:: Orações


Orações da Manhã

Consagração do Dia

"Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo,

Eu vos ofereço todos os meus pensamentos, palavras, obras e ações, alegrias e sofrimentos deste dia; tudo quanto eu fizer e padecer, descontados os meus pecados, seja tudo, ó meu Deus, para vossa Glória, pelo bem das almas do purgatório, em reparação das minhas faltas e em desagravo ao Sacratíssimo Coração de Jesus. Amém."

ou

Oferecimento do Dia

"Eu vos adoro, meu Deus, e vos amo de todo meu coração. Dou-Vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado nesta noite. Ofereço-Vos as ações deste dia; fazei que sejam todas segundo a vossa santa Vontade, para maior glória vossa. Preservai-me do pecado e de todo o mal. A Vossa Graça seja sempre comigo e com todos os que me são caros. Amém."

ou

Brevíssimo Oferecimento do Dia

"Todos os meus pensamentos, todas as minhas palavras e obras deste dia, eu vos ofereço, Senhor, e a minha vida inteira por amor. Amém."

e

Ao Anjo da Guarda

"Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege e guarda, governa e ilumina. Amém."

com

Oração para ganhar as indulgências do dia

"Tenho intenção e desejo de ganhar hoje todas as indulgências de que possa ser capaz, e as ofereço em satisfação dos meus pecados e em sufrágio pelas almas do Purgatório, especialmente as mais abandonadas. Amém."



Orações do Meio-Dia

Angelus

"O Anjo do Senhor anunciou a Maria
E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria…

Eis a escrava do Senhor.
Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave Maria…

E o Verbo divino se fez carne.
E habitou no meio de nós.
Ave Maria…

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos
Infundi, Senhor, nós Vos pedimos, em nossas almas a Vossa Graça, para que nós, que conhecemos pela Anunciação do Anjo a Encarnação do Cristo, Vosso Filho, cheguemos por sua Paixão e sua Cruz à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém."

ou (no Tempo Pascal, do Domingo de Páscoa até o do Pentecostes)

Regina Coeli (Rainha do Céu)

Rainha do Céu, alegrai-vos, aleluia.
Porque Quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia.

Ressuscitou, como disse, aleluia.
Rogai a Deus por nós, aleluia.

Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.
Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.

Oremos
Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém."


Orações da Noite

Ação de Graças

Eu vos adoro, meu Deus, e Vos amo com todo o coração.
Dou-Vos graças por me terdes criado,
feito cristão e conservado neste dia.
Perdoai-me as faltas que hoje cometi e,
se algum bem fiz, aceitai-o.
Guardai-me durante o repouso
e livrai-me dos perigos.
A vossa graça esteja sempre comigo
e com todos os que me são caros. Amém.

Meu Deus, dai-me luz
para conhecer os pecados que hoje cometi,
as causas deles e os meios de os evitar.

ou

À Sagrada Família

Jesus, Maria e José, modelos perfeitíssimos de recolhimento, caridade e humildade, alcançai-nos a graça de imitarmos as sublimes virtudes que praticastes na terra e dignai-vos proteger a todos nós, que agora prostrados na vossa presença imploramos o vosso patrocínio.
Lembrai-vos, ó Jesus, Maria e José, de que somos inteiramente vossos; defendei-nos, pois, de todo e qualquer perigo, socorrei-nos em nossas necessidades e dai-nos graças para nos mantermos constantemente na imitação da vossa santa Família, a fim de que, servindo-vos fielmente na terra, possamos depois bendizer-vos por toda a eternidade no Céu. Amém.

e

Ao Anjo da Guarda

Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noite e de dia.

com

Pelas Almas do Purgatório

Dai, Senhor, às almas que padecem no Purgatório, o eterno descanso, entre os esplendores da Luz perpétua. Descansem em paz. Amém.


Exame de Consciência para o Fim do Dia:

Deveres para com Deus: Lembrei-me de Deus durante o dia oferecendo-Lhe o meu trabalho, dando-Lhe graças, recorrendo a Ele com confiança de filho? Deixei-me vencer pelos respeitos humanos em algum momento? Fiz as minhas orações pausadamente com atenção e devoção?

Deveres para com o próximo: Tratei com dureza ou desprezo os demais? Tive a preocupação de ajudar os que me rodeiam, fazendo-lhes, além disso, a vida mais agradável? Preocupa-me também a sua vida religiosa? Fiz algum apostolado? Caí na murmuração? Sei perdoar? Rezei pelas pessoas que de algum modo me preocupam?

Deveres para comigo mesmo: Lutei pela minha própria santificação? Deixei-me levar por sentimentos de orgulho, vaidade, sensualidade? Esforcei-me por arrancar o meu defeito dominante? Recorri a Deus para que aumente em mim todas as virtudes e, especialmente, a fé, a esperança e a caridade?

Ato de contrição: Meu Deus, porque sois tão bom, tenho muita pena de vos ter ofendido. Ajudai-me a não tornar a pecar.



Diante do Santíssimo Sacramento

Senhor, eu vos adoro nesse Sublime Sacramento e vos reconheço por meu Criador, Redentor e Soberano Senhor, meu Único e Sumo Bem. Graças e louvores se dêem a todo momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

-
Ação de Graças e Consagração

Pai Nosso;

Dou-vos graças pela vida que me destes,

Pela salvação da minha alma, que me ofereceis,

Pela oportunidade infinitamente maravilhosa de participar da Sagrada Eucaristia,

Por Maria Santíssima,

Tabernáculo da Nova e Eterna Aliança,

Por meus irmãos, os santos, do Céu e da Terra,

Pelo despertar a cada manhã,

Pela saúde do meu corpo,

Da minha mente e da minha alma,

Pelo alimento com que me sustentais

E pelo sustento das coisas deste mundo,

Pelo conhecimento das coisas sagradas,

Que me concedeis a cada dia.


Pela Intercessão do Sacratíssimo Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo,

Ele, Deus Conosco, meu único Salvador e Redentor,

Que, sendo Deus, se fez pequeno,

E com tantas dores e angústias

Resgatou da morte a sofredora e humilhada humanidade;

Eu que sou indigno,

Em união com a Santíssima Virgem Maria,

Consagro-vos a minha vida,

E dedico-vos todas as minhas alegrias, obras,

Conquistas, dores e sofrimentos,

Excluídos os meus pecados;


Ofereço-os para a vossa Glória,

Pelas almas que sofrem, neste e no outro mundo,

Em reparação das minhas faltas,

E dos muitíssimos pecados do mundo,

E por todas as intenções pelas quais o mesmo Divino Coração está continuamente intercedendo e sacrificando-se em nossos Altares.

Em Nome do Cristo, Jesus, Amém, Amém."
-

Consagração do Dia

"Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo,

Eu vos ofereço todos os meus pensamentos, palavras, obras e ações, alegrias e sofrimentos deste dia; tudo quanto eu fizer e padecer, descontados os meus pecados, seja tudo, ó meu Deus, para vossa Glória, pelo bem das almas do purgatório, em reparação das minhas faltas e em desagravo ao Sacratíssimo Coração de Jesus. Amém."
-

Ato de Contrição

"Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador, Redentor e Salvador meu, por serdes Vós quem sois, sumamente Bom, digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque vos amo e estimo, pesa-me muito, de todo o meu coração, ter-vos ofendido e agravado; mas proponho-me firmemente, ajudado com os auxílios de Vossa Graça Divina, emendar-me e nunca mais voltar a ofender-vos, e espero alcançar o perdão das minhas culpas por Vossa Infinita Misericórdia. Amém."
-

Oração Reparadora de Fátima

Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da Terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido.

E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.
-

Ao Coração de Jesus

Ó Coração Sacratíssimo de Jesus, Fonte viva e vivificante de Vida Eterna, Tesouro infinito de Divindade, Fornalha ardente de Amor divino, vós sois o Lugar do meu descanso, o Refúgio da minha segurança.

Ó meu amável Salvador, inflamai o meu coração daquele Amor ardentíssimo do qual arde o vosso; derramai nele as inumeráveis graças de que o vosso Coração é a fonte.

Fazei que a vossa Vontade seja a minha e que a minha vontade seja eternamente conforme a vossa!

-
Oração pessoal para Antes de receber a Sagrada Comunhão

"Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo, que cumprindo a Vontade do Pai e agindo com o Espírito Santo, pela vossa Morte destes vida ao mundo: livrai-me dos meus pecados e de todo mal; pelo vosso Corpo e pelo vosso Sangue, dai-me cumprir sempre a vossa Vontade e jamais separar-me de Vós! Amém."
-

Brevíssima oração pessoal para Antes de receber a Sagrada Comunhão

"Senhor Jesus Cristo, o vosso Corpo e o vosso Sangue, que vou receber, não se tornem causa de juízo e condenação; mas, por vossa Bondade, sejam Sustento e Remédio para minha vida! Amém."
-

Oração para logo depois de receber a Sagrada Comunhão

Ficai comigo Senhor, porque é necessária vossa Presença para eu não vos esquecer; sabeis quão facilmente vos abandono. Ficai comigo Senhor, pois sou fraco e preciso de vossa Força para não cair tantas vezes. Ficai comigo Senhor, porque vós sois a minha Luz e sem vós fico nas trevas. Ficai comigo Senhor, pois vós sois minha vida e sem vós esmoreço no fervor. Ficai comigo Senhor, para me dares a conhecer vossa Vontade. Ficai comigo Senhor, para que ouça a vossa Voz e vos siga. Ficai comigo Senhor, pois desejo amar-vos sempre mais e estar sempre em vossa Companhia. Ficai comigo Senhor, porque na hora da morte quero ficar unido a Vós, pela Graça e pelo Amor. Não vos peço consolações divinas porque não as mereço, mas o Dom de vossa Presença, por vossa Misericórdia infinita. Ficai comigo Senhor, pois é só a Vós que procuro, e vosso Amor, vossa Graça, vossa Vontade e vosso Espírito, porque vos amo e não peço outra recompensa senão amar-vos mais. Amém!
(Pe. Pio de Pietrelcina)
-

Oração para Conhecer a Vocação

"Ó meu Deus, Deus de Sabedoria e Conselho, que vedes em meu coração o desejo de agradar somente a Vós, e de seguir vossos justos desígnios a meu respeito. Concedei-me, por intercessão da Santíssima Virgem Maria, minha Mãe, e de meu anjo e meus santos protetores, especialmente S. José, S, Pio X, S. Geraldo Majela e o Beato José de Anchieta, a graça de conhecer o estado que devo abraçar, e de o seguir depois de o ter conhecido, afim de que eu possa nessa situação buscar a Vossa Glória, conseguir a salvação e merecer a recompensa que prometestes àqueles que cumprem a Vossa Vontade. Assim seja. Amém."
-

Petição

"Meu Deus, eu creio em Vós, mas avivai a minha fé;
Espero em Vós, mas fortificai a minha esperança;
Amo-vos, mas aumentai o meu amor;
Pesa-me ser pecador, mas fazei que aumente mais e mais a minha consciência do pecado e o meu desejo de me aperfeiçoar sempre mais. Amém."
-

Alma de Cristo (Oração de Santo Inácio de Loyola)-

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me. Dentro de Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de Vós. Do espírito maligno, defendei-me. Na hora da minha morte chamai-me e mandai-me ir para Vós, para que, com Vossos Santos e Anjos, a Santíssima Virgem Maria e São José, Vos louve por todos os séculos dos séculos. Amém.
-

Introdução e Mistérios do Santo Terço

Como rezar

1. Sinal da Cruz

2. Oração inicial (Oferecimento):
"Divino Jesus, eu Vos ofereço este Terço que vou rezar contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, as virtudes que me são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências anexas a esta devoção. Ofereço-Vos este Terço, particularmente, por..."

3. Oração Preparatória:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

4. Credo

5. Mistérios para cada dia (a contemplação de cada Mistério é feita rezando-se dez vezes a Ave-Maria e cada uma delas é precedida de um Pai-Nosso):

Mistérios de Alegria (Gozosos)
– segundas e sábados
1º Mistério: Anunciação – O Anjo anuncia a Maria que ela será Mãe do Filho de Deus
2º Mistério: A visita de Maria a sua prima Isabel, grávida de S. João Batista
3º Mistério: O Nascimento de Jesus
4º Mistério – A Apresentação de Jesus no Templo
5º Mistério – A perda e o reencontro do menino Jesus em Jerusalém

