A Teologia do Corpo de S. João Paulo II

O artigo abaixo é uma resenha de Igor de Andrade que pretende servir de apresentação do curso online do Prof. Dr. Joel Gracioso* (Fraternidade Laical São Próspero) sobre a célebre "Teologia do Corpo" de S. João Paulo II. A relação completa dos cursos oferecidos pelo professor está disponível aqui.



POR MEIO DA TEOLOGIA do Corpo, o Papa São João Paulo II apresentou de forma inédita profundos ensinamentos sobre o corpo humano em sua masculinidade e feminilidade, expondo de maneira fascinante a beleza da sexualidade humana e o chamado ao amor.

Numa abordagem teológica, aponta o corpo humano como lugar de encontro com Deus. O objetivo deste curso é tornar conhecida a Teologia do Corpo, que foi originalmente publicada em forma de catequeses sobre o amor humano em 129 lições do Peregrino do Amor.

A Teologia do Corpo de São João Paulo II é, neste curso, apresentada com maestria pelo Professor  Dr. Joel Gracioso, profundo conhecedor de Filosofia e Teologia, além de católico exemplar.

Seguindo o costume, Dr. Joel inicia o curso expondo o contexto no qual surgiu a necessidade de uma teologia que estudasse o amor humano. O modo com que o homem e a mulher passaram a ser concebidos pela sociedade, o modo como o amor, a afetividade e a sexualidade humana estavam sendo tratados: essas coisas levaram Karol Wojtyla a entender que as consequências seriam danosas à salvação das almas, o que o fez falar a respeito. Isto lhe rendeu a alcunha “O Papa da Família”, porque defendeu até o fim da vida a dignidade humana.

Mas se o assunto é a vida humana, por que “teologia” do corpo? Porque o principal objeto não é o ser humano, mas sim Deus, pois o papa polonês admite com a Igreja que o corpo humano é sinal do Mistério divino. A Teologia do Corpo é, portanto, um estudo sobre Deus a partir do homem; noutras palavras, à medida em que vamos compreendendo a realidade da sexualidade humana através da análise do corpo (humano), também vamos nos aproximando de Deus, Autor da Criação.

Para lograr êxito nesse estudo, devemos ter claro o que é o homem – pois do contrário corremos o risco de cair no materialismo ou no espiritualismo, como fica claro logo nas primeiras aulas.

Assim como alma e corpo constituem o homem querido por Deus em sua integralidade, assim também a sexualidade deve ser tratada integralmente, pois também foi querida pelo Autor da Vida e não pode ser separada da realidade imaterial do homem.

Deste modo, São João Paulo II expõe as catequeses que são separadas em seis ciclos, os quais são apresentados pelo Dr. Joel ao longo deste excelente curso ministrado por um excelente professor e profundo conhecedor de filosofia e teologia, indicado não só para casais, mas também para todos os que quiserem compreender a realidade afetiva, moral e sexual do ser humano.

** Assine a revista O FIEL CATÓLICO e tenha acesso a muito mais!
www.ofielcatolico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir