São João Clímaco e a Escada do Paraíso

O artigo abaixo é uma resenha de Igor de Andrade que pretende servir de apresentação do curso online do Prof. Dr. Joel Gracioso* (Fraternidade Laical São Próspero) sobre Doroteu de Gaza e seus "Ensinamentos Espirituais". A relação completa dos cursos oferecidos pelo professor está disponível aqui.



SÃO JOÃO CLÍMACO (579 – 649)  foi um dos maiores mestres e escritores da Igreja. Sua obra mais famosa, “A Escada do Paraíso” é um tratado completo da vida espiritual: mostra-nos qual é o caminho para a santidade em três etapas: a ruptura com o mundo, o combate espiritual contra as paixões e a perfeição cristã.

A análise feita pelo professor Dr. Joel Gracioso elucida a importância do autor e seu contexto, quais os passos apresentados pelo Santo e até que ponto tal obra é útil para quem não segue o mesmo estilo de vida, monástico. A começar pela importância da confiança no poder da oração, algo que muitos cristãos perderam hoje em dia.

Esse estudo certamente levará as vidas daqueles que o fizerem a atingir singulares benefícios – pois não é destinado somente aos versados em ciências humanas, mas a todos que tenham boa vontade, como queria o autor. Para aqueles que têm sede de direção espiritual, as riquezas desta obra farão que, pelo livre arbítrio, vontade e razão passem por um profundo processo de conversão.

** Assine a revista O FIEL CATÓLICO e tenha acesso a muito mais!
www.ofielcatolico.com.br

4 comentários:

  1. Acho que no Brasil o livro foi publicado com o título de "A Santa Escada", confere isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confere, sim, pela editora Quadrante.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  2. Respostas
    1. O que vc precisa para si converter?

      Excluir

** Assine a revista O Fiel Católico digital e receba nossas novas edições mensais em seu e-mail por uma colaboração mensal de apenas R$9,50. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!


AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Receba O Fiel Católico em seu e-mail