Mistérios Dolorosos – terças e sextas
1º Mistério – A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
2º Mistério – A Flagelação de Jesus atado à coluna
3º Mistério – A Coroação de espinhos
4º Mistério – Jesus carrega a Cruz para o Calvário
5º Mistério – Crucificação, sofrimento e morte de Jesus

Mistérios Gloriosos – quarta e domingo
1º Mistério – A Ressurreição de Jesus
2º Mistério – A Ascensão de Jesus ao Céu
3º Mistério – A descida do Espírito Santo sobre os apóstolos
4º Mistério – A Assunção de Maria ao Céu
5° Mistério – A Coroação de Maria como Rainha do Céu

Mistérios Luminosos
– quinta-feira
1º Mistério – O Batismo no rio Jordão
2º Mistério – A auto-revelação nas Bodas de Caná
3º Mistério – O Anúncio do Reino como convite à conversão
4º Mistério – A Transfiguração no Monte Tabor
5º Mistério – A Instituição da Eucaristia

6. Glória (após cada Mistério)

7. Jaculatória (após cada Glória)
Ó, meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. / Levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

8. Oração final (agradecimento à Nossa Senhora):
“Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que recebemos todos os dias de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para melhor Vos agradecer, vos saudamos com uma Salve-Rainha."

9. Salve-Rainha
10. (Opcional) Ladainha de Nossa Senhora ou outra de especial devoção do fiel


O Santo Terço em Latim
(acompanhe junto com o vídeo)



O santo Rosário com o Papa Bento XVI

[Pode-se pausar o vídeo após cada oração do Glória e rezar a seguinte jaculatória: 'Ó, meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. / Levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem'; logo depois, continuar acompanhando o vídeo]

Mistérios da Alegria – segundas e sábados


Ao final Ladainha até 22:14

Mistérios da Luz – quintas-feiras


Ao final Ladainha até 20:17

Mistérios Dolorosos – terças e sextas-feiras


Ao final Ladainha até 22:20

Mistérios Gloriosos – quartas-feiras e domingos


Ao final Ladainha até 20:01

Oração por santos sacerdotes

“Senhor Jesus Cristo, que para nos dar testemunho do vosso Amor infinito instituístes o sacerdócio católico, a fim de permanecerdes entre nós pelo ministério dos presbíteros, enviai-nos santos sacerdotes!

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos pedimos pelos nossos párocos e vigários, por aqueles que estão conosco, à frente de nossas comunidades; pedimos, especialmente, pelos que estão no comando da vossa Igreja, vosso Corpo, por vossa Glória! Que se mantenham firmes na santa missão que lhes foi confiada, que se lembrem sempre de viver e agir segundo a vossa santa Vontade; que não se percam, não se deixem seduzir pelo mundo, mas permaneçam fiéis ao Evangelho, sabendo preferir sempre as coisas santas que as do mundo, a caridade divina às políticas mundanas. Que nunca se esqueçam de nos instruir e conduzir, dando-nos exemplos de santidade e fidelidade.

Agradecemos e pedimos pelos sacerdotes que verdadeiramente trabalham a serviço do Vosso Reino, que não é deste mundo; seja ensinando, abençoando ou administrando os Sacramentos da salvação. Amparai e confortai, Senhor, aqueles que estão cansados e desanimados, que sofrem injustiças e perseguições pelo Vosso Nome ou que se sentem angustiados diante dos problemas, dificuldades e provações. Iluminai àqueles que lhes são hierarquicamente superiores, aqueles a quem destes maior responsabilidade no pastoreio do vosso rebanho, para que sejam sempre nosso auxílio e nunca motivo de nossa confusão; que possamos um dia nos apresentar juntos diante de Vós, com nossos corações limpos e nossas consciências puras.

Fazei que todos sintam a presença do vosso Amor, a força da vossa Providência, o sentido do vosso Sacrifício e a natureza espiritual do vosso Reino por meio de santos sacerdotes, pelo bem de toda a vossa Igreja e de todas as almas que anseiam pela vossa Presença, neste mundo e no outro.

Em vosso Nome Santíssimo, Senhor Jesus Cristo, Deus e Senhor Nosso, com o Pai e o Espírito Santo, pela intercessão da Virgem Maria e de todos os vossos santos e santos anjos, imploramos, confiantes em vossa infinita Misericórdia. Amém."


Súplica pelo apostolado "Fiel Católico" e Consagração dos seus trabalhos a Deus, Nosso Senhor

Meu DEUS e meu SENHOR Jesus Cristo, meu Tudo, meu Sumo Bem,

Por Vós eu tenho procurado por toda a minha vida, de dia e de noite, gemendo e suspirando sem saber onde encontrar, como proceder, por onde ir. Tenho buscado vossa Face com meus olhos, mas, ai de mim, não vos encontrando tenho distraído meu olhar e meus pensamentos em vossas criaturas, e feito dos prazeres do mundo um pavoroso substituto para o Prazer dos prazeres, que eu desejei encontrar somente em Vós. Pequei muitas vezes, por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha máxima culpa.

Desejo ver a vossa Justiça, anseio por vosso Amor, mesmo sabendo que não sou digno de vossa Misericórdia e ainda menos de vosso Amor. Não sou puro, paciente, amoroso, persistente, sensato, fiel ou tranquilo como queria ser, como creio que deveria ser. Tenho sido infiel por toda a minha vida, e mesmo assim nunca deixei de sentir o vosso Amor infinito a me proteger, a me cercar e me fortalecer, porque para Vós nada é impossível.

E se não vos cansais de me amar e de me perdoar, não posso eu me cansar nem desistir jamais de implorar pelo vosso perdão, e ainda mais, não posso deixar de crer que ainda me perdoarás, por mais impossível que isso me pareça, tamanhas as minhas infidelidades. Por isso, aqui estou, meu Amado e Incompreensível DEUS Misericordioso, novamente suplicando pelo vosso perdão e pelo vosso Amor restaurador.

DEUS meu, se nunca poderei ser aquilo que escolhi, se nunca serei capaz de honrar integralmente minha adesão ao Evangelho e à vossa Igreja, ao menos me consola saber que, no fim, fareis justiça, por mim e contra mim. Depois de tudo, se cumprirá a vossa santa Vontade. Sois justo, e eu creio que vossa justiça se cumprirá infalivelmente. Entrego-me, entretanto, a Vós, meu DEUS, para que me tomeis como vosso servo e para que me useis como vosso instrumento. Não permitais, meu SENHOR, que meu trabalho se perca, o trabalho que verdadeiramente é vosso antes de ser meu, que é para vossa Glória e para o bem das almas. Cumpri em mim plenamente vossa Vontade, meu SENHOR, retirai de mim o medo, livrai-me do medo que me escravizou por toda a vida, assim como toda inclinação para o que vos desagrada e todo apego às coisas do mundo.

Confessando meus incontáveis pecados e minha constante infidelidade, entrego minha alma e minha vida inteira a Vós. Que tudo que eu gozar, conquistar, superar, vencer, seja para a vossa Glória. A Vós eu entrego e consagro todas as minhas alegrias, vitórias, conquistas, prazeres. E que tudo que eu padecer e tiver que suportar, seja igualmente para a vossa Glória; a Vós eu entrego e consagro todas as minhas dores, sofrimentos, decepções.

E ouso implorar mais uma vez, eu que sou tão indigno, confiante no Nome de meu SENHOR e meu DEUS, Jesus o Cristo: perdoai-me, iluminai-me, fortalecei-me para ser um digno soldado vosso. Quero lutar ao lado de vossos santos Anjos, nem que seja como mero instrumento, uma coisa qualquer que sirva, como uma pedra suja e sem valor, mas que pode ser lançada contra o inimigo. Quero vos servir, acima de tudo, porque sois propriamente a Origem, a Fonte e a Razão de tudo. Fazei de mim conforme vossa santa Vontade, meu Deus, e apenas humildemente peço: guardai o meu trabalho, salvai minha missão, fazei com que vença o Apostolado que eu indignamente dirijo e que a Vós eu agora entrego e consagro, ó, PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO:

Que a voz do "Fiel Católico" não esmoreça, não se cale, não seja esquecida, antes cresça e ganhe força sempre redobrada, sempre ao vosso Serviço, a serviço da Verdade e da verdadeira Caridade.

Capacitai-me para o bom combate e o bom trabalho; iluminai-me sempre para que eu possa fazer e proclamar o que é certo, em Vós; fortalecei-me para dizer não quando for preciso, e sim quando for justo. Capacitai-me, rogo insistentemente, para que eu sirva como instrumento vosso, do vosso Amor, da vossa Verdade, da vossa Justiça.

Não sou digno mas confio, não em mim. Em vosso Nome, meu Cristo, Jesus, DEUS e SENHOR meu. Em Nome do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Amém. Santíssima Virgem Maria, Refúgio dos pecadores, Tabernáculo da Nova e Eterna Aliança, Mãe da Igreja: humilho-me diante de vossa grandeza. Rogai por mim e pelo meu trabalho a Deus. Amém.
www.ofielcatolico.com.br

9 comentários:

  1. Fiel católico, tenho uma enorme devoção por Nossa Senhora. Depois de Cristo é a pessoa que eu mais amo e peço as coisas que preciso pq sei que ela intercede e consegue o que pedimos. Porem eu sinto as vezes uma vontade de falar com Jesus e fico um pouco espantado pq a maioria das orações que temos na nossa Igreja são para nossa Mãe do Céu. Eu rezo quase todo dia o terço e converso com Nossa Senhora muito, mas sinto muita falta de falar diretamente com Jesus. Toda novena, toda ladainha que eu procuro no goggle é sempre em louvor a Nossa Senhora. Ela merece nosso amor, mas Jesus não merece mais ainda? Porque rezamos mais pra Maria do que para Jesus, que é nosso Salvador tão doce, tão amável que perdoa todos nossos pecados? Eu rezo o terço, e quanto termina eu faço oração do meu coração para Jesus, poruqe as vezes eu sinto que rezei 50 Ave-Maria e não conversei direto com Jesus? Se algum amigo puder me explicar pq esse costume eu agradeceria muito mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo anônimo,

      Primeiramente é preciso compreender que você comete um equívoco. Existem muitíssimas orações católicas que se rezam diretamente a Nosso Senhor Jesus Cristo. Em segundo lugar, se você observar com atenção as fórmulas das orações feitas a Nossa Senhora, verá que, praticamente em sua totalidade, são pedidos de intercessão por nós junto a seu Filho, como a própria Ave-Maria ('rogai por nós'), e o próprio Rosário, antes do qual rezamos o oferecimento, que diz com toda clareza:

      "Divino Jesus, eu Vos ofereço este Terço que vou rezar contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, as virtudes que me são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências anexas a esta devoção. Ofereço-Vos este terço, particularmente, por..."

      De fato, num certo sentido, sendo o Cristo nosso único Mediador (pois Ele, por ser o Filho de Deus e Deus mesmo, é o único que nos salva por seu Sacrifício Redentor), todas as orações que fazemos são, direta ou indiretamente, direcionadas a Ele.

      Outro ponto importante é saber que, no decorrer da história, a devoção à Nossa Senhora foi ganhando importância cada vez maior entre os fiéis católicos, antes de tudo, por uma simples questão de humildade. É por nos sentirmos tantas vezes indignos de falar diretamente a Deus, recorremos à piedosa ternura de nossa Mãe do Céu.

      Esclarecidos estes pontos fundamentais, atendendo ao seu pedico, disponibilizamos duas belíssimas ladainhas que se rezam diretamente ao Cristo Salvador. Veja no endereço abaixo:

      http://www.ofielcatolico.com.br/2005/12/ladainha-do-santissimo-nome-de-jesus-e.html

      Abraço fraterno e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  2. aconselho a todo Povo de Deus se alimentar da Palavra de Vida Eterna bons Livros, santa eucaristia ,somente apos a sua conversão ao catolicismo religião criada por Jesus que veio ao mundo nos ensinar à amart o proximo como á nos mesmos.louvado o filho que se reconcilia com Deus.pois seus pecados serão perdoados mas tem que confessar e comungar e praticar a caridade. amém mara

    ResponderExcluir
  3. Eu confio em Deus com todas as minhas força,por isso eu peço a Deus que ilumine o meu caminho e conceda-me a graça q tanto desejo alcançar,em seguida rezei um pai nosso,uma ave Maria e um glória ao pai. F.P.B

    ResponderExcluir
  4. Oração de Nossa Senhora do Bom Combate

    Oh, Gloriosa Mãe de Deus, para sempre amada.
    Nas batalhas da vida, nas lutas diárias,
    em todas as Cruzadas, vós aparece armada.
    Combate os espíritos malignos
    Na terra, no ar, nas águas.
    Em toda nossa caminhada.
    Com teu pé direito ao lado de São Miguel Arcanjo
    Pisastes a cabeça do dragão,
    que para sempre foi esmagada.

    ResponderExcluir
  5. caríssimos irmãos(as),sempre quando rezamos o rosário meditado estamos vivenciando tudo que Jesus passou e vivenciando os mistérios da redenção estamos falando diretamente com Deus, principalmente quando rezamos a oração do Pai nosso, faça sempre suas orações pessoais ao Senhor mas saiba que tudo que você entrega nas mãos de nossa Senhora nada se perderá porque ela leva suavemente suas orações ao seu filho Jesus amem?

    ResponderExcluir
  6. É possível louvar a Deus e rezar diretamente a Ele sem recorrer à Nossa Senhora. A devoção a ela não é uma obrigação, entretanto, é um caminho de conversão. Por que?
    1) Nós não a adoramos. Vejam que o Santo Rosário nos faz meditar sobre tida a vida de Jesus, sobre os pontos mais importantes dos Quatro Evangelhos. Por isso,nao se pode ser rezado sem a meditação.
    2) Fiquem seguros: rezar a Nossa Senhora não nos faz cometer nenhum ato de desgosto a Jesus. O Anjo Gabriel lhe disse: Ave, cheia de graça, bendita és tu.
    Outro ponto do Evangelho diz: E TODAS AS GERAÇÕES LHE CHAMARÃO DE BENDITA(OU BEM AVENTURADA, EM OUTRAS VERSÕES)
    A Bíblia nos ensina em Apocalipse que aqueles que combaterá o bom combate, estão diante de Deus com orações de louvor e intercessão. Não tenham dúvidas bsobre que, os que morreram(muito embora Nossa Senhora tenha sido elevada aos céus) estão vivos na eternidade com Jesus. Vejam na passagem da transfiguração. Moisés e Elias apareceram naquele momento em que Jesus se transfigurou. E ainda, Jesus disse ao ladrão que morreu ao seu lado: AINDA HOJE ESTARÁ COMIGO NO PARAÍSO.
    Mais outro ponto: Nossa Senhora deve ser imitada. Se quisermos agradar a Deus, devemos tentar ser parecidos com Maria: na fé, no amor, na humildade, na entrega total à Jesus.
    Não sejamos da geração que é falada no início da criação: Eis que porei inimizade entre tu (a serpente ) e a mulher (Maria), entre a tua descendência e a descendência dela. Mas façamos parte daqueles que a chamarão de Bendita,como anunciou o anjo(TODAS AS GERAÇÕES).
    Se mesmo assim escolher por não se dirigir a ela, apenas tente imitá-la. Confesso que também ficava muito preocupada em desagradar a Deus, pela devoção a Maria,mas o próprio Espírito Santo me convenceu de tudo o que falei aqui.
    Paz e Bem a todos.

    ResponderExcluir
  7. Só pra corrigir aqui. Onde disse: aqueles que combaterá o bom combate, na verdade era pra ter escrito: aqueles que combateram o bom combate estão diante de Deus com orações de súplica e intercessão.
    Quando falei isso é para dizer que Maria está viva no céu e não está morta,como alguns evangélicos afirmam.
    Tem pessoas que falam que ela está morta aguardando o juízo final, mas ela está já na eternidade, com seu corpo e alma.
    O exemplo de Moisés, Elias, do Bom ladrão foi para informar que nós, quando morremos, já passamos à vida eterna. E não ficamos mortos , dormindo, esperando o Juízo Final. Espero que possa ter ajudado.

    ResponderExcluir
  8. Amem peço pela saude de dona jozefa amem

    ResponderExcluir

** Assine a revista O Fiel Católico digital e receba nossas novas edições mensais em seu e-mail por uma colaboração mensal de apenas R$7,00. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!


AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Receba O Fiel Católico em seu e-mail