deus esteja sempre intentando e buscando que o pecador se converta, eu havia usado mal de minha liberdade e era escravo de meus próprios vícios. Antes da Confissão, enxerguei apenas maldade nas pessoas ao meu redor e dentro de mim mesmo. Por faltar com misericórdia para com o próximo, eu havia faltado com misericórdia para comigo mesmo. Julguei-me imperdoável!

Mas tudo foi transformado por Cristo. Depois da Confissão, minha consciência havia sido acalmada pelo mesmo brado do Mestre que parecia dormir na barca de minha vida, enquanto o mar revolto de minhas paixões lançava-me de um pecado a outro, assim como pareceu dormir na barca em que estava com os Apóstolos.

Depois da Confissão, entendi a paz que sentiram os pastores ao ouvirem os anjos cantarem: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade"… Não havia recebido uma paz qualquer, uma paz falsa, egoísta e preguiçosa como a que o mundo oferece. Não!

Paz de Deus aos homens de boa vontade. Depois da Confissão, já não temia a morte. Temia apenas morrer em estado lastimável de despreparo para encontrar-me com meu Senhor e prestar contas das coisas que fiz com o tempo de vida que me foi dado. Depois da Confissão, entendi que os consultórios dos psicólogos estão lotados hoje em dia porque os confessionários estão vazios em nossas paróquias.

Depois da Confissão, o Sopro da Vida, que é o Paráclito, envolveu-me de santo Amor e eu tive a alegria de ser salvo e perdoado, mais uma vez. Depois da Confissão, nada mais faz sentido fora de Deus! Meu verdadeiro Amor, meu verdadeiro Amigo, meu verdadeiro Senhor, é Aquele que entregou-se no madeiro da Cruz por mim, para me salvar. Enxerguei que Ele é o único que está comigo em todos os momentos de minha vida! Depois da Confissão, posso afirmar que sou feliz, ainda que sofra. Depois da Confissão, gozo da verdadeira liberdade, a liberdade dos filhos de Deus! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

** Assine a revista O FIEL CATÓLICO e tenha acesso a muito mais!
www.ofielcatolico.com.br

3 comentários:

  1. "Depois da Confissão, entendi que os consultórios dos psicólogos estão lotados hoje em dia porque os confessionários estão vazios em nossas paróquias."

    isso se ainda houvesse confessionários em nossas paróquias! sniff sniff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infeliz realidade... Na minha paróquia temos um, mas, infelizmente, o novo pároco não usa.

      Excluir
    2. Graças ao bom Deus, na minha ainda não chegamos nesse estado. Muito pelo contrário. Tem padre confessando todos os dias. Em alguns domingos, os 4 confessionários chegam a funcionar, e a fila sempre é longa

      Excluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir